Sicredi lança série de podcasts com análises econômicas sobre o impacto do coronavírus na economia brasileira

Comprometido com o desenvolvimento econômico do Brasil e com o objetivo de contribuir com análises a respeito dos impactos na economia brasileira gerados a partir da pandemia do novo coronavírus, o Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no país, lançou um espaço exclusivo para podcasts sobre o atual cenário econômico.

 

O conteúdo “Análise do Dia – Um Podcast do Sicredi” é comandado pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, e aborda diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/economia) e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

 

Pelo site do Sicredi ainda é possível acessar a resenha financeira sobre como os mercados globais reagem aos fatos do dia, a nota econômica semanal e o resumo econômico mensal.

 

Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

PREFEITURA DE TORITAMA ENTREGA HOSPITAL DE CAMPANHA

A Prefeitura de Toritama equipa e fortalece a saúde pública municipal, abriu um Hospital de Campanha e entrega 05 novas ambulâncias para acolher e dar suporte, exclusivo, aos pacientes suspeitos ou acometidos pelo novo Coronavírus. 


O Hospital de Campanha foi instalado nesta escola, ao lado do Hospital Municipal. Tem capacidade para internar até 40 pacientes de baixa e média complexidade. Possui uma farmácia repleta de medicamentos e itens de segurança. 


As salas são climatizadas e com novos leitos e poltronas. Possui sistema de gasometria, oxímetros, monitores multiparâmetros, além de, uma equipe de médicos e enfermeiros para cumprir e vencer este grande desafio. Uma frota de 05 ambulâncias ficará a disposição para realizar transporte e transferências dos pacientes.


É a Prefeitura de Toritama pronta para tratar e proteger a população, que deve permanecer em casa, colaborando para evitar o contágio deste mal em nossa cidade.

Ministério de Turismo do Uruguai sugere novas medidas em combate ao coronavírus

No âmbito das medidas restritivas devidas ao coronavírus, os acampamentos municipais permanecerão fechados em uma tentativa do governo de evitar as multidões. Na lista de fechamento também estão os centros estatais de férias termais, conforme anunciado no sábado pela Presidência da República. O Ministério de Turismo ainda, reforçou a mensagem pro meio de suas redes sociais: “cuidar de nós mesmos agora é a melhor maneira de apreciar nossas belezas novamente.”


Em paralelo, Ministro de Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, informou que entraram em contato com hotéis e resorts para desencorajá-los a promover seus estabelecimentos para os próximos feriados e, assim, evitar multidões.


Essa ação se soma a uma série de restrições que o país vem tomando nas últimas semanas. O Uruguai, em comum acordo com os seus vizinhos fechou as fronteiras terrestres, fluviais e aéreas; repatriou aos seu e a estrangeiros de volta a seus lares; suspensão das aulas; solicitação de quarentena a população principalmente aos grupos de risco. Bem como instalação e construção de novos leitos para atender aos infectados e aumento nos respiradores em 30%.


Mais informações e atualizações pelo site da presidência: www.presidencia.gub.uy

Por telefone, governo vai rastrear doentes do Covid-19

O Globo


— Olá, boa tarde. Aqui é do Ministério da Saúde. Você pode falar agora?


Com essa saudação, a pasta planeja fazer uma busca ativa, por telefone, de pessoas vulneráveis e com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. A voz do outro lado da linha é automatizada e vai perguntar ao cidadão sobre sua condição de saúde. 


Se a pessoa tiver sinais de Covid-19, um profissional de saúde dará orientações sobre postos de saúde ou hospitais de referência a serem procurados. Outras orientações de prevenção podem ser repassadas para a população em geral.


A meta é atingir 125 milhões de brasileiros, segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta. Ele afirmou, na terça-feira, que as ligações começariam naquele dia. O ministro destacou a iniciativa em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. 


Para evitar trotes ou golpes, o cidadão deve prestar atenção ao identificar de chamadas, onde vai aparecer o número 136, do Disque Saúde. A ideia da pasta é monitorar à distância as pessoas em isolamento domiciliar, conhecendo o estado de saúde durante todo o período.

Silvio Costa Filho não descarta apoio a João Campos rumo a prefeitura do Recife

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) deu mais uma vez sinais de que deverá de fato apoiar de pré-candidatura a prefeito do Recife de João Campos (PSB). Durante participação ao programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, Silvinho falou sobre a possibilidade. 


O mesmo confirmou que tem conversado com João Campos, que também é deputado federal e confirmou a possibilidade de apoiar o projeto do socialista. "Tenho dialogado com João. João é um amigo que construí. Qualquer aliança, ela se dará no campo das ideias, e, sobretudo, entorno de uma agenda programática”, disse. 


Silvio Costa Filho que tem atuado nos últimos anos no campo das oposições em Pernambuco, destacou que tem dialogado sobre a questão com lideranças e pré-candidatos a vereador e que possivelmente neste mês de abril se reunirá com João Campos para definir a posição dos Republicanos durante as eleições 2020 no Recife. 


"João naturalmente está discutindo o que ele vai apresentar de conteúdo programático para a cidade. A gente já vem fazendo discussões internas com pré-candidatos a vereador, a gente já tem discutido ai a questão da gestão da cidade do Recife e na hora certa nós apresentaremos o que nós defendemos de propostas e ideias para a cidade”, disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Progressistas filia pré-candidatos em Belo Jardim

Pré-candidatos a vereador se filiaram ao Partido Progressistas em Belo Jardim no final da tarde desta quarta-feira, 1º. Com isso, a legenda consolida seu posicionamento para as eleições deste ano, propondo novas ideias tanto para a Câmara quanto para a Prefeitura. Nos bastidores da política, comenta-se que outras lideranças deverão se integrar ao partido ainda nesta semana.


O partido já reuniu os grupos Renova BJ e Renovação Progressistas, comandados pelo médico Leonel Pimenteira e pelo advogado Evandro Mauro, respectivamente. Na terça-feira, 31, o médico se filiou ao Progressistas com o intuito de fortalecer a base de renovação política do município. “A política precisa de valores como renovação, competência, transparência e honestidade frente à velha política praticada em Belo Jardim”, salienta Pimenteira.


Semelhantemente, o advogado Evandro Mauro destaca que o Progressistas tem desenvolvido um projeto de transformação para Belo Jardim. “A cidade está pronta para vivenciar um novo momento, com pessoas desprendidas de vaidades políticas em nome de uma renovação urgente e necessária na administração pública”, avalia. Grande parte da população do município tem afirmado que ‘os dois doutores’ demonstram uma efetiva possibilidade de transformação política na famosa Terra do Bitury.

Humberto apresenta projeto para suspender cortes nas bolsas de pós-graduação

Em plena pandemia do coronavírus, quando a ciência e a pesquisa assumem papel fundamental no combate à doença e na busca da cura, o governo Jair Bolsonaro mudou as regras para concessão de bolsas de pós-graduação pela Capes, restringindo o ingresso e reduzindo o valor das bolsas. Para impedir esse ataque à produção científica nacional, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos da decisão federal.


O governo não pode suspender as bolsas de estudo, principalmente agora, em que há estudantes espalhados por todo o país pesquisando sobre o coronavírus.”


A Portaria nº 34, do último dia 9, vedou oferta de bolsas, por exemplo, a cursos de pós-graduação stricto sensu que estejam em primeiro ano de funcionamento e reduziu em até 50% o benefício dos bolsistas cujos cursos tiveram as duas últimas notas de avaliação iguais a 3,0. Para Humberto, a postura do governo é autoritária e absolutamente ilegal.


“É inaceitável que alunos tenham preenchido as condições anteriormente exigidas, feito jus a uma bolsa da Capes e, de uma hora para outra, o governo baixe uma portaria mudando as regras, excluindo cursos e reduzindo abruptamente o valor destinado aos alunos para produção científica. É algo manifestamente inconstitucional, que o Congresso tem a obrigação de sustar os efeitos imediatamente”, explicou o senador.


O Projeto de Decreto Legislativo nº 98/2020 já está tramitando no Senado e precisa entrar em pauta para ser avaliado pelos membros da Casa. “Estamos nos articulando para que essa matéria chegue, rapidamente, à apreciação dos senadores. Muitos cursos e muitos estudantes estão sendo prejudicados por conta dos efeitos dessa portaria danosa. E, mais do que isso, a própria produção científica do país está sendo atacada por mais esse ato arbitrário do governo Bolsonaro”, concluiu Humberto.

Prefeitura de Caruaru recebe doações de EPIs para auxiliar na prevenção do Covid-19

UFPE e Penitenciária Juiz Plácido de Souza estão entre os doadores


O secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, recebeu, nesta quarta-feira (01), representantes da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, que foram doar 200 máscaras produzidas pelos reeducandos da unidade prisional para auxiliar nas ações de combate ao Covid-19.


As máscaras são de estilo “Face Shields”, ou seja, que protegem todo o rosto do profissional que precisar usá-las. “Neste momento, onde todas as pessoas devem ficar em casa, e os profissionais de saúde estão na linha de frente da luta contra a pandemia, tudo que puder ser feito para eles ficarem mais protegidos, será feito. Iniciativas como esta, trazem mais segurança para o dia a dia no trabalho e protege, não só o profissional, mas também a sociedade”, explicou o secretário de saúde de Caruaru, Francisco Santos.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Ciências Farmacêuticas, também realizou a doação de 500 litros de álcool 70% para a Secretaria de Saúde de Caruaru, que irá distribuir o produto junto à rede hospitalar do município. A produção de álcool 70% em média escala é uma iniciativa da UFPE no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O item é produzido a partir do uso de álcool anidro doado por usinas e empresas.


Parceria – Além das doações, a Secretaria de Saúde de Caruaru firmou parceria com o LabErgoQG (Laboratório de Ergonomia), LabDIn (Laboratório de Design Inclusivo) e o LabTec (Laboratório de Tecnologia), que funcionam na UFPE - Campus do Agreste, e estão produzindo máscaras com impressão 3D, em acetato e PVC, seguindo as normas e padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A cidade deve receber cerca de 300 unidades do produto ainda esta semana.


“É uma solução simples e barata e foi desenvolvida junto com os alunos do curso de Design e de Engenharia de Produção, sob minha coordenação e da professora do LabDIN, Rosimeri Pichler. Estamos felizes com essa contribuição no combate ao Covid-19”, disse o professor da UFPE e vice-coordenador do Laboratório de Ergonomia, Lucas Garcia.

Mendonça Filho defende adiamento do ENEM 2020 e gratuidade da inscrição

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho em live na rede social na noite desta terça-feira(31/03), se posicionou a favor do adiamento do ENEM e da gratuidade do valor da inscrição para todos os participantes. "Por conta do coronavirus o calendário escolar foi alterado, alunos e famílias tensos, antecipação das férias. Publicamente defendo que o mais prudente seria mudar a aplicação do ENEM para dezembro", defendeu o ex-ministro.


Mendonça participou da live a convite do  professor de matemática, Marcello Menezes, que também defende o adiamento. "Nem todos alunos conseguem seguir as atividades online, nas plataformas digitais. Por mais que as escolas estejam enviando material, muitos reclamam não ter acesso, não conseguir seguir o material", explicou o professor.


Mendonça garantiu que a intenção não é a de criticar as medidas do governo e sim a de se posicionar a respeito de um processo que ele tem conhecimento de sua complexidade. "O melhor meio para conseguir um objetivo é o diálogo. Acho que é importante buscar um diálogo com o MEC para que possa prevalecer um consenso do melhor cenário para os jovens", destacou Mendonça.


A live contou com a participação da professora Maria Inês Fini, que na gestão de Mendonça no Ministério da Educação  presidiu o INEP, que é responsável pela execução do ENEM. Durante a live, a professora propôs a taxa zero para o enem. A proposta também foi defendida por Mendonça. "Em um momento em que o Brasil todo defende o adiamento do prazo para pagamento de dívidas, tributos e impostos, corona voucher e outras medidas, a gratuidade para todos que vão prestar o ENEM se faz necessária e é um alívio para as famílias", completou.


Segundo o MEC, o cronograma do ENEM 2020 está mantido. As inscrições serão de 11 a 22 de maio e as provas serão realizadas em 01 e 08 De novembro. 

Vereadores de Santa Cruz destinam quase um milhão e meio de reais para o combate ao coronavírus

Ação faz parte de um conjunto de medidas que a Câmara vem tomando no intuito de amenizar os efeitos da pandemia no município.


Como medida emergencial, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe decidiram realocar as emendas impositivas que cada um tem direito no orçamento anual do município. Cada parlamentar dispõe de R$ 107 mil para destinar à ações para o desenvolvimento da cidade.


Entendendo a gravidade da pandemia do novo coronavírus, os vereadores optaram por realocar as emendas que já haviam sido destinadas para as mais diversas áreas, centralizando para as pastas de Saúde e Ação Social, responsáveis diretas pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia.


Somados, os recursos totalizam R$ 1.468.000,00. Confira como cada parlamentar destinou as emendas impositivas:


KLEMERSON PIPOCA

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00


AUGUSTO MAIA

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

107.000,00


MARLOS MELO

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Saúde – COMBATE AO COVID-19 – Corona Virus

107.000,00


IRMÃO VAL

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

43.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

43.500,00


ZÉ MINHOCA

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

107.000,00


CAPILÉ DA PASLESTINA

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

107.000,00


CARLINHOS DA COHAB

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00


DEOMEDES ALVES DE BRITO

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19. (Doação de Cestas Básicas)

107.000,00


JÉSSYCA CAVALCANTI

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

107.000,00


RONALDO PACAS

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

97.000,00


 NAILSON RAMOS

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00


ZEZIN BUXIN

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00


ERNESTO MAIA

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

107.000,00


HELINHO ARAGÃO

Programação Orçamentária

Valor R$

01

Secretaria de Saúde do Município - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00

02

Secretaria de Ação Social - Ações de enfrentamento a pandemia do coronavirus no município – COVID19.

53.500,00