Presidente da Alepe e João Campos prestigiam bloco no Recife junto com vereador Eriberto Rafael

O vereador do Recife Eriberto Rafael (PTC), líder do governo Geraldo Júlio na Câmara Municipal, acompanhou o tradicional bloco Buchudos do Cordeiro, ao lado do deputado federal João Campos (PSB) e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP). A festa aconteceu na noite do último domingo (16), na Rua da Lama, bairro do Cordeiro, zona oeste do Recife.


Dando demonstração de sintonia o vereador e os dois deputados foram para o “corpo a corpo” no meio da multidão, que lotou a Rua para os shows de Negritude Jr, Revelação, com participação especial de Jorge Aragão e a banda Amigas. Os três foram bastante abraçados durante a festividade.


O Buchudos do Cordeiro ocorre na Rua da Lama há 30 anos. Essa prévia carnavalesca é considerada como o “bloco do coração” para o presidente Eriberto Medeiros e seu grupo político, cujas bases estão espalhadas pela zona oeste da capital pernambucana. 


Também marcaram presença o secretário de Política de Prevenção às Drogas, Cloves Benevides, o deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP), e a deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP), namorada do deputado João Campos.

Câmara de Taquaritinga do Norte conquista repasse de 10 mil reais para a Associação de Açude Velho

O presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Professor Jurandi (PTB), celebrou mais um importante repasse realizado pelo Poder Legislativo em benefício da população da cidade. Desta vez Associação dos Agricultores de Açude Velho foi beneficiada com um repasse de 10 mil reais para ajudar na construção de sua sede própria. 


O recurso destinado pela Câmara beneficiará a entidade que atende diversas comunidades, a exemplo de Maracajá, Cardoso e Exu. "A Câmara viu essa questão e eu enquanto presidente da Câmara, decidi que, em nome dos 11 vereadores, deveríamos e estamos agora repassando 10 mil reais para ajudar a associação ser concluída e para servir a todo esse povo dessa região aqui, desse cariri tão sofrido e muitas vezes injustiçado”, disse o presidente.


Um dos representantes da Associação, Seu Zé Cardoso, falou da alegria em receber o apoio da Câmara de Vereadores. "Eu quero agradecer ao Professor Jurandi por essa generosidade. Esse presidente da Câmara que é um exemplo aqui de Taquaritinga do Norte. Essa preocupação com a Associação dos Agricultores de Açude Velho, que está caminhando para os seus 20 anos”, disse. 


Seu Zé Cardoso destacou ainda a importância do trabalho que a Associação tem realizado em prol das comunidades, em especial na área de sustentabilidade. "Nós temos um trabalho prestado aqui na comunidade. Nós temos um trabalho ambiental, onde distribuímos mudas de plantas para os agricultores de toda essa região. Posso até dizer que foi a associação que mais contribuiu para o meio ambiente e reflorestamento aqui nos últimos tempos”, destacou. 


Para Seu Zé Cardoso a união é fundamental para a conquista de importantes ações para a população. "Com essa união, com essa boa vontade, essa preocupação, nós queremos dar as mãos para que se possa fazer um trabalho em benefício de todos e de todas. Esse é o meu objetivo, temos que nos dar as mãos independente de qualquer coisa”, afirmou.

Xand Avião é a primeira atração confirmada do Festival do Jeans de Toritama

Este ano, evento terá quatro noites de shows, de 29 de abril a 2 de maio


A pouco mais de dois meses da 19° edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT), a primeira atração da festa é confirmada. No dia 29 de abril, o comandante Xand Avião abre a grade artística do FJT, que, este ano, traz como novidade quatro noites de shows.


Com quase 20 anos de carreira, Xand comemora o sucesso em todo o país. O último álbum do cantor, intitulado Xand Errejota, lançado em agosto de 2019, traz músicas que estão na boca do público, como Casal Raiz, Me manda logo embora, Sábado à noite e Algo mais, parceria com Gusttavo Lima, cujo clipe ultrapassa 170 milhões de visualizações no YouTube.


O Festival do Jeans de Toritama será realizado de 30 de abril a 2 de maio, acrescido de uma noite de shows no dia 29 de abril, e é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit).

Presente no Frevança Capibaribe, Diogo Moraes ressalta história do baile

O deputado estadual Diogo Moraes(PSB), prestigiou, na noite deste sábado (15), o Frevança Capibaribe, uma festa tradicional de Santa Cruz do Capibaribe, que há 14 anos vem resgatando e fomentando a cultura da cidade. A noite também ficou marcada pela entrega do título de cidadão santacruzense ao comunicador e organizador do evento Jota Neto e ao seu pai, Concriz Jacinto.


Ao lado dos vereadores Augusto Maia, Carlinhos da Cohab, Deomedes Brito, Ernesto Maia, Júnior Gomes, Marlos da Cohab, Ronaldo Pacas e do ex-prefeito José Augusto Maia, o deputado acompanhou a sessão solene que homenageou Jota Neto e Concriz, dois cidadãos ilustres que tanto fazem pela cultura de Santa Cruz do Capibaribe.


“Foi uma noite muito importante para mim, onde pude prestigiar essa festa que há 14 anos vem resgatando a cultura da nossa cidade. Uma festa linda, animada e muito tranquila, onde as pessoas se divertem e resgatam nossas tradições. Gostaria de parabenizar o meu grande amigo Jota Neto pela organização do evento e também pela homenagem que recebeu ao lado do seu pai, os dois agora são cidadãos santacruzenses. São duas pessoas muito especiais para mim e que contribuem tanto com a cultura da nossa cidade. Fiquei muito feliz com essa homenagem”, ressaltou o deputado.

João Paulo Costa prestigia Baile Municipal de Belo Jardim

A cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, realizou, neste sábado (15), a 20° edição do Baile Municipal. Com o tema "Uma noite em Veneza", a celebração carnavalesca contou com a presença de lideranças locais e do deputado estadual João Paulo Costa (Avante). Acompanhado pelo prefeito Hélio dos Terrenos (PTB), o deputado se mostrou encantado com o evento. "É muito bom voltar para Belo Jardim e rever os amigos. Sempre sou bem recebido pela população. Além disso, eventos desse tipo são importantes para movimentar a economia das cidades do interior e ajudar, também, o pequeno comerciante. A cidade está de parabéns pela festa!", afirmou João Paulo. 


O prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, comemorou a presença do deputado na festividade. "A festa superou todas as expectativas, pois além de aquecer a economia e fortalecer o comércio, elevou o clima de alto astral para os festejos carnavalescos na cidade. Contamos com a presença do Deputado Estadual João Paulo Costa, que é muito querido em nossa cidade. Ele, inclusive, já se tornou cidadão de Belo Jardim pelos relevantes serviços prestados em nosso município. Em nome de toda família belojardinense, agradecemos ao deputado e já fazemos coro para contar com sua presença na inauguração do Mercado da Carne, prevista para acontecer até o início de abril.", declarou o prefeito.

PP coloca como prioridade a reeleição da prefeita Rênya no município de Passira

O deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, recebeu a prefeita do município de Passira, Rênya Carla, e confirmou como prioridade sua reeleição.


A prefeita vem realizando um grande trabalho no município, principalmente na área da saúde, para a qual recebeu mais de R$3 milhões em emendas parlamentares do deputado Eduardo da Fonte. Com os recursos, foram adquiridos novos equipamentos para o hospital e ESF(Estratégia Saúde da Família), renovação das frotas de ambulância e carros da saúde.


“Vamos trabalhar forte para reelegermos Rênya, para que Passira possa continuar crescendo, pois sua gestão vem fazendo um grande trabalho para o povo do município”, afirma da Fonte.

Ruas de Santa Cruz do Capibaribe recebem asfalto

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe deu início a mais uma etapa de asfaltamento de ruas e avenidas no município. As obras acontecem na rua Coronel Luiz Alves, Saldanha da Gama, Antônio Gonçalves de Lima e Rita Nunes de Araújo.


O prefeito Edson Vieira voltou a falar sobre seu empenho em destravar recursos para a execução das ações de infraestrutura. “Iniciamos mais uma etapa de asfalto na última semana, onde várias ruas do Centro estão recebendo esta ação. É mais desenvolvimento, qualidade de vida e melhoria na trafegabilidade dos condutores”, disse.


Ainda está previsto, após liberação de recursos na Caixa Econômica Federal, o asfaltamento de mais vias em Santa Cruz do Capibaribe. Ao todo, mais de 45 ruas irão receber os asfaltos com investimento de mais de R$ 8 milhões.

Catende realiza uma das maiores festa da Mulher da Sombrinha de todos os tempos

A festa contou com um público recorde de mais de 30 mil pessoas


O município de Catende na zona da mata sul de Pernambuco, realizou no último sábado o bloco “A Mulher da Sombrinha” que atraiu um verdadeiro recorde de público vindos de todas às regiões. Ao som de Marcos Catende, um dos fundadores do bloco o povo foi conduzido até a praça de eventos onde a noite continuou ao show de Chiclete com Banana.


“Foi com muita luta e em apenas 20 dias que conseguimos organizar essa festa e fazer essa festa que vocês estão vendo hoje aqui. O comércio girando e muita gente envolvida. Quero parabenizar a todo o corpo administrativo e ao secretário de cultura André Gustavo pela brilhante festa” disse o Prefeito Fausto da Farmácia.


O público presente aprovou a festa. E pontualmente à meia-noite, a Mulher da Sombrinha apareceu vestida com às cores da bandeira numa homenagem a cidade. O lema da festa deste ano foi “Catende: Eu amo, Eu Cuido”.


“Linda! Maravilhosa! Deslumbrante! Como sempre. Estou muito feliz de estar aqui na festa e de poder comemorar e reviver o bloco da mulher da sombrinha que é uma tradição desta cidade. Não sou de Catende, mas sempre que posso venho para o bloco que é um dos melhores da região” disse Karla Patrícia que veio da cidade de Escada prestigiar o evento.


E pelo visto, não foi apenas o público que aprovou o evento. A banda Chiclete com Banana também ficou encantada. “Olhe é contagiante a alegria do povo catendense, um povo ordeiro e muito carnavalesco. Fazia tempo que tínhamos participado de uma prévia carnavalesca tão animada como a de Catende” disse Wandinho Marques

Procura por formação técnica aumenta mais de 65% no Senai

A busca pela formação técnica está em alta. A prova disso é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior complexo de educação profissional da América Latina, registrou em Pernambuco um crescimento superior a 65% em matrículas em cursos de nível técnico, na comparação com 2018. No total, foram mais de 1200 novos alunos que optaram, principalmente, pelos cursos técnicos de Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Refrigeração e Climatização. Além de serem profissões essenciais para a indústria, os três cursos carregam outra característica em comum: são boas opções para quem quer se tornar um empreendedor.


De acordo com a diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail, os números refletem os dados revelados pelo Mapa do Trabalho Industrial, divulgado no último mês de setembro pelo SENAI Nacional. Segundo o estudo, Pernambuco precisará de 270.982 trabalhadores qualificados em ocupações industriais até 2023. No primeiro lugar da lista de profissionais com qualificação técnica mais demandados estão os profissionais com formação em áreas transversais, como é o caso dos técnicos em eletrotécnica.


“Isso mostra a demanda do mercado por capacitação técnica. O polo automotivo segue atraindo profissionais e as áreas de eletrotécnica e refrigeração são importantes dentro das indústrias, especialmente nos setores de manutenção. Além disso, também há o interesse das pessoas em se inserir no mercado trabalho de forma mais rápida, uma vez que os cursos técnicos têm duração máxima de dois anos. No caso do SENAI, a taxa média de empregabilidade é de 73%”, pontua a gestora.


A possibilidade de abrir o próprio negócio é outro ponto que tem atraído os estudantes. “Nós estamos notando um crescimento na quantidade de pessoas que querem empreender para driblar a escassez de empregos formais e ter maior flexibilidade de rotina e de horário. O investimento em conhecimento técnico de qualidade é o principal ativo para esse pontapé inicial”, ressalta Carla Abigail.


SENAI PERNAMBUCO


O SENAI Pernambuco ainda está com matrículas abertas para quem quiser se inscrever em um dos 17 cursos técnicos oferecidos pela instituição para o primeiro semestre de 2020, direcionados para alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Quem efetivar a matrícula até o dia 15 de fevereiro será contemplado com um desconto de 10% sobre o valor total do curso. Trabalhadores da indústria têm desconto de 20%. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 600 9606.

TSE multa, mas não cobra pagamento das irregularidades

De O Globo


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impõe centenas de multas todos os anos a partidos, candidatos e políticos. No entanto, não existe fiscalização quanto ao pagamento dos valores. Não há lista de devedores, ou cadastro informando quem paga e quem não paga as multas. Logo, quem não quita o débito, na prática, não sofre sanção porque não existe um sistema de cobrança das dívidas.


A falta de controle contrasta com as cifras sob a responsabilidade da Justiça Eleitoral. O orçamento do TSE para 2020, ano de eleições, é de R$ 2,1 bilhões. Cabe ainda a este ramo da Justiça fiscalizar R$ 959 milhões correspondentes ao Fundo Partidário e outros R$ 2 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conforme os gastos previstos para este ano. Se o dinheiro das multas fosse devidamente cobrado, o Erário estaria mais recheado para arcar com esses custos.


O único controle da Corte sobre as multas é feito caso a caso: ou seja, se alguém tiver interesse em saber se determinado político quitou um débito, precisa encaminhar o questionamento aos técnicos do TSE, que checam diretamente no processo específico para verificar se foi incluído comprovante de pagamento. A resposta pode demorar dias, a depender do número de páginas do processo.