Se ligue!

Com Paulo Câmara, prefeitos da RMR, Mata Sul e Mata Norte discutem regionalização do plano de convivência com o coronavírus

Prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Sul e Mata Norte participaram nesta terça-feira, 09/06, de reunião com o governador Paulo Câmara. Organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o encontro teve por objetivo debater o plano de convivência com o coronavírus que o Estado de Pernambuco começou a colocar em prática esta semana. 


A ideia é ouvir os prefeitos e trazer para o plano as diferentes situações que as regiões pernambucanas enfrentam no combate ao coronavírus. “Estamos fazendo avaliações diárias da situação sanitária no Estado de Pernambuco. Além das avaliações semanais, mais aprofundadas, para estudarmos os próximos passos que podem ser dados na semana subsequente. Vamos fazer outras reuniões com outras regiões, mas quisemos começar com a Macrorregião 1 pois a tendência é de estabilização da curva”, frisou o governador Paulo Câmara.


Segundo dados do Governo do Estado, a Região Metropolitana do Recife apresenta queda no número de casos e de óbitos por três semanas seguidas. Já na Mata Sul, há uma semana de atraso em relação à RMR, a tendência é de queda no número de casos confirmados por duas semanas consecutivas, quanto ao número de óbitos a curva se mostra estabilizada. O gráfico de novos casos e mortes também é de estabilização na Mata Norte, sendo a última semana de queda brusca.


Dentre as falas dos gestores municipais, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, pediu ao governador uma perspectiva de retorno da volta às aulas e cultos religiosos. Vizinha ao Estado de Alagoas, Palmares, representada pelo prefeito Altair Júnior, enfrenta a dificuldade na entrada livre de transporte lotado de pessoas no município. Os prefeitos foram unânimes quanto à pressão enfrentada pela retomada da atividade econômica, mas também não desejam flexionar sem que haja uma descida da curva. 


Paulo Câmara afirmou que reuniões com outras macrorregiões vão acontecer e o plano elaborado pelo Estado é “adaptável às situações”. “O secretário de Saúde, Fred Amâncio, vai promover reuniões, ainda esta semana, com as prefeituras para alinhar com será a volta às aulas. Quanto à abertura de templos religiosos, a questão está sendo discutida com os líderes das igrejas, vamos delegar missões, mas ainda está sem data”, salientou o governador. 


Para o governo, caso os números voltem a subir, as medidas serão revistas. No que se refere a reabertura do comércio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, afirmou que “a ideia da volta do varejo é que a gente volte com estabelecimentos menores, com no máximo 200 metros de área total. São empresas que possuem capital de giro menor e por isso necessitam abrir. Estamos estudando com a secretaria de saúde e devemos divulgar todos os detalhes até sexta-feira. Lembrando que toda abertura se dará de forma gradual”, enfatizou.


Quanto às outras questões levantadas pelos prefeitos, o secretário de saúde André Longo entende que ”cada município é independente para tomar as medidas que dizem respeito a volta gradual das atividades normais, vai depender de estudos elaborados pelas secretarias. O governador Paulo Câmara já deixou isso muito claro. No tocante a municípios que fazem fronteiras com outros estados, vamos usar nossas Geres para fortalecer a atuação das barreiras sanitárias”, concluiu o secretário. 


Para o presidente da Amupe, José Patriota “o caminho é o diálogo. Agradeço a todos os prefeitos e prefeitas que participaram. Foi um momento de escuta, os prefeitos tiveram voz ativa para balizar as ações propostas no plano de convivência com o coronavírus. Ainda esta semana nós vamos nos reunir novamente com outras macrorregiões e aprimorar as ações para o novo normal”, concluiu.

“Uma gestão pautada no trabalho e dedicada ao povo de Orobó”, declara Dr. Wallace Cunha, sobre prefeito de Orobó

O advogado Dr. Wallace Cunha, da cidade de Orobó, foi entrevistado pelo programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios e comentou sobre a gestão do prefeito do município, Cléber Chaparral PSD.


Para Wallace, a administração tem sido pautada no trabalho e no respeito aos recursos públicos. “Chegamos ao último ano de mandato do prefeito Chaparral e observamos que mesmo com todos os trabalhos já prestados ele não para. São construções estruturadores em todas as áreas da cidade demostrando seu zelo aos recursos que pertencem ao povo”, disse.


Dr. Wallace Cunha, também falou sobre a lembrança de seu nome para disputar as eleições deste ano. “Estou à disposição do nosso grupo, sou um soldado e estou pronto para guerrear. Fico feliz em saber que como homem público honramos nosso compromisso e em troca recebemos esta recepção da população”, relatou.


Sobre a pré-candidatura a prefeito do atual vice-prefeito Biu Abreu (DEM) o advogado exaltou suas qualidades. “Biu Abreu é um homem integro, da confiança do prefeito com quem caminha desde 2012 e tem uma história de honestidade e respeito as pessoas. Estamos percorrendo o município e em todos os lugares somos bem recebidos, isso é motivo de alegria”, ressaltou.


Por fim, o advogado Wallace Cunha destacou que o prefeito tem atendido aos anseios da população e falou que tudo que foi prometido no plano de governo de Cléber Chaparral foi executado neste prazo de oito anos.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do https://www.facebook.com/blogdoalberesxavier/

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realizou mais uma ação solidária no município

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Ação Social e Coordenadoria da Mulher, realizou mais uma ação solidária no município. Dessa vez as localidade contemplada foi a comunidade Silva de Baixo.


Popularmente conhecido como “sopão solidário”, a iniciativa busca amenizar os efeitos da crise, oriunda da pandemia, nas vidas das pessoas mais carentes do nosso município. Se configura como uma ação eventual e é mais uma oportunidade das equipes estarem em campo conhecendo as demandas de quem mais precisa. 


Vale ressaltar que essas comunidades já são assistidas pelos programas e projetos da assistência social do município e agora receberam esta ação, como estratégia emergencial para o atendimento das necessidades das famílias.


“E vergonhosa a forma como o município de Jataúba está sendo conduzido”, dispara Chico de Irineu

Chico de Irineu; "É por isso que o prefeito tem raiva e mim, porque eu falo a verdade"


Nesta segunda-feira (08), o ex-vereador e pré-candidato nas eleições de 2020 Chico de Irineu (PSDB), concedeu uma entrevista no Programa Cidade em Foco comandado pelo radialista Alberes Xavier, o ex-vereador que foi candidato a prefeito e um dos fundadores da terceira via em Jataúba nas eleições de 2016 ao lado de Furibinha, teceu duras criticas a atual gestão do município, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura do município e demonstrou muita confiança no projeto do grupo o qual faz parte para o pleito desse ano, grupo esse sob o comando do empresário Boy Ribeiro. 


Segundo Chico, a cidade de Jataúba passa por um momento delicado, uma vez que os números são preocupantes no tocante a pessoas contaminadas com o COVID-19, para o ex-vereador a gestão municipal foi omissa, e demorou a tomar medidas preventivas mais duras no município, e por isso a cidade tem hoje proporcionalmente um dos maiores índices de pessoas contaminadas do estado. “A prefeitura através do setor responsável demorou a tomar medidas mais duras, como barreiras sanitárias e redobrar os cuidados em pontos de aglomerações, como feira livre, mercados, dentre outros, depois de muitas cobranças que fizemos foi que colocaram umas tendas em frente a casa lotérica, e isso amenizou um pouco o risco das pessoas, mas, é vergonhosa a forma como o município está sendo conduzido”, destacou. 


Chico disse que parte dos vários problemas que o município enfrenta hoje, é pelo fato do poder está centralizado em torno do atual prefeito, segundo ele tudo que vai se fazer em qualquer secretaria tem como fazer um blog que passar pelo prefeito. “Até um exame simples como uma ultrassom de uma mulher grávida, para ser marcado, quando a pessoa procura a secretaria ou o hospital, tem que passar pelo aval do prefeito pra ele autorizar, um carro pra fazer uma mudança de alguém que precisa, tem que ser com ele, ou seja, os secretários não tem autonomia de nada, e isso não pode continuar dessa maneira, pois, o dinheiro não é dele, o dinheiro é do cidadão, e ninguém pode ficar devendo favor a ele, digo isso, porque já aconteceu com várias pessoas que me procuraram pedindo ajuda”, disparou o tucano. 


Chico de Irineu criticou a infraestrutura, principalmente a situação da PE-160, que segundo ele, tem várias crateras ao longo do percurso, principalmente no trecho que liga Jataúba a Santa Cruz do Capibaribe, e frisou que mesmo o prefeito sendo da cozinha do governador do estado, ainda não conseguiu viabilizar a recuperação da via. Outra crítica do ex-vereador foi em relação ao município até o momento não ter entregado aos alunos da rede pública os kits de merenda escolar, o que classificou como uma falta de compromisso com a população mais carente do município. 


“É por isso que o prefeito tem raiva e mim, porque eu falo a verdade, ele sabe disso”, disparou. Chico se mostrou confiante nas eleições de 2020 onde irá buscar uma das 11 vagas para voltar a casa Inácio Viterbo de Araújo, e disse que, em 2018 a população de Jataúba já deu o recado nas eleições para deputado, que quer mudança nos rumos do município, e que nas próximas eleições municipais esse grito de liberdade será confirmado nas urnas. (Do Blog Folha de Jataúba)

Pesquisa nacional aponta baixa contaminação no setor da construção civil

Com a interrupção da atividade produtiva em razão da Covid-19 há mais de 70 dias, o setor da construção civil de Pernambuco se engaja neste momento para retomar a produção, sobreviver às estatísticas e mostrar que, tomando as precauções, a retomada das atividades não oferecerá maiores riscos aos trabalhadores. Essa constatação se baseia no estudo realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que mostra que o número de infectados atingiu apenas 1,15% do total de 55 mil trabalhadores presentes nos canteiros do País durante o isolamento.


A conclusão da pesquisa aponta ainda que os números de trabalhadores recuperados foi de 1,47% ou de 819 casos, resultado superior ao número de infectados. Já o levantamento dos casos por internação hospitalar atingiu 13 pessoas, o que representou 0,02% do total, e o dos óbitos se mantiveram em 8 casos, ou seja, representando 0,01% dos trabalhadores presentes nos canteiros. Importante ponderar também que não há como afirmar se os casos confirmados foram provenientes de contaminação nos canteiros das obras. A amostra contou com a participação de 36 empresas e representa grande parte das incorporadoras do setor.


“Isso, sem dúvidas, legitima as ações que estão sendo feitas pelo segmento no sentindo de preservar a vida e garantir que o local de trabalho esteja apto para essa retomada”, explicou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sindiscon-PE), Érico Furtado, que destacou ainda que, localmente, o setor já preparou uma cartilha em que sugere cuidados e métodos de prevenção contra a doença.


Esse raio X aconteceu em todos os estados do País, exceto em Pernambuco e no Piauí – pois foram impedidos pelos governos de continuar com a operação durante a pandemia. “A conclusão que tiramos é que o pequeno índice de contágio nos canteiros das obras não aconteceu em razão apenas do isolamento, mas de ações efetivas de prevenção. Com a economia estagnada, precisaremos conviver com a doença sem esquecer da vida e também dos milhares de empregados pelos quais somos responsáveis”, complementou o presidente da Associação das Empresas Imobiliárias de Pernambuco (ADEMI), Gildo Vilaça. A mesma pesquisa sinalizou que 55 mil trabalhadores seguiram ativos nos canteiros durante a pandemia.


DADOS DO SETOR


A retomada em sua plenitude da construção civil é fundamental para evitar o efeito dominó do desemprego. Dados do Caged revelam que o setor sofreu com um saldo negativo de 3.047 postos de trabalho em Pernambuco, apenas no mês de abril. Vale reforçar que a indústria da construção civil no Estado vem sofrendo bastante com os efeitos da pandemia, tendo em vista que foi o único setor impedido de atuar durante o isolamento por ser considerado um serviço não essencial, penalizando mais 11 setores produtivos do Estado.

Alunos do SENAI Petrolina superam dificuldades e aprovam ensino online em tempos de pandemia

Em aulas remotas desde o último dia 18 de maio devido a pandemia da Covid-19, os alunos do SENAI Petrolina estão superando as dificuldades iniciais e já aprovam a modalidade de Educação Online.

 

Devidamente incorporados aos recursos da tecnologia via internet, os estudantes dos cursos técnicos de Administração, Alimentos, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização, afirmam que o modelo garante uma aprendizagem inovadora e dinâmica.

 

O aluno do curso técnico em Mecânica Automotiva, Francinaldo Maniçoba, por exemplo, se adaptou bem à modalidade logo à primeira vista. “Estamos gostando bastante das aulas remotas por que elas trazem sempre conteúdos elaborados por especialistas que facilitam o aprendizado com recursos multimídia bastante criativos”, ressaltou.

 

Proprietário de uma oficina especializada em ar condicionado e arrefecimento de veículos leves e pesados, Maniçoba contratou dois colegas do curso do SENAI, João Bento e William Gabriel. Eles quase sempre assistem às aulas em casa, mas deram um “jeitinho” visando aqueles dias onde o trabalho avança para além das 18h.

 

“Montamos um telão aqui mesmo na empresa (seguindo rígido protocolo de segurança) e acompanhamos na sala de aula virtual os chats, fóruns e as outras atividades interativas”, destacou João Bento, acrescentando ainda que tem gostado mais das aulas teóricas online do que na forma presencial.

 

Professores

 

Ensinando pela primeira vez neste formato, a professora do curso de Eletrotécnica Carla Mangabeira afirma que está muito empolgada com a experiência. Reconhecendo que os primeiros dias foram cheios de dúvidas e tentativas ansiosas, Carla diz estar bem mais tranquila agora com os resultados do ensino virtual e que a única queixa hoje é com relação ao sinal da internet, limitado para alguns alunos.

 

“Tanto nós professores como os alunos recebemos um treinamento para atuar na plataforma. Sinto que estamos mais à vontade com a modalidade e que os alunos fazem bem mais perguntas e participam dos chats. A aprendizagem se desenvolve de forma autônoma”, enfatizou, lembrando que vai aplicar uma atividade avaliativa na próxima quarta-feira (10). “As questões serão colocadas na plataforma e os alunos terão duas horas para concluir o exercício”, pontuou.

 

Para o gestor regional do SENAI, Flávio Guimarães, a primeira preocupação foi com a continuidade dos cursos técnicos, evitando assim prejuízos para os estudantes. “Procuramos auxiliar os educadores na adaptação de métodos e reformulação de planos de aulas, visando possibilitar aos estudantes o aprendizado de novas ideias e o desenvolvimento do raciocínio em plataformas digitais”, concluiu.


Professor Jurandi encaminha requerimento criando gratificação de R$600 para servidores que atuam na linha de frente contra à pandemia

O vereador Professor Jurandi, que é presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, encaminhou requerimento 113/20 solicitando a criação de uma gratificação temporária para os profissionais que estão atuando diretamente no combate à Covid-19 no município.


Na matéria, estão incluídos servidores da saúde pública, defesa social, garis e coveiros, e abre também, perspectiva da futura contemplação de outros segmentos. A proposição foi aprovada no plenário da Casa Miguel Lucas de Araújo por unanimidade e segue para o Executivo municipal.


“Nestes tempos difíceis de distanciamento social, muitos profissionais estão arriscando sua integridade física para combater o Novo Coronavírus, seja na área de saúde, de segurança ou ação social, então, nada mais justo que incentivarmos estes servidores com um aporte extra em seus vencimentos”, disse o Professor Jurandi.

Diogo faz entrega de trator para Barra de Guabiraba

Ação: Barra de Guabiraba, cidade do agreste Pernambucano, recebe de seus deputados majoritários, Raul Henry e Clodoaldo Magalhães uma importante ação, voltada para os pequenos produtores rurais! Articulada pelo pré-candidato Diogo. 


Através de emenda parlamentar o deputado federal Raul Henry, com apoio do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, destinaram aos agricultores de Barra de Guabiraba: (03) tratores de 75 CV, Com vários implementos agrícolas.


A entrega oficial aconteceu na tarde de quinta-feira 04/06/20, na cidade de Petrolina PE, no C3 da CODEVASF (Companhia do desenvolvimento do vale do São Francisco)