Câncer: 30% dos casos no Brasil são de pele

Publicado por Alberes Xavier em 15/12/2019 às 17:31


Estadão Conteúdo - Por Tuchlinski


Uma mancha na pele que só cresce. Às vezes coça, sangra, não cicatriza. Estes são alguns dos sintomas que podem indicar câncer de pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil e em todo o mundo. A doença costuma surgir com mais frequência nas áreas que são mais expostas à radiação ultravioleta, como face, mãos e tronco.

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro realizou procedimento dermatológico no Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB) para investigar a possibilidade de câncer de pele. "Foi rotina", disse Bolsonaro.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Os três tipos de câncer de pele mais comuns são o carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e o melanoma maligno. O diagnóstico da doença vai variar desde uma mancha simples que nunca evolui até o quadro de tumor mais agressivo, que pode levar à morte. Mesmo casos menos agressivos demandam tratamento. "Se não forem tratados, podem crescer muito e até destruir o tecido ao redor", diz o oncologista Antonio Carlos Buzaid, do Instituto Vencer o Câncer.


Detecção. O câncer de pele é detectável por meio de um exame clínico feito pelo dermatologista. Também é feita uma dermatoscopia, que consegue analisar pontos que identificam o câncer de pele. "E, para fechar o diagnóstico, precisamos fazer uma exérese (cirurgia para retirar parte de um órgão) dessa lesão e análise", explica Maria Paula Del Nero, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A metástase é mais comum no melanoma. "Se for melanoma, que é o tipo mais agressivo de câncer, o paciente terá de fazer uma retirada ampla da pele ao redor da lesão", diz Maria Paula. Dependendo do tipo de câncer, é preciso acompanhar a lesão por alguns anos.


Para prevenir o câncer de pele, especialistas recomendam o uso de filtro solar em todas as áreas que podem ser expostas ao sol, como rosto, couro cabeludo, braços e pernas. O próprio paciente pode perceber alguma mancha suspeita no corpo e buscar atendimento. Desde 2014, a campanha Dezembro Laranja, da SBD, busca mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

"André tem tido Toritama como especial e o povo de Toritama retribuiu com o voto nas últimas eleições", afirma vereadora Rossana

Publicado por Alberes Xavier em 15/12/2019 às 17:27


A vereadora Rossana Ferreira (PSD) desempenha o seu sexto mandato na Capital do Jeans e de acordo com ela, tem buscado representar "as mulheres, costureiras, professoras e aposentadas'. Aliada do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, a vereadora tem demonstrado interesse em alçar voos mais altos nas eleições 2020. 


Em participação ao programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, a vereadora falou sobre o projeto do seu correligionário, o vereador José Arimateia, de encabeçar uma chapa majoritária nas eleições do ano que vem. "Ele tem sido realmente um destaque em nossa cidade. Tem sido um homem de garra, força e respeitado e que tem um trabalho na Capital do Jeans. As vezes a gente conversa a respeito dessa decisão do Executivo e eu percebo que ele ainda está um pouco procurando lideranças que possam apoiar", destacou a vereadora.


Ao continuar falando sobre o cenário de 2020, Rossana confirmou que o seu nome também está a disposição para ocupar uma vaga em uma chapa majoritária. "Eu também digo que como mulher, meu nome está disponível sim para a cadeira de vice, que possa ajudar e melhorar a atuação da Capital do Jeans. Eu sou disposta, corajosa e junto com as mulheres de Toritama a gente pode ai escrever uma nova história", disse.


André de Paula - Aliada do deputado federal André de Paula, a vereadora falou para Rede Agreste de Rádios sobre o trabalho que o mesmo tem desempenhado em prol de Toritama. "André tem tido Toritama como especial e o povo de Toritama retribuiu a André com o voto nas últimas eleições, pelo carinho que ele tem por Toritama", disse a mesma, que ainda falou, "Eu tenho orgulho de participar do PSD, que tem sido um destaque. André tem feito um ótimo trabalho em Pernambuco e em especial na Câmara Federal em Brasília".


Sustentação - Na oportunidade, a vereadora esclareceu que tem dado sustentação ao governo do prefeito Edilson Tavares (MDB) na Câmara de Vereadores. "No momento eu dou sustentação ao governo do prefeito Edilson. Mas não fazemos parti do partido dele, mas damos sustentação a sua administração atual", esclareceu.


Conselho - Apesar de confirmar que dar sustentação ao Governo Edilson Tavares, a vereadora disse acreditar que alguma coisas ainda precisam se ajustar no governo. "Eu tenho impressão que o prefeito não gosta muito de conselhos e alertas não. Talvez ele tenha os conselheiros dele. Mas como política, mulher, representante da Capital do Jeans e com a experiência que tenho, eu daria a ele o conselho de atuar mais próximo do povo", ratificou.


Se Ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com

Dr. Ivaldo Figuerôa Comemora 50 Anos de Medicina.

Publicado por Alberes Xavier em 15/12/2019 às 15:04


Neste sábado, 14 de Dezembro, Ivaldo Figuerôa completou 50 anos de medicina.


Vertentes é uma terra de grandes profissionais das diversas áreas, principalmente na medicina. Dentre os profissionais da área da medicina, destacamos os relevantes serviços do médico e amigo, Dr. Ivaldo Figuerôa. Dr. Ivaldo figura entre os mais conhecidos e respeitados pela sociedade Pernambucana. Ele foi muito além do atendimento em seu consultório ao marcar presença nas comunidades e com destaque e reconhecimento de todos.


Hoje, ao comemorar 50 anos de prática profissional, Ivaldo Figuerôa afirma que a homenagem prestada pelo Conselho a sua turma foi um grande presente.


História – O médico Ivaldo Figuerôa nasceu em Vertentes. Entrou na Faculdade de Medicina, concluindo o curso em 1969. Teve na própria família a influência pra ingressar na medicina.


Como médico atuou em hospitais de referência, tendo destaque no Hospital Regional de Limoeiro Hospital, onde chegou a ser gestor, entre outros. Também prestou relevantes serviços em unidades de saúde municipais como por exemplo: Vertentes, Bom Jardim, Taquaritinga do Norte (onde ainda hoje presta seus relevantes serviços médicos) entre outros. Foi o fundador da ONG Pró Vertentes, onde foi o fundador e o diretor presidente por anos.


Mas seus serviços não só se limita aos ambulatórios, mas onde quer que ele esteja, seja em casa ou em qualquer lugar que Ivaldo esteja.


Ivaldo é uma inspiração pra muitos, pois o menino que teve que logo cedo sair de casa pra estudar em Caruaru, depois Recife e mesmo com a paixão pela bola, pois se destacava pela sua desenvoltura com a pelota no pé, Ivaldo Figuerôa foi abraçado pelos estudos e pela medicina. Ivaldo chegou a fazer parte do Central de Caruaru, mas brilhou mesmo na medicina.


Um ponto que marca a trajetória de vida desse médico, é que ele tratou e trata até hoje, todos de forma igual. Nunca se aproveitou para ter benefícios, pelo contrário, chegou a realizar serviços totalmente grátis. Pois recebeu de seus pais, a 'ordem' de nunca cobrar seus serviços médicos daqueles que não tinha condições financeiras de arcar com as despesas. E assim o fez. Deve ser por isso que Deus o fez um homem realizado. Pois em sua fala com quem quer que seja, ou onde esteja, Ivaldo Figuerôa afirma que é um cara grato a Deus por tudo e que é muito feliz.


Hoje Ivaldo Figuerôa vive maior parte da sua vida no seu canto em cima da Serra da Taquara, na sua chácara privilegiada onde o mesmo curti a natureza e a paisagem de forma especial. É ali que Ivaldo curte suas plantas, plantações, animais de estimação e amigos que constantemente os visitam. Parabéns Ivaldo Figuerôa pelos 50 anos de medicina. (Por Wendel Galdino)

Convite!

Publicado por Alberes Xavier em 15/12/2019 às 13:12


Paulo Câmara participa de ação de cidadania em Piedade

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 16:44


Governo Presente leva serviços públicos gratuitos para a população da Zona Sul da RMR


O governador Paulo Câmara marcou presença, neste sábado (14), em uma ação de cidadania, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O evento é parte do programa Governo Presente, que reúne serviços públicos do Estado e de empresas privadas parceiras. A ação é uma oportunidade para quem precisa atualizar a documentação, realizar exames de saúde preventivos, se informar sobre seus direitos, além de cuidados pessoais.


“É uma possibilidade efetiva das pessoas terem e poderem, no sábado pela manhã, usufruir de serviços que são oferecidos pelo Estado, e isso está sendo positivo para a população, positivo para a cidadania. Ações como essa nós vamos continuar em 2020, porque a meta do Governo é estar cada vez mais próximo da população, levando serviços públicos que possam ajudar o dia a dia das pessoas. E em um sábado de manhã fazer um mutirão como esse é fundamental para a gente planejar bem e dar condições às pessoas que trabalham ao longo da semana poderem também ter um momento de cidadania, de lazer e de prestação de serviços”, afirmou o governador.


As Ações de Cidadania ocorrem em todas as regiões do Estado, garantindo e facilitando o acesso aos serviços públicos para a população. Este ano, já foram realizados cerca de 50 eventos. O mutirão de serviços e informações é promovido pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, comandada pelo secretário Cloves Benevides, que também esteve presente.


O serviço de emissão da segunda via da carteira de identidade é um dos mais procurados. Durante a ação, é possível ainda emitir CPF ou nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito e fazer o agendamento para tirar a carteira de trabalho. No Posto Itinerante do Detran, houve atendimento para segunda via da carteira de habilitação, além de todos os outros serviços do órgão de trânsito.


Larissa Raiane aproveitou a manhã de sábado e a ação perto de casa para agendar a emissão da sua primeira carteira de trabalho. Para ela, que está em busca do primeiro emprego, essa foi uma ótima oportunidade. “Estou achando muito legal essa ação. É difícil agendar a emissão de documentos como esse. E essa oportunidade vem para a gente correr atrás e conseguir o que a gente quer”, disse, esperançosa, a jovem de 18 anos.


A Defensoria Pública de Pernambuco também realizou atendimento na Ação de Cidadania, da mesma forma que o Procon, com todas as informações sobre os direitos do consumidor. No evento, foram distribuídas orientações sobre pensão alimentícia e Lei Maria da Penha. O consumidor inadimplente pôde negociar seus débitos junto à Compesa. Técnicos da companhia estiveram com uma unidade móvel no local para atender os interessados no parcelamento e quitação das dívidas. Os usuários ainda puderam solicitar os benefícios da tarifa social para a redução do valor das contas de água, emissão da segunda via de faturas e mudança de titularidade da conta.


Os cidadãos que participam da ação também podem aproveitar a oportunidade para obter alguns itens de cuidados pessoais, além de preservativos e gel lubrificante, no estande do Programa Atitude, bem como corte de cabelo e ajuste ou manutenção nos óculos.

Título Colaborador Benemérito PMPE é concedido ao Victor Moura

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 13:29


"O sentimento é de que estou no caminho certo... " Cita Victor Moura 


No dia 13/12, o jovem Victor Moura (24), gestor da Filial da Brisanet em Toritama-PE, recebeu o título de Colaborador Benemérito da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, pelas mãos do Ten. Cel PM Félix, Secretário Executivo Estadual do Proerd e Diretor Adjunto de Articulação Social de Direitos Humanos da Polícia Militar PE e do Cel. QOPM Reinaldo Mesquita, Diretor Articulação Social de Direitos Humanos da Polícia Militar PE.


O “Diploma de Colaborador Benemérito da Polícia Militar” foi criado pelo Comando Geral da corporação e tem por objetivo distinguir e agraciar pessoas e entidades que contribuem para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da corporação.


A solenidade ocorreu na cidade do Recife nesta última sexta-feira dia 13 de Dezembro de 2019, contado com a presença das autoridades estaduais, oficiais e homenageados.

“Nosso time está pronto, é só colocar em campo”, afirma vice-prefeito de Frei Miguelinho sobre eleições 2020

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 09:44


Em entrevista concebida ao radialista Alberes Xavier, âncora do programa Cidade em Foco, o vice-prefeito de Frei Miguelinho, Lindonaldo da Farinha (PSB), afirmou que o seu grupo político está pronto para às eleições em 2020, e ratificou seu apoio à atual prefeita Adriana Assunção (PSB).


“Trabalhamos para que Frei Miguelinho continue no rumo certo, pois foi isso que prometemos na campanha passada e estamos buscando fazer o melhor para o bem da coletividade. Sabemos das dificuldades, mas temos superados aos poucos”, pontuou.


O vice-prefeito afirmou que a relação com a prefeita Adriana Assunção é movida por alto e baixos, mas que tem contornado as situações e tudo está dando certo na administração.


Questionado sobre o fortalecimento da oposição na cidade, o vice-prefeito foi taxativo e frisou. “Nosso time está pronto, é só colocar em campo”.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Brasil recebe prêmio "fóssil colossal" por retrocessos ambientais

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 09:37


Do Estadão Conteúdo


O Brasil recebeu a máxima honraria às avessas de uma Conferência do Clima da ONU nesta sexta-feira, 13, em Madri. O prêmio “fóssil colossal” ou “fóssil do ano” foi dado pela Climate Action Network (CAN), rede que reúne mais de 1.300 organizações da sociedade civil ao País por ações consideradas retrocessos ambientais do Brasil.


Brasil ganha “Fóssil do Dia” na Conferência do Clima por responsabilizar ONGs por queimadas


É a primeira vez que o País recebe o irônico prêmio desde que a brincadeira começou, há 15 anos.


Ao longo da COP, o País já tinha recebido dois “fósseis do dia”: um foi dado logo no início da conferência, pela criminalização dos brigadistas de Alter do Chão; e na quarta-feira, 11, pela Medida Provisória da regularização fundiária, que, estimam ambientalistas e cientistas, pode incentivar o aumento da grilagem e do desmatamento.


Nesta sexta, a crítica foi ao conjunto da obra. “O vencedor do fóssil colossal pode não ser uma surpresa para muitos. Sim, existe um país que realmente superou os outros ao destruir o clima concretamente no terreno e nas negociações, atacando e matando as pessoas que estão protegendo ecossistemas únicos: os indígenas”, afirmaram as organizações.


De acordo com os ambientalistas, o governo Jair Bolsonaro “matou políticas ambientais que ajudaram o Brasil a obter reduções espetaculares de emissões na última década”. Eles citam como exemplo disso as maiores taxas de desmatamento da Amazônia em uma década e o aumento nas invasões de terras.


Também criticaram a postura do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chefe da delegação brasileira, de pedir dinheiro dos países ricos e de criticar as metas brasileiras. “Jair Bolsonaro é uma bomba de carbono ambulante que, sem dúvida, merece essa grande conquista, o fóssil colossal”, disseram.


Uma jovem indígena brasileira recebeu o prêmio em nome dos indígenas mortos neste ano.

O ministro Ricardo Salles foi procurado para comentar o assunto, mas não se manifestou até a publicação deste texto.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte firma convênio com Escoteiros e ONG que cuida de animais

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 07:47


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte firmou convênio com o grupo de escoteiros do município e com a ONG que cuida dos animais abandonados.


A parceria foi firmada essa semana no gabinete do prefeito Ivanildo Lero com a presença do chefe dos escoteiros da Capital do Café Douglas e a responsável pela ONG a professora Sandra.


A partir do próximo ano as duas entidades passarão a receber uma ajuda da Prefeitura para auxiliar na manutenção e atividades das duas instituições.


O prefeito do município Ivanildo Lero falou sobre essa parceria com as duas instituições. "É um prazer enorme está a frente do executivo do município e poder proporcionar essa parceria que vai ajudar os escoteiros uma instituição que já faz parte de nossa história de que a anis vem ajudando a formar cidadãos em nosso município, como também a ONG que vai cuidar dos animais abandonados nas ruas. Essa é uma parceria que agente faz com carinho e que vai ficar na história pois qualquer outro prefeito que venha suceder a nossa gestão vai ter que continuar com essa importante parceria com essas duas importantes instituições", falou Lero.

Democratas Mulher reúne, neste sábado, pré-candidatas às eleições municipais em Seminário Nacional no Recife

Publicado por Alberes Xavier em 14/12/2019 às 06:22


O Democratas reúne, neste sábado (14/12), no Mar Hotel, pré-candidatas às eleições municipais de 2020, de todas as regiões do Estado, no Seminário Nacional promovido pelo DEM Mulher. “As mulheres e pré-candidatas pernambucanas se integram à mobilização nacional que o partido está fazendo para formar lideranças femininas e capacitá-las para pleito em 2020. Queremos também sensibilizar as ainda não filiadas e que tenham intenção de entrar na política”, afirmou a presidente estadual do Democratas Mulher, Lucielle Laurentino. Durante todo o dia, haverá debates sobre a política brasileira, estratégias de comunicação para fortalecimento de capital político, questões jurídicas e oficinas com atividades práticas.


O seminário vai reunir cerca de 200 mulheres e contará com a presença do presidente estadual do DEM, o ex-ministro Mendonça Filho, e da líder do partido na Assembleia Legislativa, Priscila Krause. “É fundamental a participação da mulher no processo político. O partido está trabalhando para ampliar o acesso das mulheres aos seus quadros. Essa mobilização nacional faz parte desse trabalho e visa dar suporte e levar conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de uma campanha eleitoral”, disse Priscila Krause.


Mendonça Filho que é também presidente do Instituto Liberdade e Cidadania (ILEC), braço de formação política do DEM, afirmou que os seminários nacionais realizados neste segundo semestre em todo o País integram a Estratégia Nacional de Formação Política para Mulheres implementada pelo partido, junto ao Mulher Democratas e ao ILEC. Paralelo aos seminários, o Democratas está promovendo cursos de formação, como o que está sendo realizado com líderes femininas no Recife e Região Metropolitana.


No curso do Recife, realizado em três etapas, as mulheres estão debatendo o protagonismo feminino dentro das comunidades e a necessidade da inserção das mulheres na política. “Em 2020, o Instituto Liberdade e Cidadania lançará a Escola de Formação com plataforma de educação à distância para ampliar e facilitar o acesso das mulheres e dos filiados em geral aos nossos cursos de formação”, afirmou Mendonça.