Profissionais de segurança pública poderão comprar armas com desconto

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 15:19



O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), fez uma solicitação ao secretário da Fazenda, Décio Padilha, para que seja feito um apelo no CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) no sentido de dar isenção de ICMS na compra de armas de fogo e equipamentos para profissionais das forças de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Polícia Penal e Guarda Municipal).


De acordo com o deputado Eriberto Medeiros, os profissionais da segurança pública necessitam garantir sua proteção pessoal nos dias de folga. “Os policiais arriscam suas vidas, muitas vezes, combatendo criminosos que podem atentar contra sua própria integridade física ou de sua família. No trabalho eles têm os equipamentos das forças de segurança, mas na folga, eles continuam sendo homens e mulheres da lei e precisam tirar do próprio bolso, para se proteger dos criminosos”, relatou o deputado.


Com essa medida, os operadores de segurança pública, que já são capacitados para utilizar armas de fogo, teriam melhores condições para adquirir esses equipamentos. “Não é justo que, nos dias de suas jornadas de trabalho estejam equipados para defender a sociedade, mas nos dias de folga estejam desarmados para defender sua própria vida, sua família e porque não dizer a própria sociedade pernambucana”, argumentou Eriberto, que é oriundo das forças de segurança pública.

Em Brasília, Eduardo da Fonte e Lula da Fonte se reúnem com o Ministro Ciro Nogueira e discutem novos investimentos para Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 15:15



O deputado federal e presidente estadual do Partido Progressistas (PP), Eduardo da Fonte, ao lado do vice-presidente estadual do PP, Lula da Fonte, esteve reunido nesta segunda-feira (03) em Brasília, com o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para tratar de investimentos e obras importantes para Pernambuco, entre eles, a manutenção do ramal da Transnordestina para Suape.


“Pernambuco ganha um grande reforço com a chegada de Ciro Nogueira no Ministério da Casa Civil. Hoje nos reunimos com ele para tratar de novas conquistas para os municípios pernambucanos e obras que gerem mais desenvolvimento para o estado, como a manutenção do ramal da Transnordestina para Suape. Tivemos um retorno positivo do ministro e em breve estaremos anunciando novos investimentos.” Destacou Eduardo da Fonte. 


A posse de Ciro Nogueira no Ministério da Casa Civil, confirmada para esta quarta-feira (04), contará com a presença de progressistas pernambucanos, entre eles deputados, prefeitos e vereadores.

Arcoverde: Zirleide denuncia uso político de empresa terceirizada

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 14:22



Uma ficha de cadastro que teria sido entregue pela empresa de mão de obra terceirizada que presta serviços à Prefeitura de Arcoverde entregue aos servidores contratados, foi alvo de denúncia da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) na noite de ontem (02), durante sessão ordinária da Câmara Municipal. O inusitado da ficha é que no seu final ela trazia um item para os trabalhadores preencherem informando a “indicação” deles ao emprego.


Segundo a parlamentar trabalhista, o atual governo “novo”, na realidade quer identificar quem foram os políticos aliados que indicaram cada trabalhador que ali estão fichados, demonstrando que a escolha dos servidores é por mera indicação política e não por merecimento ou qualidades profissionais. 


“Os servidores que deveriam serem contratados por interesse público, são meras indicações que agora, o governo novo, quer saber quem é o padrinho ou madrinha de quem. Quer saber se a pessoa é próxima de A ou B; e pra quê isso? Pra promover perseguição política. De novo esse governo só tem mesmo a família do atual prefeito que se instalou nele”, afirmou a vereadora. 


Segundo a vereadora, os contratados foram convocados a um prédio do município para receberem o formulário e preencherem, sem esquecer principalmente quem fez a “indicação” do emprego. De acordo com ela, a empresa prestadora de serviço de mão de obra terceirizada, a Mega Service, já levou R$ 4,4 milhões dos cofres públicos de Arcoverde de janeiro a junho deste ano. 


“É uma vergonha, que em pleno século 21, Arcoverde volte aos tempos mais arcaicos da política e, pior, se travestindo de novo. Estamos encaminhando essa folha e esse método inovador do atual governo para o Ministério Público para que se apure essa prática condenável”, finalizou. A ficha foi entregue aos servidores da Saúde, durante uma reunião realizada na quadra do SESC Arcoverde.

Projeto de lei do deputado William Brigido que cria a campanha de conscientização sobre os tipos de violência contra idosos é aprovado na Comissão de Justiça da Alepe

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 13:29



A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do deputado William Brigido (Republicanos), que cria ações de conscientização contra violência às pessoas idosas. 


De acordo com William Brigido, "o Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade. O Disque 100 recebe milhares de denúncias de violência contra idosos, imposta pelos familiares, por empregados domésticos, cuidadores e até por alguns funcionários de unidades de saúde. "É de extrema importância ampliar o debate e aprimorar as campanhas de conscientização em Pernambuco", defendeu o deputado.


A ideia do projeto além de garantir proteção é valorizar campanhas que tem esse objetivo e estão inseridas no Calendário Oficial do Estado. O projeto de lei deve seguir para votação em plenário e se tornar lei em Pernambuco.


Feed:


Começamos os trabalhos legislativos com os nossos projetos ganhando destaque na mídia. 


Deu na imprensa o nosso projeto de lei, aprovado por unanimidade na CCJ da Alepe, que cria ações de conscientização à população pernambucana sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

Prefeitura de Serra Talhada realiza I Formação de Professores com IQE para alavancar educação nos anos finais

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 13:14



A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza durante toda esta terça-feira (03/08), no Auditório da Faculdade de Integração do Sertão - FIS, a I Formação do Instituto QualiEscola - IQE, em Serra Talhada. 


Essa é a I Formação de Professores de forma presencial após 1 ano e 3 meses de atividades remotas e reúne docentes de 15 escolas municipais, que terão acesso ao apoio dado pelo Instituto a partir de agora. 


O programa em parceria com o IQE veio para apoiar os professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e trabalha com formação continuada, avaliação, sequência didática e atividades complementares, dispondo de uma plataforma digital para intensificar ainda mais o trabalho.


“O encontro que estamos realizando no dia de hoje faz parte de um grande investimento que o Governo Municipal, através da nossa secretaria, está realizando na educação de Serra Talhada. Essa ação representa o respeito e a confiança que a nossa prefeita, Márcia Conrado, tem expressado pelo nosso trabalho, entendendo que o nosso objetivo é alavancar cada vez mais o ensino-aprendizagem da rede, mesmo em meio a tantas dificuldades que temos enfrentado com a pandemia”, afirmou a secretária de Educação, Marta Cristina.

ARIES apresenta dados sobre desenvolvimento do Recife a João Campos

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 10:57


O encontro é uma ação de lançamento do Painel de Indicadores do Plano Recife 500 Anos


A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) promoverá uma série de encontros com os poderes do Estado para lançar o Painel de Indicadores do Plano Recife 500 Anos, projeto de longo prazo para a capital pernambucana. A primeira reunião ocorrerá com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta quarta-feira, 4, no gabinete do gestor. Na ocasião, o presidente da ARIES, Marcos Baptista, apresentará os indicadores, que são ferramentas de monitoramento o qual permite realizar análise de dados de desenvolvimento do Recife em diversas áreas.


O presidente da ARIES explica que o Painel se consolida como uma importante fonte de avaliação e acompanhamento por parte da população sobre a cidade que eles esperam encontrar em 2037, quando o Recife será a primeira capital brasileira a completar 500 anos. “O encontro com o prefeito João Campos será um momento essencial para o lançamento do Painel como um instrumento de olhar e pensar o Recife que todos desejamos e merecemos”, afirmou.


Baptista também destacou que, elaborado com base em mais de 350 indicadores, o Painel adota metas possíveis de crescimento e pode vir a subsidiar atividades de planejamento nas diferentes esferas de governo. Os dados são baseados em referências nacionais e internacionais de indicadores de sustentabilidade, como a ISO 37120, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os 12 eixos do Programa Cidade Sustentável (PCS), e as informações do World Concil on City Data (WCCD), organização internacional de coleta de dados que compara o nível de desenvolvimento das cidades ao redor do mundo.


Plano Recife 500 Anos – Em 2037 Recife vai celebrar 500 anos. Com base neste marco temporal, a Agência Recife para Inovação e Estratégica (ARIES), uma Organização Social sem fins lucrativos, é a responsável pela estruturação de uma estratégia de longo prazo para a capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos.


O documento é fruto de participação popular, debates, pesquisas de campo, análise de dados e informações e reúne 62 diretrizes de desenvolvimento sustentável a serem implementadas na cidade até o ano de 2037. Agora, no período eleitoral, a agência pretende apresentar o plano aos candidatos à Prefeitura do Recife. Uma agenda de encontros e debates on-line também está sendo organizada, com datas a serem definidas após o anúncio dos candidatos nas convenções partidárias.

Luciana Santos recebe Mirtes Renata, vencedora do prêmio Faz Diferença 2020

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 08:54



A vice-governadora Luciana Santos recebeu em seu gabinete, nesta segunda (02), a estudante de Direito, Mirtes Renata, mãe do menino Miguel, morto no ano passado aos 5 anos. Ex-empregada doméstica, Mirtes recebeu no último sábado (31) o prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, na categoria 'Diversidade', por sua luta contra a desigualdade social e o racismo. 


A secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira, também participou do encontro. Na pauta, além dos desdobramentos da luta de Mirtes por Justiça pela morte de seu filho, estiveram os esforços no sentido de fazer cumprir a legislação relativa ao trabalho doméstico e as iniciativas para assistir as mães trabalhadoras.


Mirtes deu novo rumo à sua vida, após a morte de Miguel, que não resistiu à queda do 9º andar do prédio em que ela trabalhava como doméstica. A criança estava sob os cuidados da patroa, que o deixou sozinho no elevador. No último sábado, Mirtes recebeu o prêmio Faz Diferença 2020, do Jornal O Globo, na categoria 'Diversidade', por sua luta contra a desigualdade social e o racismo. 


Após a tragédia que modificou sua vida, ela decidiu retomar os estudos e vai agora para o segundo período da faculdade de Direito. Seu objetivo é ajudar outras mães em situação de injustiça. Atualmente, trabalha na organização não governamental Curumim, que atua em defesa dos direitos da mulher e no combate o racismo. 


No encontro na vice-governadoria, a secretária da Mulher convidou Mirtes para compor o Comitê das Mulheres Negras Metropolitanas, que tem por finalidade discutir, assessorar, formar, avaliar, propor, e monitorar as políticas públicas para as mulheres negras metropolitanas, de forma a assegurar seus direitos e de promover a equidade nas relações de gênero e de raça, combatendo as injustiças e as desigualdades étnico-raciais.


Mirtes disse que se surpreendeu com a premiação, uma vez que concorria com o Instituto Avon e a cientista da USP Ester Sabino, e afirmou que pretende usar a visibilidade da homenagem para que o caso de seu filho não caia no esquecimento.


“Agradeço aos que votaram em mim e reforço que ganhei esse prêmio, estão falando de mim, mas o foco maior é no caso de Miguel, que ainda não foi resolvido. E para que outras mães não passem pelo que estou vivendo”, destacou.


“Mirtes é uma gigante, uma mulher que transformou a dor do luto em luta. É uma inspiração. Reiterei aqui minha admiração e minha disposição de ajudá-la no que for preciso nesse seu caminho por Justiça. É muito importante, no governo, conversar sobre nossas políticas públicas com as pessoas que são as beneficiárias delas. Sobretudo, quando estamos falando de uma mulher consciente como Mirtes”, disse Luciana.


Foto: Diego Galba/VG

Prefeito Edilson Tavares solicita liberação de verba para pavimentação do Bairro Novo Coqueiral

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 08:02



BRASÍLIA: O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares foi ao Gabinete do Senador Jarbas Vasconcelos para obter informações sobre a destinação de recursos para Toritama, na tarde de terça-feira (02/08). Em especial, a liberação de R$ 1.300.000,00 provenientes da SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e mais R$ 300.000,00 para custeio na atenção básica da saúde municipal. 


“Esta verba de R$ 1.300.000,00 será destinada para a pavimentação de todo o Bairro do Novo Coqueiral de Toritama”, informou o Prefeito, Edilson Tavares.


O Prefeito esteve acompanhado pela Secretária de Assistência Social, Elaine Tavares e o Chefe de Gabinete, Sérgio Colin. Eles foram recebidos por Aristeu Plácido Júnior, o Chefe de Gabinete do Senador Jarbas Vasconcelos.

Zé Martins firma parceria com a Seduh

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 07:43



O prefeito de João Alfredo, Zé Martins, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco para reunião com o secretário Tomé Franca. 


O encontro deve resultar em parcerias importantes para o município com a assinatura de novos convênios para ações de pavimentação de ruas e recuperação de equipamentos públicos. Tanto o prefeito como o secretário estão empenhados em levar melhorias para a cidade do Agreste Setentrional. (Do Blog do Elielson) 

Abimael Santos recebe apoio do Movimento Conservador do Agreste.

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 07:27



O Movimento Conservador do Agreste esteve reunido com Abimael Santos ocasião em que manifestamos nosso apoio ao mesmo, incentivando para que venha a disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, representando o agreste.


Na oportunidade apresentamos pautas de assuntos que queremos ver Abimael Santos defender como


1. A redução de Impostos Estaduais como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);

2. Combate à doutrinação ideológica marxista nas Escolas Estaduais;

3. Valorização do Ensino Religioso Cristão nas Escolas Estaduais;

4. Fiscalização e resolução de diversos problemas envolvendo o fornecimento de água e tratamento de esgoto em Caruaru e região.


Na ocasião conversamos também sobre a importância do Voto Impresso que permita maiores camadas de segurança e uma efetiva auditagem.