Políticos Pernambucanos lamentam a morte de Joaquim Francisco

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 06:14



Dr. Joaquim, o Senhor faz parte do clube dos poucos homens públicos que não macularam os princípios republicanos e familiares. Passou pelo Executivo, Legislativo e Judiciário sempre protagonizando o debate. Tive a honra de desfrutar de sua amizade e conselhos. O turismo brasileiro agradece o seu empenho e idéias durante a Transação governamental, que nortearam as mais importantes decisões. Exemplo de Patriarca zeloso por todos os seus.


Agora o senhor está com nosso Pai.


Ministro do Turismo Gilson Machado Neto


Foi uma grande perda para mim a morte de Joaquim Francisco. Ele era um amigo e correligionário possuidor de qualidades especiais como inteligência, coragem e determinação voltadas para o bem público. Por isso mesmo, quando eleito Governador de Pernambuco o convidei e o nomeei para o cargo de Prefeito do Recife, cargo que era então o mais importante dentre os que me cabia preencher após a posse.


Roberto Magalhães

Ex-governador


É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência.


João Lyra Neto

Ex-governador de Pernambuco


Foi com muito pesar recebei a notícia nesta terça do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento. À sua esposa Silvia, suas filhas e demais familiares e amigos deixo meus sinceros sentimentos.


JARBAS VASCONCELOS

SENADOR DA REPÚBLICA POR PERNAMBUCO


Pernambuco perdeu hoje um dos seus mais ilustres filhos. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Homem público que honrava a política, Joaquim deixou a sua marca de seriedade e competência no trato da coisa pública por onde passou, quer seja na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, como ministro ou na Câmara de Deputados. Que Deus console a sua esposa Silvia, filhas e familiares.

 

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC

 

A partida do ex-governador Joaquim Francisco deixa uma imensa lacuna na política pernambucana. Prefeito, ministro, governador, deputado federal, em todos os cargos pelos quais passou deixou marcas de trabalho e excelência. Que a sua esposa Sílvia, filhas e demais familiares encontrem conforto e força em Deus.

 

Manoel Ferreira, deputado estadual pelo PSC


Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos.


Fernando Bezerra Coelho


Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. 


Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. 


Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco. 


Miguel Coelho - prefeito de Petrolina


A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e a política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família.


Marília Arraes

Deputada Federal


Pernambuco e a política perdem um homem público íntegro, inovador, ousado, de posições firmes e que deixou sua marca na história de Pernambuco como prefeito do Recife, como governador, como deputado federal e como ministro. Nós do Democratas, perdemos um amigo querido, com quem tivemos o privilégio de compartilhar, como correligionários, parte de sua trajetória como homem público. 


Nós do Democratas abraçamos dona Silvia, as filhas, Fernanda, Luciana e Cristiana, os cinco netos, familiares e amigos. 


Mendonça Filho


Foi com grande pesar que recebi a triste notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde, hoje, mais uma de suas importantes lideranças políticas. Um homem público ético, conhecedor dos problemas do nosso Estado, comprometido com o desenvolvimento do seu povo e com uma folha ampla de serviços prestados aos pernambucanos. O mesmo entusiasmo apresentava para defender os interesses dos brasileiros assim como o fez no papel importante que exerceu no período de redemocratização do Brasil como deputado federal constituinte. O diálogo e o debate de ideias sempre foram seus principais instrumentos em toda a sua atuação pública. É mais uma voz forte que nos fará falta. Na memória ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo.


A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!


Deputado Antonio Coelho

Líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco


Uma imensa lacuna foi deixada na política nacional. Foi com um grande pesar que recebi a notícia do falecimento de um expoente da política não só pernambucana, mas nacional. Joaquim Francisco era um homem de posições firmes e de um coração imenso. Recentemente tive uma maior aproximação quando passou a integrar o PSDB. Uma figura pública exemplar que passou por quase todas esferas da política, sempre mantendo seu espírito republicano.


Agora fica para a história o seu legado e sua memória será eternizada através de suas ações aqui na terra.


Quero me irmanar a todos que sentem sua partida e que o nosso senhor o receba em sua morada eterna.


Edson Vieira

Ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe


Hoje Pernambuco perdeu uma importante liderança política. O ex-governador Joaquim Francisco deixa um legado marcado pela seriedade com a gestão pública e compromisso com o povo pernambucano. Joaquim Francisco teve essas características em todas as suas atribuições, sendo prefeito do Recife, deputado federal, ministro e governador. 


Durante seis anos, o PSB teve a honra de ter Joaquim como filiado. À sua esposa Silvia, suas filhas e amigos, nosso voto de pesar. 


Sileno Guedes

Presidente estadual do PSB


Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.


Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. 


A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.


Deputado Eriberto Medeiros

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco


Nos deixou, hoje, o ex-governador Joaquim Francisco. 


Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. 


Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. 


No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia. 


Deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil. 


Transmitimos nosso profundo sentimento de pesar à sua família e aos seus muitos amigos.


RAUL HENRY 

Presidente do MDB de Pernambuco


Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. 


A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos. 


Ricardo Teobaldo 

Deputado Federal e Presidente do Podemos


"Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”.


Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente do PSDB em Pernambuco.



O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco. Grande nome da política brasileira, Joaquim também foi prefeito do Recife, deputado federal e deixa grandes ensinamentos.


Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa e filhos. Que Deus conforte o coração de todos!


Eduardo da Fonte

Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco


Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos. 


Bruno Araújo 

Presidente Nacional do PSDB


Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.


Paulo Câmara

Governador de Pernambuco


Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. 


Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim.


Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente.


Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família.


DANILO CABRAL - Deputado Federal


Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública. 


Silvio Costa Filho 

Deputado federal e presidente do Republicanos/PE


Pernambuco perde a referência e a liderança de Joaquim Francisco. Em todas as funções públicas que desempenhou, Joaquim deixou como marca maior o amor pelo nosso estado. Foi deputado constituinte, ministro, prefeito do Recife e governador do estado se pautando pela ética e transparência em todas as funções que exerceu. Homem público de posicionamento firme, Joaquim sempre será lembrado pelos enormes serviços prestados ao estado de Pernambuco. Os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares. 


Wanderson Florêncio 

Deputado Estadual


“Perdemos hoje um grande homem público. O ex-governador Joaquim Francisco fez sua trajetória na política sempre representando os pernambucanos com firmeza e capacidade de diálogo. Na década de 90 fui às ruas como seu militante. Continuará sendo referência para todos nós. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial à sua esposa Sílvia e suas filhas Fernanda, Luciana e Cristiana” (Fernando Monteiro, deputado federal).


Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal.


Deputado Fernando Monteiro


Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia.


Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado.


Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família.


Alessandra Vieira

Deputada Estadual


A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco.


Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.


Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.


Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo.


Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família.


Armando Monteiro Neto


Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, de quem fui correligionário no PSB. 


Após lutar contra um câncer de pâncreas, ele nos deixou hoje, aos 73 anos. Pernambuco perde um exemplo de liderança e homem íntegro que sempre defendeu a causa pública com vigor, ética e discernimento. 


Joaquim teve uma trajetória política de muito compromisso. Foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro. 


À sua esposa, Sílvia, suas filhas, familiares e amigos, deixo minha solidariedade.


Diogo Moraes 

Deputado Estadual

Ana Célia continua avançando Surubim

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 22:13



A Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Saúde, realizou hoje a entrega do novo espaço onde vai funcionar a Unidade de Saúde da Familia da Vila Social. Uma nova sede, totalmente requalificada, oferecendo mais conforto para a população.  


O equipamento, que é responsável pelo atendimento de aproximadamente 5 mil pessoas da comunidade, dispõe de agentes comunitários de saúde, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e dentista. A estrutura física é composta por uma recepção, sala de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacina, sala de curativo e farmácia.


"Todos os dias, a gente tem investido não apenas na ampliação do alcance dos serviços públicos em Surubim, mas igualmente na humanização do atendimento à população. Porque acreditamos que a dignidade é um direito dos cidadãos e cidadãs do nosso município. Este novo espaço representa esse compromisso", explica a prefeita Ana Célia.


A nova unidade de saúde fica localizada na Rua João Domingos, 40, na Vila Social.

Prefeito e Secretária de Assistência Social de Toritama solicitam a construção de um novo CRAS ao Ministro da Cidadania

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 20:23



BRASÍLIA: O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, juntamente com a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Elaine Tavares estiveram no Ministério da Cidadania, Acompanhados pelo Chefe de Gabinete Sérgio Colin, tiveram uma audiência com o Ministro João Roma, o encarregado das ações federais de assistência social. Na oportunidade, o Prefeito Edilson Tavares solicitou para Toritama, recursos para a construção de um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, um Centro de Convivência Social e verba para custear as despesas da assistência social no município. O chefe de Gabinete do Senador Jarbas Vasconcelos Aristeu Plácido também esteve presente na audiência, João Roma que é pernambucano mas faz carreira política pelo estado da Bahia, se prontificou em ajudar à Capital do Jeans.


Anderson Ferreira e Yves Ribeiro trocam informações sobre obras

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 19:08


Foto: Leandro de Santana/PJG 

 

A construção da nova orla que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, na praia de Piedade, foi motivo de encontro entre o prefeito Anderson Ferreira e o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, nesta terça-feira (3). Yves disse que esse tipo de investimento é importante para os municípios litorâneos, por isso fez questão de conhecer o modelo jaboatonense. Outra obra que entrou em pauta, durante o encontro no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão, foi a da Maternidade Rita Barradas. Participaram do encontro o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carrero, e o deputado federal André Ferreira.


“Acompanhei o anúncio da nova orla e marquei essa visita a Anderson Ferreira para saber detalhes. Realmente é um projeto inovador, que vai dar outra dimensão às praias do Jaboatão. O projeto da Maternidade Rita Barradas, que vai contar com ala para parto humanizado, também chamou nossa atenção e viemos conhecer. Anderson vem realizando um grande mandato, sabendo enfrentar as adversidades. É uma gestão com visão moderna, que coloca Jaboatão noutro patamar”, disse Yves Ribeiro.


O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância da nova orla nessa retomada da economia, com incremento no turismo e no setor da construção civil, mas que também vai oferecer mais opções de lazer aos frequentadores da praia. E destacou o marco que será a Maternidade Rita Barradas para Jaboatão.


“São investimentos que beneficiarão toda a população, com equipamentos modernos, sempre pensando no bem-estar das pessoas”, explicou. “Também aproveitamos para trocar experiências com Yves Ribeiro, que é um gestor com capacidade reconhecida. Vamos continuar tratando sobre novas parcerias porque tanto Jaboatão quanto Paulista têm muito a contribuir neste momento”, concluiu Anderson.

Prefeito Irlando decreta luto oficial de sete dias, pela morte do Ex-Governador Joaquim Francisco

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 18:29


“Joaquim Francisco o Governador que criou Santa Cruz da Baixa Verde”


Foi com tristeza que o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, recebeu a notícia da morte do ex-Governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Joaquim foi o Governador que assinou a Emancipação de Santa Cruz.


Foi no dia 1º de outubro de 1991 que o então Governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, assinou a Lei Nº 10.620, tornando o então distrito de Santa Cruz da Baixa Verde em Município.


Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, faleceu aos 73 anos de idade, devido a um problema no pâncreas. Joaquim também foi prefeito do Recife, ministro do interior e deputado federal.


“Foi com pesar que recebi a notícia da morte do ex-Governador, Joaquim Francisco, homem honrado, político sério, atuante e ser humano espetacular. Joaquim deixa sem dúvida nenhuma, um legado que será lembrado por todos. Joaquim foi o Governador que assinou a Lei, transformando nosso distrito em cidade. Estamos decretando luto oficial de três dias, em sua memória. Eu meu nome e em nome de todos os santacruzenses, deixo aqui os nossos sinceros votos de pesar a sua esposa, filhos, netos e amigos”, disse o prefeito Irlando Parabólicas.


O ex-Governador será velado no Palácio dos Campos da Princesa, sede do Governo de Pernambuco, a partir das 8h desta quarta-feira (4).

Em Brasília Joel da Harpa apoia guardas municipais e policiais civis em ato contra PEC 32

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 17:52



Atendendo ao convite de guardas municipais e policiais civis, o Deputado Joel da Harpa está em Brasília (DF) e integra a caravana de profissionais de segurança pública do estado que participam de ato público nacional contra a PEC 32, sobre a “reforma administrativa” do Governo Federal.


Joel destacou a importância da participação dos guardas municipais pernambucanos . “A comitiva foi composta de 14 guardas, representando diversos municípios. Gostaria de parabenizar a Federação Pernambucana de Guardas (FEPEGuardas) pelo excelente trabalho que vem fazendo em prol da categoria”, disse o parlamentar ao lado do vice – presidente Belmiro Santos. 


Diversas entidades nacionais e estaduais de todo funcionalismo público, participam das manifestações. A ideia é mostrar que a PEC 32 abrirá espaço para perseguições políticas ao permitir a demissão de servidores a partir de critérios políticos e a contratação sem concurso público, o que implicará no estímulo à precarização dos serviços e à sua privatização em muitos casos. 


Além disso, será um incentivo à privatização de empresas públicas sem a consulta ao povo brasileiro, o que, certamente, comprometerá os serviços prestados ao cidadão, pois funcionários de carreira poderão ser demitidos e serem substituídos por pessoas sem capacitação no exercício dos cargos vagos.

Vereador do Recife defende pedestrianização da Ponte de Ferro e política de incentivo fiscal para retomada econômica

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 17:17


Vereador Marco Aurélio Filho defende modelo de incentivo fiscal para Rua da Imperatriz


Na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, o vereador do Recife Marco Aurélio Filho (PRTB) fez uso do plenário virtual da Câmara para repercutir algumas sugestões para a retomada do desenvolvimento do centro do Recife, que seu mandato tem dividido as discussões em dois eixos: a Ilha do Recife e a Ilha de Antônio Vaz. 


Na concepção do parlamentar, o Recife Antigo tem um potencial turístico a ser explorado, enquanto a Ilha de Antônio Vaz as políticas devem ser voltadas para o incremento do corredor do comércio. 


“Defendemos uma política pública de incentivo fiscal para a atração de novos investimentos e a Rua da Imperatriz que é o símbolo do comércio do Recife reúne as condições necessárias para ser este laboratório de uma nova fase de retomada econômica”, argumenta Marco Aurélio Filho. 


O Vereador, que também é membro do Conselho do Turismo do Recife, sugeriu a pedestrianização da Ponte da Boa Vista, popularmente conhecida como Ponte de Ferro, que é o equipamento mais típico da paisagem do Recife e foi construída por Mauricio de Nassau em 1640. 


“A ideia de devolver as ruas aos pedestres faz parte do desenvolvimento dos grandes centros urbanos e turísticos do mundo e a Ponte da Boa Vista além de integrar o corredor do comércio, é um grande equipamento turístico.” 


Marco Aurélio Filho agradeceu ainda o diálogo com o Poder Executivo através dos Secretários Cacau de Paula, Leonardo Bacelar e Rafael Dubeux, além de defender que o Escritório de Gestão do Centro tenha um Conselho Consultivo com a participação das mais diversas instituições.

Falece o ex-governador Joaquim Francisco

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 16:18


Por Renata Bezerra de Melo da Folha de Pernambuco 


Ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal, Joaquim Francisco faleceu, aos 73 anos, na tarde desta terça-feira (03), no Recife, no Hospital Português, onde estava internado. Joaquim chegou a fazer uma cirurgia para retirada de um câncer de próstata em São Paulo no início do ano e estava se recuperando, quando uma metástase acabou identificada. Segundo pessoas próximas relatam à coluna, o velório deve ser realizado nesta quarta-feira (04).

Prefeitura de Caruaru leva água potável para população da zona rural

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 16:00



A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, segue assistindo os moradores da zona rural, com a distribuição de água potável através do serviço de abastecimento de cisternas por caminhão-pipa, nos quatro distritos rurais do município. Nos últimos seis meses, foram distribuídos, em média, 3 mil caminhões às famílias necessitadas, beneficiando cerca de 12 mil pessoas que não têm outra forma de abastecimento.


O serviço é efetuado diariamente, sem custos para os moradores, por meio de dez caminhões-pipa, que fazem a distribuição para as casas que ainda não são assistidas regularmente com o abastecimento de água ou que não possuem hidrômetro.


Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França, o município tem buscado alternativas de melhorias para os cidadãos com a distribuição de água através de caminhão-pipa.


“Esse abastecimento faz parte de ações próprias da gestão municipal e seguimos cada vez mais atuantes, trabalhando, incansavelmente, para que a população tenha uma melhor qualidade de vida. Isso revela o comprometimento da Prefeitura com as pessoas da zona rural”, disse. 


Serviço:


Para solicitar os serviços de abastecimento de água através de caminhão-pipa, a população da zona rural pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, por meio do telefone (81) 3701-1455, ou ir até o Bloco C da Prefeitura de Caruaru, que fica localizado na Rua José Rafael Cavalcanti, s/n°– Bloco C, no Bairro Pinheirópolis. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Governo de Pernambuco investirá R$ 5 bilhões até o final de 2022 para gerar mais de 130 mil novos empregos

Publicado por Alberes Xavier em 03/08/2021 às 15:57



Plano Retomada traz pacote de incentivos, como o pagamento, por seis meses, de metade de um salário mínimo a cada novo trabalhador contratado, a partir da aprovação do projeto de lei, desonerando empresários e gerando postos de trabalho


O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (03.08), um pacote de incentivos para estimular a geração de empregos e, ao mesmo tempo, investir em projetos estruturadores no Estado. O Plano Retomada mira em quatro eixos: investimento público, investimento privado, ambiente de negócios e pessoas e crédito. Até o final de 2022, o Estado vai aplicar R$ R$ 5 bilhões na iniciativa. Uma das principais ações será o pagamento, durante seis meses, de metade de um salário mínimo para cada novo trabalhador contratado pelo setor privado. A expectativa é que 133 mil novos postos de trabalho sejam criados em Pernambuco. Os projetos de lei que instituem o plano foram assinados pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, e remetidos à Assembleia Legislativa de Pernambuco para votação.


“Está sendo possível fazer isso agora porque soubemos enfrentar a crise econômica, a partir de 2015, e a emergência da Covid-19, que ainda estamos atravessando, com muita responsabilidade e trabalho. Recuperamos nosso status de captação de crédito no mercado e isso está possibilitando o maior investimento da história de Pernambuco. Somente em 2022, serão R$ 3,7 bilhões”, afirmou Paulo Câmara.


O acesso ao crédito também será facilitado e ampliado, por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), em duas modalidades. No Giro AGE, o empresário pode ter acesso a até R$ 100 mil, com três meses de carência, 33 meses para pagar e juros de 0,99% ao mês. Já no Crédito Popular, o valor a ser liberado pode chegar a R$ 5 mil, com dois meses de carência, 14 meses para pagar e juros de 0,50% ao mês. O Plano Retomada também foca na desburocratização, tornando mais fácil abrir uma empresa e negociar dívidas já existentes.


De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, o Estado dialogou com o setor produtivo e com especialistas em economia, infraestrutura e emprego, enriquecendo e melhorando alguns pontos. “O Governo tem um olhar privilegiado. Analisamos outros países do mundo, que também estão se estruturando com o avanço da vacina, para conseguir fazer a retomada. Sobretudo com o foco em resgatar empregos e gerar renda”, disse Geraldo Julio.


O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, Eduardo Melo Catão, ressaltou que o novo Plano do Governo é uma mensagem de esperança. “Temos que trabalhar e ajudar a reverter essa situação da pandemia. Chegou a hora de a gente falar em outros assuntos que tragam resultados positivos para Pernambuco”, frisou.


A ação do governo, com a política de incentivos fiscais e a solidez do ambiente de negócios em Pernambuco, está incluída no Plano Retomada com um conjunto de empreendimentos já anunciados. São investimentos que, juntos, somam R$ 39 bilhões, como a planta de energia solar da multinacional Solatio e o conjunto de empresas que integra o fornecimento de peças e insumos da Jeep.


Entre os projetos que receberão o investimento de R$ 5 bilhões em recursos públicos estão a triplicação da BR-232, no acesso ao Recife, o Arco Metropolitano, outras rodovias incluídas no programa Caminhos de Pernambuco; obras nos aeródromos de Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Garanhuns, além de investimentos em abastecimento de água, saneamento e educação.


Estiveram presentes à solenidade diversos secretários estaduais; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Dirceu Rodolfo; o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas; além de representantes do setor produtivo.