João Paulo Costa declara apoio a Álvaro Porto e Gustavo Gouveia

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 12:39



O deputado João Paulo Costa declarou na manhã desta sexta-feira (27) apoio ao deputado Álvaro Porto para Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco e ao deputado Gustavo Gouveia para Primeira Secretaria.


“Acredito que tanto Álvaro quanto Gustavo reúnem credenciais para fazer um bom trabalho. Vamos dessa forma eleger uma mesa diretora que fortaleça o Poder Legislativo e promova condições para fortalecer também o trabalho de cada deputado”, afirmou o parlamentar.


João Paulo Costa, que tem desenvolvido um grande trabalho promovendo uma série de benefícios para o povo pernambucano, inicia agora seu segundo mandato demonstrando muita capacidade de articulação política dentro da Casa de Joaquim Nabuco.

Em Nota PSB anuncia apoio a Álvaro Porto e Gustavo Gouveia para eleição da Alepe

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 12:00



Os deputados estaduais eleitos pelo PSB para a legislatura 2023-2027 vêm a público manifestar apoio às candidaturas dos deputados Álvaro Porto e Gustavo Gouveia aos cargos de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, respectivamente. A posição foi tomada após um intenso processo de escuta realizado nas últimas semanas, tendo em vista a eleição da Mesa Diretora da Alepe, prevista para 1º de fevereiro.


A futura bancada do PSB entende que essas candidaturas reúnem as condições para assumir essa missão com base em suas trajetórias parlamentares, na capacidade de diálogo e no trânsito dentro e fora da Alepe, o que certamente vai contribuir para que se realize uma gestão aberta à incidência da sociedade e compromissada com os valores democráticos.


Recife, 27 de janeiro de 2023.


France Hacker

Gleide Ângelo

Jarbas Filho

José Patriota

Rodrigo Farias

Rodrigo Novaes

Sileno Guedes

Simone Santana

Waldemar Borges

Francismar Pontes 

Nadegi autoriza e requalificação do Mercado de Camaragibe começa segunda

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 11:40



A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, assinou, nesta sexta-feira (27), a ordem de serviço para início da requalificação do mercado público municipal, atingido por um incêndio no ano passado. O primeiro passo é a demolição da área afetada, que já será iniciada na próxima segunda-feira (30) - a ação acontece após produção de laudo técnico. Em seguida, um novo mercado será reerguido no local. O ato de hoje foi realizado na presença do vice Délio Júnior, secretários e uma comissão de permissionários.


“Hoje estamos iniciando a caminhada para a tão esperada requalificação do mercado público da nossa cidade. Depois da avaliação técnica, necessária para a execução dos procedimentos, assinamos a ordem de serviço e estamos começando a resolver a situação do centro comercial. Na próxima segunda-feira (30), a empresa contratada iniciará a demolição das partes remanescentes do empreendimento. Será um trabalho com envolvimento de diversas secretarias municipais, pois precisaremos organizar o trânsito no local em alguns momentos, além do recolhimento dos entulhos. Mas a população e os permissionários podem ter certeza que a obra vai acontecer”, ressaltou a Doutora Nadegi.


O secretário municipal de Infraestrutura, Ezequiel Rodrigues, destelhou como será a intervenção na área. “Nesta primeira etapa, a obra vai ter duração de dois meses. Após isso, vamos fazer o isolamento da área com tapumes. Serão utilizadas máquinas retroescavadeira e escavadeira hidráulica, plataforma e máquina de corte. Primeiro serão demolidos os boxes e paredes; logo após as lajes e paredes premoldadas internas. Com a conclusão do processo, iniciaremos a reconstrução do nosso mercado”, explicou.

Audiência Pública sobre financiamento para Hospital Fernando Aragão tem grande participação popular em Santa Cruz

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 10:58


Evento foi promovido para que a sociedade tirasse dúvidas sobre o Finisa, financiamento da Caixa que pode liberar recursos para a construção do novo hospital do município.


Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, junto à Caixa Econômica Federal, realizou uma audiência pública onde foram feitos esclarecimentos e explicações sobre o Finisa, financiamento da Caixa onde a gestão municipal pleiteia os recursos para a construção do Hospital Fernando Aragão.


No evento, foi explanado o projeto do novo hospital e a proposta de financiamento. A sociedade teve espaço de fala para perguntas. Saber que Santa Cruz é uma das poucas cidades onde foi ofertado esse projeto dá um orgulho e tanto. Além disso, já está na hora de termos uma unidade moderna e que supra nossas necessidades”, comentou o empresário José Bezerra (65), sobre Santa Cruz do Capibaribe ser uma das 15 cidades do estado aptas a receber o financiamento.


A audiência também foi de interesse dos santa-cruzenses mais jovens, que já buscam se antenar sobre o futuro do município. “É sempre importante saber como será usado o dinheiro público em prol da população, e nesse caso, temos uma chance única de trazer uma obra que vai beneficiar toda a cidade e provavelmente a região”, disse a estudante Lorena Medeiros (18).


O prefeito Fábio Aragão também destacou a importância de contratar o Finisa para o avanço da Saúde de Santa Cruz do Capibaribe. “É hora de pensar no futuro, e o novo hospital será referência não somente para nós como para as futuras gerações de santa-cruzenses. O projeto foi feito, e poucas cidades têm essa oportunidade que nos foi ofertada”, disse.


A audiência contou com a presença dos vereadores municipais e de representantes da Caixa Econômica Federal e de diversos segmentos da sociedade. O projeto sobre o Finisa aguarda apreciação na Câmara de Vereadores de Santa Cruz.

Olinda, capital do Brasil

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 10:38


Hoje, 27 de janeiro, Olinda é a capital do Brasil. Isso é determinado em lei do presidente Lula desde 2010. Também hoje Olinda toma o lugar de Recife como capital de Pernambuco, graças a uma lei da deputada Teresa Leitão (Lei 12.500/2003).

 

Olinda é honrada nesta data por conta da Restauração Pernambucana, ocorrida há 369 anos. O movimento surgiu no antigo Senado de Olinda, e provocou a expulsão dos invasores holandeses que ocuparam o nordeste por 24 anos.

 

“Vamos comemorar a força do nosso povo, que sempre se fez vanguarda na defesa do Brasil e da liberdade”, comemorou a senadora eleita Teresa Leitão.

Governo de Pernambuco formaliza força-tarefa para diagnosticar e destravar mais de 100 obras inacabadas da gestão anterior

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 09:57


A secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet, apresentará, em coletiva de imprensa a ser realizada nesta sexta-feira (27), na sede da SCGE, o plano de trabalho para diagnóstico de 106 obras públicas, em atenção ao Decreto nº 54.394/2023. 


Durante a coletiva, serão apresentados detalhes da ação, assim como as secretarias e órgãos às quais as obras estão ligadas.

Prefeitura de Goiana realiza arborização de praça através de convênio com S2 Fit

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 09:49



Nesta quinta-feira (26), aconteceu uma ação de arborização na praça da rua Luiz Gomes, situada por trás da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no centro de Goiana. A arborização foi realizada através de um convênio entre a Prefeitura e a academia de ginástica S2 Fit, que adotou a praça. "É um prazer imenso realizar essa doação de mudas de acácias e ipês. Esse espaço faz parte da minha infância e da história da minha família", disse João Inácio, proprietário da academia S2 Fit.


Essa ação foi possível por causa do Programa Adote uma Praça - PAP (Lei N° 2136/2010). Podem participar dele instituições não-governamentais, empresas e entidades da sociedade civil, que escolhem ficar responsável pela urbanização, construção, reforma, conservação ou manutenção das praças públicas do município de Goiana. O objetivo do programa é manter as praças para atividades esportivas, de lazer e culturais da população.


"As empresas interessadas podem procurar a prefeitura para realizar o convênio e adotar uma de nossas praças, como a academia S2 Fit que adotou e ficou responsável pela manutenção dessa praça aqui", disse a secretária municipal de Obras, Urbanismo e Patrimônio Arquitetônico, Isabella Soares.

Galego de Mourinha avalia decisão de Allan Carneiro: “Não esperava que fosse tão rápido”

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 09:18


Foto: Jairo Gomes 


O ex-vereador e atual secretário de Articulação Política da gestão de Fábio Aragão, Galego de Mourinha, comentou na Rede Pernambuco de Rádios, a recente nota publicada pelo suplente de deputado estadual, Allan Carneiro. Segundo, Mourinha, a decisão tomada por Allan já era esperada. “Eu esperava uma notícia dessa”, frisou. “Eu não esperava que fosse tão rápido essa decisão de Allan”, disse.


Allan é empresário, e foi candidato para prefeito em 2020, disputando contra os dois grupos políticos tradicionais da cidade. Como Terceira Via conquistou o segundo lugar com uma diferença muito pequena para o vencedor. Em 2022 foi candidato para o cargo de deputado estadual, ficando na segunda suplência do seu partido.


Recentemente o líder político do grupo da Terceira Via anunciou em carta aberta sua saída da vida pública e de disputas eleitorais.


“Venho por meio desta carta aberta à imprensa e à população santa-cruzense e pernambucana comunicar a minha saída definitiva das disputas partidárias. Não vou disputar cargos públicos ou eleições de entidades”, traz um trecho da carta.


Como um bom articulador, Mourinha conta com vasta experiência e conhece os caminhos e estratégias do meio político. O Secretário de Articulação avalia que Allan perdeu o controle do grupo durante as articulações para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. “O que se passou durante a eleição da presidência da Câmara aquilo foi um desgaste, e um desgaste grande. Não venha me dizer que quando você tem cinco pessoas, que um quer ir para um lado, outro que ir para outro, e não obedece a sua liderança, isso para quem é líder começa a se esfacelar”, disse.


Segundo Mourinha, com a saída do líder da terceira via da política, a expectativa agora é sobre quem irá liderar o grupo. “As coisas como vinham estava tudo perfeito para o prefeito Fábio Aragão [...], agora com essa saída de Allan a gente não sabe quem vai ficar no lugar [de Allan]. Quando tem mais opção para o povo escolher fica mais fácil para conduzir”, ressaltou o Secretário de Articulação.

Coluna da sexta-feira: O futuro do PSB de Pernambuco parece mais uma vez repousar no colo de um Campos Arraes

Publicado por Alberes Xavier em 27/01/2023 às 07:35


Foto: Divulgação 


Pernambuco há décadas é uma espécie de vitrine para a plataforma política do Partido Socialista Brasileiro, o PSB. Ainda no início dos anos 90, sob o comando do popular Miguel Arraes de Alencar, a legenda acumulou importantes vitórias não só em Pernambuco, mas em diversos estados do país. Com Arraes, o PSB comandou Pernambuco de 1995 a 1999 e retornou ao Governo do Estado após surpreendente vitória de Eduardo Campos, neto de Arraes, que governou de 2007 a 2014 e emplacou o seu sucessor, Paulo Câmara, que também administrou o estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022.


O PSB consolidou em Pernambuco nos últimos anos alianças políticas vitoriosas e ampliou o seu raio de atuação, através da Frente Popular de Pernambuco, garantindo a presença da legenda em diversos municípios e se tornando o partido com o maior número de prefeituras no Estado. Vivendo o auge de sua força política em 2014, o partido teve o sonho de assumir o mais alto posto do país interrompido após o trágico acidente de avião que vitimou Eduardo Campos, então candidato a presidente da República pela legenda. A perda do seu mais importante líder, trouxe dificuldades para a agremiação, mas não impediu que o PSB seguisse colhendo êxitos eleitorais.


Porém, nas últimas eleições de 2022, o PSB de Pernambuco precisou enfrentar a grande rejeição acumulada pelo governador Paulo Câmara, que apesar de realizar uma administração de reconhecido equilíbrio fiscal, não foi capaz de se consolidar como uma liderança política de popularidade e influência. Esse momento difícil garantiu ao partido a posição de quarto colocado na disputa pelo Governo do Estado, em uma candidatura representada pelo deputado federal Danilo Cabral.


Apesar de amargar uma dura derrota em seu principal reduto eleitoral, o PSB consolidou em 2022 uma importante aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores e, diante da filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que o novo filiado fosse candidato a vice-presidente da República na chapa vitoriosa encabeçada pelo presidente Lula (PT). Tal fato pode representar uma perda de espaço e influência do PSB de Pernambuco no comando nacional da legenda, que deverá se habituar com a presença cada vez mais notada do PSB de São Paulo, hoje representado por figuras como Geraldo Alckmin e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.


Esse novo cenário traz importantes reflexões para os rumos que o partido deverá tomar dentro e fora de Pernambuco. O futuro do PSB de Pernambuco parece mais uma vez repousar no colo de um Campos Arraes. O mais jovem prefeito do Recife, João Campos é a promessa de um novo fôlego para a legenda. Político determinado, dinâmico e atento às novas formas de se fazer política, João parece entender o peso da responsabilidade que recai sobre os seus ombros, com a importante missão de defender o legado do seu pai Eduardo Campos, de seu avô Miguel Arraes e, consequentemente, do PSB de Pernambuco.


Agora atuando no campo das oposições no estado, mas ancorado na forte aliança que o PSB mantém com o Governo Federal, João Campos terá desafiada a sua capacidade de fortalecer o partido para os próximos pleitos no estado, bem como, deverá atuar para preservar a força e influência de Pernambuco no PSB Nacional. O sucesso do PSB de Pernambuco perpassa pelos bons resultados da administração do jovem prefeito e pelo o grau de sua desenvoltura em se projetar como uma liderança capaz de conter dissidências e consolidar novas alianças.


Curtinhas 


Economia: As dívidas em atraso de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a bens e serviços em Cuba e Venezuela somam US$ 909 milhões, ou seja, R$ 4,6 bilhões de acordo com a cotação do dólar nesta 5ª feira (26.jan.2023). Até o momento, US$ 855 milhões (R$ 4,3 bilhões) foram ressarcidos ao banco de fomento estatal por meio do FGE (Fundo de Garantia à Exportação).


Encontro: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta sexta-feira (27/1), no Palácio do Planalto, com governadores e representantes das 27 unidades da Federação. Será a segunda vez que o presidente se encontrará com os chefes estaduais.


Diálogo: Com foco no aprimoramento do diálogo institucional, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu, na manhã de quinta-feira (26), o Comandante-Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Coronel Tibério César dos Santos.

Prefeito Mano Medeiros comemora quase 2 mil atendimentos da Caravana Mais Jaboatão

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 21:41


Prefeito Mano Medeiros Jaboatão dos Guararapes


A Zona Rural jaboatonense viveu um momento inédito nesta quinta-feira (26). A Caravana Mais Jaboatão, antes realizada apenas em espaços urbanos, passou por um processo de evolução e pela primeira vez foi recebida pelo campo. A ação aconteceu na Escola Municipal Rural Paulo Freire, no Engenho Camarço. Ao todo, foram ofertados mais de 20 serviços completamente gratuitos para os moradores dos engenhos São Pedro, Penanduba, Pedra Lavada, Penandubinha e Camarço, com a realização de 1.729 atendimentos.


A Caravana Mais Jaboatão Rural é fruto do trabalho em parceria das sete secretarias municipais e da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (COMAB). O prefeito Mano Medeiros compareceu ao evento e foi presenteado pelos produtores rurais, recebendo uma cesta com produtos oriundos dos cinco engenhos que participaram do mutirão. De acordo com ele, a ação é apenas o início de uma nova era na Zona Rural Jaboatonense.


“Fico muito feliz ao sentir a receptividade e o agradecimento das pessoas. Esse evento é o primeiro de muitos que virão pela frente”, disse Mano. “Tenho ido às ruas e conversado com a população, por isso gostaria de pedir a todos os jaboatonenses que confiem na prefeitura e sejam parceiros dela, pois estamos aqui para melhorar a vida de todos os cidadãos do nosso município”, concluiu o prefeito.


Cristiane Gomes da Silva, moradora do Engenho Camarço, afirmou que nunca na região foi vista uma atividade tão abrangente. “É uma atividade muito útil. Muitas pessoas precisam desses serviços e não lembro de ter visto algo assim por aqui”, afirmou, empolgada.


A Caravana também contou com um polo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que deu instruções a respeito do empreendedorismo rural e tirou dúvidas dos agricultores. “Muitas pessoas não entendem suas terras como um negócio, então a primeira coisa que costumamos fazer é a formalização. Dessa forma, muitas práticas são corrigidas e o lucro aumenta”, afirmou Alane Guimarães, gestora do agronegócio na Região Metropolitana do Recife.