Vereadores realizam 2ª Sessão Plenária e aprovam projetos de lei para o município

A Casa apresentou uma pauta com 22 projetos de lei e 05 projetos de resolução para ser apreciada pelos parlamentares


Na tarde desta quinta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a 2ª Sessão Plenária do primeiro semestre. 04 projetos de lei do Poder Executivo e 18 elaborados pelos vereadores foram apreciados na sessão que ainda teve a votação de 05 projetos de resolução e os requerimentos.


Entre as matérias aprovadas em segunda discussão, está o PL 174/2019 de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) que institui sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.


“Se trata de um projeto de lei que estabelece de forma detalhada as penalidades para quem comete maus-tratos contra os amimais de estimação e animais de uma forma geral. A gente vê o quanto é importante implantar uma perspectiva diferenciada em Santa Cruz a partir desses projetos que visam regulamentar a questão”, explica a autora.


Também foram aprovados:


PL 160/2019 – Denomina o nome de Rua José Elizio Mestre de Lima. Autor: Ernesto Maia (PT).


PL 162/2019 – Denomina o nome de Rua Ernesto do Ó. Autor: Ernesto Maia.


PL 163/2019 – Denomina o nome de Rua João Pereira Sobrinho. Autor: Ernesto Maia.


PL 164/2019 – Denomina o nome de Rua Joaquim Marcelino da Silva. Autor: Ernesto Maia.


PL 166/2019 – Denomina o nome de Rua José Pereira de Souza. Autor: Ernesto Maia.


PL 167/2019 – Denomina o nome de Rua Manoel Barbosa da Silva. Autor: Ernesto Maia.


PL 169/2019 – Denomina o nome de Rua Miguel Guedes de Brito. Autor: Ernesto Maia.


PL 171/2019 – Denomina o nome de Rua Otacílio Severino da Silva. Autor: Ernesto Maia.


PL 172/2019 – Denomina o nome de Rua Claudemir Nunes da Silva. Autor: Ernesto Maia.


A mesma sessão, recebeu a visita da Miss Santa Cruz do Capibaribe 2020, Gabriela Araújo que irá representar o município no Concurso Miss Pernambuco e conta com o apoio da Câmara. Gabriela, que tem 24 anos e é estudante de engenharia veio agradecer o apoio dos conterrâneos.

Pré-candidato a prefeito de Toritama terá apoio do deputado estadual Clodoaldo Magalhães

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) declarou, nesta sexta-feira (14), no município de Toritama, o seu apoio ao pré-candidato a prefeito da cidade, José Arimatea (PSD), o Vovô. O anúncio foi feito durante entrevista para a Rádio Líder de Toritama, que improvisou um pequeno estúdio na casa do ex-prefeito Odon Ferreira.


Esta será a primeira candidatura de Arimatea a prefeito de Toritama após ser vereador por oito mandatos, dos quais foi presidente da Câmara Municipal sete vezes, posto que ocupa ainda hoje. Também marcaram presença na ocasião o deputado federal André de Paula (PSD), os vereadores Rossana, Loló, Fofão e Birino, além de lideranças políticas, empresários e parte da população toritamense.

Unale entregará troféu do Prêmio Assembleia Cidadã

Em sua primeira edição, três Assembleias Legislativas foram vencedoras em categorias que contemplaram a humanização do Parlamento


Na próxima semana, a Unale entregará o troféu da 1ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, realizada em 2019, que contemplou os melhores projetos que humanizam os serviços prestados pelo Poder Legislativo Estadual. A premiação visa incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade.


Eleitas pelos participantes da 23° Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador/BA, as Casas Legislativas dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Espírito Santo, venceram nas categorias, Projetos Especiais, Gestão, Atendimento ao Cidadão, respectivamente. 


A entrega de troféus ocorrerá no dia 18 de fevereiro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALERN), no dia 19 de fevereiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e, em data posteriormente definida do mês de março, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Além do troféu transitório, os vencedores receberão o Selo Assembleia Cidadã e o valor de 20 mil reais para ampliação dos projetos.


Categorias premiadas


ATENDIMENTO AO CIDADÃO: Com 373 votos, o ganhador foi o “Espaço Assembleia Cidadã” da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O projeto disponibiliza um espaço da Casa com serviços, como: Procon, Delegacia do consumidor, emissão de carteiras de identidade, procuradoria da mulher, entre outros.


GESTÃO: Com 246 votos, o ganhador foi o projeto “Legis RH”, do Rio Grande do Norte. A ferramenta, que foi implementada em maio de 2017, é um aplicativo para implantar o processamento da folha de pagamento, o controle do cadastro dos servidores e o controle de férias. O objetivo principal é facilitar a interação do servidor com a empresa.


PROJETOS ESPECIAIS: Com 485 votos, o ganhador foi “ALEPE Acolhe”, de Pernambuco. O projeto prepara adolescentes que estão no cadastro nacional de adoção e em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e demais inserções sociais.

“Estamos firmes e fortes para disputar a prefeitura de Vertentes do Lério”, declara Dão da Lavanderia, pré-candidato no município

Em entrevista ao programa Cidade em Foco, na Rede Agreste de Rádios, o pré-candidato a prefeito de Vertentes do Lério, Dão da Lavanderia, prestigiou a inauguração de uma nova escola nao município de Orobó.


Em suas palavras, o pré-candidato afirmou que irá disputar as eleições de 2020 em Vertentes do Lério, e parabenizou Cléber Chaparral. “Um prefeito como esse de Orobó quem ganha é a população com a realização de benfeitorias para o município. Ele está de parabéns, e quanto a nosso projeto, estamos trabalhando firmes e fortes para disputar a prefeitura”, declarou.


O pré-candidato Dão da Lavanderia também revelou que No mês de março, vai realizar um ato de filiação em sua fazenda com a presença do ex-senador Armando Monteiro.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Número de assassinatos cai 19% no Brasil em 2019

Por G1


O Brasil teve uma queda de 19% no número de vítimas de crimes violentos em 2019 em comparação com o ano de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.


Em todo o ano passado, houve 41.635 assassinatos no país, contra 51.558 em 2018 – ou seja, quase 10 mil mortes a menos. Trata-se do menor número de crimes violentos intencionais de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.


Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A queda no consolidado do ano reforça uma tendência que tem sido mostrada pelo G1 desde o balanço de 2018.


No último trimestre, porém, a queda não foi tão acentuada quanto no restante do ano: 11,8%. Nove estados, inclusive, registraram uma alta no número de assassinatos de outubro a dezembro.


O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

EDUARDO DA FONTE SOLICITA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA URGÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS PARA PREVENIR SURTO DO CORONAVÍRUS

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) enviou ao Presidente da República uma solicitação para a contratação de médicos veterinários para cada equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, medida que vai auxiliar na prevenção de doenças transmitidas entre animais e seres humanos, como o CORONAVÍRUS.


“O cumprimento da Portaria nº 2.488/2011, do Ministério da Saúde, é fundamental para que possamos prevenir no Brasil as doenças graves transmitidas entre animais e seres humanos. Atuar junto às famílias, na educação e na prevenção, é mais barato do que gastar quando a doença vira uma epidemia.”, destacou o deputado.


O documento enviado por Eduardo da Fonte ainda lista outras doenças que podem ser evitadas graças ao trabalho dos médicos veterinários, como Ebola, Gripe Suína, Influenza e Gripe Aviária, todas doenças zoonóticas.

Em Petrolina, Paulo Câmara reforça educação, pecuária e fruticultura

O governador Paulo Câmara cumpre, nesta sexta-feira (14.02), uma série de ações com foco nas áreas de educação e desenvolvimento agrário em Petrolina, no Sertão do São Francisco. No primeiro compromisso, inaugura a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Evanira de Souza Dias, no bairro de São Gonçalo. Em seguida, visita o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Assalariados de Petrolina (STTAR).


À tarde, o governador inaugura o Laboratório Regional de Análises Clínicas em Apoio à Ovinocaprinocultura, uma ferramenta de reforço ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf), e entrega 100 mil sementes de Palma Forrageira para agricultores das cidades de Afrânio, Dormentes e Petrolina. No evento, o governador também assinará a transferência da titularidade do imóvel da Secretaria da Fazenda para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, onde funcionará o Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar (CDAF).


Por último, Paulo Câmara vai conferir o funcionamento de dois importantes serviços de segurança pública na cidade: o Instituto de Medicina Legal – que passou por reformas e modernização em 2018 – e o 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), inaugurado em julho do ano passado para atender Petrolina, Afrânio e Dormentes, além de reforçar o policiamento em outras cidades do Sertão.

Na enquete do MBL com a oposição, Mendonça ganha em todos os cenários que foi colocado

A eleição não começou oficialmente, mas as enquetes feitas nas redes sociais já estão colocando os times em campo e mobilizando eleitores e torcidas. Na enquete feita pelo MBL PE no stories do Instagran com os pré-candidatos da oposição às eleições do Recife, o ex-ministro e presidente do Democratas saiu na frente em todos os cenários que foi colocado, ganhando da delegada Patrícia Domingues, do deputado Daniel Coelho e do procurador Charbel. A enquete, divulgada na tarde desta quinta-feira (13/02), registrou 8.412 votos em cinco possíveis cenários. A delegada ganhou em dois cenários, para Daniel e Charbel e Daniel ganhou para Charbel.


Nos cinco cenários - Mendonça x Patrícia; Mendonça x Daniel Coelho; Mendonça x Charbel; Patrícia x Daniel e Daniel x Charbel - Mendonça ganhou de todos os possíveis adversários. Apesar da disputa estar esquentando o mundo virtual, Mendonça e Daniel defendem a unidade das oposições no Recife. Num debate na rádio Jornal, Mendonça disse que está pronto para apoiar e muito pronto para disputar. “A gente já bateu na trave várias vezes e tem essa consciência de que é preciso unidade" declarou Mendonça Filho. Daniel disse que a vitória não é pessoal. Tem que ser a vitória do Recife que quer mudar, do Recife que não aceita uma dinastia do PSB, uma dinastia familiar.

Novo gerente do INSS Caruaru é indicado por Fernando Rodolfo

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, atendeu pedido do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) e designou o advogado especialista em Direito Previdenciário Jefferson de Menezes Mélo Filho como novo gerente do INSS em Caruaru. O ato foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (quinta, 13).


“Vou dar mais qualidade ao beneficiário do INSS”, promete o novo gerente regional do INSS. Jefferson de Menezes Mélo Filho, 29 anos, caruaruense, funcionário de carreira há oito anos, estava lotado na Direção Central da autarquia, em Brasília, na qual supervisionava o atendimento nas agências.


“É sangue novo no INSS, com juventude, disposição para o trabalho e espírito inovador. Não tenho dúvidas de que os beneficiários do INSS no Agreste pernambucano terão melhor assistência”, assinalou Rodolfo.


Jefferson diz não temer assumir a gerência regional de Caruaru numa conjuntura em que o INSS enfrenta nacionalmente graves problemas no atendimento, com 1,3 milhão de requerimentos em atraso, entre pedidos de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. “Irei otimizar os recursos existentes, fazendo mais com menos no Agreste”, assegura.


Formado em Direito na ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior), com especialização em Direito Previdenciário na Universidade Estácio de Sá, Jefferson Mélo Filho, que antes de ser transferido para Brasília, há oito meses, supervisionava o atendimento na regional de Caruaru, assume agora uma gerência que abrange 17 agências e 74 municípios. “Estou voltando com muita energia”, afirma.

Recursos assegurados para melhorias na infraestrutura do Moda Center é tema de entrevista na CBN Caruaru

Na última quarta-feira (12), o Moda Center foi a pauta principal do programa ‘Panorama’, da rádio CBN Caruaru. Apresentado por Almir Vilanova, contou com a participação de José Gomes Filho (Menininho), síndico do centro de compras. 


Durante quase uma hora, diversos temas foram abordados, entre elas: a evolução das feiras de confecções, as inovações que aconteceram no Moda Center ao longo de seus 13 anos de funcionamento, os investimentos em mais de R$ 5 milhões previstos em áreas importantes do gigante comercial.


“Quero agradecer o convite feito pela CBN Caruaru, onde pudemos destacar, mais uma vez, a importância do Moda Center e de seus condôminos que trazem desenvolvimento a nossa região e geram milhares de empregos”, pontuou o síndico.