Governo garante pensão integral para famílias de servidores da saúde e serviços essenciais, vítimas do novo Coronavírus

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 18:45


Paulo Câmara também anunciou a distribuição de EPIs para a rede pública de saúde, a prorrogação do decreto de interdição de praias e parques e a

produção de álcool em gel pelo Lafepe


O governador Paulo Câmara vai encaminhar à Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei concedendo o pagamento de pensão integral aos familiares de servidores da saúde e de outros serviços essenciais, como por exemplo segurança pública, que venham a falecer em consequência do novo Coronavírus. Além dessa medida, foi anunciado o início da fabricação de álcool em gel pelo Lafepe, a prorrogação do decreto que proíbe o acesso às praias e parques, a testagem dos servidores da saúde e a continuidade da distribuição de EPIs para a rede pública de saúde.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) começou a testagem, em larga escala, dos servidores que atuam nas UTIs, emergências, enfermarias e Atenção Primária que atendem pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, sem deixar de fora os técnicos que realizam a coleta de amostras biológicas, independente do local de trabalho.


O Governo de Pernambuco está enviando 1,2 milhão de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para 52 unidades da rede estadual de saúde. Os lotes que estão sendo entregues são compostos por água sanitária, álcool em gel, capotes, gorros, sapatilhas, luvas, óculos cirúrgicos e máscaras que estão sendo utilizados por profissionais que estão trabalhando no combate ao coronavírus.


Com relação às máscaras, estão sendo enviadas 144 mil do modelo cirúrgico e 50 mil do tipo N95 – utilizado por profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol. Ao todo a Secretaria Estadual de Saúde realizou a compra de um milhão de máscaras N95 (150 mil já foram entregues pelos fornecedores).


O Estado entregou na manhã de hoje à Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), equipamentos de proteção individual que serão distribuídos para a rede pública hospitalar dos municípios do interior do estado.


PRAIAS E PARQUES ­ O número de óbitos provocados pelo novo Coronavírus triplicou em Pernambuco da última sexta-feira para esta segunda. Com isso, o Governo vai prorrogar o prazo proibindo o acesso a praias e parques, dessa vez incluindo também os calçadões. O decreto mantém o fechamento até a próxima segunda-feira.


O Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) iniciou, também, nesta segunda-feira, a produção de álcool em gel em escala industrial para auxiliar no combate à Covid-19. A instituição adaptou uma linha de produção já existente adquirindo novos equipamentos necessários no período recorde de 15 dias, com um investimento de R$ 400 mil.


A expectativa, ao longo deste mês de abril, é entregar 70 toneladas do produto aos hospitais da rede pública estadual.

“O nosso laboratório adaptou uma fábrica já existente e adquiriu equipamentos para, ao longo deste mês de abril, entregar 70 toneladas do produto. Serão produzidas duas toneladas de álcool em gel por dia. E estamos criando as condições para, no mês de maio, entregar 110 toneladas. A ideia é aumentar a produção gradualmente”, explicou o governador Paulo Câmara.


Com a falta do carbopol, um dos principais polímeros para a elaboração do álcool em gel, a equipe técnica do Lafepe criou sua própria fórmula, possibilitando o início imediato da produção. O material será distribuído em bombonas de cinco litrosEquipamentos de Proteção Individual (EPI) para 52 unidades da rede estadual de saúde. Os lotes que estão sendo entregues estão compostos por água sanitária, álcool em gel, capote, gorro, sapatilhas, luvas, óculos cirúrgicos e máscaras que estão sendo utilizados por profissionais que estão trabalhando no combate ao coronavírus.


Com relação às máscaras, estão sendo enviadas 144 mil do modelo cirúrgico e 50 mil N95 – utilizado por profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol. Ao todo a Secretaria Estadual de Saúde realizou a compra de um milhão de máscaras N95 (150 mil já foram entregues pelos fornecedores).


O Estado entregou na manhã desta segunda-feira (06.04), a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Equipamentos de Proteção Individual que serão distribuídos para a rede pública hospitalar dos 185 municípios de Pernambuco.


Link com os vídeos e a fala do governador Paulo Câmara: https://we.tl/t-C1P5GqziCc

Câmara de Vereadores repassa recursos para prefeitura utilizar na assistência social em meio à pandemia do coronavírus. Cerca de 2,5 mil famílias poderão ser beneficiadas

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 18:29


Presidente Augusto Maia realizou a devolução dos recursos para ajudar pessoas que estejam passando por dificuldades devido ao fechamento do comércio.


Na manhã desta segunda-feira (6), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Augusto Maia (PSB), comunicou que realizou um repasse para os cofres da prefeitura no valor de R$ 100 mil para serem destinados às ações de assistência às famílias mais prejudicadas com o fechamento do comércio neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Os recursos devolvidos pela Câmara já estão disponíveis para a prefeitura direcionar as ações de assistência social no município, que pode beneficiar cerca de 2,5 mil famílias através da doação de cestas básicas.


Augusto falou sobre o papel que os vereadores da cidade estão desempenhando em favor da população durante a crise do Covid-19.


“A Câmara tem tomado uma série de medidas ao longo desse período de pandemia. O trabalho dos vereadores tem sido praticamente exclusivo para evitar que a população sofra tanto. Aprovamos projetos que proíbem a cobrança de impostos municipais e o corte de energia elétrica. Todos os vereadores redirecionaram as emendas impositivas para serem utilizadas nesse enfrentamento. Agora estamos destinando recursos da Câmara para assistência da população”.

Proposta de Eduardo da Fonte prevê adicional de insalubridade para assistentes sociais durante pandemia do coronavírus

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 14:51


Uma emenda ao texto da MP 936/20, enviada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), prevê adicional de insalubridade para todos os profissionais da assistência social enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. O valor proposto é de 40% calculado sobre o salário do trabalhador e deve alcançar servidores públicos e profissionais da iniciativa privada e em qualquer forma de contratação.


“Os assistentes sociais estão nas ruas assistindo os cidadãos e cuidando para que o contágio pelo coronavírus seja evitado. Muitas vezes, são esses trabalhadores que dão o encaminhamento correto para quem apresenta os sinais da doença. Nada mais justo do que conceder esse benefício a quem está se arriscando diariamente pela saúde da população”, afirmou Eduardo da Fonte.

Prefeitura do Recife abre 42 novos leitos para Covid-19 na Policlínica Barros Lima

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 14:49


O prefeito Geraldo Julio anunciou a criação de mais leitos exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita da Covid-19. Desta vez são mais 42 vagas na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Com os novos leitos construídos em uma Unidade Provisória de Isolamento (UPI), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife chega a 148 leitos já em funcionamento para Covid-19, dos quais 34 contam com respirador. Na semana passada, foram abertos 41 leitos de enfermaria na Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, como parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19, outros 65 estão em funcionamento no Hospital da Mulher do Recife.


“Anunciamos hoje a abertura de mais 42 novos leitos para pacientes da Covid-19 na Unidade Provisória que construímos na Policlínica Barros Lima. Com isso nós chegamos a 148 novos leitos em funcionamento, sendo 34 desses com respiradores pulmonares. Essa é a segunda obra concluída de um total de sete que iniciamos logo nos primeiros dias da decretação da pandemia”, anunciou o prefeito Geraldo Julio.


A Unidade Provisória de Isolamento da Barros Lima foi montada em duas semanas na área externa da policlínica, com dois consultórios médicos e 30 leitos de internamento. Para humanizar o ambiente, as paredes receberam aplicação de adesivos que imitam janelas, com fotos de paisagens. A área interna da policlínica passou por readequação e otimização dos espaços físicos para disponibilizar 12 leitos, sendo duas salas vermelhas, equipadas com respirador, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que apresentem piora no quadro de saúde e necessitem de estabilização para posterior transferência, caso necessário. Também para reforçar o atendimento na UPI, a Sesau está fazendo uso de Raio X portátil e concentradores de oxigênio, equipamento móvel que auxilia na oferta de oxigênio para os pacientes.

Naldo do Povão se filia ao PSB para disputar vaga no legislativo de Taquaritinga do Norte

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 14:40


O líder comunitário Naldo do Povão assinou na última semana, a ficha de filiação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e disputará uma vaga na câmara municipal de Taquaritinga do Norte pela base de apoio do Prefeito Lero. 


A decisão de Naldo vinha sendo analisada por aliados e apoiadores e a decisão de se filiar ao PSB foi de dar um maior suporte ao partido do prefeito Lero. 


De acordo com Naldo, o apoio ao Governo do Municipal já vinha acontecendo desde 2016, quando ele deu total apoio e contribuiu para vitória de Lero e ficou mais fácil para tomar a decisão depois da grande gestão feito pelo prefeito. Segundo ele, não podia jamais desconhecer o trabalho de Lero que vem fazendo por Taquaritinga do Norte obras significantes para população. “Foi uma decisão sensata de quem reconhece o trabalho que o prefeito fez pelo município. Taquaritinga do Norte viu uma verdadeira revolução em obras de infraestrutura, educação e saúde, além de voltar a brilhar no cenário nacional no turismo. Agora vou disputar uma vaga no legislativo desse ano pra tentar ajudar o prefeito Lero a dar continuidade do trabalho”, falou Naldo.

João Morais, anuncia sua pre-candidatura em Machados

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 14:10


Prego batido e ponta virada, essa foi a frase que o empresário João Morais (MDB), disse ao término do período de filiações que se encerrou no último sábado (04/04). 


O grupo do empresário optou pelo MDB para disputar as eleições de 2020, quem além dos dois vereadores Luciano da Funerária e Manoel de Deda ambos recém filiados ao MDB, vem com um grupo de candidatos a vereadores bastante competitiva e com nomes novos da política machadense. O grupo apoiado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o empresário Artur Morais vem forte para a disputa municipal. 


Um fonte ligada ao empresário, informou que ate as convenções, novas adesões serão anunciadas e novidades vem para movimentar o cenário político na terra das bananas. Perguntado ao empresário sobre seu vice, ele disse que sera anunciado nos próximos meses. 


O nosso vice vem para completar o nosso projeto, a escolha do vice é tão importante quanto quanto o prefeito. Palavras do empresário que não deu pistas quem será seu vice, mas disse que é um nome de fora da política.


Com as articulações em andamento e com o crescimento do grupo as eleições na cidade de Machados terá três chapas na disputa, além do empresário João Morais, estarão na disputa o vice prefeito Juarez da Banana e o ex prefeito Cido Plácido.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe intensifica ação social no Santo Agostinho com a entrega de 300 cestas básicas

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 09:38


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social realizou, na manhã deste sábado (04), a distribuição de 300 cestas básicas aos moradores do bairro Santo Agostinho. A entrega faz parte do cronograma de enfrentamento aos impactos causados pela pandemia do Coronavírus.


A ação foi voltada as famílias que haviam feito cadastro prévio e que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido as medidas de quarentena, que ocasionou na paralisação de várias atividades e formas de trabalho diante da pandemia. Ao todo aproximadamente 300 cestas básicas foram entregues nas residências, adquiridas pela Prefeitura Municipal, de acordo com a Lei de Calamidade Pública.


A secretária Cristiane Souza falou sobre ação e pontuou que a Secretaria já realiza um trabalho de acompanhamento constante na situação social dessas pessoas. “Essa iniciativa se deu através de um planejamento para que pudéssemos dar assistência aos que estão passando necessidades que não podem trabalhar para consegui garantir sua alimentação”, afirmou a nova secretária, que assumiu a pasta nesta sexta-feira (03) com a saída de Ivanilson Feitosa.


A ação contou com a participação de 40 funcionários que de forma voluntária realizaram a distribuição das cestas, e também o fizeram atendendo as medidas de prevenção solicitadas pela Secretaria de Saúde, que preconiza o uso de luvas, máscaras e uso do álcool em gel para higienizar as mãos. A Guarda Civil Municipal também deu apoio para que a distribuição acontecesse de forma eficaz.

“Nosso governo em Orobó, tem haver com o que Dr. Flávio Nóbrega pretende fazer em Surubim”, afirma Cléber Chaparral

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 09:35


Em participação ao programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, o prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), falou sobre o ato de filiação do pré-candidato a prefeito de Surubim, Dr. Flávio Nóbrega ao Republicanos (PRB) e exaltou qualidades que o ex-prefeito tem.


“Tivemos a satisfação de ter filiado Dr. Flávio Nóbrega e vimos a união do grupo com a vinda de vereadores que estavam seguindo outra direção política. Todo esse grupo vem se fortalecendo e isso é o começo de muitas adesões que irão ter, fico feliz porque aqui em Surubim somos gratos ao povo que deram 3.500 votos a Juliana como deputada estadual”, citou.


O prefeito Cléber ainda disse que durante as eleições de 2018, percebeu que o nome do ex-prefeito Dr. Flávio era sempre citado pela população. “Lembro que nas caminhadas que fazíamos por aqui, o povo sempre reclamava dos serviços essenciais como saneamento e calçamento e diziam que o melhor prefeito havia sido dr. Flávio”, relembrou.


“Ele representa bem o que fazemos por Orobó, nosso governo lá tem haver com a forma de Dr. Flávio Nóbrega, que é um homem simples e ligado à classe D, que é mais sofrida e que lhe consideram um grande prefeito que Surubim já teve”, encerrou o prefeito Cléber Chaparral.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Vereador Pipoca deixa PSDB e assina ficha de filiação com o MDB

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 09:21


No PSDB pude viver grandes experiências e construir importantes amizades e conquistas para o nosso povo. 


Sou muita grato e tenho muito orgulho por, junto a tantos amigos e amigas, ter construído uma bela história no Partido da Social Democracia Brasileira. 


A eleição de 2020 se aproxima e com ela, novos desafios se apresentam. As chapas proporcionais estão sendo fechadas rumo a eleição, e nesta conjuntura, aceitei o convite para integrar os quadros do MDB. 


Mudamos de legenda, com o objetivo de fortalecer ainda mais o projeto de nosso pré-candidato a Prefeito Dida de Nan (PSDB). Estou feliz por nossa nova missão ser junto a um partido com uma importante história de lutas e conquistas para com nosso país. 


O PSDB segue em boas mãos e fico feliz em saber que a Presidente Estadual do partido, a Deputada Alessandra Vieira e o nosso Presidente Nacional, Bruno Araújo, têm trabalhado de forma significativa para fortalecer a legenda em todo o Estado de Pernambuco e no Brasil. 


Como Presidente do JPSDB em Pernambuco, buscamos aproximar ainda mais a nossa juventude das ações e projetos do partido. Apoiamos importantes iniciativas da legenda, a exemplo do “Movimento 45”, e proporcionamos reuniões entre jovens de diversas cidades com a executiva estadual do Estado. 


Deixo os quadros do PSDB com o sentimento de dever cumprindo e de gratidão para com cada um dos amigos tucanos e tucanas, em nome dos parceiros irmãos Joaozinho Tenório e Rodrigo Barros. Agradeço em especial, ao amigo, líder e Prefeito Edson Vieira (PSDB), pelas orientações, confiança e o apoio de sempre. 


Seguiremos juntos, com união, lutando por uma Santa Cruz do Capibaribe forte, por um Pernambuco de progresso e por um Brasil de avanços. Seguimos em frente, com amor, carinho e união!

Eduardo diz que isolamento não dura até o fim de abril

Publicado por Alberes Xavier em 06/04/2020 às 09:05


Por Estadão Conteúdo


Em transmissão nas redes sociais com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) acusou governadores de quererem derrubar seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, ou desgastá-lo para as eleições de 2022.


O deputado disse ainda que o isolamento social contra o novo coronavírus não deve durar sequer até o fim de abril, justamente o período em que autoridades da saúde estimam que o avanço da doença atingirá o seu pico no Brasil.


“Tem um discurso feito para aproveitar a pandemia e tentar colocar na conta do presidente Bolsonaro. Seja para tentar retirá-lo do poder imediatamente, o que eles mais desejam, ou para desgastar até 2022”, disse Eduardo neste domingo, 5.


O deputado, filho “02” de Bolsonaro, chamou de “meta ousada demais” querer o “confinamento” até o fim de abril contra a covid-19. O Ministério da Saúde, no entanto, tem planos para abril, maio e junho de quarentena e afirma que alguns Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Amazonas – estão numa transição para uma fase de “descontrole da doença”, quando não é possível estimar o número de casos pela frente. A pasta da Saúde orienta que seja mantido o “isolamento amplo”.


Eduardo e o ministro da Educação sugeriram que novas pandemias devem surgir por descuido da China com regras sanitárias. “Eles têm contato com um monte de bicho que não é pra comer. E comem. E tem muito contato com porco e frango. Nos próximos 10 anos, vem outro vírus desse da China? Probabilidade é alta”, disse Weintraub.


O acirramento com a China ocorre no momento em que o Brasil depende fundamentalmente da importação de equipamentos e suprimentos de saúde para apoiar o combate à doença no Brasil. Diariamente, o Ministério da Saúde tem procurado formas de garantir a entrega de produtos comprados da China, que concentra mais de 90% da produção desses suprimentos em todo o mundo


Abraham Weintraub aproveitou a live para criticar Fernando Henrique Cardoso, dizendo que se trata “da outra face da mesma moeda”, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Educação voltou a dizer que a esquerda aparelhou o ensino no Brasil e que é preciso revisar o conteúdo das ciências humanas.


Sem dar detalhes, Weintraub disse que o MEC vai anunciar a criação de novos institutos militares de ensino, a exemplo do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).