MEC homologa ampliação de licenciaturas de três para quatro anos

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 09:33


O Ministério da Educação (MEC) homologou resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e diretrizes curriculares nacionais para os docentes. O texto havia sido aprovado em 7 de novembro, mas para entrar em funcionamento precisava da chancela final da pasta.


Entre as principais mudanças está a ampliação da duração do curso de licenciatura de professores de três para quatro anos e um foco maior na prática. A homologação está em portaria publicada na edição desta sexta-feira, 20 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU).


“A resolução estabelece as diretrizes que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores. Importante salientar que as diretrizes e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores têm como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo.


À época da votação, o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, explicou que o foco da nova resolução são as competências esperadas no processo de formação. “O objetivo é organizar o currículo, de forma que seja atingida uma interação relevante entre atividades práticas e aquelas mais teóricas. As atividades práticas articuladas com os conteúdos são essenciais”, afirmou. “A nova resolução estabelece que a prática de fato é a atividade central e é por isso que o CNE indica que essas devem ser presenciais”, completou.


A presidente da comissão que elaborou a nova resolução, Maria Helena Guimarães de Castro, ressaltou a necessidade de a formação de professores passar a ser de quatro anos. “São 800 horas de base comum, que é obrigatório para qualquer licenciatura, parte não só dos fundamentos teóricos, que são essenciais, mas de uma relação com a prática profissional […] O aluno, que é futuro professor, precisa conhecer como é a escola, como ela funciona e quais são os desafios”, disse.

Integrantes da Rádio Polo são agraciados com Título de Cidadão

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 08:17


Fim de semana foi de festa para integrantes da Rádio Polo, em Santa Cruz do Capibaribe. Quatro integrantes da emissora receberam Título de Cidadania Santa-cruzense, na sexta (20) e sábado (21). 


Com quase 20 anos de Rádio e desde 2013 na Polo, a locutora Márcia Arantes, foi agraciada no sábado, dia do seu aniversário. 


O jornalista Janielson Santos, atual diretor da emissora, foi homenageado no sábado (21). Na mesma cerimônia foram agraciados, ainda, o professor Romenyck Stiffen e o advogado Ralph Lagos, debatedores do programa Rádio Debate. 


O advogado Ralph aproveitou a última sexta, inclusive, para se despedir do rádio. Ele se dedica, agora, plenamente às suas funções advocatícias. 


Além de amigos da imprensa e diversos familiares, as cerimônias contaram com a presença de Vereadores de diferentes bancadas partidárias, prefeito e vice de Santa Cruz, Edson Vieira e Dida de Nan, respectivas, do gestor de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, do município de Toritama, Edilson Tavares e Taquaritinga do Norte, Lero, bem como deputada estadual, Alessandra Vieira e lideranças políticas da região, entre outros.

HILÁRIO: “EU QUERO COMPARAR AS OBRAS QUE FIZ EM 3 ANOS, COM AQUELES QUE PASSARAM 10 ANOS E VIVEM ME CRITICANDO”

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 07:56


Em recente entrevista concedida ao radialista Alberes Xavier do programa Cidade em Foco, o prefeito do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, Hilário Paulo (PSD), falou sobre a entrega de mais casas construídas em alvenaria que foram entregues aos moradores do Sítio Bandeiras que viviam em situação de vulnerabilidade social, morando em casa de taipa.


“Eu penso grande para o Brejo da Madre de Deus, diferente de outros que só sabem criticar, inclusive, essa história que tem que enxugar a folha, mas levam deputados para lá e os deputados tem votos, mas não levam uma caixa de fósforos”, disparou o Socialista Democrata.


Ainda na oportunidade, Hilário afirmou que o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) não tem compromisso com o Brejo, pois o deputado federal André Ferreira, por ele apoiado, não apresentou nada até o momento para ajudar o município.


“O representante dele em Brejo não tem compromisso com o povo do Brejo, então não vem nenhum centavo. André Ferreira teve uma cota de 20 milhões de emendas de custeio para a Saúde e colocou todas para a cidade de Jaboatão dos Guararapes”, informou.


De acordo com Hilário, sua parte foi feita, recorreu a todos os deputados que tiveram votos em Brejo, porém, muitos deles, que tiveram expressivas votações sendo apoiados por grupos de oposição, fazem pouco caso com a cidade.


“Para Brejo da Madre de Deus não colocaram um centavo, eu fui em todos os gabinetes e mandamos (ofício) para todos, eu pedi a todo mundo, agora tem político que não havia necessidade da gente pedir, vou lhe dar um exemplo de André de Paula que me ligou e disse ‘estou mandando’ e ele não foi votado em Brejo, enquanto isso, o camarada é votado, tem um grupo político que tá lá com ele, a gente ainda vai pedir e não manda, então é por falta de compromisso, se não tem compromisso não chega, mas a gente levanta a cabeça e corre atrás, conseguimos recursos de André de Paula, com Fernando Filho que tem compromisso e vai mandar mais”.


Questionado se pedirá votos para o deputado federal Fernando Filho (DEM), o prefeito Hilário foi enfático: “Primeiro ele vai pedir votos para mim, que eu serei candidato primeiro do que ele, depois eu peço voto para ele. Tá fechado o acordo que Hilário é prioridade ser reeleito prefeito em Brejo da Madre de Deus. Eu vou ter o apoio daqueles que querem minha reeleição, o MDB e aqueles outros partidos que pensarem pelo bem do Brejo, vai manter Hilário na Prefeitura”.

 

Ainda ocasião, Hilário garantiu que será candidato a reeleição, enfatizando que, o recado já foi dado.


“Hilário é candidato a reeleição, o recado que serve para Maria, serve para João, serve de A à Z e a gente não vai estar discutindo isso não. Hilário é pré-candidato a reeleição e todo mundo sabe disso, não é surpresa para ninguém e logicamente, Hilário estar viabilizando as coisas que o povo precisa. Eu quero comparar as obras que fiz em 3 anos, com aqueles que passaram 10 anos”.


No final, o prefeito Hilário fez um balanço das obras e investimentos que serão realizados a partir do início de janeiro do próximo ano. (Do: Blog Agreste Notícia)

China pode permitir permanência de norte-coreanos no país

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 07:07


A China pode permitir que norte-coreanos continuem trabalhando no país mesmo com o prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para enviá-los de volta encerrado neste domingo (22).


Um relatório elaborado pelo governo americano mostrou que 100 mil norte-coreanos estão trabalhando na China, na Rússia e em outras partes do mundo. O documento também informa que o governo norte-coreano obteve centenas de milhões de dólares por ano através de seus cidadãos que trabalham no exterior.


O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de sanções em 2017 contra a Coreia do Norte para restringir o fluxo de fundos para os programas nuclear e de mísseis balísticos da nação. A resolução exige que países membros da ONU repatriem todos os trabalhadores norte-coreanos até este domingo.


Entretanto, na semana passada, foi descoberto que centenas de norte-coreanos estavam trabalhando em uma fábrica têxtil de Liaoning, província do nordeste chinês que faz fronteira com a Coreia do Norte. Os dois países são aliados.


A chancelaria da China indicou que iria repatriar trabalhadores norte-coreanos, cumprindo a resolução da ONU. Contudo, a realidade mostra que Pequim aparenta tolerar a obtenção de divisas estrangeiras por Pyongyang, através de trabalhadores do país no exterior.

"O deputado federal Sebastião Oliveira tem grandes obras feitas aqui”, afirma Gilmar Assunção

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 06:53


Gilmar Assunção destaca ações da Prefeitura Municipal em Frei Miguelinho


O ex-prefeito e secretário de Obras de Frei Miguelinho, Gilmar Assunção (PSB), tem comemorado realizações e conquistas consolidadas pela gestão da prefeita Adriana Assunção (PSB) e demostrado satisfação com o trabalho realizado pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) em prol do seu município.


Durante entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, o gestor destacou importantes ações realizadas pelas gestão municipal na comunidade de Lagoa de João Carlos, a exemplo da construção de um Posto de Saúde e de uma base policial. "É de grande importância para a comunidade, porque não atende só Lagoa de João Carlos, atende toda a região. É importante que o povo esteja satisfeito com a administração da nossa prefeita, junto com nosso vice-prefeito e todos os vereadores", disse.


Na oportunidade, o secretário  informou que uma recente pesquisa realizada pelo Governo do Estado constatou a ótima avaliação que a gestão da sua irmã, prefeita Adriana Assunção, tem tido junto a população. "Adriana graças a Deus está muito bem avaliada, entre os 50 prefeitos bem avaliados do Estado de Pernambuco. A gente está feliz por isso, até porque existe pesquisa do Palácio do Governo que mostra que a administração está bem, está andando bem, com aprovação ótima", ratificou.


Sebastião Oliveira - Aliado do deputado federal Sebastião Oliveira, Gilmar se mostrou satisfeito com o trabalho que o parlamentar tem realizado em favor de Frei Miguelinho. "O deputado federal Sebastião Oliveira tem grandes obras feitas aqui. Ele não é um deputado que está presente fisicamente aqui em nosso município, mas está sempre presente nas obras. A gente fez aquela obra importante, a Ponte de Topada, o asfalto da cidade e as emendas de custeio para o Hospital", afirmou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Tratamento com homeopatia: cientistas questionam cobertura do SUS

Publicado por Alberes Xavier em 23/12/2019 às 06:40


Globo - Por Ana Letícia Leão


Quase 40 anos após ser reconhecida como prática médica no Brasil, a cobertura da homeopatia no Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo questionada por um grupo de cientistas brasileiros.


O movimento, adepto a tendências internacionais ocorridas no Reino Unido e na Austrália, chegou ao Brasil no mês passado, após o lançamento de uma campanha do Instituto Questão de Ciência (IQC). A Associação Médica Homeopática Brasileira critica o movimento.


O grupo já fez uma representação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) questionando a validade científica da homeopatia, e pedindo que a prática seja retirada do rol de atendimentos públicos no país.


— Estamos exigindo que eles acolham as evidências científicas de que a homeopatia não funciona. É dinheiro dos contribuintes que não está sendo usado da forma mais racional, porque as soluções homeopáticas são preparadas com diluições que não têm uma única molécula da substância original — critica Natália Pasternak, bióloga e presidente do IQC.


Fundado em 2018, o IQC é uma organização sem fins lucrativos, formado médicos, físicos, biólogos e químicos. A entidade se autodenomina o “primeiro instituto no país voltado para a defesa do uso de evidência científica nas políticas públicas”. Natália é pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e fundadora da iniciativa "Cientistas Explicam", que oferece palestras para universidades e institutos de pesquisa. Ela tem PhD com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.


O princípio da ultra diluição da homeopatia deu origem ao nome da campanha, 10²³, em referência ao número de Avogadro, uma constante química que representa a maior diluição possível de um composto no qual ainda possa restar uma molécula da solução original.


— As soluções da homeopatia são preparadas em diluições muito maiores do que 10²³. Quando se faz uma análise química desses remédios, só tem água e açúcar. — A homeopatia é perigosa porque direciona o paciente a se tratar com uma técnica que não vai curá-lo, e que talvez alivie os sintomas por uma questão de efeito placebo — defende Natália.


O movimento brasileiro para banir a homeopatia do SUS é inspirado no que ocorreu internacionalmente. O Reino Unido, por exemplo, retirou totalmente a prática do National Health Service (NHS) - sistema público de saúde britânico - no ano passado. De acordo com Michael Marshall, diretor de projetos da Good Thing Society, ONG responsável pela briga contra a homeopatia no Reino Unido, o fim da prática foi impulsionado com a revelação de que os britânicos usaram, em 2014, 5 milhões de libras com a homeopatia.


— Não banimos a homeopatia, as pessoas são bem-vindas para usarem o seu dinheiro. Mas, agora, as pessoas que querem usar a homeopatia o fazem pelo sistema particular. E cada taxa paga pelo consumidor não é usada para isso.


No mesmo ritmo do Reino Unido, a Austrália também travou uma discussão contra terapias complementares. Em 2012, um grupo de cientistas iniciou uma campanha direcionada às universidades e aos seguros privados de saúde, uma vez que eles recebem taxas diretas dos contribuintes. A ideia, segundo Loretta Marron, física e uma das representantes da Friends of Sciense in Medicine, era pedir que os diretores das escolas revisassem a formação dos futuros médicos com "pseudo-ciência". No mesmo ano, o National Health and Medical Research Council (Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica australiano) anunciou que revisaria 17 terapias naturais.


— Mas foi em abril de 2019 que as 17 terapias naturais analisadas (incluindo a homeopatia) deixaram de ser subsidiadas pelos descontos do seguro privado de saúde. Além disso, a Sociedade Farmacêutica da Austrália não apoia a venda de produtos homeopáticos em farmácias — explica.


Revisão técnica


No Brasil, a homeopatia no SUS está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que tem o recurso vinculado ao Piso da Atenção Básica de cada município.


Segundo o Ministério da Saúde, em 2018 foram destinados R$ 17,6 bilhões para a Atenção Básica de todo o país (13,5% do orçamento total do SUS, de R$ 130,4 bilhões), valor que é gerenciado individualmente por cada estado ou município considerando as necessidades de atendimento local. Ainda de acordo com o ministério, as terapias integrativas do SUS estão passando por revisão técnica. "A pasta irá manter na lista dos serviços ofertados as práticas que obtiverem evidências científicas sólidas de efetividade para a prevenção de doenças."


Após a carta de representação, a Anvisa afirmou ao IQC que não é sua atribuição "a inclusão ou exclusão de terapias ou procedimentos, nem mesmo dos medicamentos a serem fornecidos pelo SUS". À reportagem, o Conselho Federal de Medicina informou que o documento enviado pelo IQC foi encaminhado para análise técnica. 


Gasto irrisório


Um estudo realizado pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Integrativas da Fiocruz em Pernambuco mapeou de forma mais detalhada os blocos de financiamento do SUS em 2017. Segundo os dados, dos R$ 120,36 bilhões repassados a todo o sistema de saúde naquele ano, R$ 33 bilhões foram usados para pagamento de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, enquanto R$ 2,6 milhões foram gastos com práticas integrativas pelos municípios – o que corresponde a 0,008% do total dos procedimentos hospitalares.


— O gasto é irrisório, tendo em vista que no Brasil não há investimento indutor em práticas integrativas. Não tem recurso específico para essas práticas, muito menos para a homeopatia — critica Islândia Carvalho, responsável pelo estudo da Fiocruz.  


Atualmente, há 2.900 médicos homeopatas no Brasil, responsáveis pelo atendimento de 50 milhões de pessoas - 1/4 da população, de acordo com a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Para o homeopata e presidente da AMHB, Luiz Darcy Siqueira, o movimento antihomeopatia é uma resposta ao crescimento da prática no país.


— As pessoas estão diminuindo o uso de medicamentos e, logicamente, isso afeta a big farma. Não existe esse movimento na Índia, por exemplo, onde a medicina convencional é muito cara e nem todo mundo tem acesso.


O médico defende que, desde 1796, quando o alemão Samuel Hahnemann fez os primeiros experimentos sobre homeopatia, há ensaios que comprovam sua eficácia. Um deles seria, segundo Siqueira, um estudo realizado sobre estrogênio potencializado no tratamento homeopático da dor pélvica em mulheres com endometriose, publicado na Revista de Homeopatia, em 2017.


— Eles (os grupos antihomeopatia) falam que é só diluição. Não é apenas. Existe diluição e agitação das moléculas, que em contato com a água tem uma reação especial com hidrogênio e oxigênio. O remédio carrega a memória dessa substância e, quando passamos para outro frasco, a informação vai passando — explica Siqueira.


Só em São Paulo, a homeopatia está disponível em 19 postos de saúde pública. Entre 2015 e 2019, foram realizadas, em média, 20 mil consultas ao ano. Em contrapartida, na Faculdade de Medicina da USP, uma das maiores do país, a disciplina homeopatia foi oferecida como optativa nos últimos três anos, mas não teve adesão dos alunos, segundo a universidade.

Se eu consigo aglutinar as pessoas que gostam e querem trabalhar pelo bem de Santa Cruz do Capibaribe, aí já não é problema meu”, afirma Diogo Moraes

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 12:03


Todo mundo lá dentro do Moda Center foi beneficiado por Paulo Câmara destaca deputado


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) se recusou a falar sobre as eleições 2020 durante recente visita a Santa Cruz do Capibaribe, porém não se esquivou de entrar na defesa do governo Paulo Câmara e do trabalho que tem realizado em prol de Santa Cruz do Capibaribe. O deputado estava acompanhando a secretária estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista e alegou que estava participando de uma agenda institucional para não responder os questionamentos do radialista Alberes Xavier sobre as eleições municipais na Capital da Moda. 


Durante a entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, o deputado destacou a obra da Adutora do Alto Capibaribe como uma solução definitiva para a escassez de água na região e rebateu críticas levantadas pela população a respeito do colapso no abastecimento de água que vive a cidade atualmente. "Quero que as pessoas entendam que se tivesse água nos mananciais, se Jucazinho, Machado e Poço Fundo estivessem cheios, a gente estava falando sobre outra pauta", disse.  


Na oportunidade, o deputado elencou obras realizadas pelo Governo Estadual na cidade e região, a exemplo da duplicação da PE - 160, o esgotamento sanitário, a redução na criminalidade e a consolidação do 'Expresso Cidadão', ao qual o deputado destacou como importante benefício para o Moda Center Santa Cruz. "Isso é perceptível, todo mundo lá dentro do Moda Center foi beneficiado por Paulo Câmara. Nós somos a melhor educação do país a seis anos consecutivos", afirmou. 


Para o deputado, o seu trabalho tem lhe possibilitado aglutinar pessoas e arregimentar apoios em Santa Cruz do Capibaribe. "O que não pode reclamar do deputado Diogo Moraes é trabalho, de conquistas, de feitos. Agora, se eu consigo aglutinar as pessoas que gostam e querem trabalhar pelo bem de Santa Cruz do Capibaribe, aí já não é problema meu, são das pessoas que querem o bem da cidade", disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Paraíba: prefeito flagrado colocando dinheiro de propina na cueca

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 11:19


Da Veja


O prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes (PSDB), cidade na Paraíba, apareceu em imagens captadas pela Polícia Federal escondendo maços de dinheiro na cueca. A sequência faz parte de denúncia da Operação Pés de Barro, deflagrada neste sábado, 21, que desarticulou organização criminosa dedicada à realização de pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no sertão da Paraíba. As imagens fora divulgadas pelo Jornal Nacional, da TV Globo.


As investigações apuram pagamentos de propinas decorrentes do superfaturamento das obras de construção de uma adutora que deve se estender do município de São José do Rio do Peixe, na Paraíba a Uiraúna, no sertão da Paraíba. Entre outubro de 2018 e novembro de 2019, a empresa Coenco Construções, responsável pelas obras, recebeu dos cofres públicos R$ 14,7 milhões e, em decorrência da ação criminosa, repassou R$ 1,2 milhão ao deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB) e R$ 633 mil ao prefeito, como propina.


O inquérito policial federal teve por base uma proposta de colaboração premiada, apresentada pela Polícia Federal e acolhida pelo ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), que está em sigilo.


A ação teve busca e apreensão no Congresso e o deputado Santiago foi afastado do cargo pelo ministro Celso de Mello. Outras cinco pessoas são acusadas de integrar o esquema. 


O advogado de Wilson Santiago, Luís Henrique Machado, afirmou, em nota, que o parlamentar recebeu “com respeito e acatamento” a decisão do ministro Celso de Mello e que ele está “tranquilo e demonstrará a inexistência de qualquer relação com os fatos investigados”.


Com base nas denúncias, a PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou os acusados pelos crimes de organização criminosa e corrupção e passiva. 

Em Sessão solene, Rogério Leão recebe título de cidadão de São Benedito do Sul

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 09:40


O deputado estadual Rogério Leão, presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebeu, na tarde dessa sexta-feira (20), o título de cidadão de São Benedito do Sul. A entrega do diploma aconteceu em uma Sessão solene, no clube municipal.


A proposição da honraria ao deputado Rogério Leão foi aprovada por unanimidade dos vereadores que compõem a Casa Legislativa, sendo a mesma, de autoria da vereadora Marluce Gonçalves, que no ato de entrega do diploma, em um belo discurso, leu o histórico político de Rogério Leão e cravou: 


"Rogério, gostaria de parabenizá-lo pelo grande exemplo de político que é, para o nosso Estado. Dizer que é digno da homenagem de minha propositura e, especialmente, gostaria de agradecê-lo pelos relevantes serviços que têm prestado à nossa terra. Agora, que é gente da nossa gente, sei que o nobre deputado, que fez tanto por nós, continuará fazendo ainda mais", disse a vereadora.


O prefeito Junior Amorim, lembrou da importância da parceria entre o município e o deputado, e conclamou os presentes a continuarem reconhecendo o trabalho que Rogério Leão tem realizado pelo município.


“Através do deputado, que é solícito, acessível e nunca se esconde, o nosso povo tem recebido benefícios na área de saúde, infraestrutura e outras mais. O povo são-beneditense pode se orgulhar e dizer que tem agora, mais um novo cidadão do município, o qual tem feito jus à nossa confiança, sendo o nosso representante na Assembleia Legislativa e, com muita garra e determinação, fez, faz e continuará fazendo para que São Benedito do Sul progrida ainda mais", conclamou Amorim.


Por sua vez, no seu discurso, Rogério Leão externou sua tamanha felicidade, gratidão e honra pelo carinho recebido através da homenagem.


"Hoje é um dia de dupla satisfação, pois além de ter a honra de receber essa bela homenagem, a mesma acontece exatamente no aniversário de 56 anos do município. Esta honraria vem para reafirmar o nosso compromisso com todos os cantos de nosso Pernambuco e, com esta cidade que acabo de tornar-me cidadão", afirmou o deputado, que aproveitou a oportunidade para citar algumas conquistas através de emendas suas e do seu primo e deputado federal, Sebastião Oliveira. A aquisição de um transporte do TFD, o sistema de abastecimento de água na Comunidade de Mumbuca, Distrito de Igarapeba, o calçamento de algumas ruas, dentre outras mais. Bem como, para destacar outras conquistas para oo município, frisando:


"Apesar do pouco recurso que é disponibilizado pelo Estado para que os deputados possam alocar Emendas, como forma de gratidão e retribuição pelo carinho e confiança que a população depositou em mim, destinei algumas para aquisições de ambulâncias, compras de equipamentos hospitalares e para reforma de escola, e vamos fazer muito mais, pois sou a voz de São Benedito do Sul, na Assembleia Legislativa de Pernambuco", reforçou.


Estiveram presentes ao ato solene, o prefeito Junior Amorim, acompanhado da sua mãe e da primeira dama; o vice-prefeito, Betânio Marcelino; os vereadores, Carlos Antônio, Erik Fabiano, João Paulo, Nielson Alberto, Risonildo Olímpio, Rogério José, Vandeval Bezerra, Marluce Gonçalves e Amilton Costa, este, presidente da Câmara; o ex-prefeito, Zé Baiano; o vereador de Canhotinho, Célio Amorim, também o ex-prefeito de Canhotinho, Carlos Amorim e o atual vice-prefeito Erinaldo Santos.


Após o encerramento do evento, houve apresentação de uma orquestra e, na praça em frente ao clube, houve o corte do bolo, em homenagem aos 56 de Emancipação Política do município.

Papa Francisco critica "rigidez" e pede mudança à igreja

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 06:53


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", disse o pontífice em discurso de Natal.


Papa Francisco faz alerta sobre perigos que rigidez pode trazer para igreja/G1


Por G1


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", disse o pontífice em discurso de Natal.


O Papa Francisco alertou neste sábado (21) que a "rigidez" nas maneiras de se viver a fé cristã criou um "campo minado" de ódio e incompreensão em um Ocidente cada vez menos católico, durante mensagem de Natal a integrantes da Cúria Romana no Vaticano.


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", afirmou.


Segundo o pontífice, "as pessoas que não ouviram o Evangelho ainda não vivem mais somente em países não ocidentais". "Elas vivem em todos os lugares, especialmente nas enormes concentrações urbanas em que precisam de um cuidado pastoral específico", disse o papa.


"Na grandes cidades, precisamos de outros mapas, outros paradigmas, para nos ajudar a reposicionar nossas maneiras de pensar e nossas atitudes: não estamos mais em tempos cristãos, não mais!"


Mudanças na Cúria


Um grupo de seis cardeais próximos ao papa Francisco está a ponto de terminar a elaboração de uma nova Constituição que administrará o futuro da Cúria Romana e que substituirá um texto precedente promulgado por João Paulo II em 1988.


O papa também anunciou neste sábado a limitação a cinco anos, eventualmente renovável, do posto de decano do Colégio de Cardeais, que preside esta instância.


Com esta decisão, ele parece querer diminuir o poder do decano. Neste sábado aconselhou aos cardeais que escolham uma pessoa que não acumule outros postos simultaneamente dentro da Cúria.


A mudança foi anunciada ao mesmo tempo que a saída do decano atual (no posto desde 2005), o cardeal italiano Angelo Sodano, de 92 anos, que não é considerado próximo a Francisco.