"Tenho certeza que Professor Jurandi irá conseguir chegar a prefeitura de Taquaritinga”, afirma Eduardo da Fonte

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2020 às 19:44


O deputado federal Eduardo da Fonte segue esperançoso quanto ao projeto político do vereador, presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito em Taquaritinga do Norte, Professor Jurandi (PP). Recentemente o vereador anunciou ingresso ao Partido Progressistas que é comandado no estado por Da Fonte. 


"Professor Jurandi é um grande quadro de Taquaritinga e do Estado de Pernambuco. Ele tem mostrado um potencial enorme como presidente da Câmara de Taquaritinga, mostrando soluções para a população, discutindo os problemas da cidade, encontrando soluções para os problemas e isso é que é importante”, disse o mesmo durante entrevista ao programa Cidade em Foco. 


Para o deputado, Professor Jurandi tem grande potencial de êxito nas eleições que se aproximam, onde pretende disputar o comando da prefeitura de Taquaritinga do Norte. "Tenho certeza que Professor Jurandi irá conseguir em outubro chegar a prefeitura de Taquaritinga, para que a gente possa trabalhar mais ainda por Taquaritinga do Norte. Ele é um pré-candidato a prefeito com enorme potencial de vitória no neste ano e que está reunindo uma grande frente política na cidade de Taquaritinga”, disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Paulo Câmara embarca para a Inglaterra 15 alunos do Programa Ganhe o Mundo Técnico

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2020 às 18:43


Anunciados em dezembro de 2019, a modalidade e o país são novidades na rede pública de ensino de Pernambuco, e vão contemplar estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)


Marcando a estreia do Programa Ganhe o Mundo Técnico, o governador Paulo Câmara acompanhou, neste domingo (19.01), o embarque da primeira turma de intercambistas para a Inglaterra. Nesta primeira edição do PGM Técnico, viajaram 15 estudantes de 14 Gerências Regionais de Educação espalhadas por todo o Estado para o Bournemouth and Poole College (BPC).


“É uma alegria estar aqui com estes alunos que vão embarcar para a Inglaterra nessa parceria que já tem vários anos. Mais de oito mil alunos já participaram do Ganhe o Mundo que, agora, estreia na modalidade técnica. Estamos felizes, porque estamos ampliando os horizontes, ampliando sonhos, e eu tenho certeza de que essa juventude estará cada vez mais preparada para um futuro desafiador”, afirmou Paulo Câmara.


O intercâmbio terá a duração de 18 semanas, além de acompanhamento com orientação à distância por mais quatro semanas após o retorno ao Brasil, para a implantação de projeto na área de atuação do estudante. Durante a estada no país, os intercambistas irão aperfeiçoar a língua inglesa e cursar disciplinas da base comum e de conteúdo equivalente aos cursos técnicos em que estão matriculados no Brasil. Nesta edição, foram contemplados os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Jogos Digitais e Suporte e Manutenção de Rede.


Estudante do curso de Administração da Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, em Carpina, Jessica da Silva Ferreira, de 17 anos, não vê a hora de embarcar no seu maior sonho: estudar na Inglaterra. “Estou muito feliz e animada. Era um sonho para mim, sempre quis estudar fora e, ainda por cima, na Inglaterra. Estou ansiosa para conhecer a família com quem vou morar”, relata.


Jessica contou que pretende estudar algum curso direcionado para as relações internacionais, e que o intercâmbio vai ser um grande diferencial para a vida profissional dela. “O intercâmbio vai me ajudar bastante porque já vou ter experiência em outro país. Espero voltar com uma bagagem muito rica em conhecimentos e aprimorar meu inglês, além de mudar o modo como eu enxergo a vida. E acredito que essa mudança será para melhor”, destacou a aluna.

Republicanos lança pré-candidato a prefeito de Saloá

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2020 às 09:35


O Republicanos Pernambuco já tem um pré-candidato à Prefeitura no município de Saloá, no Agreste Meridional, o ex-vereador Wellington Freitas, e que foi candidato a vice-prefeito em 2016. A filiação vem fortalecer a campanha de filiações da legenda em todo o Estado.


O Republicanos segue crescendo no Estado com foco nas eleições municipais deste. Para o presidente estadual da legenda, o deputado federal Silvio Costa Filho, a chegada de Wellington é importante para o fortalecimento da legenda. “Ele tem realizado um belo trabalho na luta pelo povo de Saloá. Wellington tem o nosso apoio para a disputa da prefeitura do município. Vamos juntos buscar melhorias para a população da cidade”, destacou.


Segundo Wellington, a chegada dele à sigla marca o início de um novo ciclo. “É a concretização de um projeto que coloca o povo de Saloá em 1º plano. Um projeto que cuida dos cidadãos e cidadãs com respeito aos seus valores e crenças. Agradeço ao deputado Silvio Costa Filho pela confiança e aos companheiros pelo incentivo”.


Além de Saloá, o Republicanos realizará durante os próximos meses, uma ampla campanha de filiação em todas as regiões de Pernambuco.

Paulista: Portal da Transparência da Câmara de Vereadores sai do ar

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2020 às 08:52


Por Mônica Silveira, TV Globo


O Portal da Transparência de Paulista, no Grande Recife, parou de funcionar há, ao menos, dois meses. O site, que possibilita à população ter acesso a dados sobre gastos públicos no país, nos estados e municípios, mostra uma mensagem de manutenção, o que não deveria ocorrer, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)


Ao todo, 15 vereadores foram eleitos para a Câmara Municipal de Paulista. A cidade, que tem 331 mil habitantes, deveria poder acompanhar toda a movimentação financeira feita pelo Legislativo. A atualização do Portal da Transparência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e, se o site sai do ar, é preciso informar ao cidadão o motivo e a data em que ele voltará à ativa.


Por causa disso, a Câmara Municipal de Paulista foi notificada pelo tribunal. Segundo o auditor de Controle Externo do TCE-PE, Gustavo Diniz, uma auditoria foi iniciada no fim de 2019, e o Legislativo municipal foi questionado sobre o problema.


"Foi comunicado que havia sido concluído um contrato com a empresa que prestava o serviço de disponibilizar o Portal da Transparência e, pelo fato de ter acabado, eles [os vereadores] optaram por contratar com um domínio público. E esse domínio estava em processo de contratação. Isso não justifica no todo [o problema], porque isso deveria ter sido antecipado. Se eles sabem que o contrato está para acabar, teria que haver um planejamento prévio para ver outra forma de disponibilizar", declarou.


Em Pernambuco, há 184 prefeituras e câmaras de vereadores. Qualquer pessoa deve ter acesso aos portais da transparência e, para garantir isso, a cada dois anos, o TCE-PE afere o Índice de Transparência, analisando os sites oficiais. A avaliação mais recente mostrou que 56% das cidades têm nível de transparência desejado; 35,5% nível moderado; 5,4%, insuficiente; e 3,3%, crítico.


Ainda de acordo com Gustavo Diniz, periodicamente a equipe também analisa os dados publicados de forma mais aprofundada, fazendo o que chama de auditoria de transparência pública.


"A auditoria não tem dia e hora para acontecer. Então, a todo momento a informação tem que estar disponível para o cidadão. E, no momento em que ela não estiver disponível, tem que estar muito bem justificado e tem que ser dito para o cidadão quando o Portal da Transparência daquela prefeitura ou Câmara deve estar retornando ao ar", disse.


Qualquer cidadão pode acionar o TCE-PE para falar sobre alguma irregularidade que tenha percebido, ligando para a Ouvidoria no telefone 0800.081.1027. A ligação é gratuita.


A cientista política Raquel Lins criou um projeto para monitorar as informações de câmaras e prefeituras dos 15 municípios do Grande Recife.


"A transparência é a única e mais importante forma que o cidadão tem para acompanhar e, de fato, exercer controle sobre as atividades que estão sendo exercidas pelo poder público de maneira geral. Então, se a transparência não está funcionando, ele não tem como acompanhar com qualidade o desempenho do exercício daquele órgão. Se ela não funciona, deve ser feita uma denúncia aos órgãos de controle, para comunicar que está havendo a ausência das informações nos portais", afirmou.


Resposta


Por meio de nota, a Câmara Municipal de Paulista afirmou que a licitação para contratar uma nova empresa para hospedagem do site do Legislativo "está sendo concluída e, ainda no mês de fevereiro, o portal estará no ar".


O processo começou nos primeiros dias de janeiro, por conta do orçamento para o exercício 2020, disponibilizado no início do ano. A Câmara disse, ainda, que informações podem ser obtidas no Portal Tome Conta, do TCE-PE.

Aliança pelo Brasil quer colher assinaturas até fevereiro

Publicado por Alberes Xavier em 19/01/2020 às 07:54


Por Vinicius Valfré e Fabrício Castro, por Estadão


Os criadores do Aliança pelo Brasil, partido político que o presidente Jair Bolsonaro quer tirar do papel, acreditam que será possível ter todas as assinaturas necessárias a favor da criação da legenda já no início do próximo mês. São necessários 492 mil apoiamentos distribuídos proporcionalmente pelo Brasil para que o registro possa ser feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


"A meta era a do Distrito Federal, cumprirp em fevereiro, daqui a duas semanas. Acho que até fevereiro a gente resolve o Brasil. Vamos trabalhar para isso. Receber os apoiamentos eu garanto. Se tudo vai estar processado, vai depender", comentou o advogado Luís Felipe Belmonte, segundo vice-presidente e um dos principais articuladores da agremiação.


Ele liderou no sábado, 18, um evento com apoiadores que contou com a presença de Jair Bolsonaro. Na ocasião, Belmonte voltou a criticar o Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões sancionado pelo presidente - embora tenha dito compreender as razões do chefe do Executivo para a sanção.


"Dentro do limite que o próprio TSE encaminhou e Congresso aprovou, ele correria risco de questionamentos severos. Ele está cumprindo a lei. Mas ele e o partido trabalharemos (sic) pela extinção do Fundão", comentou.


Belmonte também anunciou que os comandos regionais do Aliança, quando criados, serão submetidos a uma "peneira" pela cúpula. Simpatizantes têm reivindicado nas redes sociais o controle do partido, sem qualquer respaldo dos líderes.


"O presidente já deixou claro que não tem lugar garantido pra ninguém. Tudo será analisado na hora certa. E tudo vai passar na peneira. Teve gente que foi no lançamento do partido, tirou foto e saiu de lá dizendo que ele é o responsável pelo partido no local. Isso é conversa furada", afirmou.

BAIXA NO PSB DE FREI MIGUELINHO - “Estamos conversando sobre uma possível ida ao MDB”, diz vice-prefeito de Frei Miguelinho, Lindonaldo da Farinha

Publicado por Alberes Xavier em 18/01/2020 às 20:48


O vice-prefeito de Frei Miguelinho, Lindonaldo da Farinha, confirmou em entrevista ao radialista Alberes Xavier, no Programa Cidade em Foco, que está conversando com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), sobre sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro, partido que tem em suas fileiras o próprio senador que é o líder do Governo Federal.


O vice-prefeito atualmente está filiado ao PSB, e confirmou que analisa deixar o partido para ingressar no MDB. “Aproveitei o encontro com o senador para discutirmos também sobre uma possível ida minha ao MDB”, disse.


Questionado sobre os desafios da gestão de Frei Miguelinho, o vice-prefeito pontuou que a maior escassez tem sido o abastecimento de água. “Estamos trabalhando para buscar e angariar recursos visando diminuir o problema hídrico de nossa cidade, sabemos das dificuldades em todos os municípios devido à seca que castiga, mas buscaremos formas de solucionar”, concluiu.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Primeira noite de shows no pátio de eventos é marcada por entrega de ambulância nova

Publicado por Alberes Xavier em 18/01/2020 às 19:54


Na noite desta quinta-feira, dia 16, deu início a parte de apresentações musicais da tradicional Festa de São Sebastião de Bonito. Como já é de praxe, o início da festa no pátio dar-se com um show religioso. O Cantor Cassiano Meireles, da Canção Nova, foi a grande atração deste primeiro dia, mas, uma surpresa dividiu essa atração no pátio.


O prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo, e a Secretária Municipal de Saúde, a vereadora licenciada Julieta Pinheiro, aproveitou o momento para entregar para a população, uma nova ambulância que atenderá às necessidades do Hospital Regional Dr. Alberto d'Oliveira.


Segundo Gustavo, essa é a primeira de uma série de três ambulâncias que serão entregues ainda nesse primeiro semestre. A expectativa, segundo a Secretária Julieta Pinheiro, é que uma outra ambulância seja entregue no final de fevereiro e a outra no mês de aniversário da cidade, em maio. (Por Wagner Wilker)

Convite!

Publicado por Alberes Xavier em 18/01/2020 às 17:58


Operação Lei Seca amplia fiscalização

Publicado por Alberes Xavier em 18/01/2020 às 17:55


Com as férias escolares neste mês de janeiro, a movimentação nas estradas que levam ao Litoral do Estado, principalmente nos fins de semana, é ainda mais intensa. Para garantir a segurança do motorista que circula por esses trechos e alertar sobre o perigo da combinação álcool e direção, a Operação Lei Seca (OLS) intensificou a fiscalização nas vias que levam às principais praias pernambucanas. Localidades como a ilha de Itamaracá, Tamandaré e Porto de Galinhas já estão recebendo as ações – tanto de fiscalização como as blitze educativas.


Cerca de 15 equipes atuam nesse período nas rotas com maior fluxo de veículos nas estradas que cortam o Estado. “Em janeiro, sabemos que há muitos eventos no Litoral do Estado, por isso a importância de deslocar equipes para esses roteiros. Estamos atuando intensamente com o intuito de dar mais segurança aos condutores de veículos que estão circulando nessas regiões. Além da fiscalização, nossas equipes educativas orientam os motoristas quanto ao perigo de consumir bebidas alcoólicas e partir para a direção. Há, inclusive, a participação de pessoas com deficiência, resultado de acidentes causados pelo álcool, que contam suas experiências e conscientizam a população sobre essa combinação perigosa”, pontua o coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, Felipe Gondim.


As equipes já estão trabalhando com a nova sinalização das blitze com placas refletivas que alertam os motoristas durante os bloqueios itinerantes.

Moradores criticam abastecimento da Compesa

Publicado por Alberes Xavier em 18/01/2020 às 17:50


Pedro Augusto


De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Caruaru, o calendário de abastecimento funciona da seguinte forma: de um a cinco dias com água e os outros 15 dias sem o líquido. O contraditório é que, em alguns locais da Capital do Agreste, este sistema de operação não estaria sendo posto em prática da maneira anunciada pela companhia. Moradores de alguns bairros da cidade relataram, esta semana, ao Jornal Vanguarda, os transtornos que se encontram passando devido ao suposto não cumprimento por parte da Compesa em relação a este tipo de serviço, que ao menos na teoria, atende a uma das determinações da Constituição.


No Bairro das Rendeiras, por exemplo, residentes das ruas 62, 63 e 64, enumeraram as falhas em relação ao abastecimento. Segundo as donas de casa Mariete e Ângela Costa, respectivamente, avó e neta, não é de hoje que elas têm tido bastante “dor de cabeça”, com o serviço “ineficiente” da Compesa. “Meu filho, a falta de água aqui na Rua 62 tem superado os 20 dias. Pelo menos neste local, o calendário de abastecimento da companhia, simplesmente, não está existindo, porque não temos passado, sequer, um dia com água nas torneiras. Quando ela chega, não dá para se resolver praticamente nada, porque num instante vai embora. Uma vergonha!”, criticou dona Mariete.


De acordo com a neta Ângela, apesar do fornecimento precário do líquido, o imóvel, onde ambas residem, permanece recebendo a conta mensal referente ao uso da água. “O mais irritante é que os consumos informados nas contas, na prática, não têm sido utilizados por nós, porque conforme a minha avó já destacou, não tem chegado água nos dias estabelecidos pela Compesa. Já fomos até a uma das unidades da mesma para registrar reclamações e cobrar por soluções, porém até agora, nada foi resolvido. Pelo contrário. As contas permanecem chegando com valores altos e a companhia não resolve de uma vez esse problema. Minha avó já é bastante idosa e está tendo de passar por maus bocados devido à falta de abastecimento”, endossou as críticas, Ângela Costa.


Ainda na Rua 62, VANGUARDA conversou com a também dona de casa Catarina Silva. Ela se disse insatisfeita com o serviço prestado pela Compesa. “Esse calendário de abastecimento da companhia não vem funcionando por aqui. A verdade é que da última vez, tive de suportar quase 30 dias sem o líquido nas torneiras. Se não tivesse recorrido à compra de caminhões pipa, a minha situação teria sido pior neste período.


Quando solicitamos um caminhão da Compesa, só chega depois de 15 dias e a água é barrenta, ou seja, não presta. Enquanto isso, as contas que têm vindo para minha casa todo mês, não estão saindo por menos de R$ 180, o que é um absurdo. Já estamos cansados com as desculpas dela!”.


Residente da Rua 64, a aposentada Margarida dos Santos, foi outra popular a questionar o calendário de abastecimento da Compesa. “Após mais de 30 dias sem ver uma gota de água nas torneiras, no último sábado (11), até que chegou certo volume pela manhã, mas para a minha decepção, logo, o líquido foi embora. Você pode perguntar a todos os moradores da rua e eles, com certeza, vão confirmar que esse calendário da companhia não tem servido de nada. Em outras comunidades pode até que ele esteja atendendo à população, mas pelo menos aqui, não!”.


No Bairro Demóstenes Veras, a dona de casa Maria Aparecida também disse está sofrendo bastante com a falta de água para consumo. Ela contou ao VANGUARDA, que o período de chegada do líquido na sua casa tem ultrapassado e, muito, os prazos estabelecidos pela empresa responsável em relação ao abastecimento. “Resido na Rua Sanharó, mais precisamente nas imediações da Funase, e, aqui, a água está chegando de dois em dois meses, mesmo assim, muito pouca e sem qualidade. Já perdemos as contas das vezes em que fizemos reclamações, os funcionários da companhia dizem que vão solucionar o problema, mas sempre ficamos a ver navios. Agora a conta, não deixa de chegar!”, lamentou.


Já no Bairro do Indianópolis, quem não se encontra aprovando o sistema de rodízio de água da companhia é o comerciante Ivan Caetano. Ele reside na Rua Jornalista Cordovil Dantas e se mostrou chateado com as supostas falhas de fornecimento. “Rapaz, a Compesa está de brincadeira! Vem cobrando por um serviço, que na prática, não tem prestado. Não só eu, mas os meus vizinhos não aguentam mais ter de ficar comprando caminhão pipa, devido à falta de abastecimento. E com essa estiagem agora é o que o ‘bicho’ vai pegar mesmo para os consumidores! Lamentável!”.


Posicionamento


Por meio de nota, a Compesa de Caruaru respondeu às críticas dos moradores. Confira na íntegra, o texto: “A Compesa esclarece que após uma rigorosa vistoria, identificou no Bairro das Rendeiras uma obstrução na rede de distribuição de água que atende as ruas 62, 63, 64 e 65. No último dia 09/10, a Companhia executou um serviço de desobstrução e o abastecimento começou a ser regularizado. No próximo ciclo, que terá início no dia 26 de janeiro, a Compesa irá monitorar a área a fim de verificar se o problema foi resolvido em sua totalidade para garantir um abastecimento satisfatório para todos os clientes.


Sobre a falta de água no Bairro Indianópolis, a Compesa informa que o local obedece ao sistema de rodízio para Caruaru de cinco dias com água e quinze dias sem e que o calendário vem sendo cumprido normalmente. Portanto, a situação relatada pode ser pontual e precisa ser investigada. Para isso, o usuário deve fazer o registro através do canal de atendimento 0800 081 0195, informando o endereço completo ou o número de matrícula, para que uma equipe possa ir até o local verificar a situação.


Sobre a Rua Sanharó, no Demóstenes Veras, a Compesa informa que desconhecia a situação uma vez que não havia nenhum registro no 0800 081 0195, nos meses de dezembro e janeiro, sobre falta de água na localidade. A Compesa enviará uma equipe ao local para investigar a situação e adotar as providências necessárias”.