Setor de TI já lida com falta de peças importadas da China

Sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) verificou que 57% do setor eletroeletrônico já lida com a falta de peças importadas da China que são necessárias para a montagem de produtos. O que tem provocado o desabastecimento, segundo a associação, é a paralisação da produção dos artigos, em razão do surto do coronavírus, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.


Segundo a Abinee, quem mais tem tido dificuldades para encontrar materiais, insumos e componentes são os fabricantes de celulares, computadores e demais produtos de tecnologia da informação.


A Abinee ouviu cerca de 50 industriais, que apontaram o problema com mais ênfase do que no levantamento anterior, elaborado duas semanas antes, com o índice de 52% subindo cinco pontos percentuais.


A entidade esclarece que quase metade dos itens, 42%, é conseguida com fornecedores da China. Somente em 2019, o volume exportado do país asiático para o Brasil totalizou US$ 7,5 bilhões.


Outros países do continente respondem por 38,3% desse tipo de provimento. O fornecimento da Ásia garante 80,5% das peças utilizadas pelo setor.


Decisões

A sondagem da Abinee também possibilitou um diagnóstico sobre como a escassez de peças tem afetado as decisões dos industriais do segmento. A conclusão foi de que somente 4% deles já têm suspendido parcialmente suas atividades.


Além disso, outra parcela, de 15%, declarou que pretende pausar a produção nos próximos dias, com preferência pela interrupção parcial. A maioria (54%) sinalizou que ainda não planeja parar as esteiras, mas disse que a decisão dependerá de quanto tempo levará para o problema de abastecimento ser resolvido.


Desempenho

Metade dos fabricantes consultados pela Abinee avalia que o desempenho do setor no primeiro trimestre deste ano será mantido intacto, mesmo com a falta de peças. Para 33% deles, ainda não é possível prever como se sairão no período e, para 17%, a tendência é de que encerrem março com um resultado 22% inferior do que o projetado.


A expectativa dos empresários é de que normalizem o ritmo em dois meses, em média, após a retomada de remessas de peças da China.


O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, disse que, ao que tudo indica, mais fábricas chinesas devem suspender suas operações. Todavia, Barbato considera que, por enquanto, não há risco para os industriais do Brasil, porque, segundo ele, a produção nacional de peças deve dar conta das demandas atuais.

Recife 2020 - Humberto Costa defende permanência do PT com a Frente Popular de Pernambuco

O senador pernambucano Humberto Costa (PT) comentou, durante participação ao programa Cidade em Foco, o cenário eleitoral do Recife, visando as eleições municipais que se aproximam. O PT através de resolução da sua Executiva Nacional já determinou que a legenda deverá lançar candidaturas próprias em cidades com mais de 200 mil habitantes, entretanto, Humberto Costa diverge dessa avaliação quando a cidade em questão é o Recife. 


No PT a deputada federal Marília Arraes busca consolidar sua pré-candidatura à prefeitura da Capital do Estado, com o aval do presidente Lula e da própria presidente da legenda, Gleisi Hoffmann. Porém, o senador Humberto Costa segue com o entendimento que PT deva manter sua aliança com a Frente Popular de Pernambuco, comandada no estado pelo PSB, que deverá emplacar o nome do deputado federal João Campos (PSB) para a sucessão do prefeito Geraldo Júlio (PSB) no Recife.  


"Hoje nós temos claramente duas posições, uma posição do PT Municipal, da maioria dos militantes do partido no município, que quer a continuidade da aliança com a Frente Popular, do nosso relacionamento com o restante da esquerda no nosso estado e na nossa cidade. E há uma posição nacional puxada muito fortemente pelo presidente Lula e pela presidente Gleisi Hoffmann, que quer o lançamento de uma candidatura e o nome proposto é o nome de Marília (Arraes)", esclareceu o senador. 


Diante disso, Humberto confirmou na oportunidade, que a decisão definitiva sobre essa questão deverá ser tomada no mês de abril, porém, não se esquivou de pontuar sua posição em relação ao tema. "Todos conhecem a minha posição, eu sou defensor de que a Frente Popular deva continuar, que nós devemos manter essa aliança de esquerda que temos hoje no estado. Mas nós vamos também respeitar qualquer que seja a decisão tomada pelo partido", disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Passeata pró-Bolsonaro: presidente do STF pede calma

Por Carlos Brickmann


A passeata do dia 15, pró-Bolsonaro, deve ocorrer. Mas nada de fazer tremer o país: já houve acordo entre Bolsonaro e o Congresso e o presidente do Supremo pediu calma a todos. A tendência é de tranquilidade.


O problema começou com o Orçamento impositivo: verbas destinadas a parlamentares no Orçamento teriam obrigatoriamente de ser aplicadas. Antes a verba era aprovada e o Executivo poderia ou não aplicá-la. Em geral, eram aplicadas as verbas de deputados aliados, e esquecidas as de adversários. A lei mudou no ano passado, com o voto favorável de Eduardo Bolsonaro. Assim é em boa parte do mundo – a função básica do Parlamento (e o motivo pelo qual foi criado na Inglaterra, há uns mil anos) é controlar os gastos do Executivo. O problema é que a coisa foi mal combinada: no fim, ficou a verba maior com o Congresso, e o relator do Orçamento ganhou o poder de, sozinho, aplicá-la. A briga não era apenas entre Executivo e Legislativo. O Senado também não queria o poder total do dinheiro na mão de um deputado.


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, DEM, moveu-se logo após o general Augusto Heleno ter-se mostrado descortês ao lado do microfone ligado. A saída: o Congresso desiste de metade dos R$ 30 bilhões em debate, e talvez, para manter a paridade entre deputados e senadores, desista de tudo. Bolsonaro deixa de estimular a passeata do dia 15, que sai menos forte.


Tudo bem – mas juntar gente em tempo de coronavírus não é uma grande ideia.


Se era possível chegar a um acordo em tão pouco tempo, por que surgiu a crise? Em parte, a crise agrada a todos. Bolsonaro governa por atrito, tem aliados que falam demais, tem uma ala de seguidores cujo sonho é fechar o Congresso e o STF. A oposição marcou três manifestações que ganham divulgação: domingo, Dia Internacional da Mulher, contra as indelicadezas do bolsonarismo com relação a mulheres; no dia 14, para cobrar os nomes de quem ordenou a morte, há dois anos, da vereadora Marielle; no dia 18, da UNE e centrais sindicais, sob os temas da Educação e da proteção aos servidores públicos. Todas, agora, ganham o tema de defesa da democracia.


Se tantas alas oficiais gostam da ideia, por que não apertar o acelerador da manifestação? Um bom motivo é que sempre se sabe como as passeatas começam, mas não como terminam. A passeata do Vale-Transporte, “não são só vinte centavos”, tinha alma petista. Dela derivaram as manifestações que levaram ao Fora PT.


Mais: até agora, por mais que tenha sido provocada, a oposição não conseguiu ocupar a rua. Retomar as passeatas pode até ajudá-la. E, talvez o motivo mais forte, a economia, hesitante, tende a piorar com o coronavírus. Manifestações contra o Congresso podem levar a investidores e ao Primeiro Mundo a ideia de que estamos à beira de uma ruptura da democracia. Acordos e investimentos esperariam a normalização do país. Enfim, o Congresso pode derrubar vetos do presidente e rejeitar propostas importantes para seu Governo. Pode até aprovar despesas para ele pagar.

Lessa reúne 70 pré-candidatos a vereador

O deputado estadual Delegado Erick Lessa comandou uma reunião com 70 pré-candidatos a vereador na tarde deste sábado, 29. Pré-candidato a prefeito de Caruaru e presidente do diretório municipal do Progressistas, Erick Lessa vem constituindo um grupo heterogêneo, com a marca da renovação política. 


Durante o encontro, foram abordados tópicos como planejamento para ações de pré-campanha, análise de conjuntura e direcionamento sobre legislação eleitoral. A reunião serviu ainda para os pré-candidatos se conhecerem e receberem orientações sobre as ações permitidas pelas regras eleitorais, inclusive no que diz respeito à utilização das mídias sociais e outros veículos de comunicação. 


Segundo Erick Lessa, o desejo de transformação e as boas práticas fazem com que mais pessoas se envolvam no projeto. “É muito gratificante ver que as pessoas estão se engajando no propósito, enxergando o futuro e colocando-se à disposição para construir uma cidade para todos”, avalia.

"Eu não tenho dúvidas de que ela será uma grande prefeita, se for de fato a vontade do povo", afirma Silvio Costa Filho sobre Dra. Cátia Ribeiro

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) está otimista com a aceitação do nome de Dra. Cátia Rodrigues (Republicanos) como possível pré-candidata a prefeita nas próximas eleições na cidade de Jataúba. Dra. Cátia compõe o grupo de oposição na cidade, é esposa do empresário Boy Ribeiro e tem tido o seu nome cogitado para a disputa pela prefeitura da cidade.


Durante entrevista ao programa Cidade em Foco, o deputado falou com otimismo sobre a possibilidade. "Ela tem sido uma guerreira neste processo, ela tem sido uma mulher de muito valor e eu não tenho dúvidas de que ela terá muitas condições de puder fazer um grande trabalho como prefeita", disse o mesmo. 


Ainda na oportunidade, o deputado reafirmou seu compromisso em contribuir com a cidade e falou com entusiasmo sobre a desenvoltura de Dra. Cátia. "A gente vai ajudá-la e muito aqui em Brasília. Vamos ajudar o município de Jataúba. Percebo que ela cada vez está mais animada, mais confiante e ouvindo as pessoas e os problemas do município. Eu não tenho dúvidas de que ela será uma grande prefeita, se for de fato a vontade do povo", afirmou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Prefeito Hilário consegue junto ao Deputado Fernando Filho mais recursos para Brejo da Madre de Deus

O Municipio do Brejo da Madre de Deus receberá mais uma emenda orçamentária para a Saúde do município, do Deputado Federal Fernando Coelho Filho.


O orçamento será destinado ao Incremento PAB e Estruturação - Atenção Básica.


O Deputado Fernando Coelho Filho, encaminhou a notícia nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020, dia do seu aniversário, mostrando compromisso sério com o nosso município, que em quatro meses, já destinou aproximadamente 4 milhões de reais.


O Prefeito Hilário Paulo, tem intensificado essa articulação para consolidar a melhoria na qualidade de vida da população brejense. 


É assim que com transparência se mostra o trabalho político, planejado e a dedicação em construir um futuro melhor!

Catende: Deputado Pastor Eurico faz uma visita ao município e trata de problemas da saúde e agricultura

O deputado federal Pastor Eurico (Patriotas) esteve visitando nesta sexta-feira (28) o município de Catende. Na oportunidade o parlamentar foi recebido pelo Vereador Erivaldo Melo (DEM) a quem declarou apoio na corrida sucessória municipal. 


No rol de visitas, o parlamentar visitou a Prefeitura Municipal da cidade de Catende onde foi recebido pelo Secretário de Juventude César e pela Secretária de Cultura Rafaela Neves. O Vereador Erivaldo Melo acompanhou o encontro onde discutiram projetos e recursos para o município de Catende. Também presente ao encontro, o secretário de agricultura Heleno Pedro agradeceu ao pastor a destinação de um trator para a agricultura da cidade.


Após uma rápida visita a sede da Prefeitura, o Pastor Eurico visitou a Policlínica de Catende onde visitou leitos e conversou com o diretor da unidade de saúde, Ronaldo. O parlamentar se prontificou em ajudar a saúde de Catende. "Fico muito feliz em visitar o município de Catende e ser acolhido por essas pessoas que querem o bem da cidade e que estão lutando pelo desenvolvimento do município. Estou me colocando à disposição para ajudar no que for preciso para que Catende tenha uma voz firme e forte em Brasília junto ao governo federal" declarou Eurico.


Erivaldo Melo disse que a visita do deputado Pastor Eurico só reforça a importância de um alinhamento maior entre o governo de Catende e o governo federal. O Prefeito que já tinha uma agenda programada para o horário não pode estar presente mas foi representado por Késia Cavalcanti, sua chefe de gabinete. (Do Blog do Silvinho)

Pastor André Alencar celebra sucesso de 14º Congresso da UMADESC

O pastor da Assembleia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe, André Alencar, destacou a importância do Congresso da União da Mocidade da Assembleia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe (UMADESC) durante participação ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios. 


O pastor celebrou o sucesso da 14º edição do Congresso da UMADESC realizado entre os dias 21 e 25 de fevereiro. "Hoje, posso falar isso com muita satisfação, uma unanimidade. Uma coisa que chamou muita a atenção no evento da UMADESC é que não houve partidarismo, independente de posição ideológica, de preferência partidária, houve um envolvimento geral, tanto pelas autoridades, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, nos empresários", destacou o mesmo. 


Este ano o evento foi realizado pela primeira vez no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, de acordo com o pastor, além de receber um maior número de pessoas com melhor localização e estrutura, a mudança teve o objetivo de trazer visibilidade para o espaço que movimenta a economia local. "Houve uma unanimidade no sentido de perceber que a UMADESC é um evento que vem para a abençoar a cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Imagine a virilidade que o evento traz para a cidade, para o Moda Center", afirmou. 


Para André Alencar, é importante para a igreja que a cidade tenha além do alimento espiritual, uma boa situação no ponto de vista econômico, político e social. "É interessante para nós que nossa cidade esteja bem do ponto de vista espiritual, mas também do ponto de vista político, econômico e social, porque todo mundo ganha com isso", destacou. 


O mesmo ainda aproveitou para a agradecer a toda a equipe responsável pela organização do evento e a todos que de alguma maneira apoiaram os trabalhos desenvolvidos na 14ª edição da UMADESC. "Sou muito privilegiado pela equipe, da recepção, segurança, trânsito, a própria estrutura do evento, a preparação do som, tudo isso passa por uma equipe que tem me dado um grande suporte e eu sei que se não fosse essa equipe esse evento não seria possível", afirmou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Profissionais de saúde do Vale do São Francisco recebem treinamento sobre o novo coronavírus

Nesta sexta-feira (28), a Unimed Vale do São Francisco promoveu um treinamento sobre o novo coronavírus para cerca de 200 profissionais de saúde das unidades de atendimento, na sua grande maioria, médicos, enfermeiras e recepcionistas dos dois hospitais da cooperativa médica em Petrolina - PE e Juazeiro - BA.

 

A capacitação preventiva, uma vez que não há nenhum registro da doença na região, foi ministrada pelo médico infectologista, Samuel Ricarte, que começou falando dos sete tipos de coronavírus que podem infectar pessoas.

 

Após situar o contexto epidemiológico (97% dos casos confirmados estão na China, um caso confirmado no Brasil, em São Paulo e 132 casos suspeitos), o médico descreveu os sintomas associados ao COVID – 2019, a exemplo de febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal e pneumonia, definindo os critérios de um caso suspeito. “Além destes critérios clínicos, epidemiologicamente falando levamos em conta o histórico do paciente nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas, histórico de viagem a área com transmissão local ou que tenha tido contato próximo com caso suspeito”, ressaltou.

 

Apresentando informações atualizadas do Ministério de Saúde, Samuel Ricarte, alertou também para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), atualizou informações sobre o diagnóstico, tratamento, fluxo de atendimentos e critérios de internação. ”Não há tratamento antiviral específico recomendado para a doença. As pessoas infectadas devem receber cuidados para ajudar a aliviar os sintomas e evitar a transmissão”, pontuou.

 

Na sequência, foram evidenciadas ainda algumas medidas de prevenção e controle a exemplo do uso de máscara, higienizar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.

 

Para a enfermeira, Maria Rachel, o treinamento foi por demais oportuno. “Além de preventivamente trazer esclarecimentos e informações importantes esta capacitação proporciona tranquilidade ao profissional de saúde para que trabalhe adequadamente com responsabilidade e segurança”, concluiu.

JORNALISTA FERNANDO RODOLFO VOLTA À TELEVISÃO E ESTREIA PROGRAMA “A HORA DA VERDADE” NA TV NOVA NORDESTE



DIFERENTE - Programa traz um novo formato que mescla jornalismo com entretenimento, além de humor, solidariedade e prestação de serviços à sociedade pernambucana.


O jornalista Fernando Rodolfo está de volta à televisão pernambucana e estreia, neste sábado (29), o programa “A Hora da Verdade com Fernando Rodolfo” pela TV Nova Nordeste. Após um ano e nove meses fora do ar, Rodolfo volta à telinha com um formato diferenciado, unindo informação, entretenimento, humor, solidariedade e prestação de serviços, além de uma turma que promete diversão e muita alegria nas tardes de sábado.


Com grande experiência no jornalismo de rua, matérias investigativas, apresentação de telejornais e sempre motivado pelo desejo de combater injustiças, o jornalista não esconde sua emoção com o novo projeto. “Estou muito feliz, pois, fazer televisão é fazer o que eu sempre fiz e amo fazer, é ser porta-voz de uma sociedade que sofre com o descaso e abandono do poder público e cobrar soluções que tragam, de fato, mudanças e melhorias para quem mais precisa”, destacou Rodolfo.


Matérias-denúncias, problemas nas comunidades, fatos policiais, prestação de serviços, apelos, apresentações artísticas, quadros românticos, desafios, sapequices do boneco Espoleta e a opinião firme de Fernando Rodolfo são alguns dos conteúdos apresentados no programa semanal que tem uma hora de duração e é transmitido simultaneamente pela televisão e pela página da Nova Nordeste no Facebook.


Inclusive, falando em redes sociais, os telespectadores e internautas podem participar da produção de conteúdo do programa com sugestões de pautas e contatos através do Instagram @ahoradaverdadetv e do facebook.com/ahoradaverdadeoficial.


“A Hora da Verdade com Fernando Rodolfo” vai ao ar todos os sábados, a partir das 13h, com apresentação de Fernando Rodolfo e sua turma (boneco Espoleta, segurança Tampinha, repórter X e produtor Faz Tudo), além dos repórteres de rua Adielson Galvão, Guilherme Andrade e Rinaldo Luiz. A produção de conteúdo é de Izaias Néu e a direção geral de Augusto Netto.