Romildo Gomes Neto se filia ao PP e consolida sua pré-candidatura a vereador do Recife

O presidente do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, filia o pré-candidato Romildo Gomes Neto. 


Gomes já foi vereador da cidade do Recife por um mandato, e assume também uma cadeira no diretório do PP no Recife. Sua história na política vem de berço, pois seu avô e pai já foram vereadores da cidade do Recife. "Sou compromissado com a melhoria da qualidade de vida do povo Recifense e das classes menos favorecidas. Quero manter o legado da minha família vivo", enfatizou Romildo.


O Progressistas vem se fortalecendo cada vez mais para a eleição municipal do Recife, almejando fazer 10 vereadores

De olho em 2020 - “Minha principal parceria é com o povo de Brejo da Madre de Deus”, diz Roberto Asfora

De olho em 2020 - “Minha principal parceria é com o povo de Brejo da Madre de Deus”, diz Roberto Asfora


Em meio às articulações com vistas a eleição municipal do próximo ano, as principais figuras da cena política brejense preparam estratégias, afinam discursos e buscam apoios para os seus grupos políticos, e, principalmente para as suas pretensas candidaturas. 


No último dia 2 de dezembro a Câmara de Vereadores de Brejo votou e aprovou as contas dos ex-prefeitos, Dr. Edson Souza e Roberto Asfora. Os vereadores aprovaram as contas dos ex-prefeitos com placar de 10 votos favoráveis e 3 votos contra. Desde então o ex-prefeito Roberto Asfora tem se mostrado tranquilo e focado na montagem de um projeto político forte, que o faça retornar ao comando do executivo municipal. 


Cauteloso, Asfora não descarta composições políticas com outras lideranças locais, mas enfatiza que sua “principal parceria política é com o povo de Brejo da Madre de Deus”. “Trata-se de um momento importante, onde chegamos ao final de um ano intenso, como foi 2019, mas de olho naquilo que faremos em 2020, quando mais uma vez levaremos às ruas de Brejo um projeto político alicerçado nos anseios de um povo que está cansado de sofrer”, disse ele, que emendou, “No tocante à alianças, junções, tudo acontecerá da forma certa, no momento certo... Respeito a todos, mas sempre deixei claro que minha principal aliança é com o povo de Brejo da Madre de Deus, disso eu não abro mão”. 


“Tenho certeza que 2020 será um ano abençoado, repleto de bênçãos e vitórias, a principal delas, a do povo de Brejo da Madre de Deus, que em breve voltará a sorrir”, findou o ex-prefeito Roberto Asfora. (Blog do César Mello)

Ricardo Teobaldo conversou com Diogo Moraes sobre eleições 2020 em Santa Cruz do Capibaribe

O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) conversou recentemente com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) a respeito do cenário político na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde trataram sobre a possibilidade do socialista disputar as eleições 2020 como candidato a prefeito pelo grupo oposicionista no município.


Durante entrevista ao programa Cidade em Foco, Teobaldo explanou sobre o teor da conversa que teve com Diogo Moraes. "Não foi longa a conversa, (Diogo Moraes) não me pediu voto e não garantiu a mim que seria candidato. Ele (Diogo) disse a mim que poderia ser (candidato), mas que estava fazendo um trabalho de unificar a oposição", disse.


O grupo taboquinha enfrenta disputas internas de grupos que se dividem entre os nomes de Diogo Moraes (PSB) e Fernando Aragão (PP) como candidatos a prefeito em 2020. Questionado sobre qual posição deverá tomar, Teobaldo afirmou, "Eu não vou me colocar agora. Eu vou esperar com que as coisas possam ficar definidas para assim eu me pronunciar. Por que vou me pronunciar em um cenário agora que não se sabe quem são os candidatos? Deixa a coisa se consolidar e ai eu vou tomar uma posição política".


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Paulo Câmara estreita relações com o Panamá

O governador Paulo Câmara estará, nesta terça-feira (10.12), na Cidade do Panamá, capital do Panamá, país localizado na América Central, onde terá uma série de compromissos comerciais e institucionais. A visita reforça as relações do Governo de Pernambuco com a administração pública panamenha e com setores da economia local.


Em sua primeira agenda do dia, Paulo Câmara visitará a vice-administradora da Autoridade de Turismo do Panamá, Denise Guillén.

 

Em seguida, Paulo participará da inauguração da Expologística. A feira de negócios na área de cargas terrestres, aéreas e marítimas contemplará uma série de conferências sobre o setor, entre elas, comércio em geral e importações e exportações.

 

À tarde, o governador se reúne com o administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez, com o ministro de Assuntos Marítimos do país, Noriel Araúz, e com representantes da Zona Livre de Colón.


Confira, abaixo, a agenda do governador no Panamá:


10h - Visita à vice-administradora da Autoridade de Turismo do Panamá, Denise Guillén

Local: Avenida Balboa y Aquilino de la Guarida, Edificio BICSA Financial Center, piso 28

 

11h - Inauguração da Expologística

Local: Centro de Convenções Atlapa, Isla “Las Totumas”

 

13h30 - Reunião com o Ministro de Assuntos Marítimos, Noriel Araúz (tentativo)

Local: Balboa, Ancón, Diablo Heights

 

16h - Reunião com representante da Zona Livre de Colón

Local: Expologística

 

16h30 - Visita ao Administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez

Local: Autoridad del Canal de Panamá, Edificio Administración

Deputado-pastor quer o fim de motéis em áreas urbanas

Pastor Eurico afirma que os estabelecimentos dedicados ao sexo ferem o princípio da moral e dos bons costumes


O pastor e deputado federal Eurico PATRIOTAS (PE), apresentou um projeto de lei que tem causado muita discussão. O religioso quer o fim de motéis em áreas urbanas do país.


Ele argumenta que os estabelecimentos dedicados ao sexo ferem o princípio da moral e dos bons costumes.


De acordo com a Revista Época, outro argumento do parlamentar que é pastor da Igreja Assembleia de Deus, é que motéis ajudam a desvalorizar as regiões próximas a eles.


O pastor Eurico é conhecido no parlamento por incentivar projetos conservadores na Casa de Leis. Se aprovada, a lei proibirá motéis também em áreas residentes, em qualquer lugar do estado.


O tema vem sendo muito discutido e criticado pelos usuários e clientes dos estabelecimentos, e o pastor vem sofrendo represálias nas redes sociais.


Pastor Eurico é deputado federal e representante da Assembleia de Deus Ministério de Pernambuco, liderada pelo pastor Aílton José Alves. (Fonte: O Dia)

Se ligue!

Hamilton Mourão representará o governo em posse na Argentina

O porta-voz do Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que o vice-presidente Hamilton Mourão será o representante do governo brasileiro na posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández , que ocorrerá nesta terça-feira (10), em Buenos Aires. Mourão embarca ainda hoje (9) para a capital do país vizinho.


“Confirmamos a participação do nosso vice-presidente na posse do futuro presidente da Argentina, senhor [Alberto] Fernández. O vice-presidente deve deslocar-se para a Argentina ainda hoje”, afirmou Rêgo Barros a jornalistas, durante coletiva no Palácio do Planalto, na noite desta segunda-feira. O embarque está previsto para as 20h.


Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores havia informado que o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sérgio Danese, era quem representaria o governo brasileiro na posse de Alberto Fernández. Seria a primeira vez em mais de 15 anos que o governo brasileiro deixaria de enviar um representante do primeiro escalão para a posse de um presidente argentino. O país vizinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás de China e dos Estados Unidos, com um fluxo comercial anual de mais de quase US$ 26 bilhões, segundo dados de 2018.


Segundo Rêgo Barros, a decisão de Bolsonaro de enviar o vice-presidente foi uma forma de valorizar a relação entre os dois países, especialmente em relação às questões comerciais. “Com relação à decisão do presidente, ele vem, ao longo do dia, e mesmo ontem, fazendo análises continuadas, discutindo com vários ministros, e a partir dessas discussões, entendendo que se faria necessária a presença de uma autoridade lá […] para valorizar o relacionamento com a Argentina, em especial, nos aspectos comerciais”.


Alberto Fernández venceu as eleições argentinas pela coalizão de esquerda Frente de Todos. Ele tem como vice a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país. Bolsonaro é crítico do kirchnerismo e apoiou a reeleição do presidente Maurício Macri, derrotado nas urnas nas eleições realizadas em outubro no país vizinho.


Há pouco, em seu Twitter, o vice-presidente disse que, a decisão de Jair Bolsonaro de designá-lo para representá-lo na posso de Fernández foi um “gesto polílitico”.

Em novo giro pelo Estado, Caravana do 13º do Bolsa Família passa por 13 cidades

Na reta final de 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude continua engajada na apresentação do programa 13º do Bolsa Família aos pernambucanos que terão direito ao benefício. Depois de 126 municípios, a Caravana do 13º do Bolsa Família passa pelas regiões do Agreste Meridional, Setentrional, sertões de Moxotó, São Francisco, Central e Pajeú, além do Recife. As atividades se iniciaram nesta segunda-feira (09) e seguem até a próxima sexta-feira, contemplando 13 cidades. Na capital, o encontro acontecerá no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, nesta terça-feira (10), a partir das 19h. 


Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes explica os objetivos do encontro. “Sob orientação do governador Paulo Câmara, iniciamos, em junho deste ano, as Caravanas do 13º do Bolsa Família com a finalidade de explicar e tirar as dúvidas de todos aqueles que serão beneficiados com a iniciativa estadual. Temos em Pernambuco aproximadamente 35% da população recebendo o Bolsa Família e precisávamos desse momento de esclarecimento”, pontua o gestor.


Nesta semana, além do Recife, as cidades que receberão o encontro são: Jurema, Lajedo, Vertentes, Itaíba, Sertânia, Tupanatinga, Águas Belas, Afrânio, Mirandiba, Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito. 


A iniciativa vai conceder, anualmente, uma parcela extra do benefício de R$ 150,00 a todos os beneficiários cadastrados no programa federal. Atualmente, 1.146.669 famílias pernambucanas são atendidas pelo Bolsa Família. Com isso, a gestão estadual irá injetar cerca de R$ 175 milhões na economia por ano.


Para quem recebe abaixo de R$ 150, o programa estadual prevê a ampliação do valor através da inserção do CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e. Essa norma está em vigor desde o dia 29 de março de 2019 e é válida para os 14 mil estabelecimentos credenciados com nota fiscal eletrônica. O período de apuração vai até 31 de janeiro de 2020. O reembolso pode chegar a até 5% do valor total das compras com a aquisição de itens de alimentação, medicamentos, material de higiene pessoal, material de limpeza, vestuário, calçado e gás de cozinha, não ultrapassando o limite de R$ 150,00.

FBC assegura recursos federais para conclusão da parte sul do Projeto Pontal

Petrolina – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) anunciou que os recursos para a conclusão da área sul do Projeto Pontal estão assegurados no Orçamento da União de 2020. Durante visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, a Petrolina nesta segunda-feira (9), o senador disse que a conclusão do projeto é prioridade. Para isso, R$ 40 milhões já estão garantidos no ano que vem.


“A nossa luta e o nosso sonho é viabilizar a licitação da área norte do Projeto Pontal, que é algo em torno de R$ 250 milhões. Até o final do março, quero a autorização do Governo Federal para a licitação das obras civis, de modo a concluir a parte norte até o final de 2022”, disse FBC.


Segundo ele, no total, o Projeto Pontal totaliza 7,8 mil hectares de área destinada à irrigação. “Isso equivale, em um número conservador, a 20 mil empregos diretos em Petrolina e região”, acrescentou.


Fernando Bezerra Coelho destacou o compromisso do Ministério do Desenvolvimento Regional com a irrigação. “Tenho certeza que o ministro Canuto vai concluir o Projeto Pontal de cabo a rabo. E eu quero ter a alegria, como senador de Pernambuco, de poder, lá para março ou abril, entregar a ordem de serviço para as obras do Pontal Norte.”


O senador afirmou ainda que o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) acertou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a votação de requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o nome do Projeto Pontal para Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho. De autoria de FBC, o projeto já foi aprovado pelo Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados.

Previdência: governo revisa para R$ 855,7 bi economia com reforma

Por Agência Brasil


A inclusão de medidas a serem seguidas pelos estados aumentou para R$ 855,7 bilhões a estimativa de economia com a reforma da Previdência, divulgou hoje (9) a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


Essa foi a primeira estimativa oficial da pasta depois da promulgação da reforma, em novembro. A projeção de economia para a União nos próximos dez anos foi mantida em R$ 800,3 bilhões. A reforma, no entanto, trará uma economia adicional de R$ 55,4 bilhões para estados e municípios, por causa de medidas para os governos locais que não foram retiradas do texto aprovado pelo Congresso.


Embora a maior parte das regras para estados e municípios tenha sido retirada da reforma, algumas medidas permaneceram na emenda constitucional. A reforma obriga os governos locais a aumentar a alíquota de contribuição dos servidores para 14%. No caso dos estados, ela também obriga os governadores a criar fundos de previdência complementar para os servidores em até dois anos.


Total


Além da economia com a reforma da Previdência, o Ministério da Economia revisou as estimativas com outras medidas para a área. No total, a reforma e as demais ações tomadas pelo governo trarão economia de R$ 1,308 trilhão em dez anos.

A economia com as novas regras de aposentadoria para militares ficará em R$ 66 bilhões nos próximos dez anos. O valor, no entanto, não inclui a reestruturação das carreiras militares, aprovada junto com a reforma do sistema de proteção social da categoria.


O governo deverá economizar R$ 289,7 bilhões com a lei que revisou a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Editada em janeiro, a medida provisória que instituiu um pente-fino nos benefícios foi aprovada pelo Senado em junho. Haverá uma economia adicional de R$ 97,4 bilhões com a lei que restringe a abertura de processos contra o INSS em unidades da Justiça Federal a até 70 quilômetros da casa do trabalhador. Essa lei entrará em vigor em janeiro de 2020.