Chegada do Papai Noel abre comemorações natalinas em Santa Cruz do Capibaribe

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 20:46


Luzes e enfeites sempre marcam o início do período natalino em todo país, e em Santa Cruz do Capibaribe a Prefeitura junto à Gerência de Cultura e Eventos, deu início o Natal Luz do município, no último final de semana na Avenida Padre Zuzinha.


O momento mais mágico da noite foi a chegada do Papai Noel e contou com a orquestra musical santa-cruzense, quinteto sonoro, que apresentou canções natalinas e animou as famílias presentes. Além de tudo isso, a Avenida foi transformada num polo natalino com luz e decoração, trazendo os símbolos para as praças e avenidas da cidade.


O gestor de Cultura e Eventos, Alberto Grilo, ressaltou a abertura do Natal. “Nossas comemorações natalinas começaram e foi marcada pela alegria das crianças e seus pais. Estamos satisfeitos com a receptividade e o carinho da população”, disse.


O prefeito Edson Vieira também falou sobre o período natalino e frisou que tem realizado todos os anos essa festa. “Iniciamos a gestão trazendo a novidade que é a vinda do Papai Noel para nossa cidade, antes esse período não tinha brilho e pensando na alegria das crianças tornamos esse momento mágico para todos”, ressaltou o gestor municipal.


O Papai Noel estará nos dias 15, 20, 21 e 22, recepcionando às crianças no Coreto da Avenida Padre Zuzinha, a partir das 18h. No dia 24, será a vez do distrito de Poço Fundo receber o bom velhinho às 18h. Nos dias 15 e 22, acontece apresentações culturais com artistas e grupos musicais que trarão canções natalinas, a partir 17h no Coreto.

Eduardo da Fonte defende 13º salário a aposentados do BPC

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 20:35


A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei do deputado federal Eduardo da Fonte que prevê o pagamento do 13º salário para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O BPC é um benefício no valor de um salário mínimo pago a pessoas com deficiência de qualquer idade, ou para idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.  Pela atual legislação, beneficiários do BPC não têm direito a 13º salário.


Para custear a concessão do 13º, o deputado Eduardo da Fonte propõe no projeto o aumento da contribuição dos bancos, já que são o setor da economia que mais lucra no Brasil.


“Como os beneficiários do Bolsa Família terão direito ao 13º salário no final do ano, defendemos a extensão da medida aos que recebem o benefício de prestação continuada”, argumentou o parlamentar.


Para solicitar o BPC, o cidadão deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e se inscrever no Cadastro Único. Caso esteja cadastrado, a pessoa deverá fazer um agendamento no INSS pelo telefone 135.

Usina de Itacuruba é tema de debate na CHESF

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 20:29


A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) sediou, na manhã de hoje, um evento que debateu a criação de novas usinas nucleares no Brasil. Estiveram presentes na reunião, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fenando Filho (DEM), o deputado estadual Alberto Feitosa (SD) o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, o presidente da CHESF, Fábio Alvez, e o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha.


Na ocasião, Reive Barros falou na matriz de energia elétrica do passado, presente e futuro, destacando o papel futuro da energia nuclear. Em sua palestra, o presidente da Eletronuclear falou dos aspectos globais da energia no mundo atual enfocando a sustentabilidade e a importância da energia nuclear nesse contexto, para atingir as metas de descarbonização do planeta.


Na oportunidade, os participantes focaram na Central Nuclear de Itacuruba, apresentada em detalhes e cujo os benefícios socioeconômicos foram ressaltados pelo deputado Alberto Feitosa. Tanto o senador FBC como o deputado Fernando Filho se comprometeram com a gestão política para concretizar a Central Nuclear de Itacuruba.

Alessandra Vieira apresenta projeto Cidade Viva em Santa Cruz do Capibaribe

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 18:01


Com o intuito de trazer mais qualidade de vida, lazer e cultura às comunidades de Santa Cruz do Capibaribe, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) apresentou na manhã desta sexta-feira (13), o projeto "Cidade Viva" para o Governo Municipal, vereadores e representantes do bairro da Palestina, onde será realizada a primeira edição da iniciativa.


De acordo com Alessandra, o projeto também visa ainda fortalecer as atividades desenvolvidas no bairro e promover a implantação de outras que atendam às necessidades socioculturais da Palestina. "Sempre tive o sonho de ver a Palestina revitalizada e o Cidade Viva transformará não só a paisagem, mas a vida das pessoas que residem no bairro que é o portal de entrada da cidade," frisou a deputada. A iniciativa, pioneira no município, está aberta para novas parcerias e a participação popular no desenvolvimento das ações.


Neste encontro, o coordenador da iniciativa em comunidades no Recife, Felipe Barbosa, apresentou as transformações do projeto nas localidades, como a revitalização de espaços públicos, a implantação de hortas e o incentivo a cultura. "Para o projeto obter êxito é indispensável a participação das pessoas das mais variadas faixas etárias e segmentos sociais que residem na comunidade, seja através de doação de materiais ou na execução das atividades, " declarou Felipe.


O prefeito Edson Vieira participou da reunião e colocou a equipe da gestão municipal a disposição do projeto. Os integrantes da reunião fizeram uma visita à Palestina e ao Cruzeiro para discutir as fases da ação e como a população poderá participar ativamente dos grupos de trabalho. A apresentação dessa iniciativa para a comunidade ficou agendada para o sábado, dia 21.

CPI do Óleo - Deputado Ossesio requer exames periciais detalhados em locais atingidos

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 15:17


O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) apresentou o Requerimento nº 31/2019, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem a finalidade de investigar as origens das manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste, bem como avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes,  apurar responsabilidades pelo vazamento e propor ações que mitiguem ou cessem os atuais danos e a ocorrência de novos acidentes. 


A solicitação do parlamentar tem por objetivo requerer à Marinha e à Polícia Federal do Brasil que expliquem, através de seus peritos, os resultados dos exames periciais em locais atingidos pelo óleo, exames dos componentes químicos colhidos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de derramamento, resultado das pesquisas advindas do referido evento, coleta de dados e informações necessários à complementação dos exames periciais e as metas da perícia técnica.


O deputado destaca os motivos da reivindicação. “Em virtude de todos os fatos vivenciados pelos brasileiros, desde que a primeira mancha de óleo foi observada, é de grande relevância que haja esforços para a solução do problema por todos os poderes e por esta Casa Legislativa. Não pode ser diferente, temos que agir com todo esmero e empenho para trazer resposta aos brasileiros”, frisou.

Em ato prestigiado em Água Preta, Paulo Barreto ingressa no MDB

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 14:58


Ex-prefeito deverá ser o candidato majoritário do MDB na disputa municipal de 2020

Ex-prefeito de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, Paulo Barreto oficializou seu ingresso no MDB-PE, ontem (12) à noite. Em um ato bastante prestigiado, na Câmara de Vereadores da cidade, o presidente estadual do partido, deputado Raul Henry, assinou a ficha de filiação de Barreto. O novo emedebista se prepara para disputar novamente a Prefeitura de Água Preta, nas eleições municipais de 2020.

Em seu discurso, Raul não poupou elogios ao pré-candidato e mostrou confiança na vitória de Barreto. “Precisamos de uma pessoa com disposição para trabalhar, uma pessoa de bem, que inspire confiança na população. Essa pessoa chegou e nós vamos estar ao lado dele, para fazer de Paulo prefeito de Água Preta. Ano que vem nós vamos para a rua, porque nós temos aqui um candidato vencedor”, afirmou.

O dirigente do MDB falou, ainda, do fortalecimento do partido em 2019. “Pela história que o MDB tem, pela credibilidade que o MDB tem em Pernambuco, nós temos sido muito procurados por pessoas que querem se filiar e disputar as eleições no próximo ano. Já temos mais de 100 municípios em Pernambuco em que temos pré-candidato ou candidaturas mais ou menos alinhavadas”, comemorou.

O ato de filiação de Paulo Barreto ao MDB contou com a presença do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), além de várias lideranças da Mata Sul, entre as quais os vereadores Neto da Usina e Minel, o ex-vereador Dr. Evandro Arraes e Dr. Gaudêncio.

CONDADO - Hoje (13) à noite, Raul Henry segue para Condado, na Zona da Mata Norte, para filiar a pré-candidata a prefeita Andréia Quental. Na oportunidade, também será inaugurada a sede do partido no município.

“A gente ver Taquaritinga no trilho do desenvolvimento”, afirma Marcos Augusto

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:55


O secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquaritinga do Norte, Marcos Augusto, fala das ações de sua pasta e exaltou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Lero, durante entrevista ao Blog do Alberes Xavier. 


Na oportunidade, o secretário falou da alegria em ver as ações da sua pasta acontecerem. "É uma satisfação muito grande ver o comércio girando, o esporte acontecendo, a educação crescendo e o mais importante, o povo de Taquaritinga feliz, os comerciantes felizes, os hotéis lotados”, disse. 


Marcos destacou a extensa agenda de eventos que a cidade tem realizado para aquecer o turismo local. A Festa de Santo Amaro, Motofest, Festa de Pão de Açúcar, Paixão de Cristo, Festa de Emancipação, São João, Café Cultural, Festa do Estudante, Voo Livre e Natal de Luzes são eventos que contam com o apoio da gestão municipal. 


“A gente ver Taquaritinga no trilho do desenvolvimento. Lero é o prefeito que mais fez pelo turismo e pelo desenvolvimento de Taquaritinga. E a gente ver a alegria do povo, dos comerciantes, de todas as pessoas que participam dos eventos que tem o apoio da Prefeitura Municipal", afirmou.


Se Ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Douglas Costa destaca trabalho desenvolvido pela ACIT em Toritama

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:35


O presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT), Douglas Costa, tem atuado de forma intensa na busca de apoiar e incentivar o setor comercial e industrial da Capital do Jeans. 


Douglas assumiu a ACIT neste ano de 2019 e tem buscado ampliar a atuação da associação na cidade. "A ACIT foi criada com a intenção de defender as lavanderias e estamos trazendo uma dinâmica para a gente cuidar de toda a cadeia têxtil produtiva. A gente está cuidando desde o tecido até o aprontamento”, explicou durante entrevista ao programa Cidade em Foco. 


Com 15 anos de história, a ACIT tem como desafio atender todos os segmentos econômicos e produtivos de Toritama. "A gente continua defendendo com bastante afinco as lavanderias, mas a gente tem buscado atender todos os segmentos das atividades econômicas e produtivas de Toritama”, disse o presidente. 


Ainda durante a entrevista, Douglas destacou importantes parcerias que a associação tem firmado com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e comercio em geral. "A gente tem sido muito parceiros, o pessoal tem abraçado a causa. Lançamos dois programas o ‘Qualifica da ACIT’ e o ‘ACIT Jovem’. Então a classe empresarial tem nos apoiado e a gente tem mantido esse relacionamento muito positivo, muito com afinco”, declarou. 


Festival do Jens – Na oportunidade, o presidente falou com otimismo sobre a 19ª edição do Festival do Jens que deverá ocorrer no próximo ano. "Nós apresentamos em uma coletiva o projeto o que a gente tem de desejo para o próximo ano. Então, a ACIT está trazendo essa dinâmica nova, trazendo essa inovação na gestão”, disse.


Se Ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Fernando Bezerra Coelho prestigia posse de Douglas Cintra na Sudene

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:17


O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou, nesta quinta-feira (12), da solenidade de posse do novo superintendente da Sudene, Douglas Cintra. O evento ocorreu no Instituto Ricardo Brennand, no Recife, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Governadores de seis estados, incluindo a governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, além de parlamentares e autoridades regionais, acompanharam a solenidade, que também marcou a passagem dos 60 anos da instituição e contou com a entrega de medalhas comemorativas em homenagem aos servidores.


“Estamos chegando ao final de um ano difícil, mas hoje todos concordam que o Brasil preparou o terreno para ter uma economia mais pujante, mais vibrante, com um crescimento superior a 2% no próximo ano. Por isso, esse é um momento de nos reanimarmos e resgatarmos as nossas esperanças. Hoje, quando celebramos os 60 anos da Sudene, uma instituição tão querida ao povo nordestino, idealizada pelo paraibano Celso Furtado, que deu tantos frutos ao desenvolvimento do Nordeste, também pensamos em recuperar a força e o dinamismo desse órgão. E creio que o presidente Jair Bolsonaro não podia ter sido mais feliz, ao aceitar a indicação de parlamentares de Pernambuco para oferecer a oportunidade a Douglas Cintra de dirigir essa instituição”, destacou Fernando Bezerra.


O senador citou a experiência parlamentar de Cintra no Parlamento. O novo presidente da Sudene assumiu o mandato de senador por um ano e meio, durante o período em que o então titular, Armando Monteiro Neto (PTB), assumiu o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Douglas Cintra tem uma grande trajetória empresarial, com presença em diversos municípios de Pernambuco, e também uma passagem marcante no Senado Federal. Tenho certeza de que ele será um colaborador efetivo para o ministro Gustavo Canuto no intuito de implementar o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional, que foi lançado aqui em Pernambuco pelo presidente Bolsonaro. Douglas, portanto, será um grande parceiro para que a gente possa voltar a planejar, voltar a pensar no futuro e ter os instrumentos para que o Nordeste possa crescer mais que o Brasil”, completou o senador.

Colaborador do Moda Center conquista medalhas no Campeonato Pernambucano de Atletismo Master

Publicado por Alberes Xavier em 13/12/2019 às 06:07


O atleta Ivanildo Ferreira Barbosa (44 anos) se destacou em provas do Campeonato Pernambucano de Atletismo Master. A competição, ocorrida no último sábado (7) no Colégio Santos Dumont, em Recife, reuniu atletas pernambucanos e de outros estados do Nordeste na disputa por medalhas.


Ivanildo Barbosa competiu nos 100, 200 e 400 metros rasos e conquistou três segundos lugares. As provas, para ele, representam uma nova etapa na sua carreira como atleta.


“Todos que me conhecem, sabem que sou maratonista, mas entrei para disputar essas provas para testar as minhas capacidades. Passei seis meses lesionado, pois provas de fundo exigem demais dos atletas, a exemplo dos treinamentos com corridas diárias de mais de 25 quilômetros. Essas provas de velocidade marcam essa minha retomada no esporte após esse período”, pontuou.


Descoberto por acaso – O talento que Ivanildo possui para as corridas longas foi descoberto por acaso pela gerência de Recursos Humanos do parque. De acordo com ele, em 2017 foi organizada uma competição comemorativa entre colaboradores, ao qual ele terminou a prova com larga vantagem entre os demais.


Questionado, ele revelou que já tinha disputado outras competições pelo país, entre elas a tradicional Corrida de São Silvestre. Hoje, além de trabalhar no parque como porteiro, ele recebe incentivo financeiro para poder disputar as competições.


“O atletismo para mim é de suma importância, pois é tudo na minha vida. Conheci diversas pessoas, culturas, mantenho minha saúde em dia e garanto um melhor rendimento na minha atividade aqui no Moda Center, que também me patrocina nas competições. Só tenho a agradecer”, pontuou.


Ivanildo se prepara para disputar outras competições nos próximos meses, sendo a primeira delas na capital paraibana, em fevereiro.