Democratas confirma a pré-candidatura do jornalista Fernando Veloso à prefeitura de Goiana

O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, anunciou nesta segunda-feira (02/03/2020), a pré-candidatura do jornalista Fernando Veloso a prefeito de Goiana na eleição deste ano. O anúncio foi feito após reunião no escritório de Mendonça com Jameson Bermudes, presidente do Democratas no município e Alexandre Almeida, candidato a vereador em Goiana. “Fernando Veloso está preparado para administrar a cidade e vai, a partir de agora, dialogar com a sociedade e com as forças políticas para elaborar um programa de governo de inclusão das pessoas”, afirmou Mendonça, ao assinar a ficha de filiação do pré-candidato. 


Goianense, Fernando Veloso nasceu na área rural do município, estudou e iniciou a vida pública em Goiana. Depois se destacou no Recife como jornalista de rádios, jornais e TVs, chegando a ser Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado. Veloso ocupou cargos estratégicos em prefeituras, governos estaduais e no Governo Federal. Foi presidente da TV Escola e é o único goianense condecorado com a medalha do mérito educativo, concedida pela presidência da República. 


Veloso agradeceu a confiança de Mendonça e garantiu que vai fazer “uma campanha limpa e propositiva, respeitando o nosso povo, nossa história e nossa tradição. “Goiana é uma das cidades mais importantes de Pernambuco e do Brasil, pela sua história, e precisa recuperar o protagonismo no Estado e na Região. Faremos um Governo para desenvolver a economia da cidade, para gerar emprego, renda e melhorar a vida das pessoas”, afirmou Veloso.

Em ato de filiação ao PRTB, Antonio Campos diz que Bolsonaro irá fazer ainda mais pelo Nordeste

Gesto aproxima da base do presidente e candidatura oficial para disputa pela prefeitura de Olinda só deve acontecer em abril.


Antonio Campos se filiou nesta noite de segunda-feira (02) ao PRTB, mesmo partido do vice-presidente da República General Mourão e assim buscar maior aproximação da base do presidente Jair Bolsonaro e tentar formar uma chapa competitiva na disputa municipal pela Prefeitura de Olinda em outubro deste ano.


“O presidente Bolsonaro irá fazer ainda mais pelo Nordeste! É essa a orientação que tem dado aos dirigentes do seu Governo. As ações dirão mais que discursos eleitoreiros, que buscam polarizar e terceirizar no presidente o que não conseguem fazer”, destacou Antonio.


O irmão do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi candidato em 2016 e chegou a disputar o segundo turno das eleições, mas foi derrotado pelo atual prefeito Professor Lupércio (Solidariedade) que busca reeleição.


Durante discurso, Antonio comentou que a prefeitura deveria pedir recursos ao Governo Federal e certamente terá o apoio do Governo Bolsonaro e do próprio Antonio, independentemente das questões eleitorais. Segundo o advogado, interesse maior por Olinda é o que deve prevalecer.


Movimento #MudaOlinda


O atual presidente da Fundaj esclarece que desafios de caráter social e urbano lhe motivaram a trabalhar pela criação de um movimento e a ajudar na estruturação de uma frente política e social de uma oposição na cidade, motivo no qual se filiou ao PRTB. Antes desta decisão, conversou com diversas lideranças, entre elas o senador Fernando Bezerra Coelho, Gilson Machado Neto, entre outras lideranças no Estado e de Olinda.


“Tirar Olinda da rota dessas dificuldades, colocando Olinda no rumo certo, com a ajuda significativa do Governo Federal, melhorando a vida dos olindenses e mantendo vivo o símbolo da resistência, que Olinda sempre representou”, pontuou Antonio.


(Do Portal de Prefeitura)

"Tem pessoas que não tem escrúpulos nesta esquerda", dispara Pastor Eurico

O deputado federal Pastor Eurico (Patriota), destacou, durante participação ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, que a Reforma Tributária e a discussão do novo Pacto Federativo deverão avançar nas discussões do Congresso Nacional neste ano, além disso, o mesmo voltou a criticar a atuação das forças políticas da esquerda no cenário político brasileiro.


Para o deputado a tramitação da Reforma da Tributária deverá avançar no Congresso Nacional neste ano. "A Reforma da Previdência, que apesar dos pesares e do jogo sujo que foi feito pela esquerda para que não houvesse a Reforma da Previdência, e se não tivesse acontecido os aposentados teriam muitas dificuldades nestes próximos dois anos, mas foi votada. Temos ai outras situações que precisam ser revistas e essa Reforma Tributária acredito que vai ser de grande valia", defendeu. 


Envolvido desde o início da sua atuação na Câmara Federal com a pauta emancipacionista, o deputado voltou a defender que essa questão tenha a devida atenção do Congresso Nacional, junto a consolidação do Novo Pacto Federativo. "Nós temos muitas provas de que distritos que foram transformados em cidades e que eles tinham viabilidade econômica e preenchiam os requisitos importantes para a sua criação e foi dado prova de que isso é viável", esclareceu.  


"Nós precisamos ter consciência da responsabilidade social. Nessa programação do Pacto Federativo foi sugerida essa questão da fusão de municípios, é uma questão para ser discutida, claro, haverá interpretações positiva e negativas. Algumas pessoas vão aproveitar para fazer o jogo político e acho que não é por ai, precisamos repensar essas questões, pensando no melhor para o Brasil e para o povo", destacou o deputado. 


Ministro da Educação - Ainda na oportunidade, o deputado saiu na defesa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que tem sofrido críticas em relação a sua atuação à frente da pasta. "É uma pessoa muito boa, competente e que tem realmente feito um excelente trabalho. Na verdade, qualquer um que tivesse no lugar dele, algumas posições que ele tomou, teria que tomar, isso para o bem da educação", justificou o mesmo. 


Para o deputado é necessário respeitar a posição que Weintraub tem como cidadão e não poupou críticas as forças políticas de esquerda que atuam no Congresso Nacional. "Tem pessoas que não tem escrúpulos nesta esquerda, pessoas miseráveis, que querem o pior, pessoas que defendem tudo que é porcaria, mas não defendem o que é bom para o Brasil", afirmou o deputado.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

PP realiza ato de filiação de pré-candidatos a vereador de Olinda

O PP consolida chapa de vereador na cidade de Olinda, com o compromisso de não receber nenhum vereador de mandato.


O deputado federal e presidente do Progressistas, Eduardo da Fonte, realizou ato de filiação de nove pré-candidatos a vereador da cidade de Olinda, consolidando uma chapa para eleger de 4 a 5 vereadores. Se filiaram: Milcon Rangel, Joab Teodoro, Everaldo Silva, Abiezer Freitas, Carlos Augusto, Rafael Leitão, Pedro Rogério, Everaldo da Mudança e Teio.


Também participaram do ato o presidente estadual da juventude progressista Lula da Fonte e o deputado estadual, Pastor Cleiton Collins.

Congresso analisa hoje veto ao orçamento impositivo

Por G1


O Congresso Nacional fará nesta terça-feira (3) uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores, para tentar analisar o veto do presidente Jair Bolsonaro a mudanças nas regras de pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento do governo.


Esta será a segunda tentativa de votar os vetos a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do Orçamento.


Há três semanas, a votação foi adiada após fracassar um acordo anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a derrubada de um dos dispositivos. Pela negociação, seria mantida a maioria dos vetos em troca de um projeto a ser encaminhado pelo governo para definir as regras.


Conforme a colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo, além de tentar manter o veto de Bolsonaro, o governo busca um acordo para incluir a votação da agenda econômica, que inclui as reformas administrativa e tributária.

Josevaldo Lopes e Rubinho Nunes estudam aliança no Brejo da Madre de Deus

Com uma política efervescente nos últimos dias, a cidade do Brejo da Madre de Deus irá acompanhar de perto mais uma grande movimentação. A nova da política brejense é a união do vice-prefeito Josevaldo Lopes (PRB) com o empresário e pré-candidato do PCdoB, Rubinho Nunes.


De acordo com informações de bastidores, as lideranças consultam e estudam uma data para anunciar a união. Ainda existe a possibilidade real do vice-prefeito Josevaldo Lopes e seu grupo, indicar o companheiro de chapa do empresário Rubinho Nunes.


Só resta aguardar as movimentações políticas na terra brejense, que deverão confirmar as especulações.

Paulo Câmara: “Formamos profissionais preparados para o futuro desafiador de se fazer saúde pública”

Ao acolher mais de 1,5 mil novos residentes, governador ressaltou os investimentos feitos na formação e em infraestrutura da área de saúde


O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (02.03), da solenidade de acolhimento dos 1.510 novos residentes, entre médicos e profissionais da saúde, que irão atuar em unidades da rede estadual. Ele ressaltou a posição de destaque de Pernambuco diante do cenário nacional na área da saúde e a importância dessa formação para a constante busca da melhoria no atendimento.


“Pernambuco tem essa característica de ser a referência médica de todo o Nordeste, e hoje nós estamos iniciando uma nova formação, que vamos fazer de forma adequada, garantindo o lado humano do atendimento. Vamos formar bem as pessoas para que elas estejam preparadas para o futuro desafiador de se fazer saúde pública”, pontuou o governador, que também comentou os investimentos da gestão, em Pernambuco, nessa importante área.


“O Estado, nos últimos quatro anos, aumentou em mais de 60% seus investimentos na formação. Estamos fazendo isso buscando realmente ter um olhar especial para a saúde pública. Com formação e com planejamento, a saúde pública melhora, e é isso que a gente busca aqui em Pernambuco. Os investimentos nessa área não vão parar. Pelo contrário, nós vamos continuar investindo”, assegurou Paulo Câmara, citando, entre outras estruturas, a do Hospital Geral do Sertão, que será inaugurado em Serra Talhada.


O evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), contou com a presença do secretário André Longo, que deu as boas vindas aos novos residentes e discursou sobre o aumento do número de bolsas ofertadas. “Esse é um momento importante para acolhimento de todos vocês. Muitos aqui estão chegando à residência médica pela primeira vez. Outros estão complementando sua especialização. É importante dizer que Pernambuco é um dos grandes polos formadores de recursos humanos na área médica do Brasil. O governador Paulo Câmara, desde 2015, tem ampliado o número de bolsas tanto na área médica como nas demais áreas de saúde. De lá para cá, os investimentos em bolsas do governo estadual ultrapassaram 70%”, exemplificou o secretário, acrescentando que o número de vagas ofertadas cresceu 159% entre 2012 e 2019.


Larissa Farias acabou de se formar como enfermeira, e agora se prepara para ingressar na residência do curso de Enfermagem Cirúrgica pelos próximos dois anos. “Tenho muita expectativa em relação ao curso e em relação ao sistema público. Quero tentar ajudar as pessoas, na medida do possível. Quero sempre estar tentando melhorar essa assistência, numa área até então pouco vista como é essa na qual estou entrando”, disse, esperançosa, a jovem de 23 anos.


Atualmente, mais de três mil residentes estão em formação em Pernambuco, vinculados a 330 programas de residência médica e multiprofissional. Ao todo, a previsão de investimentos para 2020 é de R$ 124 milhões nessa modalidade de pós-graduação, sendo R$ 85 milhões do tesouro estadual, ou seja, 68,5% do total e com um incremento de R$ 2,9 milhões em relação ao ano anterior.


Para 2020, foram criados novos programas de residência com foco na área materno-infantil (ginecologia e obstetrícia e neonatologia) e em medicina de família e comunidade. Ainda foram abertas vagas em medicina fetal, cardiologia pediátrica, transplantes, multiprofissional de interiorização da atenção à saúde, gastroenterologia pediátrica, endocrinologia pediátrica e reumatologia.


Estiveram presentes à solenidade o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa; o deputado estadual Waldemar Borges; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE, Carol Leandro; a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Dr. Ricarda Samara; o presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes, Erick Barreto; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Beltrão; a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Adriana Medeiros; e demais autoridades, além do consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes, que ministrou a aula magna intitulada “Os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Educação de Jovens e Adultos uma história de sucesso em Taquaritinga do Norte

A educação de jovens e adultos no Brasil sempre foi marcada por movimentos ou iniciativas individuais de grupos, órgãos públicos e privados ou pesquisadores decididos a enfrentar o problema da existência de uma enorme população que não a teve oportunidade de frequentar a escola regular, em Taquaritinga do Norte em 2017 quando a atual gestão assumiu viu a grande defasagem existente de jovens e adultos que estavam sem estudar e muitos não tinham completado seus estudos. O Secretário de Educação de Taquaritinga do Norte Marcos Augusto junto com sua equipe realizou um planejamento e uma grande articulação para o aumento de pessoas atendidas pela Educação de Jovens e Adultos, foi um trabalho aonde visitas foram realizadas, divulgação em rádios , blogs , carros de som e redes sociais .


Sobre a Educação de Jovens e Adultos o Secretário de Educação Marcos Augusto ressalta que entre os objetivos da modalidade de ensino está o de superar a discriminação entre os que não tiveram acesso em tempo de escolarização. “Nos últimos 3 anos atendemos mais de 800 alunos, a semente que plantamos lá em 2017 tem dado vários frutos agora" temos procurado dá todas as condições para aqueles que depois de muito tempo desejam voltar a estudar, reconhecendo principalmente o valor de todos na sociedade, é grande a satisfação de ver hoje alguns alunos do EJA 4 em 2017 que hoje já estão na universidade.

“Em Jaboatão, o PSD é 22”, destaca André de Paula em ato de apoio à reeleição de Anderson Ferreira

Durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (2), o presidente regional do PSD, deputado federal André de Paula, formalizou o apoio do partido à reeleição do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL). Além de Anderson, estiveram presentes o vice-presidente do PSD, deputado estadual Joaquim Lira; os deputados federais, André Ferreira (PSC) e Fernando Rodolfo (PL); o deputado estadual, Manoel Ferreira (PSC), que está em seu oitavo mandato e é pai de Anderson e de André, além da imprensa, vereadores e diversas lideranças políticas da capital e interior. 


“Este é um encontro revestido de grande importância para nós, do PSD. Não fazemos política contra ninguém, mas fazemos a favor. E nós estamos completamente ao lado do povo de Jaboatão dos Guararapes, onde o PSD não é 55, mas é 22!”, destacou André de Paula, recebendo muitos aplausos dos correligionários que lotaram a sala de reuniões do PSD/PE, no bairro de Boa Viagem, em Recife.


“Pessoalmente, tenho com Anderson uma excelente relação, que se estreitou ainda mais quando estivemos na Câmara dos Deputados. Mas não é só isso: observamos que Jaboatão mudou, e para melhor, sob sua gestão. O município é um canteiro de obras, avançou na educação, transformou-se num atrativo para o desenvolvimento. Em três anos, Anderson conseguiu imprimir uma administração inovadora. O PSD avalia que o melhor para Jaboatão é reeleger Anderson Ferreira, e, por isso vamos marchar juntos nas eleições municipais de outubro”, acrescenta André de Paula.


O PSD é o segundo partido que se incorpora à base do gestor jaboatonense. Recentemente, o Solidariedade também anunciou que estará em seu palanque. Para o prefeito Anderson Ferreira, líder do PL em Pernambuco, o apoio do PSD tem grande significado pelo que representa no cenário nacional e também pelo reconhecimento a uma gestão que vem fazendo a diferença em Jaboatão. 


“O deputado André de Paula tem ajudado muito a nossa administração como deputado federal e tem visto todo nosso empenho em realizar uma gestão diferente desde que assumimos o mandato, há três anos. Esse apoio é mais um incentivo que recebemos para continuar trabalhando com afinco para resolver os problemas da nossa cidade, com uma visão inovadora e comprometida com o social. É o tipo de apoio que nos deixa confiantes e seguros de que estamos no caminho certo”, comemorou Ferreira.


Foto: Renato Moreira/PSD-PE

Antonio Coelho participa do anúncio de R$ 15 milhões para o Sistema Itaparica

O deputado Antonio Coelho (DEM) participou nesta segunda-feira (2), em Petrolândia, do anúncio de R$ 15 milhões em investimentos nos projetos de irrigação do Sistema Itaparica. Os recursos, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já foram empenhados e vão permitir a realização de obras nos canais do Sistema Itaparica, beneficiando 3 mil famílias que vivem em 10 mil hectares de área irrigada. 


“Um hectare irrigado gera três empregos. Então, esse investimento ajudará na preservação de 30 mil empregos. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo Federal com o sertanejo, com o homem do campo, com as famílias que têm a agricultura irrigada como fonte de trabalho e renda”, afirmou Antonio Coelho, durante cerimônia na Câmara de Vereadores de Petrolândia, ao lado do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do superintendente Aurivalter Cordeiro.


Os projetos irrigados do Sistema Itaparica situados em Pernambuco ocupam uma área total de 58 mil hectares, com área irrigável de 10 mil hectares. As principais culturas são banana, goiaba, manga, mamão, coco, feijão, melancia, abóbora, cebola e hortaliças.