Coluna: PSB não abre mão da cabeça de chapa e será protagonista nas eleições do próximo ano em Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 05:41


Foto Hélia Scheppa 


Apesar do PT ter sonhos e dar declarações que pode ter candidato ao Governo do Estado no ano que vem, o PSB é bem claro e taxativo, não vai abrir mão da cabeça de chapa da Frente Popular e continuará liderando o bloco de situação nas próximas eleições em Pernambuco. 


É bem verdade que a Frente Popular é composta por vários partidos e exceto o PT, todos deram carta branca para o governador Paulo Câmara (PSB) comandar a sua sucessão e indicar o candidato da ala de situação (provavelmente Geraldo Júlio) na corrida eleitoral em direção ao Palácio do Campo das Princesas.


O PSB impõe respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, no governo de Eduardo Campos, projetos e obras estruturadoras deram o tom da gestão, a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima e a fábrica de hemoderivados Hemobrás são provas da competência socialista. O Portal da Transparência do Estado foi considerado pela ONG Transparência Brasil o 2º melhor do país. Pernambuco cresceu acima da média nacional e os investimentos foram superiores a R$ 2,4 bilhões em 2009. Houve redução dos índices de violência com o programa Pacto pela Vida. O número de homicídios sofreu uma queda de 39,10% desde o início da proposta.


Já na gestão de Paulo Câmara, o programa Plano Retomada gera desenvolvimento por onde passa. Requalificação de estradas, pavimentações em vias, ampliação de sistemas hídricos, renovação de escolas, investimentos na saúde são ações impactantes desse audacioso projeto. O pagamento de metade de um salário mínimo, durante seis meses, para cada novo funcionário contratado pelo setor privado também faz parte do programa. A expectativa é criar 133 mil novos postos de trabalho. Até o final de 2022, o governo vai aplicar R$ 5 bilhões na iniciativa.


Portanto, não há possibilidades do PSB abrir mão da cabeça de chapa e abdicar o espaço para o PT. O Partido Socialista Brasileiro quer muito renovar o comando no Estado, e assim como conseguiu ano passado na prefeitura do Recife, vai lutar com unhas e dentes para emplacar o 5º mandato socialista consecutivo na administração do Estado de Pernambuco falou um palaciano ao blog.


Na base da chantagem: A vereadora Jessyca Cavalcanti (PSDB) disse na última reunião da câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe que vereadores estariam sendo aliciados para aprovarem o remanejamento orçamentário de 20% da receita municipal, isso condicionado a pagamentos de emendas impositivas no ano que vem. Ainda de acordo com a vereadora Jessyca, Augusto Maia (PSB) é o vereador autor da proposta.


Levanta Pernambuco chega ao sertão: O Movimento Levanta Pernambuco vai estar hoje dia (03) no sertão do Estado. O encontro acontece as 19 horas no Salgueiro Plaza Hotel. No sábado dia (04), a programação chega a Floresta e segue até Arcoverde. O fim da primeira etapa do Movimento está agendado para o próximo dia (22), em Jaboatão dos Guararapes. Antes, vão acontecer encontros no Sertão, Agreste e Região Metropolitana. 


Decolando de novo: Foi o que disse o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se referindo ao resultado da arrecadação de impostos federais do Brasil. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) registrou retração de 0,1% no terceiro trimestre deste ano.


Encontro: Após ter se reunido com a vice - governadora de Pernambuco Luciana Santos e ter seu nome cotado para ser candidata a deputada estadual pelo PC do B, a Bióloga Denise Lima participou de prêmio e posa ao lado dos Vereadores de Juazeiro (BA), Presidente Berg da Carnaiba, Neguinha da Santa Casa, Renato Brandão e Gleidson Azevedo.

‘O PSB está com medo de enfrentar a oposição’, diz Cleber Chaparral

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 21:07



Ex-prefeito de Orobó (de 2013 a 2020) e casado com a prefeita de Casinhas, o pré-candidato a deputado estadual, Cleber Chaparral, em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, o ex-gestor afirmou acreditar que o PSB está com medo das chapas que a oposição tem apresentado para o pleito de 2022.


Atualmente, Chaparral ocupa o cargo de secretário de Governo de Orobó. Ele informou ao Blog que o caminho mais provável é que ele dispute uma cadeira na Alepe pelo futuro partido União Brasil. Sigla nascerá da fusão do Democratas com o PSL.


“A gente sabe que eles estão ‘aperreados’. Estão querendo jogar o ex-presidente Lula de frente para querer pegar voto. Sabem que vão perder eleição, e estão querendo que Lula leva eleição deles. Eles estão com medo de enfrentar as oposições que estão crescendo”, falou. 


Ao falar de Miguel, o ex-prefeito de Orobó não poupou elogios. “É uma pessoa de 30 anos que tem muito a contribuir para o nosso estado. É um político revelação, já fez história em Pernambuco e posso dizer também que fez história no Brasil governando Petrolina. Agora, ele vai fazer história governando o Estado de Pernambuco”.

Erick Lessa defende mais investimentos em energia sustentável

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 21:02



Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET), o deputado estadual Erick Lessa destacou a energia limpa e renovável como uma opção atrativa para a sustentabilidade e a economia. A defesa aconteceu durante uma audiência pública conjunta entre as Comissões de Finanças, Negócios Municipais e CDET, para tratar sobre ‘Geração e Distribuição de Energia Solar em Pernambuco’. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa.


Em seu discurso, Erick Lessa propôs a realização de uma nova audiência sobre o tema no primeiro semestre do próximo ano. “Precisamos perseverar neste debate. Vai custar muito caro se não nos articularmos em favor da sociedade. O sistema está estrangulado, e só não enxerga quem não quer ver. Há muito trabalho a ser desenvolvido nesta área, e nós devemos oferecer nossa parcela de contribuição”, disse.


Foto: Viliane Gomes

A Escola Monteiro Lobato em Passira/PE se prepara para lançar a campanha de matrículas 2022.

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 20:59



Cada vez mais, o papel da educação de qualidade se mostra mais importante na formação de uma sociedade melhor. E quando o assunto é ensino de qualidade, a Escola Monteiro Lobato acumula cerca de 31 anos de história na formação de crianças em Passira.




Para o ano de 2022, novidades estão sendo implantadas com o objetivo maior de construir e fornecer uma educação diferenciada. Além de espaços propícios para o desenvolvimento de atividades ligadas as disciplinas oferecidas pela instituição, há novidades sendo implantadas também nos métodos de ensino. 


Escola Monteiro Lobato

Guilherme Uchôa Júnior e Mirandiba: Parceria do desenvolvimento

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 20:21



O último mês do ano começou com muitos motivos para comemorar pela população de Mirandiba, no interior de Pernambuco.


O Deputado Guilherme Uchôa Jr, assinou junto ao Prefeito Evaldo Bezerra, o vice-prefeito, Gilberto de Alonso, vereadores e lideranças, importantes ordens de serviços que irão beneficiar o desenvolvimento do município.


Dentre elas, se destacam: As requalificações de três praças localizadas no distrito de Cachoeirinha, a reforma do Açougue público, a pavimentação da Rua Moisés Francisco, localizada na zona urbana do município, além da entrega de uma ambulância que servirá ao povo do distrito de Cachoeirinha, e que muito foi esperada e solicitada pelo deputado e as autoridades de Mirandiba.


Mirandiba, que é um dos municípios aliado do deputado, Guilherme Uchôa Jr, passa por um novo momento, se destacando no cenário local e nacional.


Mirandiba que foi encontrada pelo atual prefeito em uma situação de abandono, adota agora uma nova forma de organização, com salários em dias, obras, responsabilidade fiscal e organização administrativa.


Esses novos aspectos, fazem da equipe do prefeito Evaldo, junto com Uchoa Jr, um divisor de águas na história de Mirandiba.

Cantora santa-cruzense se apresentada em rede nacional e Ratinho faz referência ao Polo de Confecções

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 19:40



A cantora Leidinha Santos participou do Programa do Ratinho, no SBT, na noite desta segunda-feira (30). A artista, que mora em Santa Cruz do Capibaribe, cantou a canção “Meu Vaqueiro, Meu Peão” da banda Mastruz Com Leite, durante o quadro “Dez ou Mil” e levou mil de todos os jurados.


O apresentador Ratinho fez questão de enaltecer o empreendedorismo da confecção que há em Santa Cruz do Capibaribe e na região.


_"O Brasil tinha que conhecer Santa Cruz do Capibaribe. É uma loucura a indústria de confecções daquela região. Eu fui duas vezes lá no Altas Horas, que em breve será inaugurado. Um baita de um Shopping! Estou fazendo propaganda de uma região. É impressionante a quantidade de empregos que dá a região, eu fiquei impressionado e apaixonado pela região, vou morar lá." - disse o apresentador_


O Altas Horas Outlet será inaugurado em breve. Nesta primeira etapa, serão 3.399 pontos de vendas, três praças de alimentação, estacionamento coberto para 95 ônibus e vagas para 3.000 carros, além do ambiente climatizado. Garanta já o seu espaço e saia do aluguel. Acesse o site: www.altashoraspe.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (81) 9 9272-4997.

Em vídeo, morador indignado de Casinhas desabafa contra vereadores da oposição: "Deixa a mulher trabalhar"

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 19:02



Um morador da comunidade de Serra Verde, na Zona Rural de Casinhas, conhecido como "Zé de Véi", fez um desabafo contra os vereadores da oposição, denominado de G6, ao dar sua versão sobre o suposto flagrante de uma caçamba da Prefeitura de Casinhas prestando serviço para outro município. O veículo foi filmado pelo G6 em Umburetama, na divisa entre as vizinhas cidades de Orobó e Umbuzeiro, na Paraíba, fazendo um carregamento de silo de capim.


"Me criei em Oratório e sou morador da comunidade de Serra Verde. Sou filho de Casinhas com muito orgulho, graças a Deus. Comprei um capim perto de Umbuzeiro, na divisa com Orobó, e consegui a caçamba com a Prefeitura de Casinhas pra ir buscar porque estava sem condições no momento. O capim fui eu que comprei e não devo nada a nenhum vereador, não", explicou Zé de Véi, bastante indignado.


"Porque eles estão com esse arrudeio, querendo atrapalhar o trabalho dos outros? Porque vocês não vão ajudar o povo? Vocês estão prejudicando o povo e desmoralizando o município. Deixa a mulher trabalhar", completou, se referindo à prefeita Juliana de Chaparral. (Do Blog Mais Casinhas)

Municípios de João Alfredo e Altinho oficializam interesse em aderir ao programa de Regularização Fundiária Urbana - REURB

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 18:54



O prefeito do município de João Alfredo, Zé Martins, e o prefeito do município de Altinho, Orlando José, enviaram ofício ao consórcio com o objetivo em aderir ao programa de Regularização Fundiária Urbana – REURB


O programa é mais uma ação do Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico, Engenharia e Meio Ambiente – NIESMA e consiste na implementação de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, de forma bem clara significa tornar legal a posse do imóvel ocupado.


Os municípios consorciados que tiverem interesse em aderir ao programa, deverão encaminhar ofício ao consórcio.

Sobre o 1° natal iluminado de Passira

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 18:48



Finalmente a ansiedade acabou! O 1° Natal Iluminado chegou à Passira e a cerimônia de abertura foi emocionante e repleta de surpresas.


Tudo começou com uma linda abertura em frente a Prefeitura, que trouxe o tema: Sonhos de Esperança.


Em seguida, o desfile do Papai Noel seguiu até a Praça da Bordadeira e a Praça Severino Ferreira, para abrilhantar e encantar nossas famílias passirenses. 

Vereador Júnior Tércio fala da sua atuação como parlamentar e comenta a possibilidade de Clarissa Tércio disputar o Governo do Estado

Publicado por Alberes Xavier em 02/12/2021 às 18:11



O vereador da cidade do Recife Pastor Júnior Tércio (PODEMOS), relatou no Programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios, da sua experiência em representar a população recifense nesse que é seu primeiro mandato parlamentar. “Temos um trabalho em defesa da família, contra as drogas”, disse. São mais de setecentos requerimentos apresentados na Casa Legislativa e oito Projetos de Lei em andamento. “Tem sido uma experiência muito boa [...]. Trabalhando com muita vontade, dormindo tarde e acordando cedo para trabalhar pelo nosso povo”, frisou.


Júnior é casado com a deputada Clarissa Tércio, é vice-presidente da Convenção Fraternal de Ministros da Assembleia de Deus de Pernambuco (CONFRAMADEPE). Há quase duas décadas, atua como radialista, levando a palavra do Evangelho para milhares de ouvintes da Rádio Novas de Paz, da qual é coordenador.


O Vereador ressaltou que “tem se esforçado para dar o seu melhor para a cidade do Recife”. Ele revelou que tem recebido apoio do seu Partido e almeja “alçar voos maiores” na política. Defensor de uma pauta conservadora relata dificuldades para cumprir seu papel legislativo. “Estamos aqui lutando com nossa consciência tranquila, e esperamos nas próximas eleições pessoas com esse mesmo compromisso com os valores cristãos”, afirmou.


Clarissa Governadora – O vereador comentou a possibilidade de a deputada Clarissa Tércio ser indicada para disputar o Governo do Estado nas eleições do próximo ano. “A gente ver um apelo muito grande principalmente nas redes sociais [...]. Isso é algo que deve ser construído. A gente não tira de pauta essa possibilidade. No entanto, Clarissa está muito focada no trabalho dela hoje. Vamos esperar o tempo”, concluiu.