Governador recebe vereadora agredida por policiais militares

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 17:58


Paulo Câmara se solidarizou com Liana Cirne e ratificou a determinação de investigação rigorosa do caso


O governador Paulo Câmara recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (31.05), a vereadora do Recife Liana Cirne, agredida por policiais militares durante a manifestação ocorrida no último sábado, na capital pernambucana. O governador se solidarizou com a vereadora e ratificou a determinação de investigação rigorosa do caso.


Liana Cirne esteve no Palácio do Campo das Princesas, acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá. A vice-governadora Luciana Santos e o secretário da Casa Civil, José Neto, também participaram do encontro.


“Prestei minha solidariedade à vereadora Liana Cirne e assegurei a ela que o ocorrido no último sábado não é a postura institucional da Polícia Militar de Pernambuco. Todos os envolvidos já identificados foram afastados e a Corregedoria e a Polícia Civil estão atuando para apurar as demais responsabilidades. Repudiamos a violência e teremos uma investigação rigorosa de todos os fatos”, afirmou Paulo Câmara.


Liana Cirne entregou uma representação disciplinar contra os policiais envolvidos nos acontecimentos do último sábado e uma solicitação de acompanhamento da sindicância instaurada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social.

Janjão busca no Incra melhorias para o município do Bom Jardim

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 17:51


O prefeito Janjão participou em Recife, na última quarta-feira (26), com secretários municipais de uma reunião no INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).


Na ocasião, o Secretário Thiago Barbosa, junto ao Superintendente Thiago Brandão, solicitou o equipamento Sala da Cidadania do INCRA que será inaugurado em breve no nosso município. A sala vai funcionar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e consiste numa política pública de Educação do Campo desenvolvida em áreas de Reforma Agrária e tem como finalidade prestar assistência a proprietários de imóveis rurais e às famílias assentadas no município.


Essa parceria no município com o INCRA ajudará na execução de vários projetos de assentamentos que visa beneficiar várias famílias com várias ações.


O Prefeito Janjão também pontuou que a instalação da Sala da Cidadania, um equipamento do Governo Federal no nosso município, possibilita integrar um conjunto de outras ações às que já estão sendo desenvolvidas em nosso município pela atual gestão.

Em nova conversa com Raul Henry, Miguel reforça unidade e busca de protagonismo do MDB

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 17:28



O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, voltou a se reunir, nesta segunda (31), com o deputado federal e presidente do MDB, Raul Henry. No encontro ocorrido no Recife, o gestor sertanejo reafirmou a necessidade do debate sobre a recuperação do Estado e do protagonismo do partido nesse processo de construção de ideias e soluções para a crise em Pernambuco.


Miguel reforçou a importância da unidade das lideranças do MDB e de outros grupos políticos para a discussão em torno da recuperação da economia, do momento sanitário e dos impactos sociais nos municípios pernambucanos. Em virtude do agravamento da pandemia no Agreste e na Região Metropolitana do Recife, tanto Miguel quanto Raul consideram que é preciso fazer a conversa sobre o futuro de Pernambuco, mas sem tirar da prioridade o mais urgente, o enfrentamento ao coronavírus. "Estamos conversando sobre como Pernambuco deve sair dessa situação de crise em diversas frentes. O Estado que mais tem desemprego, o Estado sem investimento público, sem acesso à água e sem um plano para superar tudo isso. Mas, agora, a prioridade é cuidar de conter o crescimento dessa nova onda de casos de covid-19. Por isso, seguiremos conversando com as lideranças, mas com o foco em vacinar a população e cuidar das vidas, como tem sido em Petrolina, a cidade que mais salvou vidas durante a pandemia e tem um ritmo avançado de vacinação", ressaltou o prefeito.


Miguel tem se encontrado nos últimos meses com lideranças de várias regiões de Pernambuco para discutir propostas para os municípios superarem as crises da economia e da saúde pública. "Não podemos continuar vendo o Estado andando para trás e ficar de braços cruzados. A população cobra uma reação da classe política e temos obrigação de apontar caminhos. Tenho insistido em conversar com outros prefeitos, deputados, vereadores, lideranças de vários segmentos para juntos sairmos desse momento duro. Creio que isso é fundamental e o MDB historicamente tem papel decisivo na condução de Pernambuco e do Brasil em momentos de superação", reforçou Miguel após a reunião com Raul Henry.

PALMARES SE DESTACA EM PRIMEIRO LUGAR NA MATA SUL DO ESTADO DE PERNAMBUCO NOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL.

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 17:08



Previne Brasil é uma das iniciativas no âmbito da atenção primária. Instituído em novembro de 2019 e em vigor desde janeiro de 2020, o programa estabeleceu o atual modelo de repasse de recursos federais para as cidades.


O monitoramento desses indicadores vai permitir que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.


Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre, e seus resultados terão efeitos financeiros.


Em 4 meses de gestão, Palmares avançou da terceira região de saúde para o 1º lugar no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde .


Esse resultado aponta um trabalho satisfatório que vem sendo realizado pela secretaria municipal de saúde.


O prefeito Júnior de Beto parabeniza toda a equipe da secretaria de saúde dos palmares: “Parabenizo toda a equipe, que se dedica incansavelmente com um trabalho sério, compromissado com a população e que vem colocando o nosso município em referência em saúde.

Fernando Monteiro trabalha por demandas de Serra Talhada

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 16:45



O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve, nesta segunda-feira (31), no Recife, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Infraestrutura e Compesa em busca de atendimento a demandas para Serra Talhada. Acompanhado pela prefeita Márcia Conrado e pelo ex-prefeito Luciano Duque, o parlamentar debateu com o superintendente do DNIT, Cacildo de Medeiros, sobre o projeto de reformulação do acesso à cidade através da BR-232. 


Ainda no DNIT, o grupo avaliou a obra de urbanização do viaduto, também na BR-232, já em andamento. A comitiva contou ainda com a participação do presidente do Sindcom de Serra Talhada, Francisco Mourato, além do empresário Marcelo Duque e do presidente do Sindicato dos Transportadores de Carga, Logística e Distribuição do Sertão (SetSertão), Murilo Duque. 


Na sequência, em agenda com a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, a presidente da Compesa, Manuela Coutinho, e o diretor regional do Interior da Compesa, Mario Heitor, Fernando Monteiro conversou sobre projetos estruturadores para a região, como o reforço de abastecimento de água em Calumbi, também no Sertão do Pajeú. 

Aprovado em comissão da Alepe projeto que pune assédio e perseguição às mulheres na política

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 16:23



Em reunião remota, realizada nesta segunda-feira (31), a Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu o primeiro passo no sentido de criar o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público.


Tomando por base os projetos de lei 2014/21 e 2032/21, de autoria das deputadas Teresa Leitão (PT) e Delegada Gleide Ângelo (PSB), o texto aprovado pela CCJ veta qualquer forma de pressão, perseguição, ameaça ou agressão, inclusive por meio das redes sociais, que busquem limitar a atuação feminina ou forçar ações contra a vontade das mulheres filiadas a partidos políticos ou candidatas.


O projeto foca, ainda, nas atividades impostas que não guardam relação com as funções exercidas, na divulgação de informações pessoais e na tentativa de impedir as parlamentares de exercer direito ao voto em condições de igualdade com os homens. Aborda também discriminação contra a aparência física, vestimenta, apelido, entre outros.


O relator da proposição na CCJ, deputado Aluísio Lessa (PSB), encaminhou um substitutivo que unifica as iniciativas das deputadas Teresa Leitão e Delegada Gleide Ângelo. Conforme o texto aprovado, os crimes de assédio ou violência política serão anulados e, na sequência, será aberto um procedimento administrativo para responsabilizar os autores. 


As punições previstas para agentes privados variam de multas, nos valores de R$ 5 mil a R$ 50 mil; a proibição de fecharem contratos com o poder público estadual e de obter subsídios, subvenções ou doações. A sanção para os agentes públicos obedece a legislação aplicável.


“A violência política com base no gênero baseia-se no assédio político naturalizado na cultura política, refletindo práticas comuns que não são questionadas. Um bom exemplo são os ataques verbais que exploram a sexualidade das mulheres e suas características físicas, como forma de desqualificá-las publicamente”, pontuou a deputada Tereza Leitão.


“É fundamental criar leis que responsabilizem os perpetradores da violência, bem como construir um ambiente seguro para as parlamentares eleitas”, disse a Delegada Gleide Ângelo, ilustrando com o assassinato ainda não esclarecido da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL).

Vinícius Labanca reinaugura Hospital e Maternidade Petronila Campos em São Lourenço da Mata

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 16:01



A Prefeitura de São Lourenço da Mata reinaugurou nesta segunda-feira (31), o novo Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC). Ao todo, R$ 729 mil de recursos próprios foram investidos na reforma completa da unidade hospitalar.  


Com 3.600 metros de área construída, o novo HMPC conta com setor de emergência, bloco cirúrgico, clínica médica, uma maternidade completamente modernizada, além do Centro de Tratamento à Covid-19, inaugurado ainda no mês de fevereiro. A unidade hospitalar volta a funcionar com toda sua capacidade, e com atendimento 24h. 


De acordo com o prefeito Vinícius Labanca, a entrega do hospital é uma vitória do povo de São Lourenço da Mata. Na cerimônia de reinauguração, o mandatário anunciou novas melhorias na saúde pública da cidade. “Após assumirmos o mandato em janeiro de 2021, encontramos um hospital completamente sucateado e sem condições de prestar atendimentos. Prontamente, começamos a realizar intervenções na estrutura da unidade. Hoje, entregamos um hospital completamente reformado, moderno e com atendimento de qualidade. Além disso, vamos efetuar novas obras na saúde pública da cidade, bem como a construção da Upinha de Matriz da Luz, o novo posto médico da Vila do Reinado e uma Casa da Vacina. Salvar vidas é a nossa meta”, destacou o gestor. 


O chefe do Executivo fez referência ao ex-prefeito Ettore Labanca, que inaugurou a unidade no ano de 1991. Além disso, Labanca também ressaltou as intervenções realizadas na unidade ao longo dos anos. “Quando jovem, tive o prazer de estar ao lado do ex-prefeito, Ettore Labanca, na construção desse hospital. Em 2012, quando deputado estadual, destinei uma emenda para reforma da unidade e, neste ano, como prefeito, reformamos totalmente o Petronila Campos. É com muita emoção que colocamos esse equipamento novamente à disposição do povo são lourencense. Todo o setor de saúde pública de Pernambuco é beneficiado com a volta das atividades da unidade”, pontuou.


A cerimônia de inauguração contou com a presença dos deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos), Ricardo Teobaldo (Podemos), Bispo Ossesio (Republicanos) e Tadeu Alencar (PSB). Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), a deputada estadual Fabíola Cabral (PP), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), também marcaram presença no evento. Também participaram da ocasião os vereadores de São Lourenço da Mata e demais autoridades.

Lula da Fonte acompanha reinauguração de hospital e maternidade de São Lourenço da Mata

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 15:24



O Presidente estadual do PP Jovem, Lula da Fonte, acompanhou nesta segunda-feira (31) a reinauguração do Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC), de São Lourenço da Mata. Ao lado do prefeito do município, Vinícius Labanca, do vice-prefeito, Dr. Gabriel Medeiros, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Eriberto Medeiros, da deputada estadual, Fabíola Cabral, e de lideranças políticas da região, Lula registrou a satisfação em presenciar a reabertura do hospital. 


“Esse hospital foi uma obra do meu avô, Carlos Wilson, quando foi governador do estado. O nome é uma homenagem à minha tataravó. Embora isso seja uma honra para a nossa família, esse hospital também tem uma grande importância na vida de milhares de pacientes de toda essa região, principalmente, nesse período de pandemia. Com certeza, depois desta reforma, as pessoas terão de volta um espaço ainda mais digno para serem atendidas e tratadas, como de fato merecem. Parabenizo o prefeito pela grande ação e tenho certeza de que esse é só o início de novas grandes entregas”, destacou Lula da Fonte.


A unidade de saúde estava fechada desde o ano passado. Foram investidos na reestruturação do hospital R$ 729.000,00. A reforma contemplou todos os setores do prédio, além da construção do Centro de Tratamento à Covid-19. O hospital, que tem 3.600m² de área construída, conta ainda com o reforço de cinco ambulâncias. Duas delas disponíveis exclusivamente para pacientes em tratamento por contaminação com o coronavírus.

Paulo Câmara abre Semana do Meio Ambiente em ato conjunto com Estados do Nordeste

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 13:59


Evento realizado por videoconferência marcou o lançamento do Plano de Ação Ambiental, além da assinatura do acordo de cooperação técnica com a plataforma MapBiomas


O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (31.05), da abertura da Semana de Meio Ambiente, em um ato conjunto promovido pelo Consórcio Nordeste. No evento, realizado por videoconferência, foi lançado um Plano de Ação Ambiental Integrado, e assinado um acordo de cooperação técnica com a plataforma MapBiomas.


“Estamos bastante otimistas com a celebração desse acordo de cooperação técnica. Sabemos que é um importante passo para estabelecer um compromisso mútuo, a fim de promover o uso de uma ferramenta com a plataforma MapBiomas. As tecnologias, dados, informações e métodos disponibilizados por eles certamente irão aprimorar a atuação dos nossos órgãos ambientais estaduais que integram o Consórcio Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.


Em alinhamento com os chamados da Organização das Nações Unidas (ONU) pela preservação da biodiversidade e da restauração dos ecossistemas, o Plano de Ação Ambiental foi apresentado por Pernambuco, que coordena a câmara temática. O documento foi construído conjuntamente com os órgãos ambientais dos Estados e está dividido em cinco eixos: Boas práticas e ações integradoras; Monitoramento, gestão do conhecimento e suporte à tomada de decisões; Monetização de ativos ambientais; Restauração e conservação da biodiversidade do NE; Controle e redução dos impactos dos resíduos sólidos.


Entre as iniciativas de destaque estão a estruturação de banco de dados e parâmetros de boas práticas ambientais para fins de cooperação técnica entre os Estados; a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha e para a Caatinga; criação de um plano regional de contingência para incidentes de poluição por óleo na costa; criação de um pacto pela restauração dos ecossistemas do NE; além de ações articuladas de combate ao lixo no mar e a implantação de programa de economia circular para os Resíduos Sólidos. Vale ressaltar ainda a decisão de criar um fundo ambiental do Nordeste, visando à estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, essa agenda comum e prioritária – composta por ações, metas e prazos – fará a região avançar na proteção e conservação da biodiversidade nordestina, assim como na redução dos impactos da poluição na vida das pessoas. “O acordo com o MapBiomas é um dos passos previstos nesse plano de ação ambiental integrado do Nordeste que reforça o compromisso pelo combate ao desmatamento e o desenvolvimento sustentável de nossa região”, enfatizou Bertotti.


A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal. A plataforma do MapBiomas trabalha com imagens por satélite de alta precisão e é capaz de monitorar tanto a restauração quanto a retirada de vegetação nos biomas da região (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado). A ideia é reforçar um diálogo entre as instituições ambientais, que já vinha acontecendo, ampliar a proteção à biodiversidade e potencializar a gestão florestal nos Estados, contribuindo de forma mais efetiva para o enfrentamento às mudanças do clima.


O governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste, ressaltou que o Nordeste quer a ciência presente em cada área. “Temos a condição de, a partir dos estudos, da pesquisa e do acúmulo de conhecimento ao longo do tempo, poder avançar. O Nordeste acredita e aposta muito na ciência para trabalhar nas diversas pautas prioritárias da nossa região”, disse.


Estiveram presentes ao evento a vice-governadora Luciana Santos; Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas; Sérgio Rezende, ex ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula; além de governadores ou representantes dos demais Estados do Nordeste.

Nova fase de imunização contra a covid-19 no Cabo abrange a Guarda Municipal e professores estaduais, federais e de instituições privadas

Publicado por Alberes Xavier em 31/05/2021 às 13:35



Depois de vacinar mais de 3 mil trabalhadores da educação municipal contra a covid-19 na semana encerrada nesse sábado (29), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inicia nesta segunda-feira (31) uma nova fase de imunização dos servidores do município, desta vez beneficiando aqueles da área de Defesa Social. Cerca de 800 pessoas, entre guardas municipais, guardas de salvamento e pessoal administrativo da Pasta, vão tomar a primeira dose da vacina da AstraZeneca.


Com novas doses do imunizante, o município também vai continuar a campanha de vacinação do pessoal da educação. Na quarta-feira (2) a vacina da Oxford será administrada nos servidores das escolas estaduais instaladas no município. Na quinta (3), será a vez dos funcionários das instituições federais de ensino, inclusive dos níveis superiores, que atuam no Cabo. Na sexta-feira será a vez dos colaboradores das escolas privadas do município. Nesta nova etapa o Cabo prevê que mais de 2 mil pessoas serão imunizadas.


Apenas o pessoal da ativa será vacinado. Quem está em licença médica, licença prêmio, professores cedidos ou é aposentado não entra nessa fila de prioridade.


Para receber o imunizante, o profissional precisa levar ao local de vacinação o seu documento de identidade, CPF, cartão do SUS e o contracheque. Os professores que foram nomeados recentemente pelo município, 167 pessoas, também foram vacinados no último sábado (29).


A prefeitura continua a atender a população no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho. O atendimento ocorre sempre das 8h às 13h.