Deputado quer bicicletários livres para entregadores de aplicativos

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 14:04


Entregadores de alimentos e mercadorias que utilizam bicicletas como meio de locomoção podem ser beneficiados com uma lei que garante o direito de utilizarem bicicletários públicos ou privados no estado de Pernambuco. O projeto, de autoria do deputado Professor Paulo Dutra, também visa liberar a parada eventual e temporária de triciclos não motorizados nesses espaços.


"Com a pandemia, muitos trabalhadores encontraram nas entregas por meio de aplicativos uma forma de complementação da renda. Nesse sentido, buscamos criar uma forma de garantir o livre acesso desses profissionais aos bicicletários públicos e privados. Além de facilitar a vida de quem encontrou uma saída para a crise na entrega de produtos e alimentos utilizando bicicleta, a medida incentiva a utilização de veículos não motorizados, contribuindo para a diminuição na emissão de poluentes", disse o autor do PL.


O projeto de lei 1833/20 prevê ainda alterações na Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta, criada em 2012. Caso seja aprovado, ficará definido como responsabilidade do Poder Executivo realizar campanhas educativas voltadas à importância do uso da bicicleta com ênfase na capacitação de jovens em primeiro emprego, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Além disso, o texto determina que também deve haver fomento ao compartilhamento de bicicletas para valorização da economia colaborativa e da logística sustentável nas cidades.


Sobre a Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta, o Professor Paulo Dutra complementa: "Pernambuco é beneficiado por já ter em sua constituição uma política pública voltada para a mobilidade por bicicletas. Ao revisitar essa lei, identificamos que podemos contribuir para que essa política pública de locomoção se estenda também como política de geração de emprego e renda para quem mais precisa. Por isso estamos sugerindo a inclusão dos artigos sobre campanhas para a capacitação de jovens, economia colaborativa e logística sustentável".


Já em tramitação na Assembleia legislativa de Pernambuco, o PL será discutido em cinco comissões temáticas antes de ser enviado para votação em plenário pelos deputados estaduais.

Jaboatão abre três novos pontos para vacinação contra Covid-19 e inicia imunização de idosos a partir de 65 anos

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 13:40


A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes ganhou, nesta segunda-feira (29), um grande reforço na corrida para aplicação das doses. O prefeito Anderson Ferreira anunciou, em suas redes sociais, a abertura de três novos pontos nos bairros do Curado, Socorro e Piedade, que estarão à disposição da população, das 8h30 às 17h, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres.


O município começou a vacinar hoje idosos a partir de 65 anos e tem disponibilizado, desde a última sexta-feira (26), cadastramento para o público de 63 anos ou mais. O agendamento deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site: deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. É importante ressaltar que, no ato da vacinação, os idosos precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.


Estão disponíveis à população como pontos para vacinação o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; as escolas municipais Iraci Rodovalho e Benjamin Constant, nos bairros do Curado e Socorro, respectivamente; o Shopping Guararapes, a UniFG e o Sesc, todos localizados em Piedade. Há, ainda, um ponto exclusivo, no Palácio da Batalha, destinado à imunização dos profissionais da saúde que têm atuado na linha de frente contra a pandemia.


O prefeito Anderson Ferreira divulgou um vídeo em suas redes sociais com as novas medidas e aproveitou para agradecer o empenho das equipes da saúde, tanto na campanha de vacinação quanto no combate à Covid-19. “Quero ressaltar meu mais profundo sentimento de gratidão a todos os profissionais da saúde pelo esforço incansável no enfrentamento ao vírus e na aplicação das vacinas. E é em nome desses profissionais que eu faço um apelo: continue usando máscaras e evitando aglomerações. Vamos juntos vencer essa pandemia”, disse o gestor. 

Toritama inicia terça-feira (30) imunização aos idosos a partir de 65 anos contra o covid-19

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 13:38


A cidade de Toritama avança com a campanha de vacinação contra o covid-19. O grupo prioritário da vez serão os idosos a partir de 65 anos de idade, que poderão ser vacinados a partir desta terça-feira (30/03).


Para realizar a vacinação o idoso deverá fazer um agendamento de data, hora e local por telefone, entrando em contato com a Policlínica ou com a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Idosos acamados podem solicitar a aplicação da vacina em domicílio.


Seguem abaixo os contatos das unidades de saúde para agendamento da aplicação:


• Policlínica: (81) 9.9102-6144

• UBS Cohab: (81) 9.9198-7489

• UBS Generino: (81) 9.8977-8924

• UBS Centro II: (81) 9.9206-8586

• UBS Coqueiral: (81) 9.8995-1022

• UBS Independente: (81) 9.9136-9354

• UBS Deus é Fiel: (81) 9.9244-3876

• UBS São João: (81) 9.9158-3744

• UBS Fazenda Velha: (81) 9.9151-4838

• UBS Centro III: (81) 9.9259-6891


Prefeitura de Santa Cruz realiza nova higienização nos bairros da cidade

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 13:36


Ação tem objetivo de sanitizar as ruas e diminuir contágios do novo coronavírus


Neste final de semana, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe deu continuidade às ações do Plano Municipal de Combate à covid-19 com a higienização e sanitização das ruas das localidades São Miguel, Cruz Alta, Santa Tereza, Rio Verde e no Distrito de Poço Fundo. A limpeza é realizada com cloreto de benzalcônio, desinfetante com propriedades viricida, germicida e bactericida para evitar a contaminação do novo coronavírus por contato com superfícies.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Marcelo Cumaru reafirmou o empenhou da pasta no enfrentamento à covid-19. “A limpeza é apenas uma das várias ações que estamos tomando para diminuir as contaminações no município. Temos as barreiras sanitárias e a fiscalização do uso de máscaras na Central de Feiras e no Calçadão Miguel Arraes”, destacou.


As próximas localidades que deverão receber a ação serão o Santo Agostinho, Oscarzão, Malhada do Meio e Vila do Pará

ATUANTE - Eduardo da Fonte anuncia investimentos para o município de Moreno

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 13:01


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) anunciou investimentos importantes que irão beneficiar o município de Moreno nas áreas da educação, saúde e infraestrutura. Ao lado do prefeito do município, Edmilson Cupertino, e do presidente do PP Recife, Lula da Fonte, o deputado reafirmou seu compromisso com a população da cidade. 


“Todos os habitantes de Moreno podem continuar contando comigo. Estarei ao lado de Edmilson, trabalhando para garantir mais investimentos como esses, que refletem, sobretudo, na qualidade de vida do povo”, registrou Eduardo da Fonte.


Dentre os benefícios que serão viabilizados pelo parlamentar, estão a liberação de um milhão e meio de reais destinados à saúde, recursos para a educação, além da aquisição de quatro tratores e duas retroescavadeiras para os serviços de manutenção do município. 


“Eu fico muito feliz em poder contar com a parceria de um grande deputado federal e quem ganha com isso é a população. Sei do trabalho que Eduardo da Fonte vem realizando em todo o estado e reafirmo meu voto e compromisso com ele”, declarou o prefeito de Moreno.

Representantes do Polo de Confecções voltam a se reunir nesta segunda (29)

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 12:48


Com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia e consequentemente pelo decreto do Governo do Estado, que paralisou todas as feiras do Polo de Confecções do Agreste, as principais lideranças do setor estarão reunidas novamente, na tarde desta segunda-feira (29), a partir das 16h, no auditório da Feira da Sulanca Setor Fundac. 


Na oportunidade estarão presentes os empresários Lenilson Torres (setor Fundac e Fábrica da Moda), Camilo Brito (Parque das Feiras de Toritama), Pedro Moura, presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru; Minininho, síndico do empreendimento Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, além do deputado estadual Erick Lessa, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


A reunião é fechada para evitar aglomerações e não desobedecer o decreto estadual que limita a participação de pessoas em ambientes fechados. Dentre os temas que serão tratados, estão a elaboração de medidas de segurança para volta de uma feira segura para compradores, vendedores e a população em geral, e uma análise do novo plano de convivência com a covid-19.

IDOSOS DE 65 A 69 ANOS COMEÇAM A SER VACINADOS EM BREJO DA MADRE DE DEUS

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 11:09


Em Brejo da Madre de Deus, idosos de 65 a 69 anos começam a receber a primeira dose do imunizante que combate a covid-19. Hoje (29), das 7h30 às 13h00, os idosos recebem a vacina na policlínica Gerônimo César Tavares, na sede do município.


Amanhã (30), a vacinação continua em Fazenda Nova, Barra do Farias e Mandaçaia, e na quarta-feira (31) será a vez de São Domingos, Tambor e Cavalo Ruço. O horário é mantido para todas as localidades e documentos de identificação com foto, comprovante de residência e cartão do SUS devem estar presentes no momento da vacinação.


“Hoje, chegamos a um número muito importante, mais de 3 mil vidas vacinadas. Continuem seguindo as orientações dos profissionais da saúde. Juntos venceremos essa pandemia”, reforçou o prefeito Roberto Asfora.

Fernando pai e Fernando Filho: dobradinha federal?

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 07:19


Do Blog do Magno Martins


O deputado e ex-ministro Fernando Bezerra Filho (DEM), filho do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB), já admite que o grupo político do seu pai não terá nenhuma dificuldade em negociar com o bloco de oposição uma dupla candidatura da família Coelho à Câmara dos Deputados, desde que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), seu irmão, venha a ser escolhido candidato consensual ao Governo do Estado.


"Não estamos tratando de eleição neste momento em razão da grande prioridade ser a superação da pandemia do coronavírus, mas sou candidato à reeleição e meu pai também pode trocar o Senado pela Câmara e irmos juntos para federal. Tudo isso vai depender dos entendimentos pelo conjunto de partidos que formam o bloco de oposição", disse o parlamentar. As declarações foram feitas durante entrevista ao programa do radialista Alberes Xavier, da Rede Agreste, em Santa Cruz do Capibaribe. 


Fernando Filho descartou a possibilidade, corrente nos bastidores, de que o senador e pai venha a se compor com a aliança governista em 2022, saindo candidato à reeleição numa chapa encabeçada para o Governo de Pernambuco pelo ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB). "Em política, não podemos usar o nunca nem o jamais, mas todos sabem que estamos na oposição, temos combatido o Governo Paulo Câmara e meu pai, além de aliado de Bolsonaro, sendo líder do seu Governo no Senado, tem sido firme na oposição ao PSB", ressaltou.

Bolsonaro divulga n° de doses de vacinas entregues aos Estados

Publicado por Alberes Xavier em 29/03/2021 às 07:15


Do PODER360


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou, neste domingo (28.mar.2021), em seu perfil do Telegram imagens mostrando a quantidade de doses de vacinas contra a covid que foram distribuídas a cada unidade da Federação. Ao todo, o governo federal já enviou 33,6 milhões de doses aos Estados até às 14h do sábado (27.mar.2021).


Dessas, 29,6 milhões de unidades já foram repassadas dos governos estaduais aos municipais até 26 de março, segundo dados do Localiza SUS. As imagens divulgadas pelo presidente também mostram a diferença entre as doses distribuídas e aplicadas.


Eis a quantidade de doses aplicadas por cada Estado até às 22h30 deste domingo (28.mar.2021):


Exemplo - Serra Talhada inicia vacinação de idosos a partir dos 65 anos

Publicado por Alberes Xavier em 28/03/2021 às 21:19


Com estratégia de vacinação eficiente, Serra Talhada avança e passa a vacinar idosos de 65 a 69 anos a partir desta segunda-feira. 


Com o lote de doses que o município nesse fim.de semana, o município continua firme em sua estratégia de imunização, abrindo para o grupo de idosos de 65 a 69 anos. Para que essa meta seja atingida com eficiência os idosos deverão se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua casa.