Exclusivo - Paulo Câmara vem à Santa Cruz do Capibaribe visitar obras e impulsionar pré-candidaturas de Fábio e Helinho

Com exclusividade, o Blog do Alberes Xavier obteve a informação que nesta sexta-feira (25) o governador Paulo Câmara (PSB), virá à Santa Cruz do Capibaribe visitar a ETE (Estação de Tratamento e Esgoto), e oficializar apoio a Fábio Aragão (PP) e Helinho Aragão (PSB), pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente 


Das obras que serão visitadas, a principal delas é a ETE, que vai ter a passagem do governador por volta das 9h, para acompanhar de perto todo funcionamento da estação, que contou com investimento de mais de cem milhões de reais e foi financiado pelo Banco Mundial. 


A obra contou com a instalação de quatros estações elevatórias (bombeamento), além de tubulações e poços de visitas. As operações do sistema já estão em pleno funcionamento. A unidade conta com capacidade de 355 litros por segundo, garantindo 100% de atendimento da cidade até 2038. 


Além da visita a ETE, outra que está na agenda do governador é a duplicação da PE-160, que estava com inauguração prevista para abril, mas, devido à pandemia acabou sendo adiada. 


Em seguida o governador vai oficializar seu apoio as pré-candidaturas de Fábio e Helinho Aragão, que concorrem a prefeitura municipal e são oposições ao prefeito Edson Vieira (PSDB). 


Ainda não há informações sobre onde acontecerá a agenda política, mas este ato promete impulsionar as pré-candidaturas a prefeito, tendo em vista que os últimos ato realizados têm animado correligionários do grupo. 


Diogo bem na fita – Toda articulação foi norteada pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que, mais uma vez, mostra sua força diante do Palácio do Campo das Princesas e o principal apoiador do projeto do PP em chegar à prefeitura no próximo ano.

“NOS 184 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO EXISTE ALGUMA AÇÃO DA NOSSA PARTE”: AFIRMA DEPUTADO PASTOR EURICO

Em seu terceiro mandato como deputado federal, o Pastor Eurico (Patriota), falou das suas ações como parlamentar pernambucano. O presidente do Patriota revelou que apesar das dificuldades, e de não ter nenhum prefeito que o tenha apoiado no pleito anterior, tem realizado seu trabalho para todos os pernambucanos.


“As nossas ações, independentemente de voto, elas vão para todas as pessoas, para todos os munícipes”, disse. “Nos 184 municípios do estado de Pernambuco, existe alguma ação da nossa parte”, completou.


Pastor Eurico ressaltou que diversas cidades foram contempladas com o montante das suas indicações nesse período de pandemia para o combate ao coronavírus. Áreas de cunho social como o Conselho Tutelar, de Apoio à Pessoa Idosa, assim como o setor de Segurança Pública, também são alcançadas pelas ações do deputado.


O parlamentar lamenta o posicionamento da oposição no Congresso que trabalha para atrapalhar o governo do presidente Bolsonaro. “Apesar do jogo sujo da oposição que sempre os esquerdopatas estão trabalhando contra as ações do governo. Os projetos bons para a sociedade eles tentam inviabilizar em alguns momentos com situações complicadas. Eles tentam usar de manobras para que não haja votações”, revelou.


Para as eleições de novembro o Patriota definiu apoio nas cidades do Recife, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes. Em Caruaru o deputado reafirma o respeito pelo trabalho da administração. “Independentemente de estar com a prefeita ou não, nossas ações não deixam de acontecer” disse.

Se ligue!

FBC garante abertura das comportas do reservatório Terra Nova para levar água do São Francisco a produtores de Cabrobó


A pedido do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, autorizou nesta quarta-feira (23) a abertura das comportas do reservatório Terra Nova, garantindo o acesso à água no Riacho Grande aos produtores rurais da região de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. 


Após reunião com o ministro em Brrasília, Fernando Bezerra explicou que a água do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco será liberada em 48 horas. “Vim aqui solicitar a liberação da água na altura da barragem de Terra Nova, pertinho de Cabrobó. Essa água vai chegar no Riacho Grande e atender os produtores no município de Cabrobó. Mais uma atenção do ministro Rogério Marinho a Pernambuco”, disse o senador.


“Fernando Bezerra Coelho tem sido um parceiro extraordinário do governo federal no processo de transformação do Brasil. É um pedido justo permitir que a água possa servir aos produtores da região de Cabrobó, para que possam trabalhar e gerar emprego e renda”, afirmou o ministro Rogério Marinho.

Professor Marcelo Rodrigues apresenta propostas para a Feira de Caruaru

Durante sua primeira participação em sabatina televisionada, ocorrida ontem (22), em uma emissora local, o pré-candidato à prefeitura pelo PT, Professor Marcelo Rodrigues, afirmou que a Feira de Caruaru permanecerá onde está: “A Feira de Caruaru é o coração da nossa economia. Nós vamos trabalhar para criar a infraestrutura dessa feira. Não é tirar a feira. A feira fica”, disse. 


O Professor Marcelo Rodrigues ainda falou sobre os projetos que tem para o futuro do espaço: “Nós vamos trabalhar para que toda a área do entorno da feira seja aproveitada para que a gente estabeleça, enquanto prefeitura, a questão da mobilidade, da segurança, dos sanitários, para dar dignidade a quem vai comprar e a quem está vendendo. A gente tem que criar condições para que a feira funcione.”, afirmou.


Durante a sabatina, o pré-candidato também relembrou o legado deixado pelo ex-presidente Lula: “Foi uma das pessoas mais perseguidas pela elite brasileira, até porque o projeto do PT é um projeto popular, um projeto de inclusão, de democracia e que deixou um grande legado em Caruaru. As pessoas sabem o que foi o Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Família, o ProUni, o Fies, o Hospital Mestre Vitalino, o Mais Médicos, o Brasil Sorridente. Todos esses projetos foram implantados aqui no governo do PT”, concluiu.

Marco Aurélio promete criar Voucher Educacional no Recife

O candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, anunciou que vai criar um programa ousado no ensino e que vai beneficiar, em curto prazo, as crianças do município que não têm acesso a escolas de qualidade. 


Intitulado de Voucher Educacional, o programa vai oferecer uma espécie de “bolsa” aos alunos que dará a ele o direito de estudar em uma escola particular próxima de sua casa. 


“Hoje o Recife não tem escolas com estruturas adequadas para nossos alunos. Atualmente a Prefeitura aluga uma casa, manda pintar e coloca uma placa dizendo que é uma escola. O Voucher Educacional é uma solução a curto prazo, se na comunidade a escola não tem estrutura ou vagas para as crianças, ela vai receber um Voucher para ter acesso à educação de qualidade”, explicou Marco Aurélio.


Agenda quarta-feira (23/00)


Atendimento de lideranças no escritório

João Campos quer ampliar parcerias entre a Prefeitura do Recife e as universidades

Candidato da Frente Popular a prefeito da Capital se reuniu na manhã desta quarta-feira com a reitoria da UFPE e reafirmou compromisso com melhoria na educação


A valorização do sistema educacional e novas propostas para o fortalecimento do papel da universidade no enfrentamento aos desafios urbanos foram discutidos hoje pelo deputado federal João Campos (PSB). Na manhã desta quarta-feira (23), o parlamentar se reuniu com a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem o professor Alfredo Macedo Gomes como reitor. Membros do gabinete e das pró-reitorias também estiveram presentes, num encontro que seguiu todas as recomendações das autoridades sanitárias. 


“Fui aluno da Universidade Federal de Pernambuco, onde me formei em Engenharia Civil, e tenho muito orgulho dessa minha escola. Sempre fiz questão de lutar em defesa das universidades públicas. Reforcei esse compromisso hoje e ouvi as sugestões importantes”, destacou João Campos. “Se a gente quer construir um lugar melhor e mais justo pra se viver, precisa investir em educação, pesquisa, ciência e tecnologia. Contem comigo nesta luta de sempre, por soberania e avanços pelo caminho da educação”, afirmou. 


No encontro, João Campos escutou as principais propostas da Universidade Federal para modernização da sua estrutura e para o aumento de sua relação com a cidade. O reitor Alfredo Macedo apresentou também uma série de projetos para a Cidade Universitária e bairros circunvizinhos. 


Durante sua trajetória parlamentar, João Campos apresentou propostas para melhorias na UFPE, com emenda para reestruturação e aquisição de equipamentos para os laboratórios do Centro de Tecnologia e Geociências, Faculdade de Direito do Recife e Centro de Ciências Médicas.


“O que puder ser feito para agregar o conhecimento da universidade com as necessidades da cidade é positivo. Por exemplo: a gente sabe que muitos alunos fazem projetos importantes, mas ao final da atividade essas propostas não são aproveitadas. Temos que fazer essa interligação com as demandas da cidade. Temos que fazer essa aproximação, mas não de maneira isolada para determinado curso. Esse é um compromisso que tenho e não abro mão”, pontuou João Campos.

Deliberações da Comissão Eleitoral para a eleição do Moda Center Santa Cruz

A administração do Moda Center dá publicidade às deliberações divulgadas pela Comissão Eleitoral para a eleição do novo Corpo Administrativo do centro de compras (Biênio 2020-2022). 


A comissão esteve reunida na última terça-feira (22), no Centro Administrativo do Moda Center, para receber e analisar as defesas das chapas “O Moda Center é de todos os condôminos” (encabeçada pelo candidato Aguinaldo Xavier Alves da Rocha) e “União dos Confeccionistas” (encabeçada pelo candidato José Gomes Filho).


As chapas foram inscritas na última sexta-feira (18), porém após a análise dos documentos pela referida comissão eleitoral, as duas inscrições indeferidas por cometerem infrações ao disposto Edital de Convocação.


Atendendo aos prazos que regem o mesmo edital, as documentações com as defesas foram entregues e analisadas pela Comissão Eleitoral, que deferiu a homologação das duas chapas, o que as torna aptas a concorrer a eleição em 8 de outubro, conforme consta no Edital de Convocação.


Número das chapas


Considerando a deliberação da comissão eleitoral em 18/09/2020, no sentido de que o número de cada chapa seria atribuído mediante o registro e a entrega de toda a documentação exigida no Edital de Convocação, ficou decidido que:


- A chapa “União dos Confeccionistas” será a Chapa 1, já que entregou a documentação um dia antes da chapa concorrente. A entrega foi realizada em 21/09/2020, às 16h59.


- A chapa “O Moda Center é de todos os condôminos” será a Chapa 2, já que esta entregou sua documentação em 22/09/2020, às 16h53.


Requerimento para mudança da data da eleição


A Comissão Eleitoral também deliberou sobre o requerimento feito pela chapa “O Moda Center é de todos os condôminos”, solicitando mudança da data da eleição, de 8 para 19 de outubro.


O pedido foi indeferido, pois qualquer pedido de impugnação ao disposto no edital deve ser feito até 9 de setembro, o que não foi feito, de acordo com a Comissão Eleitoral.

Governo de Pernambuco anuncia os destaques do Prêmio Idepe

Ao todo, 42 certificados foram entregues em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

 

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou, nesta quarta - feira (23), os vencedores do Prêmio Idepe, o mais importante do calendário anual da pasta. A ideia do prêmio é valorizar as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Ao todo, foram entregues 42 certificados a quem se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco. Desses, 12 certificados são para os municípios, 06 para as escolas municipais, 06 para as GREs e 18 para as escolas estaduais. A cerimônia aconteceu no Palácio do Campo das Princesas com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Natanael José da Silva, e de José Patriota, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A solenidade foi em versão reduzida por conta do novo coronavírus e transmitida online.


“A educação de Pernambuco não vai se desenvolver de uma maneira isolada. É preciso integração e uma visão muito estratégica dentro das peculiaridades de cada região, mas dentro de uma visão de gestão, onde o trabalho integrado dos gestores, professores, alunos e o poder público possam fazer a diferença. Isso já acontece de maneira muito organizada em muitas regiões. O Pajeú é um exemplo disso, que há tantos anos tem resultados excepcionais na área de educação. E isso está acontecendo também em outras regiões. Isso é o que tem feito diferença na educação pública de Pernambuco. Hoje, com a entrega das premiações, não apenas dos melhores resultados, mas também das maiores evoluções, a gente vê que as coisas estão dando certo em outras regiões que ainda precisam melhorar muito, mas que já estão com um nível de avanço positivo, mostrando que mais na frente vão estar no patamar que a gente quer para cada região de Pernambuco. Ainda temos muito o que fazer na educação de Pernambuco, mas o caminho trilhado há pouco mais de dez anos com uma política pública de consistência, com gestão, com foco no ensino integral e com foco no aprendizado e nas condições de trabalho tem surtido os resultados necessários. Nossos alunos estão de parabéns. Eles estão vendo que com educação é possível atingir seus sonhos e conquistar o mundo. Muitos já foram ganhar o mundo e muitos outros vão estar preparados para os desafios do mundo moderno”, disse o governador Paulo Câmara.

 

Os números do Idepe de 2019 apontam que a média do Ensino Médio em Pernambuco ficou em 4,7, ou seja, um pouco maior que a média do Ideb, divulgada na semana passada pelo Ministério da Educação. “As escolas evoluíram como um todo no Estado. Claro que todos os anos há as escolas que se destacam, mas todos os anos também temos novas escolas chegando ao primeiro lugar, sejam elas estaduais ou municipais. A Mata Sul é um exemplo de uma região onde os municípios, como um todo, apareceram nas categorias de crescimento. Foi a região que mais cresceu”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.


O secretário destacou, ainda, a evolução nas escolas estaduais no Ensino Médio, apontada pelo Idepe. Em 2019, apenas 13 escolas tiveram média menor que 3,0, ou seja, uma redução de 98% em relação a 2008, quando a média era de 575 escolas. O Idepe apontou, ainda, oito escolas estaduais do Ensino Médio com média acima de 7,0.

 

“Não existe receita pronta para ter um bom desempenho no Idepe, mas uma dica é fazer um trabalho focado, valorizando a equipe e cada passo dado por ela. Liderar de forma positiva, além de focar objetivos possíveis de serem atingidos, dando condições para isso”, disse Danilo dos Santos, da Gerência Regional da Mata Sul, que conquistou o 1º lugar, com crescimento de 5,0%.

 

Confira abaixo a lista dos vencedores:

 

Escolas da Rede Municipal com melhores resultados do Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: GRUPO ESCOLAR BARRA AZUL, do município de BONITO – Idepe: 8,68

2º Lugar: ESCOLA MUNICIPAL FORTALEZA, do município de TRIUNFO – Idepe: 8,90

1º lugar: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JANAÍNA MÉRCIA FREIRE, do município de CUSTÓDIA – Idepe: 9,11

 

Escolas da Rede Municipal com melhores resultados do IDEPE nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO SAYÃO, do município de BONITO – Idepe: 7,54

2º Lugar: ESCOLA INTERMEDIÁRIA MANOEL DE QUEIROZ LIMA, do município de BONITO – Idepe: 7,68

1º lugar: GRUPO ESCOLAR BARRA AZUL, do município de BONITO – Idepe: 8,24

 

Os três municípios com maior crescimento no Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de LAGOA GRANDE – crescimento de 23,11%

2º Lugar: município de MARAIAL – crescimento de 26,10%

1º Lugar: município de MACHADOS – crescimento de 28,50%

 

Os três municípios com maior crescimento no Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de PESQUEIRA – crescimento de 21,57%

2º Lugar: município de TUPANATINGA – crescimento de 27,16%

1º Lugar: município de ÁGUA PRETA – crescimento de 30,72%

 

Os três municípios com melhor Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de BONITO – Idepe: 7,35

2º Lugar: município de CARNAÍBA – Idepe: 7,47

1º Lugar: município de MACHADOS – Idepe: 7,75

 

Os três municípios com melhor Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de BONITO – Idepe: 6,14

2º Lugar: município de PANELAS – Idepe: 6,41

1º Lugar: município de MACHADOS – Idepe: 6,73

 

Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA INOCÊNCIO CORREIA DE LIMA, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – crescimento de 32,3%

2º Lugar: ESCOLA ANTÔNIO NUNES DOS SANTOS, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão Médio São Francisco – crescimento de 34,1%

1º Lugar: ESCOLA JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA, do município de SÃO CAETANO, da Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte – crescimento de 59,1%

 

Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no ENSINO MÉDIO

3º Lugar: ESCOLA DOM JOSÉ LAMARTINE SOARES, do município de BEZERROS, da Gerência Regional de Educação Mata Centro – crescimento de 46,7%

2º Lugar: ESCOLA DOUTOR ALÍPIO LUSTOSA, do município de BELÉM DE SÃO FRANCISCO, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – crescimento de 59,5%

1º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CENTRAL BARREIROS, do município de BARREIROS, da Gerência Regional de Educação Mata Sul – crescimento de 66,5%

 

Escolas da Rede Estadual em parceria com melhores resultados do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE PETROLINA – ANEXO I, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Médio São Francisco – Idepe: 7,17

2º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSORA IVONITA ALVES GUERRA, do município de GARANHUNS, da Gerência Regional de Educação Agreste Meridional – Idepe: 7,60

1º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO DO RECIFE - FCAP UPE – do município de RECIFE, da Gerência Regional de Educação Recife Sul – Idepe: 8,11

 

Escolas da Rede Estadual em parceria com melhores resultados do Idepe no ENSINO MÉDIO

3º Lugar: COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE PETROLINA – ANEXO I, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Médio São Francisco – Idepe: 6,40

2º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSORA IVONITA ALVES GUERRA, do município de GARANHUNS, da Gerência Regional de Educação Agreste Meridional – Idepe: 7,00

1º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO DO RECIFE - FCAP UPE – do município de RECIFE, da Gerência Regional de Educação Recife Sul – Idepe: 7,61

 

Escolas da Rede Estadual com melhores resultados do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA JOAQUIM GUEDES CORREIA GONDIM NETO, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – Idepe: 7,25

2º Lugar: ESCOLA INOCÊNCIO CORREIA LIMA, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – Idepe: 7,46

1º Lugar: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA, do município de QUIXABA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Alto Pajeú – Idepe: 7,52

 

Escolas da Rede Estadual com melhores resultados do Idepe no ENSINO MÉDIO


3º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOÃO BATISTA DE VASCONCELOS, do município de TACARATU, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,46

2º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CAPITÃO NESTOR VALGUEIRO DE CARVALHO, do município de FLORESTA, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,57

1º Lugar: ESCOLA ESTADUAL JOÃO RODRIGUES LEITE, do município de CARNAUBEIRA PENHA, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,60

 

As três Gerências Regionais de Educação com maior crescimento no Idepe:

3º Lugar: GRE Sertão Médio São Francisco – Gestora: Anete Ferraz – crescimento de 2,0%

2º Lugar: GRE Agreste Meridional – Gestora: Adelma Elias da Silva – crescimento de 3,2%

1º Lugar: GRE Mata Sul – Gestor: Danilo dos Santos - crescimento de 5,0%

 

As três Gerências Regionais de Educação com melhores resultados no IDEPE:

3º Lugar: GRE Sertão do Alto Pajeú – Gestora: Maria do Socorro Amaral – Idepe: 5,16

2º Lugar: GRE do Submédio São Francisco – Gestora: Dilma Marques – Idepe: 5,31

1º Lugar: GRE Vale do Capibaribe – Gestora: Edjane Ribeiro – Idepe: 5,57

Cleiton Collins propõe ampliação de lei para pagamentos de pedágios com cartão de crédito

A lei atual informa que o pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão de débito.


O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), emitiu um projeto de Lei que propõe a ampliação da forma de pagamento de pedágios no Estado de Pernambuco, adicionando o pagamento em cartão de crédito.


De acordo com a Lei nº 295/2015, de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB), segundo a proposição, concessionárias que exploram o serviço de pedágio devem criar a infraestrutura necessária para viabilizar o funcionamento dos terminais de cartão de débito.


Na justificativa anexada à matéria, Moraes afirma que “inúmeros usuários passam por constrangimento quando, no momento de pagar a tarifa, não dispõem de dinheiro em espécie”.


A proposta de Cleiton Collins quer ampliar ainda mais e ajudar o consumidor pernambucano na hora de escolher a forma de pagamento e adicionar o cartão de crédito como forma de pagamento.


“É importante dar mais possibilidades ao cidadão. Com o pagamento no cartão de crédito, o consumidor terá a oportunidade de efetuar o pagamento no fechamento de sua fatura, o que irá dar um alívio no bolso de quem está sem dinheiro”, explica o deputado.


Com as pessoas cada vez mais optando pelos usos dos cartões. A nova modalidade iria facilitar a vida de todos.


“Cada vez mais o uso de cartões está mais comum. As pessoas precisam de facilidade e a inclusão da nova modalidade ajudará na rapidez, uma vez que a dificuldade de dinheiro trocado, muitas vezes, atrasa e atrapalha a vida de todos”, finalizou.