Diogo Moraes entrega título de Cidadão Pernambucano a Dom José Ruy nesta quarta-feira

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 14:21


Nesta quarta-feira (05), o deputado estadual Diogo Moraes entrega o título de Cidadão Pernambucano a Dom José Ruy, Bispo da Diocese de Caruaru. A solenidade será realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Edifício Miguel Arraes de Alencar, a partir das 18h. O Bispo tomou posse na Diocese de Caruaru, em 21 de setembro do ano passado, após suceder o agora Bispo Emérito Dom Bernardino Marchió. Estão confirmados para o evento autoridades e representantes eclesiásticos de Pernambuco e da Bahia. 


Segundo Diogo Moraes, em sua primeira homília, o reverendo já demonstrou toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e o comprometimento com uma igreja que esteja cada vez mais próxima do povo. “Características muito peculiares e próprias de quem tem uma formação Capuchinha desde muito jovem, como é o caso de Dom José Ruy, que, aos 17 anos, entrou na ordem dos Frades Menores Capuchinhos”, afirma. 


Dom José Ruy é natural de Feira de Santana, na Bahia, e passados mais de 25 anos desde que obteve a ordenação sacerdotal, sempre atuou no Nordeste. “Dom José Ruy conhece, muito bem, a religiosidade de nosso povo, que chega a ser poética, assim como está intrinsecamente ligada à nossa própria identidade cultural. Tenho certeza que Dom José Ruy vai encontrar uma multidão de fiéis que amam e procuram a Deus de todo o coração. Não só nas 19 cidades que fazem parte da Diocese de Caruaru, entre elas Gravatá, Toritama e a nossa querida Santa Cruz do Capibaribe, mas em todo estado de Pernambuco", declara Moraes.

Adesão de Flávio Diniz confirma afastamento do prefeito Hilário Paulo com o governador Paulo Câmara

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 14:12


Após a confirmação da adesão do vereador e presidente da Câmara do Brejo da Madre de Deus, Flávio Diniz (PCdoB), ao projeto de reeleição do prefeito Hilário Paulo (PSD), e a parceria do prefeito com o deputado federal Fernando Filho (DEM), os bastidores da política brejense deverão trazer novidades nos próximos dias.


De acordo com pessoas próximas ao prefeito Hilário, o apoio declarado recentemente ao deputado Fernando Filho, que é um dos filhos do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) grande opositor ao governo Paulo Câmara (PSB), confirmam de fato, o afastamento político do prefeito com o Governo do Estado.


A grande questão agora a ser respondida é sobre qual vai ser a posição do governador Paulo Câmara com relação a eleição brejense. O ex-prefeito Dr. Edson Souza, que defende a pré-candidatura de Frailan Mota para prefeito, é aliado do governador.

Fábio Aragão esclarece sobre afastamento do cargo de secretário executivo de Mobilidade Urbana em Santa Cruz do Capibaribe

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 14:09


Em entrevista ao programa Rádio Debate, da Polo FM, o secretário executivo de Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, falou sobre seu afastamento das funções na Pasta, após um pedido do Ministério Público de Pernambuco.


De acordo com o agora ex-secretário, a decisão foi ocasionada porque ele teria liberado uma moto com IPVA atrasado, sem as devidas medidas legais. “Esse fato tem outras interpretações, porque como autoridade de trânsito a gente pode liberar o veículo, caso seja atribuído a responsabilidade ao proprietário do veículo. Estou estudando meios jurídicos para me defender e entrarei com um agravo de instrumento”, ressaltou.


O ex-secretário ainda respondeu que a liberação se deu após o proprietário do veículo se comprometer em colocar o transporte em dia. “A pessoa ficou de pagar e levar a documentação paga para a Secretaria, só que neste período o veículo foi roubado e infelizmente após o roubo a pessoa não colocou em dia”, falou.


Fábio Aragão também reclamou do pequeno espaço da Secretaria e ressaltou que não teria como acumular veículos apreendidos. Por fim, o ex-secretário disse que quem responderá pela Mobilidade Urbana, é o atual secretário de Desenvolvimento Urbano Gilson Julião.

Resgate de brasileiros em Wuhan começa hoje ao meio-dia

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 08:30


Após a 27ª reunião de Conselho, o governo decidiu enviar nesta quarta-feira (5) para a cidade de Wuhan, na China, dois aviões VC2 Embraer 190 para o resgate dos brasileiros que desejam voltar ao Brasil, fugindo da contaminação do coronavírus. A viagem começa ao meio-dia, com previsão de chegada na cidade chinesa na madrugada de sexta-feira. A expectativa é de que os voos retornem ao país na manhã de sábado, com desembarque direto na Base Aérea de Anápolis, da Força Aérea Brasileira (FAB), onde o grupo ficará em quarentena.


A unidade militar em Goiás foi o local escolhido para receber os repatriados, que poderão ser divididos em até três grupos: branco, amarelo e vermelho. O período de quarentena será de 14 dias, com margem de segurança de 18 dias, conforme explicou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. “Fizemos o reconhecimento hoje (nesta terça-feira – 4) com os ministérios da Saúde, da Defesa e das Relações Exteriores a dois locais, e ficou decidido que a quarentena será feita na base aérea de Anápolis, que tem boas condições. E até chegarem os brasileiros, ficará melhor ainda dentro das condições sanitárias e de saúde que os protocolos estipulam. A base é uma área grande que as Forças Armadas possui e tem condição de aqueles brasileiros que chegarem, entrarem numa quarentena numa área branca, aqueles que não têm sintomas”, observou.


O ministro da Defesa disse ainda que “qualquer problema, temos ainda condição de passar para a área amarela, todos com apartamentos individuais e, caso necessário, para uma área vermelha, que será uma evacuação aeromédica para o hospital das Forças Armadas, em Brasília”. Ele salientou que aqueles que apresentarem sintomas de estarem contaminados serão barrados no embarque ainda na China.


Capacidade


As aeronaves são parte da reserva do presidente Jair Bolsonaro e foram cedidas pela Presidência da República. O número inicial de resgatados é de 29 pessoas, sendo sete crianças. Há ainda quatro parentes chineses entre eles.


“O presidente Jair Bolsonaro concordou em ceder suas duas aeronaves reservas, com capacidade de 30 passageiros cada uma. Foi um gesto do presidente abrir mão da aeronave, tendo em vista a precariedade dos meios que a Força Aérea atualmente tem, e da burocracia e também da questão do custo”, destacou Azevedo e Silva.As aeronaves partirão da Base Aérea de Brasília e realizarão o seguinte trajeto: Fortaleza; Las Palmas, nas Ilhas Canárias, território espanhol no Oceano Atlântico; Varsóvia, na Polônia; Ürümqi, na China; e, em seguida, Wuhan. Ao todo, são 36 lugares na parte traseira do avião que contemplam mais seis vagas de apoio médico, composta por uma equipe de profissionais de saúde do Instituto Aeroespacial da FAB.


Questionado sobre o uso de dois aviões diante do número de resgatados, Azevedo e Silva destacou que “quanto mais espaçado deixar os passageiros brasileiros, melhor, porque diminui a possibilidade de contato. Então, se tivermos 15 em uma (aeronave) e 15 na outra, é o ideal”.


O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ressaltou que os brasileiros que retornarão devem estar conscientes de que terão que cumprir quarentena, para que não haja risco de contaminação no país. E apontou ser “essencial” que os brasileiros que desejam retornar mantenham contato com a Embaixada em Pequim.”Têm alguns brasileiros que não querem retornar, mas é importante saber que haverá um prazo de 24 horas antes do embarque para decidir a lista dos que querem embarcar no avião, e comunicar a decisão”, observou o chanceler.


Araújo ainda prometeu encontrar uma solução para estudantes brasileiros bolsistas que voltarem. “Eles perguntaram sobre as bolsas a estudantes chineses, se podemos estender bolsas de estudos. Vamos ver como podemos fazer isso para ajudar, para que não percam pelo fato de voltar ao Brasil. Tudo isso vamos tratar na medida das nossas possibilidades”, concluiu, acrescentando que dois diplomatas da Embaixada em Pequim serão enviados para auxílio aos brasileiros no embarque de volta.


Plano de voo

» Fortaleza (CE)

» Las Palmas, nas Ilhas Canárias, território espanhol no Oceano Atlântico;

» Varsóvia (Polônia)

» Ürümqi (China)

» Wuhan (China)


Base foi erguida para proteger Brasília

Distante aproximadamente 160 km de Brasília, a Base Aérea de Anápolis – Otávio Lage de Siqueira (BAAN) é a escolha mais lógica para receber os brasileiros que serão trazidos de Wuhan, pois fica próxima do Hospital das Forças Armadas, que fica próximo ao setor Sudoeste. A unidade da Força Aérea Brasileira tem como função primordial a defesa aérea da capital.


Anápolis é a primeira unidade planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças Mirage IIIE/D, que chegaram na década de 1970 e já foram retirados de serviço. A operação desses aviões exigia a construção de um ambiente inteiramente novo e capacitado a operar jatos supersônicos.


A construção das instalações começou em 9 de fevereiro de 1970 e tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso. Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base, que tem 16 mil hectares (160 km²), seria nas proximidades de Brasília, com os Mirage destinados primordialmente à defesa da capital. Tem duas pistas, uma 2.233 metros e outra de 3.300 metros.


Atualmente, operam em Anápolis as seguintes unidades da Força Aérea Brasileira (FAB): 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, com aeronaves Northrop F-5EM (F-5 Modernizado) e Gripen NG (cujos primeiros exemplares começam a chegar ano que vem); o 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (2º/6º Gav); o Esquadrão Guardião, com aeronaves E-99 (Embraer EMB-145 AEW&C) de alerta antecipado e R-99 (Embraer EMB-145 RS/AGS) de sensoriamento remoto; 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (1º/6º GAv), o Esquadrão Carcará, uma das unidades de reconhecimento, com aeronaves R-35A (Gates R-35A Learjet) – remanejado de Recife como projeto de renovação da FAB.


Mas, ao contrário do que disse o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a base não recebeu as vítimas do acidente com o césio 137 – cujo acidente e contaminação aconteceu em 1987 – e, portanto, não tem qualquer experiência com quarentenas. De acordo com nota emitida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a unidade “não foi utilizada para isolamento/tratamento dos pacientes do acidente”.


“Todos os pacientes foram isolados no 3º andar do antigo Hospital-Geral do Inamps (atual Hospital Alberto Rassi)”, em Goiânia, segundo o texto. E acrescenta: “parte dos pacientes foram transportados e atendidos no Hospital Marcílio Dias (que pertence à Marinha do Brasil), na cidade do Rio de Janeiro, hospital de referência para tratamento de radioacidentados”.


Correio Braziliense

“A vontade do povo é que Fernando Aragão seja o candidato dos Taboquinhas”, declara Carlinhos da Cohab na Rede Agreste de Rádios

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 07:05


O vereador Carlinhos da Cohab (PTB) participou do programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, e voltou a defender a pré-candidatura de Fernando Aragão PP para prefeito. O parlamentar ainda falou sobre as pretensões políticas do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e comentou sobre os trabalhos da Mesa Diretora, liderado pelo presidente Augusto Maia (Podemos).


“Temos andado pelos bairros, periferias e pela zona rural e o desejo do povo é um só, querem Fernando Aragão como pré-candidato a prefeito pelos Taboquinhas. É uma pré-candidatura segura, legítima e respaldada pelo povo”, afirmou.


Sobre a pré-candidatura anunciada pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o vereador afirmou que o socialista não tem comentado nada em relação a isso. “Ele nunca me falou sobre essa sua intenção. Ele me liga para discutirmos sobre ações que ele tem destinado ao município, mas nada no âmbito eleitoral”, frisou.


 “Seria uma palhaçada se isso acontecesse”, diz o vereador sobre uma possível pré-candidatura de Helinho Aragão


Visto como um nome jovem e que une as várias frente dentro do partido, o vereador Helinho Aragão voltou a ter seu nome ventilado para uma possível pré-candidatura a prefeito. “Seria uma palhaçada se isso acontecesse, porque reunimos vários amigos para irmos a Câmara comemorar a adesão de Helinho ao projeto de Fernando Aragão. Ele é firme e tem assegurado o apoio a Fernando”, ressaltou.


Questionado sobre sua participação na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, na qual ocupa o cargo de segundo secretário, o vereador falou em tom de desabafo que não tem sido convidado para opinar sobre nada. “Ele (Augusto Maia) não pede opinião para nada, e quero dizer em primeira mão que não dou pitaco, não sou ouvido e nem sou chamado. Se der certo é mérito dele, mas se de errado aí também é problema dele pra lá. Pouco me importa essa situação, eu ficaria triste se o povo me excluísse”, pontuou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Câmara: comissões são alvo de disputa entre partidos

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 06:52


O Globo - Bruno Góes e Natália Portinari


A Câmara dos Deputados terá, nas próximas semanas, uma negociação acirrada dos partidos pelas comissões da Casa, colegiados onde geralmente são iniciados os debates dos projetos e que também atuam na fiscalização do Executivo, com medidas como a convocação de ministros. Além da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, que deixa de ser do PSL e é alvo de cobiça pelo centrão, deve haver disputa acirrada pelo comando do colegiado que trata de Educação, especialmente pelas sucessivas crises envolvendo o ministro da área, Abraham Weintraub.


Por ter a maior bancada e ter apoiado a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, o PSL teve o direito de indicar o presidente da CCJ no ano passado. Neste ano, porém, a comissão deve ficar com um parlamentar do Republicanos, MDB ou PDT, conforme um acordo firmado por Maia no ano passado.


Para complicar a equação, porém, o PP também tem a pretensão de ficar com a CCJ. O partido não foi citado por Maia entre os que tinham negociado um “revezamento”, mas é o primeiro na fila para escolher a comissão depois do PSL, na ordem definida no ano passado. Por isso, vai tentar exercer essa preferência.


Todos os presidentes das comissões serão trocados com o início do ano legislativo. Só após a definição de quem vai ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) os demais partidos conseguirão negociar os outros colegiados, alguns deles também cobiçados por diversas siglas. Eduardo Bolsonaro, atual líder do PSL na Câmara, diz que a legenda ficará com a comissão de Finanças e Tributação.


— A princípio, a CFT (Comissão de Finanças e Tributação) ficará com indicação do PSL. Isso é o que está pintando. A CCJ, até onde eu sei, existe um acordo em que o presidente muito provavelmente virá do Republicanos.


No Republicanos, o principal nome para assumir o colegiado é o deputado Lafayette de Andrada (MG). João Campos (GO), no entanto, tenta convencer seus colegas a indicá-lo para a vaga.


O DEM, oitavo partido na fila para escolher sua presidência de comissão, quer ficar com Agricultura ou Seguridade Social e Família, hoje respectivamente com PP e PSD. O PSD, porém, está em segundo lugar na fila e quer manter controle sobre a comissão de Seguridade, que discute assuntos previdenciários e de Saúde. Já o PL quer tomar Minas e Energia do Republicanos.

Chapa definida – Diego Souza escolhe Gerluce para ser pré-candidata a vice-prefeita em Toritama

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 06:45


Durante as comemorações do dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das chapas que pleiteiam a Prefeitura Municipal de Toritama já anunciou a sua definição para a disputa das eleições 2020.


O pré-candidato a prefeito pelo Republicanos, Diego Souza, anunciou que terá como companheira na chapa, a enfermeira Gerluce, que traz consigo o reconhecimento do seu trabalho em Toritama e cidades do Agreste pernambucano. "A escolha foi do povo e não minha, pois ela já estava conosco no projeto", disse Diego Souza ao Blog do Alberes Xavier 


"Lembro do meu pai fazendo política, dentro de casa, ajudando as pessoas, e buscando sempre ser uma voz honesta a favor da população, com isso eu aprendi desde pequena a fazer política com ele", disse Gerluce, que além do pai, citou a mãe como ponto crucial na decisão. "Ela me deu aval, e disse: vamos caminhar juntas".


Estavam presentes na confraternização que culminou no anúncio, os deputados João Paulo Costa (Avante) e João Fernando Coutinho (Republicanos).

Paulo Câmara assina convênios com agências internacionais para projetos de prevenção à violência

Publicado por Alberes Xavier em 05/02/2020 às 06:39


O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, assina nesta quarta-feira (05), convênios com três agências internacionais vinculadas às Organizações das Nações Unidas, com o objetivo de dotar o Estado de informações, dados quantitativos e qualitativos que permitam o desenvolvimento de medidas preventivas ao crime. Os acordos foram articulados a partir de um diálogo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), secretaria do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


O projeto em parceria visa desenvolver ações de prevenção social, promoção de espaços urbanos de qualidade e integração da população vulnerável, baseado nas metodologias e ferramentas das agências internacionais, e beneficiará não apenas as populações dos territórios prioritários, mas também capacitará autoridades e servidores responsáveis pelas políticas e programas, gerando melhorias no atendimento a todo o povo pernambucano.

Prefeito Edson Vieira cumpre agenda em Brasília na busca por recursos

Publicado por Alberes Xavier em 04/02/2020 às 19:36


Desde a última segunda-feira (03) o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB) tem cumprido agenda intensa em Brasília, onde visitou ministérios e gabinetes de deputados federais e senadores.


Na pauta, o prefeito participou de um encontro com o deputado federal Fernando Filho (DEM) e com o senador Fernando Bezerra Coelho (MBD), e tratou sobre a liberação de recursos para infraestrutura e envio de emendas para custeio da saúde pública de Santa Cruz.


“Hoje é a data limite para os deputados fazerem suas indicações das emendas diretas aos municípios, e Brasília recebe vários prefeitos que buscam nos seus aliados demandas para ajudar na administração, e aproveitamos nossa vinda para destravar alguns recursos e convênios para acelerar obras em Santa Cruz”, frisou.


“É com grande alegria e satisfação que recebo o prefeito em meu gabinete, Edson tem sido um parceiro e sempre que pode vem em busca da liberação de recursos para transformá-las em obras, com o único intuito de beneficiar o povo”, disse o senador Fernando Bezerra Coelho.


Em seguida, Edson Vieira foi ao Ministério da Justiça para destravar novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Ainda na agenda do prefeito, ocorreu um encontro no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) onde conversou com o diretor de gestão, articulação e projetos educacionais, Gabriel Vilar, buscando liberar convênios para as obras das quadras do Nova Morada e Cohab (proximidades da Rádio Vale FM).

FBC anuncia liberação de R$ 1,5 milhão em emenda para Condado

Publicado por Alberes Xavier em 04/02/2020 às 16:39


O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) anunciou nesta terça-feira (04) o repasse de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para o município de Condado, na Mata Norte de Pernambuco. O anúncio foi feito após reunião com o prefeito Cassiano da Silva, no gabinete, em Brasília. Os recursos, que são do Orçamento da União de 2020, serão aplicados no custeio da atenção básica do município. A expectativa é que sejam liberados até o início de março. 


“O prefeito Cassiano está saindo com a liberação de R$ 1,5 milhão para a atenção básica. É dinheiro para a saúde, porque ele prioriza o atendimento da saúde da população de Condado”, disse FBC, acrescentando que recursos federais devem ser repassados também para a pavimentação de ruas de Condado até abril.


Em Brasília, Fernando Bezerra Coelho recebeu nesta semana os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira; do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo; de Vertentes, Romero Leal; e de Amaraji, Rildo Reis. “Minha obrigação como senador é levar recursos para Pernambuco. E temos caminhado pelo estado, ajudando mais de 40 prefeituras com recursos que somam cerca de R$ 100 milhões”, afirmou.