NOVAS VIATURAS E APLICATIVO DA CTTU ENTRAM EM SERVIÇO DURANTE A 'OPERAÇÃO SOSSEGO'

Motociclistas foram flagrados empinando moto e usando cano de escape serrado


Será rotina da CTTU e da Guarda Municipal de Toritama, contar com o apoio de 03 novas viaturas em suas operações. Os veículos chegaram recentemente e equiparam as forças de segurança de Toritama e entraram em ação na noite desta sexta-feira (05/06), durante a denominada, 'Operação Sossego', que contou com o apoio da Polícia Militar. Os Agentes de Trânsito e a GCM realizaram abordagens educativas aos condutores de motociclistas, alguns deles foram flagrados realizando manobras perigosas oferecendo riscos a si mesmos e a pessoas que transitam pelas ruas.


A maioria das abordagens aconteceu a motociclistas jovens, os quais foram advertidos por comportamentos inapropriados no trânsito, tais como, ausência de uso do capacete, manobras de empinagem sobre pneu traseiro e condução de moto com cano de escape serrado, o que provoca grande incômodo e barulho excessivo.  


Presente na "Operação Sossego", o Diretor Presidente da CTTU, Alex Monteiro conversou com os condutores, advertindo-os e cadastrando veículo e condutor no novo aplicativo da Companhia de Trânsito, que registra a primeira ocorrência educativa e recomendativa, para apoiar em medidas mais severas, caso o mesmo condutor seja novamente flagrado realizando manobras perigosas, em futuras abordagens, pondo em risco a segurança dele próprio a segurança e o sossego dos pedestres.


Condutores e moradores de Fazenda Velha aprovaram a iniciativa, pois relataram que sempre ocorrem perturbações a noite na localidade e com esse trabalho do município, eles agora terão tranquilidade.


Publicadas novas Leis em benefício do consumidor, concurseiros e pessoas com deficiência

Foram publicadas no Diário Oficial desta quinta (04/06), quatro leis de autoria da Deputada Delegada Gleide Ângelo. A primeira (Lei nº 16.897) é voltada aos concurseiros, para que possam ter mais oportunidades em participar de certames realizados pelo Estado de Pernambuco. Para isto, foi alterada a Lei dos Concursos Públicos Estaduais (Lei nº 14.538/2011), que passa a vigorar com a proibição que os certames do Estado passem a acontecer em datas e horários diferenciados, de forma a evitar que um órgão possa promover concurso em mesmo dia e horário que o de outro.


A segunda norma (Lei nº 16.898) se destina às pessoas com deficiência, disciplinando regras para que sejam reservadas a elas, unidades residenciais localizadas no térreo e primeiro andar das edificações dos programas habitacionais de Pernambuco. Aqui vale salientar que as unidades residenciais de programas habitacionais, normalmente não dispõem de elevadores, equipamento que garantiria melhor acessibilidade para idosos e pessoas de mobilidade reduzida.


As duas últimas Leis visam a proteção ao consumidor pernambucano. A Lei nº 16.900 passou a proibir que o fornecedor de produtos ou serviços condicione o pagamento de carnê ou fatura por compra de seus produtos e serviços, a que seja realizado exclusivamente em seu estabelecimento comercial. Com a nova regra, eles deverão disponibilizar outro local ou mecanismo para pagamento que não sejam as lojas físicas.


Por fim, a Lei nº 16.901 suspende os prazos de garantia, troca, devolução ou reembolso decorrentes da aquisição de produtos ou serviços, no âmbito do Estado de Pernambuco. Essa situação é específica para o período caracterizado como Estado de Calamidade Pública, onde ficaram suspensas as atividades de diversos setores econômicos, provocando o fechamento de lojas e shoppings centers.

EM JATAÚBA, MAIS UM PACIENTE TEM A CURA CONFIRMADA, AGORA SÃO 33 RECUPERADOS, NENHUM TESTE FOI REALIZADO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS.

Boletim Diário Epidemiológico

 

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa neste sábado (06/06), que nas últimas 24 horas, não foram realizados teste da covid-19 no município. As alterações das últimas 24 horas foram em relação a 01 paciente curado que estava no hospital de referência e recebeu a alta médica e 01 paciente que deixa o leito de retaguarda e segue em monitoramento domiciliar para concluir o tratamento.

 

Com a atualização, o município tem atualmente 47 pacientes com a covid-19; Destes, 44 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 02 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 01 paciente internado nos leitos de retaguarda (anexo do hospital municipal).

 

O Município confirmou até hoje, 84 casos da doença, com 33 recuperados e 04 óbitos; 04 casos suspeitos estão em investigação.

 

Em relação às Síndromes Gripais, 12 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 53 pessoas concluíram o monitoramento e estão recuperadas das síndromes gripais.

Edson Vieira realiza reunião on-line com Câmara de Vereadores para discutir Lei Federal de ajuda aos municípios

Em reunião on-line realizada na tarde da última quarta-feira (03), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), com os vereadores do município, para discutir o encaminhamento do Projeto de Lei 008/2020 que dispõe sobre a suspensão temporária dos repasses patronais, seguindo a legislação federal (Lei Complementar 173 de 27 de maio de 2020) que já foi aprovada pelo Governo Federal, como auxílio aos municípios para que possam dispor de recursos para o combate à pandemia da Covid-19 em todo território nacional.


A matéria foi detalhada pelo contador da prefeitura, Ivaldeci Hipolito, e pelo assessor jurídico do Santa Cruz Prev, Osorio Chalegre que ressaltaram a importância da aprovação do projeto, relatando que não haverá comprometimento nos recursos da previdência municipal, pois a suspensão temporária será apenas da parte patronal, neste caso, da prefeitura municipal.


“A legislação foi criada na esfera Federal para resguardar o município no período de pandemia, pois neste momento as quedas nas receitas aconteceram e as despesas, em especial na área da saúde, foram ampliadas”, destacou Chalegre.


Para o prefeito Edson Vieira, a aprovação é necessária para que os recursos economizados sejam revertidos integralmente nos investimentos da rede municipal de saúde para o combate a Covid-19. “Neste momento de grande queda nas receitas municipais, esse projeto busca colaborar com este aporte de recursos economizados para a aplicação integral nas ações de enfrentamento da pandemia, nosso objetivo principal é salvar vidas”, disse Vieira.


Da bancada da situação participaram, Irmão Val, Ronaldo Pacas, Klemerson Pipoca, Zé Minhoca, Dr. Nanau, Nailson Ramos e Jessyca Cavalcanti. Pela bancada de oposição, integraram o encontro digital os vereadores Augusto Maia, Ernesto Maia, Carlinhos da Cohab, Marlos Melo e Capilé.


O Projeto de Lei 008/20 foi encaminhando para a Casa José Vieira de Araújo em caráter de urgência urgentíssima e será apreciado nas comissões e posteriormente, seguirá para o plenário.

CTNBio aprova estudos clínicos com vacina para o coronavírus e novo projeto para desenvolvimento de diagnóstico rápido da doença

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aprovou nesta quinta-feira (4), em sua 232ª Reunião Ordinária, estudo clínico de fase III para avaliar a vacina ChAdOx1 nCoV-19 não replicante para a prevenção do coronavírus.


O estudo será conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). Inicialmente serão vacinados 2 mil participantes no Brasil, profissionais de saúde adultos e saudáveis, a partir de 18 anos de idade, podendo chegar a 5 mil indivíduos. Este estudo está sendo conduzido no Reino Unido também, totalizando 10 mil participantes no mundo. Os estudos de fase I e II estão sendo conduzidos no Reino Unido nesse momento, com o teste em mais de 600 voluntários até o último dia 5 de maio.


No Brasil, esse é o primeiro estudo clínico de vacina para o coronavírus aprovado pela CTNBio. Os objetivos desse estudo são avaliar a segurança da vacina e a reação protetiva nos pacientes testados. A vacina será importada, tratada com a segurança necessária e após a aplicação os voluntários serão avaliados por 12 meses, podendo ser ampliado o número de participantes do estudo.


Destacamos que a aprovação da CTNBio se refere apenas à biossegurança da vacina, que é derivada de um organismo geneticamente modificado, não desobrigando a instituição da avaliação de outros órgãos competentes, como da Anvisa, dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e/ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).


A Anvisa igualmente aprovou esse estudo clínico de vacina para o coronavírus nessa semana.


Teste rápido para Covid-19


Também foi aprovado um projeto de desenvolvimento de dispositivos simples para o diagnóstico rápido e de baixo custo do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que será realizado pela Universidade Federal de São Carlos. Novos métodos rápidos para testagem do coronavírus são muito importantes para o enfrentamento da pandemia no Brasil.


Avaliação de terapia gênica


Outras deliberações importantes também fizeram parte da reunião, tais como um estudo clínico para realização de terapia gênica para tratamento de crianças com a doença genética ganglidiose GM1 do tipo 1 (Infantil) e do tipo 2A (Infantil tardia), uma doença neurodegenerativa de progressão rápida, que pode levar à morte precoce do paciente.


Cana de açúcar adaptada a região nordeste


Por fim, foi aprovada a liberação comercial do evento CTB141175/01-A (CTC20BT) de cana de açúcar geneticamente modificada para resistência a insetos, para cultivo na região Nordeste do Brasil. Essa variedade de cana de açúcar já estava aprovada para cultivo nas demais regiões do país e agora, após realização de ensaios a campo no Nordeste, foi aprovada também nesta região.


A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio, é uma instância colegiada multidisciplinar componente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, sendo responsável pela avaliação de biossegurança de produtos e tecnologias que envolvam uso de organismos geneticamente modificados (OGM) no Brasil, sendo seu funcionamento é regulado pela Lei de Biossegurança. As tecnologias que envolvem o uso de OGMs se aplicam em diversos ramos de atividades e produtos como por exemplo: medicamentos, vacinas para uso em humanos e animais, tecnologias de melhoramento de plantas e animais, microrganismos de uso industrial, entre outros.

Bolsonaro cogita romper com OMS: “Ou trabalha sem ideologia ou caímos fora”

O presidente Jair Bolsonaro ameaçou romper o relacionamento com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A fala aconteceu na noite da sexta-feira (05) na entrada do Palácio da Alvorada.


“A OMS é o seguinte, o Trump cortou a grana deles, voltaram atrás em tudo. Um cara que nem é médico. Eu adianto aqui. Os Estados Unidos saiu. A gente estuda, no futuro: ou a OMS trabalha sem ideologia ou nós vamos estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dar palpite na saúde aqui dentro”, apontou o chefe do Executivo.


Ao final, ao ser questionado sobre a afirmação de Trump de que se os norte-americanos tivessem adotado respostas como a de brasileiros e suecos contra o coronavírus, os EUA poderiam ter dois milhões de mortes, Bolsonaro não teceu comentários e preferiu enviar um abraço ao presidente americano. “É meu amigo, é meu irmão. Falei com ele essa semana. Tivemos uma conversa maravilhosa. Um abraço Trump. O Brasil quer cada vez mais aprofundar o nosso relacionamento. Torço para que seja reeleito. Trump, aquele abraço”.


Bolsonaro se mira no exemplo de Trump, que deixou a organização no último dia 29. Trump disse que a OMS falhou em fazer reformas na organização exigidas por ele e que os recursos serão redirecionados para outras entidades de saúde no mundo.


“A China tem controle total sobre a Organização Mundial da Saúde, apesar de pagar apenas US$ 40 milhões por ano, em comparação com os cerca de US$ 450 milhões por ano que os Estados Unidos estão pagando. Nós detalhamos as reformas que ela deveria fazer e nos engajamos diretamente, mas eles se recusaram a agir”, afirmou Trump. Os EUA eram os maiores doadores da OMS. (Correio Braziliense)

SUGESTÃO DE PAUTA: HOSPITAL DE CAMPANHA DE LIMOEIRO OFERECE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA PESSOAS CONTAMINADAS COM O COVID-19

O Hospital de Campanha de Limoeiro vem se destacando pela sua qualidade no atendimento, isso pode ser constatado nos relatos dos seus pacientes recuperados da COVID-19. Porém o vírus também pode causar danos mentais consequente do isolamento social. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Limoeiro conta agora com o serviço de escutas psicológicas com a Dr. Ericka Natália para amenizar os sofrimentos das pessoas acometidas do Novo Coronavírus. Mais uma vez a Prefeitura de Limoeiro se une com a população para juntos combatermos o COVID - 19.

PREFEITURA DE BREJO SEGUE COM RITMO INTENSO NO COMBATE AO COVID-19

Desde o início da pandemia a prefeitura do Brejo da Madre de Deus, tem se empenhado no combate a covid-19. No município, muitas ações estão sendo realizadas para amenizar os danos causados pelo covid-19.


As ações realizadas ultrapassam a esfera da saúde, tendo em vista que esta pandemia atingiu a vida de todos em todas as áreas, na Educação a prefeitura fez entrega dos kits merenda aos alunos da rede municipal de ensino e tem realizado as aulas on-line para que os alunos não fiquem ociosos em casa nem percam completamente o ano letivo.


A Secretaria de Assistência Social passou a ter atendimento on-line e muitos outros serviços essenciais para população, facilitando a vida de quem precisa dos serviços e protegendo nossos servidores.


As feiras livres receberam uma atenção especial, barreiras sanitárias nas entradas das feiras, limitação de vendedores apenas do município, a comercialização apenas de alimentos e com os bancos distanciados conforme as recomendações sanitárias para oferecer mais segurança a quem vende e a quem compra. 


Lavatórios foram instalados em pontos estratégicos do nosso município disponibilizando água e sabão para a população fazer sua higienização sempre que necessitarem sair de casa em busca de serviços essenciais de alimentação e saúde. Barreiras sanitárias foram instaladas nas entradas do município e próximo às agências e correspondentes bancários e lotéricas, fazendo a desinfecção e higienização de todos com álcool em gel.


Está sendo utilizado em nosso município a Técnica Chinesa Quaternário de Amônia - Quinta Geração O composto, para que tenhamos uma ideia, é capaz de eliminar vírus, bactérias e fungos na região onde é aplicado e pode durar até seis meses.


Leitos de retaguarda foram criados em Brejo sede e no distrito São Domingos para receber e tratar pacientes com sintomas leves e da covid-19, buscando diminuir o período de infecção e assistir de forma melhor os pacientes que necessitam de mais cuidados no início do tratamento. As unidades de saúde vem sendo toda semana desinfectadas por profissionais treinados, eliminando qualquer vestígio do vírus em algum local comum.


Os profissionais de saúde que estão na linha de Frente foram treinados e receberam EPI’s para se protegerem, novas ambulâncias foram adquiridas e as existentes foram requalificadas agilizando o socorro dos pacientes. O Hospital Dr. José Carlos de Santana teve parte dos seus leitos entregues e já atende as vítimas acometidas pelo vírus, e em breve vai voltar a funcionar com todas as suas atividades.


É com trabalho e ações concretas que enfrentamos a pandemia de frente e juntos venceremos e sairemos mais fortes para seguirmos construímos o futuro do nosso povo.

Trump critica estratégia do Brasil no combate à pandemia da Covid-19

Em entrevista na sexta-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como mau exemplo no combate ao coronavírus. Ele diz que o Brasil vive um “momento difícil” no combate à pandemia da Covid-19 e complementa dizendo que o governo brasileiro, que tem Jair Bolsonaro como presidente, seguiu a estratégia igual à da Suécia.


A medida adotada pela Suécia de combate ao coronavírus deixou aberto comércio, restaurantes e escolas. Na estratégia, a Suécia preferiu não fechar sua economia. No Brasil, Bolsonaro já se manifestou várias vezes contrário ao isolamento social e já criticou inúmeras vezes as medidas restritivas adotadas por governadores.


Na entrevista feita na Casa Branca, Trump diz: “Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia, que também está passando por dificuldades terríveis”.


O presidente dos Estados Unidos ainda completa: “Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões de vidas, ou até mais”.


Na última atualização, o governo brasileiro informou que 34.021 pessoas faleceram da Covid-19. O Brasil se tornou o terceiro do mundo com mais óbitos causados pelo vírus. O balanço da quinta-feira (4) registrou 1.473 mortes.


Folhapress

“Não vejo nas outras opções uma forma que me represente, por isso sou pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte” declara professor Jurandir

No Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, o presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, professor Jurandir (PP), relatou quais ações tem sido feito pela Casa de Lei neste período de pandemia, além de ter cobrado transparência e defendido a renovação no Executivo Municipal.


“Nossa Câmara repassou R$ 50 mil para ser gasto neste período e cobramos da secretária que nos informe onde serão gastos este valor. Até agora só foi comprado um computador e uma impressora. E a secretária ficou de nos informar até esta quinta-feira”, revelou o parlamentar.


O vereador ainda destacou que já fazem mais de 5 meses que o Portal da Transparência da Prefeitura de Taquaritinga não publica informações com relação aos gastos dos recursos públicos.


“Há um questionamento da população onde, recentemente, foi feito uma compra de máscaras por um valor e quando o material chegou era do modelo simples não batendo com o valor que foi gasto. Precisamos definitivamente saber onde está sendo empregado o dinheiro que pertence ao povo”, pontuou.


Jurandir também faz parte da comissão de acompanhamento dos recursos voltados ao Novo Coronavírus na cidade, e segundo ele, já fizeram duas visitas aos locais destinados aos atendimentos.


“Já realizamos duas visitas e identificamos no Hospital algumas pendências, como a falta de aquisição de camas novas, pois as que estão lá já em mais de 34 anos, aí houve uma arrumação de uma ala na qual já havíamos sugerido e também vimos a pintura, iluminação e adequação do espaço como positiva”, frisou.


Por fim, o parlamentar falou sobre sua pré-candidatura e reafirmou que estará no páreo pleiteando sua eleição para prefeito. “Eu falei esta semana, que como cidadão, estarei exercendo meu direito de votar e ser votado, não vejo nas outras opções uma forma que me represente, por isso sou pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte”, concluiu.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com