Hilário Paulo fala com otimismo sobre base de sustentação para sua reeleição

A crise desencadeada pelo novo coronavírus tem suspendido diversos eventos e programações, diante disso, propostas de lideranças políticas já colocaram como possibilidade o adiamento das eleições municipais previstas para outubro deste ano, entretanto, até o momento o calendário eleitoral segue mantido e os pretensos candidatos seguem atentos as regras eleitorais estabelecidas pelo TSE.


No último dia 3 de abril, por exemplo, terminou o prazo para que os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito(a) pudessem mudar de partido sem perder o mandato eletivo. Já no dia 4 de abril, seis meses antes das eleições, foi a data-limite para as filiações em partidos políticos daqueles que desejam se candidatar no pleito.

  

Concluídos esses prazos, o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), se mostrou otimista quanto a base formada para a sustentação do seu projeto de reeleição. Apesar de estar focado no combate ao novo coronavírus, Hilário informou que partidos como PP, PCdoB, PT e PSD deverão ter candidatos a vereadores em seu palanque, e legendas como PSDB e MDB deverão integrar o seu projeto nas próximas eleições. 


Durante entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier, o prefeito ainda destacou que deverá contar com cerca de 60 candidatos a vereadores dando sustentação ao seu projeto de reeleição. "A gente trabalhou para fortalecer os partidos, não estamos falando de política, porque o foco é a saúde”, declarou. 


O mesmo ainda avaliou que até agora conta com o maior número de pré-candidatos a vereadores entre os nomes que são cotados para entrar na disputa pela prefeitura de Brejo da Madre de Deus. "Graças a Deus hoje a gente tem uma grande base, eu acredito que dos pré-candidatos quem tem o maior número de pré-candidatos a vereador sou eu e que são guerreiros que estão na luta”, disse. 


Hilário ainda destacou na oportunidade que tem se dedicado a trabalhar na estruturação do combate a expansão do COVID-19 em sua cidade, entretanto, ratificou que sempre esteve preparado para ir para a reeleição. "Estou preparado primeiro para a gente combater o coronavírus. E sempre estive preparado para ir para a reeleição”, disse. 


Mudanças – Durante a entrevista, Hilário foi questionado se aprovaria as propostas que buscam adiar a data das eleições municipais. "Eu defendo que o Fundo Partidário vá para o combate ao coronavírus, esse é um ponto de vista meu. E o outro (adiamento das eleições), eu deixo que os juízes julguem, até porque sou suspeito, estou no cargo", afirmou o mesmo, ponderando que se as eleições forem realizadas em dezembro, poderá ser bem melhor.

Secretaria de Saúde de Riacho descarta 6º caso suspeito de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas testou na manhã desta segunda-feira (27) mais uma paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. A mulher, de 76 anos, deu entrada na Unidade Mista João Soares da Fonseca ontem com sintomas de febre, dores pelo corpo, e náusea. Devido ao histórico de comorbidades como hipertensão e diabetes, a paciente foi submetida a um teste rápido para detecção da Covid-19, e o resultado foi negativo. A paciente segue em observação na Unidade Mista. 


Riacho das Almas não tem nenhum caso confirmado de Covid-19. O município registrou 06 casos suspeitos, e todos eles foram descartados após realização de exames.


Bolsonaro nomeia André Mendonça para a Justiça e Ramagem para a PF

Os decretos com as nomeações esão publicados no Diário Oficial


André Luiz de Almeida Mendonça e Alexandre Ramagem Rodrigues são nomeados ministro da Justiça e Segurança Pública e diretor-geral da Polícia Federal (PF), respectivamente. Os decretos assinados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, estão publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (28). André Mendonça passa a ocupar o comando do ministério com a saída de Sergio Moro e Alexandre Ramagem a chefia da PF no lugar de Maurício Valeixo.


André Mendonça, de 46 anos, é natural de Santos, em São Paulo, advogado, formado pela faculdade de direito de Bauru (SP). Ele também é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha; é pós-graduado em direito público pela Universidade de Brasília.


É advogado da União desde 2000, tendo exercido, na instituição, os cargos de corregedor-geral da Advocacia da União e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Recentemente, na Controladoria-Geral da União (CGU), como assessor especial do ministro, coordenou equipes de negociação de acordos de leniência celebrados pela União e empresas privadas.


Alexandre Ramagem, que exercia o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou na Polícia Federal (PF) em 2005 e atualmente é delegado de classe especial. Sua primeira lotação foi na Superintendência Regional da PF no estado de Roraima.


Em 2007, ele foi nomeado delegado regional de Combate ao Crime Organizado. Ramagem foi transferido, em 2011, para a sede do PF em Brasília, com a missão de criar e chefiar Unidade de Repressão a Crimes contra a Pessoa. Em 2013, assumiu a chefia da Divisão de Administração de Recursos Humanos e, a partir de 2016, passou a chefiar a Divisão de Estudos, Legislações e Pareceres da PFl.


Em 2017, tendo em conta a evolução dos trabalhos da operação Lava-Jato no Rio de Janeiro, Ramagem foi convidado a integrar a equipe de policiais federais responsável pela investigação e Inteligência de polícia judiciária no âmbito dessa operação. A partir das atividades desenvolvidas, passou a coordenar o trabalho da PF junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Regional, com sede no Rio de Janeiro.


Em 2018, assumiu a Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, na condição de substituto do diretor de Gestão de Pessoal. Em razão de seus conhecimentos operacionais nas áreas de segurança e Inteligência, assumiu, ainda em 2018, a Coordenação de Segurança do então candidato e atual presidente da República, Jair Bolsonaro. (Da Agência Brasil)

PREFEITURA DE OROBÓ INICIA OBRA DE CALÇAMENTO EM UMBURETAMA, NA COMUNIDADE DA SAUDOSA CIMIRA

Na manhã desta segunda-feira, (27), a administração municipal de Orobó, deu inicia à pavimentação com calçamento em Umburetama, na comunidade da saudosa Cimira. A obra irá contemplar dois trechos, um que fica próximo à capela de São José, e outro por trás, que em acordo com moradores foram cedidos 2 metros de terras para que a prefeitura pudesse concluir a tão sonhada obra.


Esta é a segunda obra deste tipo em Umburetama, a primeira comunidade foi a da Caixa D'água, que já está bem avançada, e os moradores já comemoram a implantação da benfeitoria.


O prefeito Chaparral esteve acompanhado o lançamento de está obra importante, junto o vice-prefeito Biu Abreu, os vereadores Paulo Brito e João de Cipriano, André Monteiro e as lideranças da comunidade, os senhores Nikson e Véi. (Do Blog do Edinho Soares)

Prevenir ainda é o melhor remédio! Faça sua parte.

A semana está apenas iniciando, mas para a equipe da Secretaria de Saúde, tudo segue em ritmo acelerado no combate ao COVID - 19, e na tarde desta segunda-feira (27), o Secretário Uriel Campelo, esteve reunido com proprietários de casas lotéricas, gerentes de bancos da cidade e representantes da 10ª Companhia de Engenharia e Combate.


A reunião teve como objetivo adotar medidas preventivas a serem tomadas para pessoas que precisam estar nas filas nesse período de pandemia. Na ocasião, Uriel, pediu o apoio da população, para que todos que necessitem sair às ruas façam uso de máscaras e respeitem o distanciamento exigido pela Secretaria de Saúde.

Em 40 dias, Pernambuco cumpre meta de mil leitos para a Covid-19

Já são 1.067 vagas em funcionamento nas unidades hospitalares, sendo 418 de UTI


No dia 18 de março, há exatos 40 dias, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio anunciaram a criação de mil leitos exclusivos para o atendimento aos casos da Covid-19, sendo 400 leitos de UTI e 600 de enfermaria. Essa marca foi atingida e superada nesta segunda-feira (27.04), com 1.067 leitos já em funcionamento, sendo 418 de Terapia Intensiva e 649 de enfermaria, espalhados por todas as regiões do Estado. Em média, 10 novas vagas de UTI estão sendo abertas diariamente.


Pela gestão estadual, foram colocados em funcionamento 348 leitos de UTI, distribuídos entre o Hospital de Referência Covid-19 – Boa Viagem (38); Hospital de Referência Covid-19 – Olinda; Hospital Universitário Oswaldo Cruz (43); Hospital Agamenon Magalhães (40); Hospital Correia Picanço (05); Hospital Otávio de Freitas (20); Hospital Dom Helder Câmara – Cabo de Santo Agostinho (16); Hospital Mestre Vitalino – Caruaru (27); Imip (35); Hospital Regional de Palmares (05); Procape (08); Hospital Tricentenário (10); Hospital das Clínicas/UFPE (06); Hospital Armindo Moura – Moreno (10); Cesac Paulista (14); Cesac Prado (07); Hospital São Marcos (10); Hospital Santa Joana (05); Hospital Português (10); e Neurocardio - Petrolina (05).


Já os 384 leitos de enfermarias disponibilizados pelo Estado estão distribuídos entre o Hospital de Referência Covid-19 – Boa Viagem (55); Hospital de Referência Covid-19 – Olinda (20); Hospital Universitário Oswaldo Cruz (131); Hospital Dom Helder Câmara – Cabo de Santo Agostinho (16); Hospital Mestre Vitalino – Caruaru (25); Imip (23); Hospital Regional de Palmares (15); Hospital Armindo Moura – Moreno (10); Cesac Paulista (05); Cesac Prado (10); Hospital Inácio de Sá – Salgueiro (09); Hospam – Serra Talhada (13); Hospital Dom Moura – Garanhuns (10); Hospital Emília Câmara – Afogados da Ingazeira (04); Hospital Rui de Barros Correia (08); Hospital Dom Malan – Petrolina (10); UPAE Garanhuns (10); e UPAE Petrolina (10).


O secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que a abertura de novos leitos demonstra a seriedade, o esforço e a prioridade que o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife estão dando ao enfrentamento do novo coronavírus. "O dinamismo da doença fez com que novas necessidades surgissem, e o nosso compromisso é ampliar ainda mais esses leitos para atender às necessidades da população pernambucana, não apenas da capital, mas também do interior", destacou Longo. Para esta semana, ele estima que mais 80 leitos sejam abertos sob gestão estadual.


Já o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, afirmou que o compromisso de abrir os mil leitos foi atingido hoje, mas ratificou que os esforços em conjunto da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado estão voltados para ofertar ainda mais vagas, de acordo com a necessidade dos casos.


MÁSCARAS - Também nesta segunda-feira (27.04) entrou em vigor o decreto estadual que orienta o uso de máscaras, de preferência artesanais, para aqueles que precisam sair de casa, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já os órgãos públicos e os estabelecimentos privados que estejam autorizados a funcionar de forma presencial também terão que exigir dos seus funcionários e colaboradores que façam o uso de máscaras. O item de proteção deverá ser fornecido pelas próprias instituições e empresas.


André Longo ressaltou que as máscaras hospitalares (cirúrgicas e N95) devem ser usadas apenas pelos profissionais de saúde. O secretário também lembrou a importância do uso correto e da higienização das máscaras artesanais. O Governo do Estado está preparando um vídeo para as mídias sociais com essas orientações. "O uso da máscara não torna ninguém imune ao vírus. Mesmo com a máscara, só saia de casa se for extremamente essencial e inadiável. Este momento é decisivo para o nosso sistema de saúde. Nós do Governo de Pernambuco, por determinação do governador Paulo Câmara, estamos nos esforçando ao limite para dotar a rede pública da estrutura para combater os efeitos do coronavírus. Mas se as pessoas não se isolam socialmente, nenhum sistema de saúde do mundo vai conseguir suportar a grande demanda de doentes graves", advertiu Longo.

Promotorias do interior começam a receber os equipamentos de proteção individuais

Começaram a serem entregues os equipamentos de proteção individuais (EPIs) para as Promotorias de Justiça localizadas no interior do Estado, como máscaras, luvas e álcool em gel. A Secretaria Geral está disponibilizando o material para usufruto dos integrantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para a adoção das medidas sanitárias possíveis para salvaguardar a saúde de todos. Foram adquiridos, nesta primeira fase, de forma emergencial, 274 máscaras de tecido, 6,2 mil máscaras descartáveis, 3,2 mil luvas descartáveis e 728 litros de álcool em gel.


“Essas aquisições foram emergenciais para atender de imediato a atual conjuntura de enfrentamento da pandemia do Covid-19 e oferecer a proteção necessária para aqueles que estão com atendimentos presenciais, manejo de documentos e processos físicos. São produtos de difícil acesso no mercado e priorizado para atender os profissionais de saúde, portanto, esse olhar coletivo para o uso consciente para que proteja a cada um de nós em atividade e para que usem com toda atenção que o momento exige”, ressaltou o secretário-geral, Maviael de Souza Silva.


O coordenador do setor de Administração do MPPE (CMAD), Dennys Lima, explicou que as entregas estão priorizando as sedes das Circunscrições, para que as Promotorias de Justiça da região possam ir buscar nas sedes, e a estratégia de aproveitar os deslocamentos necessários e planejados dos motoristas do MPPE. Todas as unidades da Capital já estão com o material. “Agora estamos realizando o planejamento para recompor o estoque para o ano todo de 2020”, pontuou o coordenador.


“Na quinta-feira passada (23), seguiram materiais para Afogados da Ingazeira, sede da 3ª Circunscrição, para de lá serem recolhidos pela 14ª Circunscrição, sede em Serra Talhada, e pela 2ª Circunscrição, sede em Petrolina”, explicou a logística Alexsandro Romão, gerente do Departamento Ministerial de Patrimônio e Material (DEMPAM).


Nesta segunda-feira (27), aproveitando o setor de manutenção cuja equipe tem atendimento em Caruaru, o material seguiu para o Agreste a partir da 6ª Circunscrição, sede Caruaru, que irá ser recolhido pela 5ª Circunscrição, sede em Garanhuns. “Amanhã (28), os EPIs e álcool em gel serão distribuídos para a 7ª Circunscrição (sede Palmares), 10ª (Nazaré da Mata), 11ª (Limoeiro) e 12ª (Vitória de Santo Antão)”, detalhou Romão.


Romão ainda destacou que o setor está constantemente em contato com todos os administradores de sede, unidades administrativas, para ir monitorando as que estão que estão retornando as atividades aos poucos. Mais informações pelo e-mail dempam@mppe.mp.br ou pelo número 3182-3600 ou 3182-3601. Pedidos e requisições de EPIs podem ser feitos por meio do Sistema Fênix ou entrando em contato pelos canais informados.


Cuidados especiais -A Secretaria Geral, por meio da Coordenação Ministerial de Gestão de Pessoas, reforça que além dos EPIs, é preciso que sejam adotados cuidados especiais e proteção, especialmente para os que estão trabalhando presencialmente para que nossa atuação em defesa da população não pare. Orienta-se o uso prioritariamente de máscara e luvas, lembrando de não reaproveitar as máscaras; não coçar os olhos ou tocar o rosto; lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e manter o distanciamento mínimo de um metro e meio de outras pessoas e evitar aglomerações.


No caso de haver muitos cidadãos para serem atendidos, dar preferência ao atendimento individual. Lembrar de manter os ambientes ventilados. Se precisar levar os processos para casa, colocar o material em superfícies que possam ser higienizadas depois, bem como manter os documentos em pastas ou caixa arquivo para transporte para evitar colocá-los diretamente no carro ou carregar nos braços.

Pernambucano Alex Campos assume Anvisa

O presidente Jair Bolsonaro indicou Alex Machado Campos para a diretoria da Anvisa. Servidor de carreira da Câmara dos Deputados, Alex estava atuando na chefia de gabinete da quarta secretaria, comandada nesta legislatura pelo deputado federal André de Paula (PSD-PE). Trabalhou com o ex-ministro Henrique Mandetta na chefia de gabinete do ministério da Saúde. Veja a indicação abaixo publicada no Diário Oficial.


Nº 225, de 24 de abril de 2020. Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor ALEX MACHADO CAMPOS, para exercer o cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em vaga decorrente do término do mandato de Fernando Mendes Garcia Neto. Do Blog do Edmar Lyra

Instituto Mamirauá lança plataforma para monitorar avanço da Covid-19 no Amazonas

Ferramenta visa levar informação à população e auxiliar estratégias de resposta à pandemia no estado e municípios


Já é possível consultar diariamente o número de casos confirmados da COVID-19 no estado do Amazonas a partir de um painel interativo lançado nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


O painel mostra o número de casos, número de casos por 100 mil habitantes e óbitos por município, além dos números totais do estado. O mapa indica, proporcionalmente, com pontos vermelhos o número de casos confirmados por município.


O Amazonas apresenta a pior situação da pandemia no Brasil e uma das mais altas taxas de letalidade da doença. Para o diretor técnico-científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Esterci Ramalho, a iniciativa é essencial para que estado e municípios consigam formular ou adaptar estratégias de combate à covid-19 baseados em dados atualizados em tempo real e concentrados em apenas um lugar.


“Lançamos essa plataforma porque consideramos essencial que a população e os governos compreendam a situação da pandemia à medida que ela se desenvolve no nosso estado com dados e informações transparentes” afirmou o pesquisador.


Além do monitoramento de dados, o Instituto Mamirauá tem trabalhado desde o início da pandemia para combater o avanço da covid-19 Amazônia Central e impedir que ela chegue às comunidades ribeirinhas da região. Diariamente, o instituto envia aos ribeirinhos e líderes comunitários atualizações e informações sobre medidas preventivas para impedir a contaminação, além de produzir dois programas de rádio sobre o coronavírus semanalmente.


“Já vínhamos trabalhando no combate ao avanço da doença nas reservas Mamirauá e Amanã, onde as dinâmicas de isolamento e distanciamento precisam ser tratadas de forma muito específica, mas sentimos a necessidade de agir em outras frentes, de forma mais sistêmica” disse Emiliano.


O desenvolvimento da plataforma de monitoramento de dados só foi possível porque a empresa que fabrica o software de informação geográfica usado pelo instituto para fazer análises espaciais cedeu temporariamente, de forma gratuita, o acesso a seu programa de resposta a desastres como forma de apoiar ações de enfrentamento à covid-19. Acesse:https://www.mamiraua.org.br/covid-Amazonas

Deputado Clodoaldo Magalhães sai em defesa do forrozeiro Assisão após comentários ofensivos

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) repudiou o humorista Murilo Couto, do programa “The Noite”, do SBT, pelos comentários ofensivos direcionados ao forrozeiro pernambucano Assisão, o “rei do Forró”. Couto afirmou no último sábado (25) que o cantor parece um “cachorro, um drogado”, baseado numa transmissão ao vivo realizada pelo artista na internet. 


“Foram palavras chulas e desrespeitosas com as quais o humorista se referiu ao cantor pernambucano. Não é demais lembrar o que Assisão representa para o nosso povo, para a cultura pernambucana. Um artista consolidado pelas suas músicas que estão eternizadas na memória do povo nordestino. Qualquer menção a seu nome de forma depreciativa cai por terra diante da sua grandeza”, aponta Clodolado.


Assisão é natural de Serra Talhada, no Sertão do Pajéu de Pernambuco, e tem contribuído, durante toda sua vida, para o enriquecimento e preservação da cultura pernambucana. Entre seus maiores sucessos, estão Pau nas Coisas, Forró Ferruado, Peixe Piaba, Fogueirinha, Alambique de Barro e Pequenininha - esta última tem mais de 250 regravações pelo Brasil.