Ministério Público pede impugnação da candidatura do ex prefeito Cido em Machados

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 19:27


O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou ao juiz da 88ª Zona Eleitoral a impugnação do registro de candidatura de Manoel Plácido da Silva Filho (Cido - PL), candidato a prefeito de Machados. Na ação, o promotor alega que o político “encontra-se com restrição ao direito de elegibilidade”, ou seja, não pode disputar a eleição. O promotor afirma que Cido se enquadra na hipótese das Leis Complementares 64/1990 e 135/2010, as quais tratam de candidatos impedidos de disputar eleições por aparecer na “Lei da Ficha Limpa”. 


Nos meses de julho e setembro deste ano, Plácido teve as prestações de contas relativas aos exercícios financeiros 2011 e 2012 rejeitadas pela Câmara Municipal de Machados, mesmo o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitindo parecer pela aprovação com ressalvas. A maioria dos vereadores alegou na votação que Cido, enquanto prefeito de Machados, praticou improbidade administrativa. 


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também ofereceu ação de impugnação do registro de candidatura de Cido, reforçando a alegação de inelegibilidade em virtude das contas rejeitadas. Os advogados do partido afirmam que ele não fez, em 2012, recolhimento de contribuições previdenciárias devidas ao Regime Próprio de Previdência Social da ordem de aproximadamente R$ 1,8 milhão, além do crescimento do déficit financeiro superior a 390% no exercício financeiro de 2011, afetando o equilíbrio das contas públicas.


O juiz intimou o candidato para que apresente a defesa e as declarações que comprovem sua possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Machados. Os encaminhamentos do processo podem ser conferidos através do portal www.divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga. No site, os outros dois candidatos, Juarez da Banana (PSB) e João Morais (MDB), aparecem com as candidaturas deferidas. Apenas Cido segue aguardando julgamento.

Hospital Municipal reforça atendimentos com máquina de esterilização avançada

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 19:21


O Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão (HMRFA) de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, conta com um novo aparelho de autoclave, fortalecendo os procedimentos realizados na unidade. 


O equipamento é utilizada para esterilizar os materiais contaminados como pinças cirúrgicas, bandejas usadas em partos e capotes de proteção utilizados pelos médicos. O autoclave esteriliza os aparelhos contaminados a uma temperatura que vai de 134ºC até -64ºC.


De acordo com o vereador e ex-secretário de saúde Dr. Nanau, o autoclave é fundamental para a realização de cirurgias no HMRFA. “É um equipamento que salva vidas, ele limpa 100% o aparelho contaminado, proporcionando mais segurança aos profissionais de saúde e aos pacientes. Essa é mais uma ação da gestão que mais fez pela saúde da nossa cidade”, disse Dr.Nanau.

João Campos assume o compromisso de criar 500 vagas profissionalizantes já em 2021

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 19:19


Nesta terça-feira, candidato participou de debate com empresários do Movimento Atitude e falou sobre as perspectivas para a gestão na prefeitura da Capital


Faltando 40 dias para as eleições 2020, o candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, deputado federal João Campos (PSB), participou, na manhã desta terça-feira (06), de sabatina com um grupo de empresários do Movimento Atitude, no bairro dos Aflitos. Na ocasião, o prefeiturável falou sobre seus projetos para o desenvolvimento da cidade e defendeu a qualificação profissional como uma das prioridades para sua gestão à frente do Executivo municipal. Ele afirmou que a partir do próximo ano, a proposta é investir na oferta de vagas para cursos voltados para juventude. Em 2021, 500 serão oferecidas.


João reforçou a importância de auxiliar a juventude recifense a se engajar no mercado de trabalho, mas destacou que é preciso unir a gestão pública, a iniciativa privada e as instituições de ensino para preparar jovens para o ingresso no mercado de trabalho. A geração de renda e empregabilidade é uma das principais preocupações do candidato para o período pós-pandemia da Covid-19. 


“A gente tem uma capacidade educacional importante na cidade e tem uma oportunidade ociosa em instituições privadas. Vamos desenhar um escopo de curso alinhado com o setor produtivo e acadêmico e a prefeitura vai fazer essa ponte e bancar. Já no primeiro semestre, vamos lançar 500 vagas de cursos para que, lá na frente, possamos ocupar os espaços ociosos no Porto Digital, por exemplo. Assim, a gente vai estimular os empregos. Hoje temos um desafio que é de gerar mão de obra”, afirmou. 


O candidato também falou sobre suas propostas para a área de turismo, habitação e mobilidade. Neste último tema, João destacou a necessidade de investir na Engenharia de Tráfego, com intervenções de trânsito que auxiliem na melhoria do fluxo de veículos da cidade. João reforçou, ainda, a importância do impulsionamento do turismo de lazer na cidade, criando alternativas conjuntos com outros municípios pernambucanos, como Ipojuca. 


Ao falar das suas propostas, João Campos ainda destacou duas características que, segundo ele, precisam estar presentes no futuro prefeito da cidade. “Um prefeito tem que ser agregador e motivador. A prefeitura não resolve nada sozinha, assim como o setor produtivo e também o terceiro setor. Então, a gente tem que ter a capacidade de agregar e tornar o ambiente atrativo”, disse João.


Presidente do Conselho do Movimento Atitude, Paulo Sales, falou sobre o histórico do movimento e o objetivo do encontro com o prefeiturável. Ao final do encontro, ele também agradeceu a participação de João no debate com a entidade. “O Atitude é jovem e recente, estamos com quase dois anos e somos um grupo apartidário. A ideia é discutir o que podemos fazer para ter o município, o estado e Brasil melhores? Como empresários, podemos ter um papel mais cidadão. Nosso objetivo é focar no bem estar do estado. Dentro dessa lógica, achamos oportuno conversar com candidatos e ver como podemos incorporar essa proposta para termos uma eleição e resultados melhores”, afirmou. 


O Movimento Atitude surgiu em 2018 e reúne 22 empresário. É uma iniciativa do setor produtivo que defende temas críticos ao desenvolvimento econômico, produtividade, geração de emprego e formação de capital humano.

Antonio Coelho faz visita às filhas da artesã Ana das Carrancas

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 19:04


Projeto do parlamentar, que torna a Dama do Barro patrona da Arte Ceramista de Pernambuco, foi aprovado pela Assembleia Legislativa


O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) visitou, nesta terça-feira (6), as filhas da artesã Ana das Carrancas, Pepê (Maria da Cruz) e Ângela Lima. No encontro, o parlamentar comunicou oficialmente uma homenagem à Dama do Barro, de sua autoria, que recebeu aprovação da Assembleia Legislativa. Em breve, Ana das Carrancas será reconhecida como “Patrona da Arte Ceramista de Pernambuco”. O Projeto de Lei Ordinária nº 1389/2020 do democrata, que propõe o reconhecimento à artista, aguarda apenas a sanção do governador para se tornar lei.


“O legado de Ana das Carrancas para a cultura pernambucana vai além da sua vida e da sua arte com o barro, carrega a alma e o caráter do sertanejo que, diante das mais adversas condições, reinventa-se, torna-se único e grande, tal qual sua fé, tal qual seu rio, o nosso São Francisco”, destaca Antonio Coelho, ressaltando sua motivação em prestar essa homenagem a uma artista tão importante para a cultura nordestina.


Ana Leopoldina Santos ou a Dama do Barro, como também ficou conhecida, é sertaneja, filha do Distrito de Santa Filomena, no município de Ouricuri. No entanto, foi em Petrolina, com o barro extraído das margens do Rio São Francisco, que fez da produção de carrancas o seu mundo por mais de 40 anos. A sua arte não só lhe garantiu o sustento, mas também foi reconhecida e elogiada dentro e fora do Brasil. 


O patrono representa um reconhecimento àquele que luta, que cria e defende uma causa, uma ideia; atua para proteger o seu legado de influências externas que não reflitam e/ou não tenham interface sobre as ações criadas. Dessa forma, o patrono trabalha em prol da perpetuação da arte, do seu legado, antes e após a morte. 


Ana das Carrancas também já foi agraciada com outras homenagens. Entre elas estão a Ordem do Mérito Cultural (2005) e o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco (2006). A primeira é uma condecoração honorífica dada a personalidades brasileiras e estrangeiras em reconhecimento a contribuições dadas à cultura do Brasil. A segunda é oferecida a mestres da cultura popular e de notório saber. Recebem esse título através de um concurso público apoiado na Lei do Registro do Patrimônio Vivo (Lei estadual nº 12.196/2002). A honraria, além de permitir a preservação e valorização das manifestações populares e tradicionais, gratifica com uma pensão vitalícia mensal esses representantes da cultura popular e tradicional do Estado.

Bombeiros em Fernando de Noronha aguardam pagamento das cotas de jornada extra

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 18:57


Chegou o verão, estação mais quente do ano e de maior movimentação das praias. Em Fernando de Noronha, além dos desafios da retomada do turismo pós – pandemia, ainda enfrentam a falta de pagamento das cotas de PJES (Programa de Jorna Extra) de abril a julho. A denúncia é do Deputado Estadual Joel da Harpa que acaba de apresentar a Indicação n° 4539/2020 para que o Governo do Estado faça o pagamento. 


Segundo Joel, os militares do grupamento de bombeiros de Fernando de Noronha, em estrito cumprimento à ordem superior, permaneceram em serviço no Arquipélago além de sua escala ordinária por motivo de força maior e, em razão disso, realizaram jornada extra em prol da continuidade da prestação do serviço público de defesa civil naquele lugar. Ocorre que, até a presente data não receberam o valor das cotas do PJES, razão pela qual encaminho o presente apelo.

Mendonça diz que vai cortar gastos e equilibrar as contas da Prefeitura do Recife

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 17:23


O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), defendeu nesta segunda-feira (5), durante sabatina virtual na Rádio CBN, que a Prefeitura do Recife precisa racionalizar as despesas, reduzir os excessos com cargos comissionados, secretarias e com contratos milionários. "Vamos rever contratos inchados e gastos excessivos que não atendem ao interesse da população. O dinheiro público deve chegar na ponta, no atendimento às familias recifenses”, declarou.


Mendonça disse que quando assumir a prefeitura realizará auditorias em várias modalidades de contratos, como locação de automóveis e consultorias, por exemplo. Somente em 2019, foram gastos nesses setores cerca de R$ 20 milhões e R$ 27 milhões, respectivamente. Ele garantiu que todos os contratos serão investigados para estancar o rombo nas contas públicas e beneficiar a população. Mendonça também reforçou que os servidores de carreira serão valorizados para que o orçamento da prefeitura volte a ter sustentabilidade financeira. 


Na sabatina, o democrata foi questionado sobre os investimentos em saúde e educação e disse que os dois setores precisam sair da situação agonizante em que encontram. “Gastaram R$ 50 milhões no ano passado com a manutenção dos prédios públicos das áreas de educação e saúde, mas não vejo esses locais bem mantidos, e sim sucateados e maltratados, uma incompetência da gestão atual. Eu tenho competência para resolver isso e já demonstrei capacidade de gestão nos cargos que ocupei”, ressaltou. 


Para demonstrar sua capacidade, o democrata lembrou que durante sua gestão no Ministério da Educação (MEC), administrou um orçamento de R$ 130 bilhões, um dos maiores do Brasil e 20 vezes maior que o do Recife. A correta aplicação dos recursos, na sua avaliação, foi responsável por importantes projetos em várias áreas da educação executados durante sua passagem pela pasta. Além disso, o ex-ministro destacou que no ministério equilibrou as despesas de universidades, ampliou recursos nos ensinos em tempo integral, técnico e superior, bem como implantou mudanças nos currículos escolares com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outras iniciativas. 


Mendonça Filho também falou sobre propostas para as áreas de segurança, mobilidade urbana, atenção básica na saúde, habitação e empreendedorismo. Ele pontuou que tem mantido e vai estender as conversas com o Governo Federal para obter os recursos que o Recife precisa para resolver gargalos de infraestrutura, que se arrastam há anos nas gestões do PT e PSB. Ele citou, como exemplos, os acessos da BR-232 até a Avenida Abdias de Carvalho e do Ibura, que atualmente são caóticos. Reforçou a necessidade de estimular o empreendedorismo, acabando com a indústria da multa e reduzindo os elevados impostos e taxas, e declarou que vai investir na Guarda Municipal para defender o cidadão e o patrimônio público. 


O meio ambiente e o saneamento básico também foram mencionados na sabatina. O democrata declarou que a prefeitura deve arcar com a sua responsabilidade quanto à oferta de saneamento, mas reforçou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também precisa cumprir as suas obrigações contratuais e a nova gestão vai exigir esse cumprimento. “Temos mais de 150 pontos de esgoto sendo despejados no rio Capibaribe. A gestão de Geraldo Júlio prometeu atingir 60% em coleta e tratamento de esgoto na cidade do Recife, e mal passou de 40%. Temos de acabar com essa mentira. Se a gestão da cidade não tem a preocupação de preservar o meio ambiente e cuidar das pessoas, fica dessa maneira, uma cidade abandonada, mal tratada. Nós vamos ter iniciativa para mudar isso”, afirmou. Mendonça completou dizendo que na sua gestão os rios e os mananciais, inclusive do Capibaribe, serão preservados. 


Por fim, o democrata falou sobre a coligação “Recife Acima de Tudo”, formado pelo DEM, PSDB, PTB, e PL, bem como as pesquisas iniciais de intenção de voto, que apontam um crescimento de sua candidatura. “Formamos uma aliança sólida, ampla e representativa, com propostas para resgatar o Recife do atraso. Temos percorrido a cidade, respeitando os protocolos de segurança da Covid-19, conversando com o povo, vendo suas necessidades e seu desejo de mudança. O debate virtual também é importante nessa caminhada e estamos sentindo uma participação cada vez maior das pessoas. Meu compromisso é o de fazer a nossa cidade voltar a ser protagonista no Nordeste e no Brasil. O Recife vai deixar de ser a capital da corrupção e se tornar a capital da boa gestão”, finalizou.

Através de emenda parlamentar da deputada Roberta Arraes, sonho da estrada de Lagoa do Barra se tornará realidade

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 12:58


Na noite de ontem (05), a deputada Roberta Arraes comemorou a notícia que recebeu do governador Paulo Câmara, sobre o início das obras da estrada do distrito de Lagoa do Barro, localizado no município de Araripina, através de sua emenda parlamentar no valor de 550 mil reais. 


A pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR-316 ao distrito de Lagoa do Barro, sempre foi uma luta da parlamentar desde o início de seu primeiro mandato, juntamente com o vereador Francisco Edvaldo, onde participaram de muitas reuniões com secretários e com o governador, pedindo uma atenção e celeridade a este pedido. 


“Desde que assumi meu primeiro mandato, lá em 2017, que luto por esse pleito. Foram muitas reuniões em secretarias e no Palácio, sempre pedindo por esta obra, e hoje com muita felicidade, podemos comemorar”, vibrou Roberta. 


Importante destacar a determinação e compromisso de Roberta Arraes em busca de obras estruturadoras e de investimentos para a região. Essa específica da estrada de Lagoa do Barro, sempre foi uma luta da população, que a deputada abraçou e lutou até conseguir sua concretização.

Trabalho importante que ela faz questão de fazer um destaque ao vereador Francisco Edvaldo nessa conquista, que desde o início acompanhou todas as etapas do processo ao seu lado. 


Vale lembrar que através de execuções de suas emendas, várias perfurações de poços artesianos já foram conquistados para a região, barragens, entrega de ambulância, além da reforma do terminal rodoviário de Araripina, e agora mais esta obra, que chega para somar nas conquistas com esses recursos de seu mandato.


“Diferente de muitos deputados e deputadas que passaram 16 anos com mandato e nada trouxeram e fizeram pelo Araripe, agora nossa região está vendo o que é uma deputada comprometida com o povo”, finalizou Roberta.

Romero Leal faz pronunciamento e se defende das críticas do influencer digital André Almeida

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 12:56


O prefeito de Vertentes Romero Leal (PSDB) fez um vídeo publicado em suas redes sociais na qual fala sobre constantes críticas que o influencer digital André Almeida vem fazendo a sua administração. 


De acordo com o prefeito, as autoridades policiais já foram informadas do caso e que em breve a justiça deverá intimar André. “Já fomos ouvidos pela polícia, a prova foi produzida e está sob comando investigativo das autoridades. Em seguida será enviado para o promotor instaurar ou não a ação criminal”, falou o gestor. 


Ainda em seu pronunciamento, o prefeito criticou a forma como o influenciador digital tece seus comentários. “Ele na ânsia de tentar denegrir a imagem das pessoas de forma irresponsável e pejorativa, utilizando um formato totalmente desproporcional e aí agora fica se passando por vítima nas suas redes”, disse.

Lessa reforça projeto das subprefeituras e mostra soluções para a Sulanca durante entrevista

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 12:51


O candidato a prefeito Delegado Lessa (Progressistas) foi entrevistado pelos jornalistas Mário Flávio e Renata Torres, nesta terça-feira (06) no programa ‘Manhã Cidade’,em uma emissora de rádio em Caruaru. A eficiência e modernização da gestão pública a partir do próximo ano foram os temas principais abordados durante a sabatina. 


O Delegado Lessa reafirmou a viabilidade de implementar o projeto de criação das subprefeituras na periferia de Caruaru, nos bairros Rendeiras, Salgado, Vila Kennedy e Nova Caruaru. “A gestão deve estar perto das pessoas. Não dá para tomar decisões apenas dentro dos gabinetes”, ressaltou, lembrando que o projeto já foi apresentado por ele no pleito de 2016. Lessa também mencionou o projeto ‘Prefeitura Presente’, que pretende estabelecer uma agenda semanal em bairros da cidade.


Perguntado sobre a Feira da Sulanca, o candidato foi claro, detalhando as propostas que constam em seu plano de governo. Lessa afirmou que é necessário, inicialmente, adotar medidas para cuidar da Feira no Parque 18 de Maio, para, em seguida, buscar os caminhos para a mudança. “A Sulanca é uma matriz econômica do estado, é preciso que vários atores da sociedade se unam, capitaneados pelo poder público municipal, para apresentar soluções conectadas aos anseios dos feirantes”, explanou.

COLOCANDO FOGO NA DISPUTA WILSINHO REALIZA MOTOCADA HISTÓRICA EM BELO JARDIM

Publicado por Alberes Xavier em 06/10/2020 às 12:44


O domingo (04), os candidatos a Prefeito e Vice-prefeito do PTB Belo Jardim, promoveram a Motocada do 14, acompanhados pelas motos, carros e a presença do Deputado Estadual João Paulo Costa, a comitiva coloriu toda a cidade com vermelho, percorrendo os principais trechos de Belo Jardim.


Os candidatos Wilsinho Maciel e Uriel, deram seu pontapé inicial nesse fim de semana colocaram suas bandeiras nas ruas e deram início a campanha eleitoral, a passagem iniciou ainda este sábado (03), com o adesivaço.