Pendências com prefeitos do interior do Estado ainda não permite oficialização da permanência do PP na Frente Popular

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:49



Em conversa com o Blog do Alberes Xavier, um Progressista afirmou que amanhã (1°) ainda não será a oficialização da permanência do PP na Frente Popular. 


Ele disse que há pendências com alguns prefeitos do interior do Estado, que precisam ser resolvidas. O Progressista acrescentou que a reunião de amanhã será com o vice-presidente do partido, Luiz Eduardo (Lula da Fonte), que vai conversar com integrantes da Frente Popular, com o governador Paulo Câmara e, mais a frente que essa oficialização poderá ser feita.

Com desistência de Rogério Leão, grupo de Serra Talhada adere ao deputado Fabrizio Ferraz

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:40



Com a desistência do deputado estadual Rogério Leão, que iria disputar a reeleição este ano, o vereador de Serra Talhada André Terto declarou apoio ao deputado Fabrizio Ferraz na corrida eleitoral. Com o aval do deputado federal Sebastião Oliveira, líder do grupo na região, além de Terto, o ex-vereador Dr. Leirson Magalhães e outras lideranças também irão compor o time de Ferraz.


Feitas as mudanças, 100% do grupo conduzido por Sebá em Serra Talhada passa a apoiar Fabrizio Ferraz rumo a mais um mandato. “O nosso time cresce dia após dia e tá cada vez mais fortalecido. Estamos muito felizes com as novas adesões e confiantes de que estamos construindo uma vitória sólida”, disse Ferraz.


Fabrizio Ferraz já havia se consolidado como maior liderança do Sertão de Itaparica, agora assume protagonismo em todo Sertão pernambucano. O parlamentar desponta como forte liderança política no Estado e promete retornar à Alepe com folga no próximo pleito.

Anderson visita presidência do TCE e cita Jaboatão como exemplo de controle fiscal e orçamentário

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:38


Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação


Em visita ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, conselheiro Ranilson Ramos, na manhã desta quinta-feira (30), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas, Anderson Ferreira (PL), destacou a importância da côrte de contas para o equilíbrio financeiro do estado e dos municípios e citou a gestão à frente da segunda maior cidade pernambucana como referência no controle fiscal e orçamentário. Jaboatão recebeu nota A no Capag, principal indicador do Tesouro Nacional que apura a situação fiscal e mede a capacidade de pagamento de estados e municípios.


A avaliação é superior a de cidades como Recife e Petrolina, que assim como o Governo do Estado, obtiveram nota B. Caruaru, no Agreste, ficou com conceito C. “O Capag é utilizado para realizar o diagnóstico da saúde financeira das cidades e Jaboatão obteve a nota máxima, o que deixa claro que é possível, sim, apresentar resultados em meio a adversidades, basta ter compromisso”, disse Anderson.


“Nós temos percorrido cada região de Pernambuco para apresentar nossas propostas e falar sobre os resultados que apresentamos em nossa gestão à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Acabamos de receber mais um importante reconhecimento nacional no setor econômico pela Austin Rating/IstoÉ em indicadores fiscais e de capacidade de arrecadação. Então, hoje, um município que era sinônimo de más administrações se tornou referência em planejamento e organização”, pontuou Anderson Ferreira.

Lessa articula reunião para aquecer economia do Polo Têxtil

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:29


Foto: Viliane Gomes


Articulada pelo deputado estadual Erick Lessa, ocorreu uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE) e integrantes da Associação Pernambucana dos Atacadistas de Tecidos, Confecções e Artigos de Armarinho (Apatec). O encontro foi realizado nesta quarta-feira (29), no Recife. Participaram o diretor Geral de Planejamento e Controle da Ação Fiscal (DPC), ​​​​Cristiano Dias, e o gerente do Segmento de Tecidos da Sefaz-PE, João Luiz. Em pauta, o fortalecimento da economia através do aumento da competitividade no Polo de Confecções do Agreste. 


Um dos principais pontos discutidos foi a reformulação do Decreto estadual nº 25.936/2003, o qual dispõe sobre a sistemática de tributação referente ao ICMS incidente nas operações com tecidos, artigos de armarinho e confecções. O anexo único da norma impede a importação desse tipo de material. “Com essa reformulação, o Polo Têxtil de Pernambuco se fortalecerá ainda mais, pois deverá fazer frente às importações irregulares, aumentando a competitividade, com melhores preços e um consequente aumento na arrecadação do ICMS”, avaliou o integrante da Apatec, João Cândido Júnior. A perspectiva é que esse assunto seja tratado brevemente pelos membros do Conselho de Política Tributária (CPT). 


O deputado Lessa relembra que esse é um pleito histórico da categoria. “Há muitos anos, o setor solicita medidas neste sentido, e estamos destravando o diálogo com o objetivo de oferecer melhores condições e mais liberdade para o nosso Polo”, declara o parlamentar. Lessa é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa e autor do Estatuto do Desenvolvimento Econômico (Lei nº 17.296/2021), que simplifica procedimentos burocráticos no estado. 

Presidente do TCU marca data de aposentadoria do tribunal

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:23


Divulgação/TCU


Ministra Ana Arraes comunicou a colegas do tribunal que pretende antecipar em alguns dias sua saída da Corte de Contas, as informações são do Metrópoles 


A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, avisou a colegas da Corte que antecipará em alguns dias sua aposentadoria.


Ela comunicou que pretende pendurar a toga a partir de 22 de julho, uma semana antes de completar 75 anos de idade, em 28 de julho, quando teria de se aposentar compulsoriamente.


No lugar de Ana Arraes, assumirá o comando do TCU o ministro Bruno Dantas, atual vice-presidente da Corte. Ele ficará como presidente do tribunal até 2024, pelo menos.


Já a vaga de ministra de Ana Arraes será escolhida pela Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), porém, só pretende fazer a escolha após as eleições gerais de outubro.

Yves Ribeiro participa de Seminário Nacional de Educação

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:17



O prefeito de Paulista,Yves Ribeiro(MDB), participou na manhã desta quinta-feira(30), da abertura dos trabalhos do Seminário Nacional Educar Pra Valer, que acontece na cidade de Sobral, no Estado do Ceará. 


O Programa Educar Pra Valer é uma parceria que reúne a Fundação Bem Comum, a Fundação Lemann e o Instituto Natura, no esforço de promover a alfabetização de crianças na idade certa, que conta com a participação da Prefeitura da Cidade do Paulista.


Na programação do encontro, que se estende até amanhã à tarde, acontecerão quatro painéis:Roda de conversa com os prefeitos, Roda de conversa com secretários de Educação, Dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional, e Os pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral.


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, abriu os trabalhos do seminário Nacional, que contou com as presenças de Veveu Arruda( diretor executivo da Associação Bem Comum), Jorge Paulo( presidente do Conselho da Fundação Lemann) e de Camila Pereira (diretora das Frentes de Impacto da Fundação Lemann).


Acompanham Yves no encontro, os secretários executivos Francisco Santos (Desenvolvimento Educacional), Marcos Eduardo(Gabinete), Maria Marcelino (gerente de Gestão Escolar), Luciana Santos(coordenadora de Formação de Professores do Programa Educar Pra Valer) e Anderson Nascimento (coordenador de Gestão Escolar).

Em discurso emocionado, Rodrigo Novaes agradece ao governador Paulo Câmara pela obra da PE-425 e faz homenagem ao primo falecido recentemente

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:15



O deputado estadual Rodrigo Novaes, esteve presente ontem (29) no município de Floresta, Sertão de Pernambuco. A agenda faz parte do Plano de Retomada do governador Paulo Câmara, que também participou da comitiva composta por diversos nomes da Frente Popular de Pernambuco, como Danilo Cabral, Pedro Campos e Teresa Leitão. 


Na ocasião, o grupo político participou da assinatura da ordem de serviço para execução da obra da PE-425, que ligará Floresta a Carnaubeira da Penha. O trecho conta com 43,4 km de extensão e custará aproximadamente R$ 62 milhões, o maior investimento já feito na história de Floresta.


Era uma obra muito aguardada, sonhada pelo povo florestano, mas que por vários problemas burocráticos com a empresa contratada para executar o serviço, não saiu do papel. A rodovia irá criar um corredor de desenvolvimento e oportunidades para a região, além de interligar Pernambuco, Ceará e Bahia, encurtando o tempo de viagem. 


Rodrigo Novaes agradeceu a Paulo Câmara pelo apoio à Floresta e se emocionou ao falar sobre as conquistas que tem conseguido para o município. 


“Falar em Floresta é sempre diferente, e hoje é ainda mais. Estou tomado por um sentimento de extremo amor por minha terra é preciso compartilhar com vocês. Quero prestar uma homenagem hoje a todos vocês que saem das duas casas, caminham lado a lado com a gente e acreditam no nosso trabalho. Quero homenagear Juninho Novaes, meu primo que não está mais entre nós, mas que se estivesse, estaria hoje aqui com a gente. Ele não está, mas o sentimento está presente”, disse Rodrigo Novaes emocionado. 


Além de prestar homenagens e falar sobre a sua trajetória de amor com o município de Floresta, Rodrigo Novaes comentou sobre os investimentos que o município está recebendo: 


“São muitos investimentos, o maior investimento feito por um governo em toda história de Floresta. Investimentos em pavimentação, calçamento de ruas, reforma do mercado público, além de quase R$ 62 milhões da PE-425. Isso me deixa orgulhoso, por ter vivenciado e participado de forma ativa desse governo, enfrentando os desafios com responsabilidade”, finalizou Novaes.

Sem novidade - Deputada Alessandra Vieira é anunciada como pré-candidata a vice de Miguel Coelho

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 13:06


Foto: Jonas Santos


Liderança política com forte presença no Agreste, a deputada estadual Alessandra Vieira foi a escolhida para ser pré-candidata a vice-governadora pelo União Brasil. O anúncio foi realizado em um grande ato no Recife, nesta quinta-feira (30). Alessandra formará a chapa do UB junto com o ex-prefeito Miguel Coelho, pré-candidato a governador.


Centenas de lideranças, aliados, amigos e familiares de Alessandra Vieira acompanharam o evento. A deputada estadual, além compartilhar o palanque com Miguel pelo estado, terá papel estratégico na pré-campanha. Alessandra ficará responsável pela articulação do segmento feminino, em movimentos sociais e em projetos para pessoas com deficiência ao longo dos próximos meses na chapa do UB.


Para Alessandra, sua atuação enquanto parlamentar e seus projetos de lei têm muita sintonia com o plano de governo apresentado por Miguel, o que lhe dá ainda mais segurança de estar seguindo no caminho certo. “Miguel representa a mudança e a esperança que o estado quer e precisa. Juntos, teremos a oportunidade de expandir para todo o estado a administração exitosa e exemplar que foi empregada por Miguel em Petrolina nos últimos anos, levando a cidade ao patamar de cidade com melhor qualidade de vida do Nordeste. Estou pronta para mais esse desafio”, pontua Alessandra.


O pré-candidato a governador Miguel Coelho destacou os atributos de Alessandra como ideias para uma líder que vai ajudar Pernambuco a recuperar seu protagonismo e deixar para trás o momento de dificuldades extremas. “Uma mulher sensível, que tem uma trajetória de superação, que deixou para trás tantas adversidades, sem dúvidas, saberá como tirar nosso estado dessa situação de miséria, desalento e falta de expectativa. Alessandra é destemida, tem um coração gigante e acumula uma grande experiência atuando para ajudar quem mais precisa. Não haveria nome melhor para inspirar e fazer conosco a transformação que os pernambucanos exigem”, destacou Miguel.


Natural de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra teve uma infância humilde.


Perdeu o pai quando tinha apenas nove meses de vida e a mãe passou a sustentar a casa e os cinco filhos a partir da costura. Na vida pública, Alessandra exerceu durante sete anos o cargo de secretária de Cidadania. Foi eleita deputada estadual em sua primeira disputa eleitoral, em 2018, com 45.115 votos. Sua missão sempre foi representar as mulheres pernambucanas e, em especial, o Polo de Confecções do Agreste, segundo maior do Brasil, movimentando cerca de um bilhão de reais por ano.


Casada com o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, Alessandra tem três filhas, Raquel, Gabriela e Sophia. Na Assembleia Legislativa, ocupa a 4ª Secretaria da Mesa Diretora, onde vem fazendo um trabalho voltado para a melhoria de vida das pernambucanas e pernambucanos, com destaque para a criação de projetos de lei que lutam e combatem a violência contra a mulher. Alessandra já apresentou 172 Indicações, 53 Requerimentos e 114 Projetos de Lei Ordinária, sendo 37 deles promulgados como Leis.

EXCLUSIVO: Eduardo da Fonte oficializará amanhã a permanência do PP na Frente Popular

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 11:44


Foto: Divulgação 


Chegou ao conhecimento do blog, que o presidente do Partido Progressistas (PP), o deputado federal Eduardo da Fonte vai oficializar nesta sexta-feira (1°) a permanência da sigla na Frente Popular, chapa do PSB. 


Eduardo da Fonte chegou a conversar com a pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (SD) sobre o sentimento de mudança, mas, após diálogo com o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, Dudu da Fonte decidiu permanecer na Frente Popular. 


O anúncio será feito na presença do governador Paulo Câmara (PSB) e de outros integrantes da Frente Popular.

Prefeito Roberto Asfora avalia de forma positiva a realização do São João Cultural Valores da Terra

Publicado por Alberes Xavier em 30/06/2022 às 10:41



Um dos maiores São João da história de Brejo da Madre de Deus foi realizado nessa retomada dos festejos juninos. O prefeito Roberto Asfora avaliou de forma positiva a programação que rodou todo o município. 

   

"Além de valorizar os artistas locais, nosso São João aqueceu a economia, levamos o melhor do São João para várias localidades, do dia 03 onde abrimos em São Domingos até ontem (28) quando encerramos aconteceram diversos shows, quadrilhas e apoio aos produtores culturais." Destacou o prefeito Roberto Asfora. 

     

Mais de 50 artistas se apresentaram nas diversas programações que foram realizadas. Mônica Asfora, Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico também falou sobre o São João, "Gostaria de parabenizar todos os artistas, produtores culturais e as secretarias envolvidas, também agradecer o apoio da polícia militar, enfim, foi um mês maravilhoso, de muito forró e alegria."