PSOL reúne militantes em encontro para formação de nova corrente interna, em Caruaru

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2020 às 10:21


Militantes de diversos estados brasileiros se reuniram neste final de semana em um encontro para a formação de uma nova corrente nacional do PSOL. O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru, e recebeu representantes de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Alagoas, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro. O ato contou com a presença de Guilherme Boulos, enquanto convidado, e do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros; além de figuras públicas locais a educadora do SOS Corpo, Carmen Silva; e a educadora popular e militante LGBT, Amanda Palha, que integraram a mesa da manhã.    


De acordo com o presidente estadual do PSOL, Severino Alves, a atividade foi importante para organizar as forças políticas para esse momento social. "Esse encontro foi muito rico, por poder juntar a militância de diversos estados do país - boa parte de estados do Norte e Nordeste - para dicutir um partido que possa tirar um pouco essa centralidade do Sul e Sudeste do país. Mas também creio que foi muito importante a diversidade de movimentos sociais, setores da sociedade civil organizada e de territórios de todo o estado. O nosso balanço desse momento é que ele é crucial, dado ao desmonte de direitos que nós temos enfrentado", afirmou. A agenda, que teve início neste sábado (25), segue durante todo o domingo.

Davi de Fanha anúncia pré-candidatura a prefeito de Vertentes pelo PP.

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2020 às 07:26


Na tarde da última sexta-feira (24), durante o programa Café com Política na Rádio Farol FM, o empresário Davi de Fanha anunciou a sua Pré-candidatura a prefeito da Cidade de Vertentes.


O empresário pretende disputar a eleição pela terceira via e está filiado ao partido PP, e conta com o apoio do Deputado Federal Eduardo da Fonte.


Durante a entrevista Davi falou que não gosta como a atual gestão tem cuidado do município e também que a população sempre pediu pelo seu nome.


''Sé hoje eu sento aqui e anuncio uma pré-candidatura a prefeito de Vertentes é por vários motivos, o primeiro é que eu não estou gostando do que está se passando em Vertentes hoje, é o segundo é que o povo pede para a gente participar''. Disse o pré-candidato. (Do Blog PEmais)

Bom Jardim assegura organização e segurança na Festa de São Sebastião

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2020 às 07:21


Para promover a melhoria na segurança e na organização das programações artísticas e culturais, o município de Bom Jardim comprometeu-se, perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a ordenar a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, que será realizada a partir desta sexta-feira (24) e vai até o dia 3 de fevereiro. Entre as cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estão as obrigações para evitar o fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes e o cumprimento do horário para o desligamento dos aparelhos de som.


A Prefeitura comprometeu-se a providenciar, mediante a atuação de fiscais da prefeitura, o encerramento e desligamento de todo tipo de aparelho que emita som às 2h no local dos festejos e arredores; advertir ao público quanto à proibição de utilização de carros de som, paredões e similares não previamente autorizados, que possam causar a perturbação ao sossego ou danos à saúde da população; adotar todas as providências necessárias junto à Concessionária de Energia Elétrica (Celpe), voltadas a evitar que haja suspensão ou interrupção, ainda que momentânea, na distribuição de energia, nos dias e horários dos eventos, inclusive, se for o caso, disponibilizando geradores móveis de energia para o local; disponibilizar ou exigir dos organizadores do evento, nas proximidades dos polos de animação, banheiros públicos, masculinos e femininos, em quantidade adequada, bem como banheiros adaptados para deficientes físicos; deixar a população informada de tudo o que se realizará, e também advertir quanto às dicas de segurança, sobretudo através da imprensa; garantir a presença de ambulâncias e pessoal qualificado para prestar os primeiros socorros e a remoção dos acidentados para o hospital municipal; realizar a limpeza do local dos festejos, bem como das ruas que ficam no entorno da festa, todas as manhãs seguintes às festividades.


Cabe à Prefeitura, junto à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), trabalhar junto aos restaurantes, mercadinhos e similares, vendedores ambulantes, cadastrados ou não, orientando-os para não comercializarem bebidas em vasilhames ou copos de vidro no período das festividades, bem como para encerrarem suas atividades após o término dos shows, sendo terminantemente proibida a entrada com qualquer vasilhame, garrafa ou copo de vidro ou metal, como também a proibição da entrada com cooler, sacolas térmicas e sacolas plásticas. Em caso do transeunte ser flagrado com qualquer utensílio de vidro ou metal, a fiscalização recomendará ao mesmo adquirir embalagem de plástico, a fim de não perder sua bebida. Haverá ambulantes comercializando embalagens de plástico em locais estratégicos da festa. A Prefeitura também deve isolar a área do antigo armazém da Rede Ferroviária, pelo menos nos dias de festas, observando as cautelas constantes nos processos extrajudicial (IC 003/2019) e judicial.


Por sua vez, a PMPE deve providenciar e disponibilizar toda estrutura operacional necessária à segurança do evento, desde o planejamento até a execução das ações relacionadas ao policiamento ostensivo; prestar toda segurança necessária na localidade dos festejos e outros possíveis pontos de concentração na cidade, independentemente do horário de encerramento dos shows. Em caso de promoção pessoal no evento, a PMPE deverá adotar medidas para fazer cessar os atos de promoção, desligando o som caso o ato se dê via sonora ou retirando cartazes e/ou panfletos caso por meio visual.


A Prefeitura deve garantir a estrutura necessária para viabilizar o trabalho do Conselho Tutelar durante a festa do padroeiro São Sebastião. O Conselho Tutelar de Bom Jardim deve atuar dentro da esfera de suas atribuições legais, em regime de plantão, na sede do Conselho Tutelar e nos pontos de animação, durante os dias de festividade, até o final dos eventos, podendo existir parceria com os Conselhos Tutelares das cidades vizinhas.


O não cumprimento das obrigações implicará pagamento de multa de R$ 10.000,00. Os valores devidos por descumprimento de quaisquer das obrigações serão revertidos ao Fundo de Desenvolvimento Institucional do Ministério Público 0 FDI/MPPE. 


O TAC foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (24).

Áreas de risco: Serviço Geológico do Brasil lança mapa online

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2020 às 07:17


Por Agência Brasil


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou uma plataforma interativa que reúne informações sobre áreas com alto risco e muito alto risco de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e quedas de rocha, em mais de 1.600 municípios brasileiros. O serviço é um mapa online e contém uma base de dados que pode ser usada por gestores nacionais, estaduais e municipais, como as defesas civis de cada região, além da comunidade acadêmica, empresas privadas e a sociedade.


Segundo a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes, que coordena o trabalho de mapeamento de áreas de risco no país, o serviço é um visualizador que funciona como se fosse um mapa online.


“O mapa contém todas as informações que foram levantadas pelo Serviço Geológico do Brasil de 2012 até agora, referentes às condições de risco geológico, suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e mapeamento de perigo de movimentos gravitacionais de massa”, disse Sandra.


O mapa online mostra as áreas que apresentam condições de risco alto e muito alto nas regiões urbanas e delimita em campo, com base no número de moradias e de pessoas ali residente, quais são os processos que podem ocorrer em cada área. O mapa tem atualização constante e indica a quem o consulta se na área em pesquisada é considerada “de risco alto ou muito alto e se é propensa ou não para ocorrências que podem gerar risco”, explicou Sandra.


Os mais de 1.600 municípios que constam do mapa localizam-se em 25 estados – estão de fora apenas Mato Grosso, onde o mapeamento ainda não foi feito, e o Rio e Janeiro, onde o trabalho é feito pelo Serviço Geológico do Estado.


“É um número crescente”, afirmou a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM. Ela informou que, anualmente, é feita uma programação com o governo federal com foco em uma setorização em novos municípios ou na revisitação àqueles em que o levantamento começou, entre os anos de 2012 e 2014. “Isso porque a condição de risco é dinâmica e vai se modificando à em que aumenta a densificação urbana, ou quando o próprio município faz alguma modificação, seja estrutural, com obras de contenção,ou até mesmo não estrutural, para saber lidar com a condição de risco do município”, explicou.

Vereador de Bonito Marquinhos da Garagem elogia Paulo Câmara, critica UVP e exalta parceria com o prefeito Gustavo Adolfo

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 13:17


Durante entrevista concedida ao radialista Alberes Xavier, para o Blog e o Programa Cidade em Foco, o vereador e presidente da Câmara de Bonito, Marquinhos da Garagem (PSB) falou da parceria com o prefeito Gustavo Adolfo, exaltou a atuação do governador Paulo Câmara e criticou o presidente da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), Josinaldo Barbosa.


“Nossa parceria vem de infância, somos naturais da cidade de Bonito e nosso intuito é pensar no bem e na melhoria na qualidade de vida do povo bonitense. Nossa Câmara tem a função de criar leis, fiscalizar e cobrar, mas não temos objetivos diferentes da gestão. Pensamos todos imbuídos em melhorar nosso município”, disse.


Questionado sobre os desafios que tem enfrentado na sua primeira vez como vereador e presidente da Câmara. “Estou satisfeito e com muita força para continuar nosso trabalho a frente do parlamento de Bonito. Tivemos desafios, mas superamos com a ajuda de cada um dos nossos amigos parlamentares”, afirmou.


“O governador de Pernambuco Paulo Câmara tem sido parceiro da cidade e tem contribuído no desenvolvimento do Estado, chegaram mais de 150 empresas durante esta recessão que o país passou. Tudo isso só foi possível graças a organização e empenho do nosso governador”, pontuou o vereador.


Sobre a UVP, o vereador criticou o presidente Josinaldo Barbosa. “Ele não tem uma afinidade com a UVB (União dos Vereadores do Brasil), e acredito que devemos ser aliar com ela, para termos todo respaldo e assistência que é prestada pela Nacional. Não participamos da última eleição da UVP porque não estávamos confortáveis devido ausência de mais vereadores, para ter uma representatividade mais ampla”, finalizou.

Na índia, Bolsonaro homenageia Gandhi e destaca diferenças

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 13:11


O Globo - Por Marcelo Ninio


NOVA DÉLHI - Em seu primeiro dia de agenda oficial na Índia, o presidente Jair Bolsonaro visitou neste sábado o Memorial Mahatma Gandhi, que liderou a resistência pacífica contra o domínio britânico e é considerado o “pai da nação”. Após participar de uma cerimônia de oferenda floral no memorial, que o presidente disse “tocar a alma da gente”, Bolsonaro falou sobre o líder indiano a jornalistas brasileiros.


- Eu sou um capitão do Exército, ele é um pacifista. Mas, obviamente a gente reconhece o seu passado, sempre pregando a paz, a harmonia e a liberdade.


Leia mais: Bolsonaro volta a criticar Fernández, por projeto que aumenta controle civil das Forças Armadas


Em seguida Bolsonaro reuniu-se com o premier indiano, Narendra Modi. Juntos, eles destacaram o grande potencial das relações bilaterais e presenciaram a assinatura de 15 acordos, que incluíram áreas como facilitação de investimentos, cooperação na área tecnológica e bioenergia.


Para fontes da deleção brasileira, Bolsonaro e Narendra Modi, o primeiro ministro indiano, apertaram o botão para reiniciar o relacionamento com um forte potencial econômico dos respectivos mercados.

Convite!

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 08:03


Humberto Arraes confirma sua pré-candidatura a vereador do Recife

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 07:51


O jovem empresário Humberto Arraes, que tem a política no sangue, pois é filho da deputada estadual Roberta Arraes e do ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, se filiou ao Progressistas, do deputado federal Eduardo da Fonte, confirmando sua pré-candidatura a vereador da cidade do Recife.


Humberto vem com um discurso de renovação política para a capital do estado, oferecendo uma nova perspectiva de olhar os problemas atuais do Recife. “Entro nesse projeto com grande disposição de fazer o melhor para quem mais precisa, pois desde novo sou acostumado em ver o sofrimento e a dificuldade do povo de perto”, afirma Arraes.


O deputado federal e presidente do Progressistas, Eduardo da Fonte, vem realizando um trabalho importante nas montagens da chapas do PP no estado, com o objetivo de crescer o seu partido. Também quem esteve presente na filiação, foi o presidente estadual da juventude progressista Lula da Fonte.

Eriberto comprova potencial turístico de São José da Coroa Grande

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 07:43


O deputado estadual Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aproveitou a oportunidade da sua agenda política em São José da Coroa Grande para conhecer os atrativos turísticos da terra das piscinas naturais. Eriberto aportou em São José para participar dos festejos de São Sebastião na Várzea do Una e fez um giro pela orla da cidade, acompanhado de seu grupo político.


Parceiro do prefeito Pel Lages, Medeiros foi recebido na cidade pelo próprio gestor e pelo secretário municipal de Turismo, Sérgio Aroucha, que levou o parlamentar e seus amigos para participar de passeio. Em outubro, o deputado visitou a cidade pela primeira vez, durante momento de dificuldade, quando a prefeitura trabalhava para remover o derramamento de óleo da sua faixa de areia.


Dessa vez, com toda a atividade turística e gastronômica retomada integralmente, o progressista ficou entusiasmado com o potencial da cidade que faz fronteira com o estado de Alagoas e tem se tornado, cada vez mais, destino dos que procuram o litoral pernambucano. Entre as atrações, o deputado visitou o Museu do Una, os receptivos Pé na Areia e Miráculo, além do Catamarã Amazônia Azul, que lhe permitiu conhecer o estuário do Rio Una de perto.

INSS: TCU dá 5 dias de prazo para governo entregar dados

Publicado por Alberes Xavier em 25/01/2020 às 07:40


Por Estadão Conteúdo


O Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou do governo um raio x dos pedidos atrasados de benefícios do INSS e o custo operacional para acabar com a fila.


Em requerimento despachado ontem, o Tribunal deu prazo de cinco dias para os ministérios da Economia, Casa Civil, Defesa e o INSS entreguem informações detalhadas sobre a contratação de militares da reserva para reforçar o atendimento da fila. O atraso já chega a quase dois milhões de pedidos. O TCU quer saber em quanto tempo o INSS vai reduzir esse volume.


O pedido faz parte de recurso apresentado pelo Ministério Público junto ao TCU, que pede a suspensão imediata da contratação de militares da reserva para compor o quadro do INSS.


A área técnica vai fazer uma radiografia da extensão da fila. Para isso, o Tribunal fará uma diligência no INSS. O órgão terá que entregar indicadores de tempestividade e produtividade no atendimento e na análise de requerimentos dos benefícios dos últimos cinco anos.


O INSS será obrigado a mostrar o fluxo de requerimentos, tempo médio de análise, concessão e outros indicadores para fazer uma avaliação do atual estoque dos requerimentos atrasados. Além desses dados, o órgão terá que enviar detalhamento dos pedidos atrasados por tempo de atraso, faixa de renda, Estado da Federação, complexidade de análise do benefício. Ele quer mapear a gravidade dos atrasos. O custo operacional também terá que ser enviado.


Uma lista com 30 pedidos diferentes de informações foi apresentada aos três ministérios e ao INSS. Essas informações servirão de base para o TCU decidir sobre o pedido de cautelar. O relator é o ministro Bruno Dantas, que já avisou ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que o governo precisa incluir civis na contratação.


O TCU negocia uma solução com o governo para estender a contratação temporária também para servidores civis aposentados. Uma reunião está marcada para a próxima terça-feira.