Recife 2020 - André de Paula tece críticas sobre postura política da Delegada Patrícia Domingos

A delegada da Polícia Civil Patrícia Domingos, confirmou recentemente, direto de Brasília, sua pré-candidatura a prefeita do Recife. O anúncio se deu durante evento realizado na Capital Federal que marcou seu ingresso ao Podemos, partido comandado em Pernambuco pelo deputado federal Ricardo Teobaldo. 


Diante disso, o projeto da delegada tem sido observado com ressalvas por parte de algumas lideranças de Pernambuco. O deputado federal André de Paula, que é presidente do PSD no Estado e também se coloca como pré-candidato a prefeito do Recife, teceu recentemente comentários em relação ao projeto da delegada, chegando a afirmar que teria dificuldades de votar na pré-candidata. 


De acordo com André, nem mesmo em seu partido ele teria o desejo de acolher Patrícia Domingos. "Eu não a convidaria, embora não fosse nenhum demérito ela entrar no meu partido. Porque é que eu não convidaria?! Para deixar bem claro, é porque o meu partido acredita na política, na boa política, na volta da boa política. Eu não posso colocar nos meus quadros alguém cujo a maior bandeira, o maior discurso, será desqualificar e descontruir a política. É só por isso", disse. 


Patrícia Domingos ganhou notoriedade em Pernambuco após comandar investigações contra políticos e empresários pernambucanos quando chefiava a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp). Ela foi transferida para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) após a extinção do órgão que comandava.  


"Eu a admiro, acho que ela coloca bem as coisas, acho que ela tem valor. Acho que como delegada, ela era uma profissional que merecia o respeito de Pernambuco, cumpria com competência a sua missão. Agora, eu pessoalmente, prefiro apostar sempre na solução política”, disse André de Paula durante participação no programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 


Foto Renato Moreira 

Deputado federal João Campos (PSB-PE) protocola pedido de informações sobre o Metrô do Recife e diz que vai seguir firme nas cobranças ao Governo Federal

Abaixo, segue o texto do parlamentar:


O Metrô do Recife vai muito mal. Isso é um fato. Por outro lado, em 7 de março, o preço da tarifa terá subido absurdos 150% dentro de apenas 1 ano. Quem sofre com isso é o povo de toda uma região, 240 mil passageiras e passageiros que são transportados diariamente.


Não vou me calar diante do descaso. Já passou da hora do Governo Federal se explicar sobre o metrô. Abaixo, seguem as perguntas enviadas em requerimento de informação que protocolei ainda ontem na Câmara Federal. 


1. Quais as justificativas técnicas e documentos que comprovam os aumentos da tarifa do Metrô do Recife (METROREC);


2. Qual a despesa do Governo Federal com o Sistema metroviário METROREC;


3. Desde o início da gestão atual, em 1º de janeiro de 2019, nenhuma previsão de investimento para o Metrô do Recife foi empenhada. Ao contrário, foram efetuados cortes no orçamento sem sequer garantir o patamar necessário para a operação básica. Qual o plano de investimentos elaborado pelo ministério para o METROREC e quais os cronogramas previstos para os seguintes problemas:


I. Revitalização Total da Frota


II. Manutenção dos trilhos e da rede aérea responsável por fornecer energia para os trens


III. Reforma e readequação das estruturas físicas das Estações


4. Quais os planos e estudos para uma expansão da malha ferroviária do Recife e Região? Quais municípios da Região Metropolitana do Recife seriam beneficiados por esta expansão;


5. É noticiado desde setembro de 2019 que parte da frota está parada em oficinas destinadas a reparos técnicos. Enquanto inoperantes, estas composições acabam cedendo peças para a frota em atividade. Quais os critérios do Governo Federal para desativar composições e por qual razão opta pelo sucateamento de sua frota? Em 2012, 15 trens foram adquiridos. Em setembro passado, mais de 30% da frota estava fora de operação;


6. Em meio ao sucateamento da frota, com desativação de pelo menos 30% desta, o Governo inclui a CBTU no Programa Nacional de Desestatização. Quais os impactos desta medida para o METROREC? Quais os critérios do Governo Federal para inclusão da CBTU no PND?


#MetroRecife

“A oportunidade voltou para sua mão”, declara Marlos da Cohab ao vereador Helinho Aragão

O vereador Marlos da Cohab (Podemos) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe para declarar seu apoio ao pré-candidato a prefeito Helinho Aragão (PTB) e alertou para que o mesmo não desista.


“Precisamos chamar Fernando Aragão, trazer de volta Capilé, e eu digo a você Helinho, a oportunidade voltou para sua mão, você conseguiu 80% do nosso grupo ao seu lado, composta por ex-prefeitos, ex-deputados, e por oito vereadores, então eu lhe digo, não desista porque você será o pré-candidato da união”, declarou.

Ao lado de Dom Fernando Saburido, FBC assina migração da Rádio Olinda para faixa FM

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), participou nesta quarta-feira (19) do ato de assinatura do termo que autoriza a migração da Rádio Olinda para a faixa FM. A mudança, autorizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), permite a redução de custos e um salto de qualidade nas transmissões a partir da modernização dos equipamentos. 


“Sei que há um esforço grande da arquidiocese no sentido de fazer os investimentos necessários e viabilizar isso que é um passo adiante do ponto de vista da qualidade da comunicação da fé católica em nosso estado e nossa região”, disse o senador. “Dom Fernando é muito mais que o bispo da nossa arquidiocese. É uma referência da Igreja Católica e vem fazendo um trabalho espetacular em Recife e Olinda. É uma fonte de inspiração para o rebanho católico em nossa região.”


O arcebispo Dom Fernando Saburido ressaltou a agilidade com que a migração foi autorizada pelo MCTIC. Citou ainda a redução de custos e a ampliação do alcance da emissora a partir da migração para a faixa FM. 


“A rádio é um instrumento de comunicação impressionante. Na igreja, atingimos um público limitado e, através da rádio, conseguimos evangelizar com mais facilidade. E a Rádio Olinda é a única rádio católica da região”, explicou. “A mudança para FM também vai baratear os custos da emissora, que vive uma situação econômica muito difícil.”


Já o secretário-executivo do MCTI, Julio Semeghini, lembrou que o esforço do Governo Federal para modernizar todo o sistema de radiodifusão brasileiro. “Temos cuidado de casos estratégicos, mas estamos cuidando do todo, para que todos se beneficiem”, afirmou.

Beto assume a presidência do PP em Palmares e oficializa pré-candidatura

O ex-prefeito Beto Melo assume a presidência do Progressistas em Palmares, e oficializa sua pré-candidatura a prefeito com o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte.


Beto que já foi prefeito do municipío, fazendo um grande trabalho para o povo palmarense, como a construção do mercado modelo da sulanca, conseguiu a instalação do Instituto Federal, que irá beneficiar os jovens da região, e também criou a Secretaria da Mulher, visando beneficiar a classe feminina, e uma das obras mais importantes da região, que foi o Hospital Regional de Palmares, cujo terreno foi doado por Beto Melo.


O deputado Eduardo da Fonte vem trabalhado pesado na construção das chapas de prefeito nos municípios de Pernambuco.

Agora é ela? - Dra. Cátia Ribeiro cumpre agenda política intensa em Jataúba

A cada dia que se passa a figura de Dra. Cátia Ribeiro (PRB) ganha força e consistência na política de Jataúba. Esposa do empresário Val Boy (PRB), Dra. Cátia tem acompanhado de perto a construção do projeto político que surgiu como uma terceira via e que acabou se transformando em uma ampla frente de oposição ao prefeito Antônio de Roque (MDB) na cidade. 


Sua postura dedicada, comprometida e envolvida com as questões de Jataúba fizeram com que seu nome surgisse com força, como uma possível opção, para assumir a pré-candidatura a prefeita pelo grupo de oposição na cidade. Apesar de ainda não ter confirmado sua intenção de disputar as eleições como candidata a prefeita, Dra. Cátia tem cumprido uma agenda intensa no município. 


No último sábado (15), ao lado do líder político Fábio Mamão (PDT), Dra. Cátia visitou comunidades e conversou com moradores em Jataúba. Ambos marcaram presença na comunidade Riacho do Esquerdo e no Sítio Empoeiras, onde dialogaram com populares e agricultores. 


O diálogo tem sido a marca registrada do grupo de oposição na cidade, que buscará derrubar, na próxima eleição municipal, a hegemonia política sustentada pelo prefeito Antônio de Roque, que exerce seu quinto mandato e lutará para eleger um sucessor no próximo pleito. 


No domingo (16), Dra. Cátia também prestigiou 4ª edição da Pega de Boi no Sitio Malhada do Baixo, onde foi abraçada e pode confirmar sua popularidade e seu carisma junto à população jataubense, trazendo otimismo a aqueles que veem com bons olhos sua possível candidatura a prefeita neste ano.

Deputado Lessa apresenta propostas para o sistema prisional de Pernambuco

Com reconhecida experiência na área, o coordenador-geral da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Alepe, deputado estadual Delegado Erick Lessa, vem se articulando junto ao Poder Executivo para trazer soluções ao sistema penitenciário de Pernambuco.


No início da noite desta terça-feira, 18, o deputado se reuniu com o secretário executivo de Ressocialização, Cícero Márcio, e o chefe de gabinete/Seres, Renato Pinto, para apresentar propostas de diminuição das carências nos presídios pernambucanos. "Estamos procurando formas de reduzir a superlotação, que é uma das maiores do Brasil, e ampliar a ressocialização dos presos e apenados, promovendo mais justiça na sociedade", afirmou Lessa.


O deputado defendeu o encarceramento de criminosos envolvidos em esquemas de corrupção e líderes de organizações.


Durante dois anos, Erick Lessa foi consultor técnico do sistema penitenciário do estado, conhecendo de perto as condições das prisões no estado de Pernambuco.

Petrolina é melhor cidade do Nordeste em ranking de gestão pública

Um levantamento que avalia os melhores indicadores de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade das grandes cidades do Brasil aponta Petrolina como o município primeiro lugar em gestão pública no Nordeste. O estudo intitulado Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) foi publicado recentemente pela empresa de consultoria Macroplan. 


É a quarta vez que a instituição promove o levantamento. O estudo avalia os 100 municípios com maior população do País, utilizando 15 indicadores de gestão pública. São considerados, entre outros, serviços como atenção em saúde básica; matrículas nas creches e escolas; taxa de homicídios, mortalidade no trânsito; e coleta de lixo.


Petrolina aparece no ranking em primeiro lugar no Nordeste, com 0,620 pontos, à frente de outros 19 municípios da região, como Campina Grande (2°), João Pessoa(3°), Salvador (5°), Recife (8°) e Jaboatão (19°). A avaliação exitosa reforça, segundo o prefeito Miguel Coelho, outros indicadores, nos quais a cidade sertaneja vem se destacando nos últimos anos. "Somos uma das cidades que mais gera emprego no Nordeste, conquistamos prêmios no social, lideramos a atenção básica em saúde e o IDEB em Pernambuco. Esse novo estudo só corrobora o quanto nossa cidade tem evoluído e dá um orgulho enorme para todos nós que estamos à frente da gestão municipal. Mas, é importante lembrar sempre, o petrolinense sempre exige muito e agora nós queremos ser a melhor cidade do Brasil em diversas políticas públicas", comemorou o prefeito.

Fernando Aragão confirma convite a Flávio Pontes para ser pré-candidato a vice-prefeito

O pré-candidato a prefeito pelo PP, Fernando Aragão, confirmou em entrevista ao programa Panorama Político da Rádio Interativa FM, que fez o convite ao empresário Flávio Pontes para ser seu pré-candidato a vice-prefeito nas eleições deste ano.


Essa não é a primeira vez que o empresário tem seu nome ventilado nos bastidores do partido Taboquinha. Em 2016, Flávio Pontes chegou a dá declarações de que se sentia pronto para ajudar o partido.


Vale ressaltar que o grupo denominado Taboquinhas tem vivenciado uma verdadeira guerra para a definição do nome que irá disputar as eleições. Já estão com as pré-candidaturas postas o ex-vereador Fernando Aragão e o vereador Helinho Aragão. Zé Augusto e Diogo Moraes também ensaiaram uma pré-candidaturas, mas desistiram.

Antonio Coelho costura apoio do PV para candidatura de Rezende no Cabo

Pré-candidato à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho pelo Podemos, o delegado Antônio Rezende recebeu o apoio do PV, na tarde desta terça-feira (18). A costura, feita com empenho do deputado estadual Antonio Coelho (DEM), foi anunciada após reunião com o presidente estadual do PV, Jorge Carreiro. 


“Muito importante o apoio que Resende recebeu do PV, através de seu presidente estadual Jorge Carreiro. Tenho certeza que será o primeiro de muitos que ainda virão e que fortalecerão um verdadeiro projeto de mudança. O Cabo pode e deve mudar, e é através dessa proposta de trabalho e renovação que a gente vai ter dias melhores”, destacou Antonio Coelho.


Jorge Carreiro afirmou que o pré-candidato “reúne todas as credenciais e tem a confiança do PV para fazer as mudanças que o Cabo precisa”. Por sua vez, Resende agradeceu a articulação do parlamentar e prometeu empenho na disputa. “O PV é muito bem-vindo, com certeza nos ajudará muito na nossa caminhada. Com o apoio deles e do deputado Antonio, sem dúvida, agora é a hora do Cabo mudar”, completou.