Prazos eleitorais de julho são adiados por 42 dias

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo


Os prazos eleitorais previstos para o mês de julho serão prorrogados por mais 42 dias. A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, em razão do adiamento das eleições municipais deste ano.


A alteração está prevista na Emenda Constitucional 107/2020, que contém prazos para as eleições de 2020. O adiamento, aprovado pelo Congresso Nacional, foi defendido pelo TSE para atender às recomendações médicas e sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo as autoridades, o adiamento seria mais seguro para eleitores e mesários.


Agora, conforme a emenda constitucional, o primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.


Proposta de adiamento das eleições deste ano altera datas do calendário eleitoral


Câmara aprova texto-base da PEC que adia eleições municipais


Segundo o comunicado do ministro Barroso, o Congresso alterou de forma expressa algumas datas importantes e indicou que as demais datas seriam prorrogadas de forma proporcional. No entanto, será necessário aprovar um novo calendário eleitoral para efetivar os ajustes, o que deve ocorrer em agosto, após o recesso.


Dentro das previsões para julho, e que foram adiadas, estavam a vedação à transferência voluntária de recursos aos municípios, vedação à participação de candidatos em inaugurações de obras e realização das convenções partidárias e prazo para apresentação da ata respectiva. (Fonte: Brasil 61)

Cabrobó começa um projeto de arborização com Ipê Roxo e Caraibeiras

O município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, recebeu esta semana a doação de 3 mil mudas de Ipês Roxos e Caraibeiras para início de um projeto de arborização, paisagismo e floricultura que vai mudar significativamente o aspecto urbanístico da cidade.
 
As mudas de espécies nativas da flora da Caatinga, foram doadas pela Agrovale, empresa sucroalcooleira com sede em Juazeiro - BA, e vão ampliar a cobertura verde da cidade ornamentando as principais avenidas, praças, canteiros centrais e passeios públicos com uma floração intensa e coloração variada.
 
De acordo com o prefeito do município, Marcílio Cavalcanti, o plantio das mudas vai beneficiar inicialmente os espaços públicos da área central com plantas de potencial ornamental de médio e grande porte. "Já identificamos as áreas mais quentes e de maior fluxo de movimento e a nossa expectativa é que, em três anos, algumas dessas árvores já comecem a florescer, dar sombra e ar puro", ressaltou.
 
Ainda segundo o prefeito, o projeto prioriza o uso de espécies da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, pela rusticidade das espécies e por exigirem a menor quantidade de irrigação e tratos possíveis. "Além da beleza paisagística promovida pelo festival de cores que também irá amenizar as altas temperaturas do nosso sertão", concluiu.
 
Agrovale
 
O viveiro de mudas da Agrovale produz mais de 70 espécies de plantas nativas da Caatinga a exemplo de marizeiro, ingazeiro, pau ferro, paineira, angico e umburana. As mudas são utilizadas na recuperação de áreas degradadas, repovoamento e reflorestamento, visando a preservação da Caatinga, ecossistemas e das matas ciliares do Rio São Francisco.
 
De acordo com o Departamento do Meio Ambiente da empresa, apenas no ano passado foram doadas 72 mil mudas nativas para 14 municípios – 10 baianos, 4 pernambucanos – e pelo menos 90 entidades e pessoas físicas.

Em Taquaritinga do Norte aulas seguem de forma remota

Nessa busca constante por uma alternativa que minimize os efeitos da pandemia, apresenta-se como melhor opção a adoção de aulas remotas, mediadas ou não pela tecnologia. 


Nas 9 escolas do Município as aulas estão sendo encaminhadas pelos professores através do uso de grupos de Whatsapp, ou por meio físico, conforme a realidade de cada estudante. Estas atividades agora tornaram-se fundamentais para a continuidade do processo de aprendizagem e estão sendo preparadas com muito carinho e dedicação pelo professores e equipes das escolas. Sabemos que essa maneira de aulas remotas não é fácil para ninguém, alunos, professores e famílias, mas está é a nossa realidade no momento. Sendo assim pedimos a colaboração das famílias, para que na medida do possível, acompanhem a realização das atividades, auxiliem os alunos na organização de uma rotina que destine um tempo para os estudos e estimulem para que as atividades recebidas sejam realizadas e retornem aos professores. 


Estamos constantemente buscando informações e aprimorando o processo de aulas não presenciais, nosso principal objetivo é manter a roda da educação girando, na busca por um novo normal, preservando a saúde de todos sem com isso prejudicar o processo educativo.


A secretaria de educação e as escolas estão à disposição das famílias para sanar dúvidas e auxiliar no que for necessário. Neste momento de incertezas em que todos compartilhamos das mesmas angústias cabe agradecer o empenho e colaboração de todos.  

Nova diretoria do Lions Caruaru toma posse online

Gestão estará à frente do clube de julho de 2020 até junho de 2021


O clube de serviços, Lions Caruaru, começou o mês de julho dando posse a nova diretoria do clube para a gestão 2020/2021. Este ano, por conta da pandemia, a posse aconteceu de forma online.


A nova diretoria é composta por: Ronaldo Melo (presidente), Pedro Raimundo (1º vice-presidente), Erasmo dos Santos (1º secretário), Fernando Antônio Santos (1º tesoureiro), Israel Araújo (diretor de patrimônio) e Rossane Interaminense (diretora social).


O novo presidente do Lions Caruaru traz como lema “Unidos iremos mais longe” e apresentou como plano de seu governo ações nas áreas de meio ambiente, social e saúde, cultura e lazer e gestão e administração.


“Reconhecemos o valor e a liderança do antigo presidente, o companheiro José Luiz da Silva, e vamos dar continuidade ao seu trabalho com respeito, compromisso e responsabilidade. De mãos dadas e corações unidos, juntamente com o nosso novo Governador do Distrito LA-3, Roberto Barcone, vamos prestar serviços e ajudar os mais necessitados, como nosso clube tem feito durantes todos estes anos”, disse o presidente eleito, Ronaldo Melo.


O Lions Caruaru vai continuar trabalhando para servir os mais necessitados com a realização de ações sociais, algumas já conhecidas dos caruaruenses, como a parceria com o Transforma Caruaru, que está ajudando muitas famílias neste período de pandemia, e a Campanha Natal Lions, realizada em dezembro.

12 bairros de Caruaru recebem as operações Tapa-Buracos e de Manutenção esta semana

O cronograma é atualizado semanalmente com a inclusão de novos bairros


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Obras, segue realizando os serviços de manutenção e tapa-buracos nas vias da cidade. A ação tem como objetivo recuperar o maior número de vias danificadas, seguindo um cronograma semanal, planejado de acordo com as necessidades emergenciais de cada localidade.


Na última semana (29/06 a 03/07) foram contemplados os bairros: Cidade Alta, Maurício de Nassau, Salgado, Cidade Jardim, Cedro, Indianópolis, Divinópolis, São Francisco, 1º distrito, Alto do Moura, 2º distrito, José Liberato, Centenário, 4º distrito, Rendeiras e Vassoural. Foram realizados reparos na pavimentação, desobstrução de redes de esgotos e limpeza de sistemas de drenagem.


Esta semana (06 a 10/07), as Operações Tapa-Buracos e de Manutenção estarão nas seguintes localidades: São João da Escócia, Salgado, Vassoural, Maurício de Nassau, Boa Vista, Centenário, 4º distrito, Cidade alta, Centro, Alto do Moura, Cedro e Rendeiras.

"É a minha grande preocupação, daremos prioridade", diz Fernando Aragão sobre a saúde em Santa Cruz do Capibaribe

O pré-candidato a prefeito Fernando Aragão (PP) foi o entrevistado programa Agreste em Destaque, desta segunda-feira (06). No programa que vai ao ar pela Rádio Comunidade FM e conta com a apresentação de Cilas Tenório e Dada, Fernando Aragão voltou a expor muitas de suas ideias para uma nova administração e reforçou os projetos que têm elaborado para Santa Cruz do Capibaribe nos próximos anos.


Questionado sobre esses projetos projetos, Fernando destacou que a sua maior preocupação no âmbito administrativo é a saúde. O mesmo detalhou que nos primeiros meses do ano de 2021 o novo gestor deverá se engajar em normalizar o atendimento médico na cidade para começar a implantar outras ações de médio prazo. Para o pré-candidato, a saúde é uma das piores áreas geridas pelo atual prefeito e por isso necessitará de atenção redobrada.


"Temos uma UPA onde os profissionais fazem um esforço grande para estarem junto do povo, atendendo o povo, mas até material, EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) falta. Não tem lençol nas camas, não tem luva, às vezes não tem a seringa. Ou seja, a saúde de Santa Cruz do Capibaribe é uma das piores, essa é a minha grande preocupação", disse.


Fernando destacou ainda que outras áreas como educação, segurança, esporte e cultura serão sim abrangidos, mas que a prioridade de seu possível governo será a saúde tendo em vista as dificuldades que atualmente a cidade enfrenta por não ter investido corretamente os recursos públicos no setor.

Prefeita de Cumaru entrega nova sede do Conselho Tutelar

A prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros (PP), entregou a nova sede do Conselho Tutelar do município, fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes. O espaço fica numa localização mais acessível à população, no bairro do Centro, e recebeu revitalização da estrutura, novos equipamentos de trabalho, computadores, além de um carro 0 km à disposição.


O trabalho foi conduzido pela Secretaria de Assistência Social, que vem priorizando a melhora no atendimento às famílias cumaruenses em situação de vulnerabilidade. “Os conselheiros tutelares vão ter melhores condições de cuidar das nossas crianças e adolescentes, com uma estrutura moderna e bem equipada. A gente pôde dar esse passo, porque a gestão trabalhou com os pés no chão, pensando na necessidade do povo”, afirmou a prefeita Mariana.

GOVERNO HILÁRIO PAULO SEGUE RECUPERANDO ESTRADAS DO MUNICÍPIO

O Governo Hilário Paulo segue o ritmo acelerado de obras e ações que beneficiam a população brejense, esta semana iniciaram os trabalhos de recuperação na estrada que liga o Distrito São Domingos ao Sítio Bandeira.


As máquinas estão a todo vapor, o trabalho iniciou pelo distrito São Domingos, o patrolamento que está sendo realizado vai deixa a estrada em condições transitáveis, dando mais segurança e conforto para população que precisa se deslocar entre o distrito São Domingos e sítio Bandeira.


É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que o serviço é realizado na estrada, a prefeitura tem feito um rodízio na recuperação das estradas da zona rural do município, por temos uma área territorial grande, as estradas vão sendo recuperadas periodicamente conforme necessidade devido às chuvas.

Alepe instala autoconvocação e mantém trabalhos em período de recesso

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instalou, nessa segunda-feira (6), a sessão extraordinária de autoconvocação, suspendendo o recesso parlamentar do mês de julho, nesse período de pandemia do coronavírus. Através de sessões remotas, como vem ocorrendo desde março, os deputados continuarão atuando na discussão e votação de projetos de lei, relacionados principalmente a ações voltadas para à Covid-19 e recuperação da economia do Estado, além de matérias de interesse de Pernambuco.

O formato de sessão remota adotado pela Alepe revelou, inclusive, uma produtividade do Legislativo superior a do mesmo período em 2019. Foram 417 projetos com 177 aprovações, representando um aumento de mais de 90% em relação à produção do primeiro semestre do ano passado, segundo o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP).

Para o parlamentar, a autoconvocação é “uma resposta assertiva da Casa de Joaquim Nabuco aos anseios da sociedade no cenário de pandemia”. “Pernambuco tem experimentado uma nova dinâmica no enfrentamento à covid-19. Essa nova realidade exige dos gestores estaduais e municipais mais diálogo, responsabilidade e cooperação para enfrentar esse inimigo comum que tanto tem impactado a vida dos pernambucanos”.

Na pauta da sessão extraordinária há projetos como o que obriga o uso de máscaras por funcionários e servidores de estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários e de serviços especialmente no atendimento ao público. O texto é de autoria do deputado Claudiano Martins Filho (PP). 

O parlamentar também é autor do projeto de lei 1173/2020 que prevê a obrigatoriedade para táxis e carros de aplicativos transitarem com barreira plástica de proteção entre os assentos dianteiro e traseiro. A população, inclusive, pode opinar sobre a iniciativa na enquete disponível no site da Alepe (www.alepe.pe.gov.br)

Outro projeto que entrará em pauta nesse período de julho é o de autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PL), determinando que bancos, casas lotéricas, supermercados, padarias e outros estabelecimentos organizem as filas dentro das regras de espaçamento entre pessoas definidas pelas autoridades de saúde do Estado. 

Na sessão de abertura dos trabalhos em autoconvocação, nesta segunda, os líderes do governo, Isaltino Nascimento (PSB), e da oposição Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), destacaram a acertada decisão da Alepe de suspender o recesso para priorizar matérias que amenizem os danos da pandemia do coronavírus. Para ambos, o diálogo tem sido a marca dos trabalhos legislativos no enfrentamento da Covid-19.

Na sequência das atividades extraordinárias, haverá nesta terça-feira (7), às 9h30, reunião da Comissão de Justiça. Na quarta-feira (8), se reunirão os Colegiados de Meio Ambiente, Administração Pública, Finanças, Educação, Saúde e Negócios Municipais. E na quinta-feira (9), reunião plenária, às 10h, para votação de matérias.

EM POUCO TEMPO A FRENTE DA CHEFIA DA CODEVASF, AURIVALTER CORDEIRO, DEIXA SUA MARCA COM UMA GESTÃO INOVADORA

A POUCO TEMPO COMO SUPERINTENDENTE DA 3ª. SR DA CODEVASF, EM PRETROLINA-PE, O ENGENHEIRO AURIVALTER CORDEIRO, TEM SE DESTACADO COMO CHEFE DESSE IMPORTANTE ORGÃO FEDERAL. COMPETENTE, TALENTOSO E HUMILDE, AURIVALTER IMPRIMIU O RITMO FORTE, COM UMA GESTÃO PROATIVA E INOVADORA, LEVANDO A CODEVASF A TER NOVAMENTE DOS SERTANEJOS O RESPEITO E CERTEZA DE QUE TERAM AÇÕES VOLTADAS AOS BENEFÍCIOS DE TODOS.


AURIVALTER CORDEIRO, RECEBE A TODOS QUE O PROCURAM EM SEU GABINETE, SEMPRE ATENCIOSO E PRESTATIVO, E OUTRO IMPORTANTE MARCO DELE, FOI A DE SAIR DO GABINETE E OUVIR O POVO, GESTORES, E AUTORIDADES, EM CADA MUNIPICIO, QUE A COMPANHIA ATENDE, PARTICIPANDO DE REUNIÕES EM CÂMARA MUNICIPAIS E NAS ASSOCIAÇÕES RURAIS.


DONO DE UMA DELICADEZA ÚNICA, E DE UM CURRICULO QUE POUCOS POSSUEM, AURIVALTER NUNCA DEIXOU DE ATENDER AS DEMADAS DE TODOS OS PARLAMENTARES FEDERAIS DE PERNAMBUCO.