Na índia, Bolsonaro homenageia Gandhi e destaca diferenças

O Globo - Por Marcelo Ninio


NOVA DÉLHI - Em seu primeiro dia de agenda oficial na Índia, o presidente Jair Bolsonaro visitou neste sábado o Memorial Mahatma Gandhi, que liderou a resistência pacífica contra o domínio britânico e é considerado o “pai da nação”. Após participar de uma cerimônia de oferenda floral no memorial, que o presidente disse “tocar a alma da gente”, Bolsonaro falou sobre o líder indiano a jornalistas brasileiros.


- Eu sou um capitão do Exército, ele é um pacifista. Mas, obviamente a gente reconhece o seu passado, sempre pregando a paz, a harmonia e a liberdade.


Leia mais: Bolsonaro volta a criticar Fernández, por projeto que aumenta controle civil das Forças Armadas


Em seguida Bolsonaro reuniu-se com o premier indiano, Narendra Modi. Juntos, eles destacaram o grande potencial das relações bilaterais e presenciaram a assinatura de 15 acordos, que incluíram áreas como facilitação de investimentos, cooperação na área tecnológica e bioenergia.


Para fontes da deleção brasileira, Bolsonaro e Narendra Modi, o primeiro ministro indiano, apertaram o botão para reiniciar o relacionamento com um forte potencial econômico dos respectivos mercados.

Convite!

Humberto Arraes confirma sua pré-candidatura a vereador do Recife

O jovem empresário Humberto Arraes, que tem a política no sangue, pois é filho da deputada estadual Roberta Arraes e do ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, se filiou ao Progressistas, do deputado federal Eduardo da Fonte, confirmando sua pré-candidatura a vereador da cidade do Recife.


Humberto vem com um discurso de renovação política para a capital do estado, oferecendo uma nova perspectiva de olhar os problemas atuais do Recife. “Entro nesse projeto com grande disposição de fazer o melhor para quem mais precisa, pois desde novo sou acostumado em ver o sofrimento e a dificuldade do povo de perto”, afirma Arraes.


O deputado federal e presidente do Progressistas, Eduardo da Fonte, vem realizando um trabalho importante nas montagens da chapas do PP no estado, com o objetivo de crescer o seu partido. Também quem esteve presente na filiação, foi o presidente estadual da juventude progressista Lula da Fonte.

Eriberto comprova potencial turístico de São José da Coroa Grande

O deputado estadual Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aproveitou a oportunidade da sua agenda política em São José da Coroa Grande para conhecer os atrativos turísticos da terra das piscinas naturais. Eriberto aportou em São José para participar dos festejos de São Sebastião na Várzea do Una e fez um giro pela orla da cidade, acompanhado de seu grupo político.


Parceiro do prefeito Pel Lages, Medeiros foi recebido na cidade pelo próprio gestor e pelo secretário municipal de Turismo, Sérgio Aroucha, que levou o parlamentar e seus amigos para participar de passeio. Em outubro, o deputado visitou a cidade pela primeira vez, durante momento de dificuldade, quando a prefeitura trabalhava para remover o derramamento de óleo da sua faixa de areia.


Dessa vez, com toda a atividade turística e gastronômica retomada integralmente, o progressista ficou entusiasmado com o potencial da cidade que faz fronteira com o estado de Alagoas e tem se tornado, cada vez mais, destino dos que procuram o litoral pernambucano. Entre as atrações, o deputado visitou o Museu do Una, os receptivos Pé na Areia e Miráculo, além do Catamarã Amazônia Azul, que lhe permitiu conhecer o estuário do Rio Una de perto.

INSS: TCU dá 5 dias de prazo para governo entregar dados

Por Estadão Conteúdo


O Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou do governo um raio x dos pedidos atrasados de benefícios do INSS e o custo operacional para acabar com a fila.


Em requerimento despachado ontem, o Tribunal deu prazo de cinco dias para os ministérios da Economia, Casa Civil, Defesa e o INSS entreguem informações detalhadas sobre a contratação de militares da reserva para reforçar o atendimento da fila. O atraso já chega a quase dois milhões de pedidos. O TCU quer saber em quanto tempo o INSS vai reduzir esse volume.


O pedido faz parte de recurso apresentado pelo Ministério Público junto ao TCU, que pede a suspensão imediata da contratação de militares da reserva para compor o quadro do INSS.


A área técnica vai fazer uma radiografia da extensão da fila. Para isso, o Tribunal fará uma diligência no INSS. O órgão terá que entregar indicadores de tempestividade e produtividade no atendimento e na análise de requerimentos dos benefícios dos últimos cinco anos.


O INSS será obrigado a mostrar o fluxo de requerimentos, tempo médio de análise, concessão e outros indicadores para fazer uma avaliação do atual estoque dos requerimentos atrasados. Além desses dados, o órgão terá que enviar detalhamento dos pedidos atrasados por tempo de atraso, faixa de renda, Estado da Federação, complexidade de análise do benefício. Ele quer mapear a gravidade dos atrasos. O custo operacional também terá que ser enviado.


Uma lista com 30 pedidos diferentes de informações foi apresentada aos três ministérios e ao INSS. Essas informações servirão de base para o TCU decidir sobre o pedido de cautelar. O relator é o ministro Bruno Dantas, que já avisou ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que o governo precisa incluir civis na contratação.


O TCU negocia uma solução com o governo para estender a contratação temporária também para servidores civis aposentados. Uma reunião está marcada para a próxima terça-feira.

Convite!

Coronavírus: Malásia e Austrália têm casos confirmados

Por G1


O novo coronavírus chegou à Malásia e a mais um continente, a Oceania. Três casos da doença respiratória foram confirmados neste sábado (25) no país do sudeste asiático, e outro na Austrália. Com isso, já são 12 os países em 4 continentes afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 41 pessoas desde o início do ano.


Segundo o ministro da Saúde da Malásia, Dzulkefly Ahmad, as três pessoas com a doença têm nacionalidade chinesa e são a mulher e dois netos de um homem de 66 anos que foi diagnosticado com a infecção em Singapura.


Na Austrália, o caso confirmado é de um homem que chegou a Melbourne, no sudeste do país, há uma semana procedente da cidade de Wuhan, epicentro do surto na China. Segundo as autoridades australianas, ele está isolado com pneumonia e seu quadro é estável.


Nas sexta-feira (24), os Estados Unidos confirmaram o 2º caso da doença no país, e a França registrou 3, os primeiros na Europa. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.


Na China, onde o surto começou e o único país a registrar mortes, o número de vítimas fatais subiu para 41 na sexta-feira. São 39 mortos apenas na província de Hubei, que 15 teve casos confirmados em um mesmo dia.


Na região, onde fica a cidade de Wuhan, há um total 729 infecções e 4.711 pessoas em observação. A província de Hubei tinha 13 cidades com restrições de circulação até sexta-feira, o que afeta cerca de 40 milhões de pessoas.


As restrições incluem fechamento de estações de trens, rodoviárias, transportes urbanos e de circulação de carros por algumas estradas. As autoridades ainda não informaram quando essas medidas serão retiradas.


A China está em uma corrida científica e estrutural para conter o avanço de novos casos de coronavírus. Além de desenvolver pesquisas para identificar detalhes da cepa do vírus e de impor restrições de circulação e fechamento de pontos turísticos, o país está construindo um hospital para tratar exclusivamente dos infectados.


O empreendimento segue o modelo de Pequim para tratamento de doenças respiratórias agudas, conhecidas como SARS. O hospital terá 1 mil leitos, uma área de 25 mil m² e deverá ser inaugurado em 3 de fevereiro.

Governo de Pernambuco entrega sementes e palma a agricultores do Araripe

O Governo de Pernambuco entregou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), sementes de milho e sorgo e raquetes de palma do Programa Campo Novo a agricultores e agricultoras do Sertão do Araripe. Ao todo, os municípios da região estão recebendo 117,1 toneladas de milho, 32,5 toneladas de sorgo e 500 mil raquetes de palma. Em todo o Sertão do estado estão sendo entregues 445 toneladas de milho, 85 toneladas de sorgo e 2 milhões de raquetes de palma.

 

A ação, realizada nestas quinta-feira (23) e sexta-feira (24), contemplou os municípios de Santa Filomena, Bodocó, Ouricuri e Santa Cruz. Os demais municípios do Sertão receberão as sementes até o final deste mês. A distribuição de palma para criadores de gado, caprinos e ovinos é a principal novidade do programa este ano, além da distribuição acontecer ainda no mês de janeiro, quando começa a quadra chuvosa na região. "O governador Paulo Câmara tem sido um grande parceiro da agricultura familiar, o que permitiu fazer esse esforço para que essas sementes fossem entregues agora no mês de janeiro", destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

 

Em Santa Filomena, onde foi iniciada a programação, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário lançou o Programa de Multiplicação da Palma, com assinatura de um termo de cooperação técnica com a prefeitura municipal. Segundo o termo, cada família selecionada como Unidade Familiar de Multiplicação da Palma está recebendo 1.000 raquetes de palma, com o compromisso de devolver, após 12 meses, 500 raquetes para distribuição com novos agricultores. "O cultivo dessa palma vai ser de extrema importância para a bacia leiteira do Araripe, garantindo alimentação de qualidade para os animais", ressaltou Dilson Peixoto.

 

Além do município de Santa Filomena, também foram assinados termos de cooperação técnica com as prefeituras de Ouricuri e Santa Cruz, com a Associação dos Produtores de Leite de Bodocó - Asprobalde e a ONG Caatinga. O programa vai contemplar ainda os municípios de Araripina, Exu, Granito, Ipubi e Moreilândia, que também integram a bacia leiteira do Araripe.

 

Para o prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Vasconcelos, a entrega das sementes e das raquetes vem ao encontro do trabalho de aração das terras realizado pela prefeitura. "Começamos este ano a fazer a aração das terras dos agricultores, para que estivesse tudo pronto para quando chegassem as chuvas e as sementes. Esse trabalho é um trabalho de parceria, com prefeitura, Governo do Estado, sindicato e agricultores", afirmou.

 

Segundo o prefeito de OurIcuri, Ricardo Ramos, o projeto de multiplicação de palmas é uma importante iniciativa para fomentar a pecuária da região. "Ouricuri vai se transformar numa unidade multiplicadora de palma, que foi praticamente extinta na nossa região, para que cada vez mais agricultores tenham acesso a esse alimento altamente nutritivo para o rebanho e possam manter seus animais nos momentos de falta de chuvas", reforçou.

 

PROPRIEDADE LEGAL

 

Em Ouricuri, além das sementes e da palma do Programa Campo Novo, foram entregues 667 títulos de regularização fundiária do Programa Propriedade Legal, dando continuidade ao processo iniciado pelo governador Paulo Câmara em agosto de 2019, durante o seminário regional do Todos por Pernambuco no Araripe. Ao todo o programa prevê a entrega de 65 mil títulos de regularização de imóveis rurais e urbanos. 

Professor Jurandir e Eraldo da Pedra Preta visitam a Sudene e fazem requerimento para Taquaritinga do Norte

Em ida a Capital pernambucana, os vereadores de Taquaritinga do Norte, Eraldo da Pedra Preta (Podemos) e o presidente da Câmara Professor Jurandir (PTB), visitaram à Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e conversaram com o ex-senador Douglas Cintra.


Na oportunidade, os parlamentares solicitaram algumas demandas ao superintendente da Sudene, como recursos de pavimentação da Zona Rural nos trechos que ligam a BR-104 aos sítios Jerimum e Algodão.




Em seguida, os vereadores se dirigiram até a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para solicitar horas/máquinas visando a limpeza de barreiros e barragens do município.


“Tivemos uma agenda intensa na Capital, onde trouxemos a demanda da população norte-taquaritinguense, que nos cobram e esperam por respostas. Foi um dia repleto de visitas e voltamos com notícias positivas com relação as nossas solicitações”, disse Professor Jurandir.


“Viemos reiterar nossos pedidos para que o secretário Dilson Peixoto possa ver com bons olhos a cidade de Taquaritinga do Norte. Com a chegada das chuvas e com a limpeza dos rios, vamos ter mais capacidade de armazenamento de água, ajudando os agricultores da região”, finalizou Eraldo da Pedra Preta.

Fábio Mamão e Boy Ribeiro realizam coletiva de imprensa e selam acordo político em Jataúba

Primeiro mês de 2020 chegando ao fim e as movimentações no município de Jataúba já começaram a se intensificarem para as Eleições Municipais.


No final da manhã desta sexta-feira (24), foi realizada na Câmara de Vereadores do Município uma coletiva de imprensa onde foi batido o martelo e selada oficialmente a junção entre Fábio Mamão e Boy Ribeiro.


A união muda o cenário político do município e é um páreo duríssimo para o atual prefeito Antônio de Roque que está em seu quinto mandato. 


Após perder a hegemonia no município em 2018, Antônio de Roque assiste a união entre o seu maior adversário político Fábio Mamão e um dos seus mais importantes aliados dos últimos tempos o empresário Boy Ribeiro.


A união entre Mamão e Boy aconteceu sob fortes emoções e contou com a presença de muitos aliados, deputados e correligionários que caminham juntos com um grande projeto político para Jataúba. 


Do Estação Notícias